TEMAS TECNOLÓGICOS EM FUNDAMENTOS DE GESTÃO: UMA ANÁLISE DA MAVERICK PUB ROCK, BLUES & JAZZ

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A metodologia de pesquisa foi do tipo qualitativa e teve como estratégias de investigação pesquisas bibliográficas sobre Gestão de Pessoas, Motivação, Liderança de Equipes, Marketing e Logística, além de um estudo de caso na empresa Maverick Pub – rock, blues & jazz. Os resultados mostraram que o faturamento da empresa analisada caiu drasticamente. Como decorrência a empresa mudou sua forma de atuação, antes presencial e focada em entretenimento, para a venda por tele entrega e focada em alimentação. Palavras-chave: Pandemia. COVID-19. Para frear a propagação do vírus e não colapsar os sistemas de saúde, as medidas de saúde tomadas pelos governos foram o distanciamento social, o auto isolamento, as restrições de viagens e de circulação de pessoas, sendo aconselhado que as pessoas circulassem somente em casos de necessidade real (PORSSE et al, 2020).

Com isso, os governos decretaram que apenas os serviços e estabelecimentos de venda de produtos essenciais poderiam estar abertos. Num primeiro momento os decretos governamentais determinaram o fechamento de todos os estabelecimentos que não eram considerados essenciais para a sobrevivência humana (PORSSE et al, 2020). Somente poderiam continuar em funcionamento as farmácias, os postos de gasolina, os supermercados e demais estabelecimentos de venda de alimentos, desde que cumprissem medidas para que não houvesse aglomeração de funcionários ou clientes, tendo de fazer rotatividade de turnos caso necessário. A partir da declaração da pandemia também é necessário que sejam cumpridas medidas sanitárias de higienização – lavar as mãos com maior frequência ou passar álcool gel – agora com ainda maior rigor e o uso de equipamentos como máscaras e luvas por todos.

No terceiro e último capítulo é abordado sobre as considerações finais do trabalho, trazendo-se um confronto entre teoria e prática, com a exposição de autores e conceitos que auxiliam na exposição e análise do problema, concluindo se os objetivos do estudo foram atingidos. DESENVOLVIMENTO: O CASO DO MAVERICK PUB – ROCK, BLUES & JAZZ O Maverick Pub – rock, blues & jazz é um bar e restaurante que atua no ramo de entretenimento e alimentação. Foi fundado em 28 de dezembro de 2006 e situa-se no bairro Ininga, próximo da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina, capital do Piauí. O estabelecimento está situado nesse endereço desde a sua inauguração, tendo como público-alvo estudantes universitários e pessoas na faixa etária entre 18 a 40 anos apreciadores de música ao vivo nos estilos rock, blues & jazz.

O horário de funcionamento do estabelecimento antes da pandemia era das 19 h até às 3 h Como se situa num bairro próximo da universidade e de um polo comercial de Teresina, seus clientes frequentavam o bar como um local para encontrar os amigos e colegas para o happy hour, num ambiente descontraído, para bater papo e apreciar boa música. Figura 1 – Página do Facebook do Maverick Pub Fonte: captura de tela do Facebook de https://www. facebook. com/maverickbarthe/ (2020). Figura 2 – Perfil do Instagram do Maverick Pub Fonte: captura de tela do Instagram de @maverickbarthe (2020). A estrutura organizacional e o quadro de funcionários do Maverick Pub eram enxutos, contando com oito funcionários antes da pandemia, distribuídos nas funções de: Gerente (uma pessoa), Chef de Cozinha (uma pessoa), Caixa (uma pessoa), Garçom (quatro pessoas) e Serviços Gerais (uma pessoa).

Outras mudanças foram no horário de funcionamento, que atualmente é das 17 h às 23 h, ou seja, com redução no horário de funcionamento, que antes era de 8 horas para turno de 6 horas. O dia da semana com maior volume de vendas também mudou para segundas-feiras. O principal impacto para a gestão do negócio foi o desafio da readequação para o modelo de tele entregas, algo que a empresa não tinha domínio, pois funcionava apenas com o atendimento presencial. Assim, tanto a gestão como os funcionários tiveram de se adaptar ao novo modelo de negócios e demonstrar comprometimento, motivação, além da capacidade de aprendizagem e de adaptação para mudanças rápidas. Um dos sócios da empresa relatou que mesmo com as readequações, seu faturamento sofreu uma redução de 75% e não há perspectivas de retomada das operações presenciais, pois o carro-chefe de vendas da empresa agora é de hamburgueres (alimentação) e a venda de bebidas ficou reduzida.

