PROJETO DE EXTENSÃO I - LOGÍSTICA

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Logística

Documento 1

PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Logística possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Aprendizado Ativo OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O principal objetivo da extensão universitária do CST em Logística, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. CONTEÚDOS: I - Fundamentos de logística; II - Gestão da produção; III - Gestão de pessoas; IV - Sociedade e direitos humanos. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas.

FERREIRA, Leonardo. Gestão da produção. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. MASCARO, Laura Degaspare Monte. A formação do capital humano também foi uma parte importante da proposta. Foram realizados treinamentos com os funcionários da Cooperativa, para que eles conhecessem melhor os processos e pudessem contribuir para a melhoria continua. Além disso, foram promovidos workshops para desenvolver habilidades importantes como liderança, comunicação e resolução de problemas. Após a implementação das soluções logísticas, a Cooperativa conseguiu aumentar sua eficiência em 30%. Isso foi possível graças à otimização dos processos e à utilização de novos equipamentos e ferramentas. Eu tive a oportunidade de colocar em prática conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula, além de ampliar meu network de contatos e desenvolver minhas habilidades de comunicação e liderança.

Ao trabalhar em uma cooperativa de agricultores familiares, identifiquei a necessidade de melhorias nos processos logísticos para aumentar a eficiência e reduzir custos. Ao planejar, organizar, conduzir e controlar sistemas logísticos, pude verificar na prática a importância de implementar soluções otimizadas e racionalizadas. Além disso, o trabalho em equipe com os agricultores me permitiu desenvolver o capital humano como vantagem competitiva nas soluções logísticas. A articulação dos conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas foi fundamental para a resolução dos problemas identificados na cooperativa. AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. A. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A.

392 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download