Projeto de Extensao - programa de inovacao e empreendedorismo modelo 1
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gestão ambiental
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. COMPETÊNCIAS: I - Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos; II - Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III - Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso do curso de Pedagogia - Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento.
A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT'ANNA. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. RELATÓRIO FINAL: Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Ao construir essas habilidades, acredita-se que cada aluno será capaz de identificar diferentes veículos de texto e seus usos sociais ao longo do processo de desenvolvimento do trabalho. Este projeto foi mais um passo a favor do aluno, principalmente por evitar que ele perca o estímulo nas aulas. Dessa forma, acredita-se que houveram melhorias substanciais na produção de textos e, portanto, melhores resultados nas pesquisas em geral. O projeto foi realizado na Escola na ultima sexta de Março/23 o dia todo. Foram utilizados Livros literários e informativos, fantoches, packs de histórias, álbuns de figurinhas, cartazes, desenhos, filmes, folders, gráficos, revistas em quadrinhos, ilustrações, jornais, lousas, revistas, televisão, textos diversos, varais didáticos e muito mais. Tivemos uma diversidade de atividades pensadas para envolver todos os alunos no processo de ensino, priorizando a leitura e a escrita.
a imaginação humana é essencial para a construção do conhecimento, e o conhecimento também é arte, então a importância da educação infantil é enriquecer a imaginação das crianças, proporcionar condições para uma libertação saudável, e ensiná-las em um nível metafísico. Libertar-se, através o espírito, conduzi-la ao raciocínio, desenvolver a liberdade e o hábito da leitura. A relatividade da importância dos livros didáticos, muitas vezes o único acesso disponível à maioria do público infantil, nessa jornada de construção do conhecimento humano é indiscutível. Conclusão: No Brasil, o processo de alfabetização e alfabetização se desenvolveu por meio de dois movimentos distintos. Apresentar a grande contribuição que as ações extensionistas têm no processo de formação de nós acadêmicos participantes, bem como mostrar os pontos de maior destaque para que essa experiência se torne um elemento diferenciador na vida dos acadêmicos de pedagogia.
A possibilidade de vivenciar a práxis pedagógica, desenvolver o senso crítico e o envolvimento com a comunidade, cumprindo a finalidade da extensão que é propiciar experiências transformadoras, éticas, dialógicas e principalmente exercendo a dimensão social da universidade. Este projeto de extensão tem sido uma experiência muito enriquecedora para mim, durante a realização, percebi uma melhora significativa em minhas habilidades profissionais, principalmente no trabalho em equipe e na capacidade de planejar e executar projetos. Além disso, ações estendidas me permitiram identificar problemas reais e, mais importante, ajudar a resolvê-los. Durante o projeto, também tive a oportunidade de aliar os conhecimentos adquiridos no curso às exigências e necessidades das comunidades que atendo. B. Alfabetização e Letramento: Implicações para o Ensino.
São Paulo. Parábola Editorial, 2002. KLEIMAN, A. Bárbara Vasconcelos de Carvalho e o ensino da literatura infantil no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2013. ONU, Organização das Nações Unidas (ONU) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Disponivel em https://brasil. un. org/pt-br/sdgs.
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