Há três materiais brutos indispensáveis para a produção de qualquer coisa: o capital financeiro, os insumos e os recursos humanos. Por meio das ações interdependentes destes três materiais que toda e qualquer empresa realiza as suas ações (DRUCKER, 2015). Segundo Drucker (2015), em teoria, todos os materiais necessários para executar qualquer atividade empresarial tem importância exatamente idêntica. Ou seja, o capital, os insumos e os recursos humanos são importantes de igual modo para o sucesso final de qualquer empreendimento. Às vezes, um ou outro material possui maior necessidade de investimento, mas no cálculo geral dos resultados alcançados, os outros dois materiais também serão necessários. Por isso a importância da liderança para se chegar a essa nova fase da evolução da sociedade.

Diante dos aspectos teóricos apresentados sobre a Gestão de Pessoas, o alinhamento do Maverick Pub está de acordo com os princípios e práticas de organizações que valorizam seus recursos humanos, pois mesmo diante da crise desencadeada pela pandemia, a empresa remodelou seu negócio e não demitiu funcionários. Isso demonstrou não apenas a valorização das pessoas pela organização, bem como a capacidade de reagir rapidamente às mudanças impostas pelo cenário econômico. Para possibilitar essas mudanças na empresa, foi necessária uma liderança eficaz. Os líderes têm um papel importante dentro da empresa, pois são os responsáveis por gerenciar os principais recursos, ou seja, as pessoas. Outras mudanças importantes para a sobrevivência da empresa foram na área de Marketing e Logística.

Há diferentes definições para Marketing, segundo os pontos de vista social e o gerencial. Para Kotler e Keller (2006, p. “marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros”. O marketing faz parte dessas relações de troca e é também responsável por alinhar o produto ou serviço para aqueles que necessitam e aqueles que os desejam, criando valor ao produto e fazendo com que o consumo seja encorajado. Assim, sugere-se que o Maverick Pub organize shows com os músicos que costumavam se apresentar no bar, mesmo que seja um pequeno show, acústico e que nos dias de transmissão da live pelo bar sejam distribuídos cupons de desconto para a compra no Maverick Pub.

Para esses dias o Maverick Pub pode criar pacotes de compra de long necks, que a partir de determinada quantidade terá uma grátis ou para a compra de combos com hamburguers ou porções mais bebidas não é cobrada a taxa de entrega. Isso pode fomentar maior movimento nos dias de semana que a venda é baixa. Principalmente nos sábados, as pessoas desejam encontrar os amigos e como não podem mais ter a vida social e de entretenimento de antes da pandemia, com as lives há uma amenização das restrições do distanciamento social. Adicionalmente, o bar poderá promover sorteio de combos para aqueles que estiverem assistindo as lives e fizerem postagens em seus stories do Instagram, fomentando assim um marketing boca-a-boca online, que não traz custos adicionais para a empresa, já que é feito pelos seus seguidores espontaneamente e trata-se de uma estratégia que gera bastante engajamento nas redes sociais e gera maior tráfego orgânico para o perfil ou página do Maverick Pub.

Isso apenas foi possível devido a forte Liderança de Equipes e Motivação do sócio-diretor na condução do processo de gestão da crise e de organização funcional do Maverick Pub. O Marketing da empresa está também de acordo com as práticas atuais, voltado principalmente para as redes sociais, mas pode ser melhorado por meio de estratégias de divulgação e promoção vinculadas a lives com os músicos que costumavam se apresentar no bar. Por fim, sua Logística foi completamente remodelada devido ter mudado da venda presencial para tele entregas. REFERÊNCIAS BALLOU, R. H. GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. ed. São Paulo: Atlas, 2016. FREIRE, D. MICHEL, R. C. MELO, G.

V. SOUZA, K. B. de; CARVALHO, T. S. VALE, V. com. br/expresso/2020/04/16/Qual-o-impacto-da-pandemia-de-coronav%C3%ADrus-no-com%C3%A9rcio-mundial>. Acesso em: 13 jun. UNA-SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus: Mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas. R. Marketing da promoção de merchandising: conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005.

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