PROJETO DE ENSINO: A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO 04 2. Tema 04 2. Justificativa 05 2. Participantes 06 2. Avaliação 15 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16 REFERÊNCIAS 17 1. INTRODUÇÃO O presente projeto de ensino tem o seu tema voltado para os projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental, mais precisamente a importância que esses projetos tem no ambiente escolar. Desde a época de Descartes, o conhecimento foi bastante lapidado em etapas e fases separadas, porém, na contemporaneidade pode ser visto que para que os estudantes consigam compreender melhor, eles precisam perceber que tudo que eles estudam está de uma forma ou de outra diretamente ou indiretamente interligado. Assim, o presente projeto de ensino visa elaborar e desenvolver um projeto interdisciplinar sobre um conteúdo que se relaciona diretamente, e demonstrar como ele pode ser aplicado dentro da realidade de uma instituição de ensino.

Para tal, o projeto de ensino contempla tanto os requisitos de pesquisa como os de docência. Destarte, a temática também pode ser com facilidade executada na educação na prática, a depender de toda a estrutura e organização da instituição, do PPP, da elaboração dos conteúdos, do apoio de todos os professores e do coordenador responsável. É importante salientar também que o projeto de ensino acerca da importância dos projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental, parte de uma visão voltada para a linha de docência do curso. Assim, ela poderá também dar um apoio para algum professor aplicar com maior facilidade o projeto de maneira bem estruturada e organizada, ao mesmo passo que contribui de maneira significativa para a aquisição do conhecimento teórico.

Justificativa De acordo com Nascimento, Santos e Tanzi (2018) os dados educacionais do PISA demonstram que o Brasil tem um péssimo desempenho em matemática e em leitura, o que demonstra que uma grande parcela dos estudantes de escola pública brasileira não consegue aprender de maneira significativa acerca dessas duas áreas. Esses serão afetados com o desenvolvimento e a aplicação dessa nova forma de inseri-los em uma educação que coloquem eles como transformadores do seu próprio conhecimento, do qual, o professor será um estrategista agindo como se fosse um “cano” que interliga parte do conhecimento a eles. Os docentes serão os mobilizadores e organizadores do projeto, auxiliando na construção do conhecimento e fazendo uma transformação nos fatores motivacionais dos estudantes. Salienta-se também que o projeto será direcionado para a educação básica, visto que o curso dá ênfase em ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental, o atual projeto está direcionado a atender as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental.

Objetivos Diante do que foi exposto, é preciso desenvolver uma pesquisa com objetivos, do qual deverá ter um objetivo geral e objetivos específicos. Com relação ao objetivo geral, este, deve identificar a importância dos projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas. Portanto, buscou-se reunir informações com o propósito de atender ao seguinte problema de pesquisa: De que forma a construção de projetos interdisciplinares podem contribuir para a educação? 2. Referencial Teórico 2. A necessidade da interdisciplinaridade De acordo com Neto (2013) no mundo contemporâneo existem informações novas a cada novo momento. Isso faz com se seja necessário repensar as metodologias de ensino e as disciplinas tradicionais das instituições de ensino, da mesma forma que surgem novos conhecimentos científicos dentro da pedagogia.

É uma mudança constante e a aplicação da educação dentro da sala de aula não deve ficar estagnada, deve também ir se transformando diante da transformação da realidade fora dela. Os professores devem dialogar uns com os outros, pesquisar e levar o conhecimento de sua disciplina para a outra e extrair um pouco da outra. Isso se faz necessário para que os estudantes passem a ter uma visão horizontal dentro do processo de ensino e aprendizagem. FORTUNATO; CONFORTIN, 2013) 2. Alguns benefícios de sua prática Mello (2000) lista alguns benefícios da aplicação de projetos interdisciplinares, entre entres se encontra uma melhor integração entre os campos das ciência sociais aplicadas e de humanas, bem como uma melhoria significativa na questão da gestão da escola, somado a uma superação de uma visão fragmentada existente a anos atrás.

Ainda mais isso beneficia os estudantes de forma significativa, porque eles passam a aplicar e compreender os contextos da própria realidade de onde vivem, a diversidade, as transformações culturais, culturais e étnicas. Da mesma forma, outros teóricos também citam exemplos de outras áreas de conhecimento como História com Geografia, apresentação de feiras de ciências e entre outras atividades. Então para que exista uma aprendizagem significativa reunindo a interdisciplinaridade com as atividades lúdicas é importante que elas reúnam a atividade prática, tempo, responsabilidade para os estudantes, um contexto significativo e propósito. Assim, o sujeito vai trabalhando conceitos, símbolos e melhor relacionando os conceitos abstratos com concretos e melhorando até mesmo a capacidade de desenvolver capacidades e competências. CONDESSA, 2015) Diante dessas características supracitadas, pode-se perceber o quão mais efetivo é trabalhar de maneira sazonal com projetos interdisciplinares que envolvam as atividades lúdicas.

Quanto mais relações entre as disciplinas e maior for a quantidade de atividades lúdicas existirem será melhor, a criança deve se tornar a peça central da sala de aula. Assim, além do fato da necessidade de haver: As reuniões periódicas de planejamento, em que cada professor explicita os objetivos e os conteúdos escolares a serem desenvolvidos ou de uma área do conhecimento, ocorrendo em escolas em que a direção, coordenação ou parcela do corpo docente, têm a preocupação de estabelecer um diálogo entre os conhecimentos dos diferentes professores. PONTUSCHKA. p. Para Garcia (2012) com a nova realidade com os avanços tecnológicos, pode-se ver que a interdisciplinaridade não se limita apenas aos espaços físicos das escolas, e ultrapassa os limites sociais e culturais.

Ainda para a autora a insituição enquanto escola não consegue ancorar tudo de aprendizagem interdisciplinar, é algo que deve ir além disso. Execução Será uma semana de trabalhos interdisciplinares entre as duas disciplinas. Primeiro será construído um plano de aula do qual os estudantes deverão aprender sobre as características básicas da natureza, como surgiu as plantas e para que elas servem e como preservar o meio ambiente, além de conhecer os elementos básicos do ecossistema, fauna e flora brasileira. Depois disso, no primeiro dia do projeto as turmas irão plantar mudas e construir um jardim do qual cada aluno ficará responsável por cuidar de planta, também irão pintar e reutilizar galões de água para construir lixeiros ecológicos com coleta seletiva, isso deverá ser desenvolvido pelos estudantes do 3º ao 4º ano, tudo com a supervisão dos educadores.

Os estudantes do 1º e 2º ano deverão montar uma exposição do qual irão aprender a vender e apresentar questões relacionadas com a temática, ambas as turmas irá ser dividida em grupo e os professores montaram estandes, do qual o primeiro ano irá apresentar conceitos básicos sobre a natureza que aprenderam em sala de aula, enquanto o 2º irão apresentar comidas naturais feitas a partir da reutilização de orgânicos, por exemplo, bolo de casca de banana. Depois no terceiro dia ocorrerá uma gincana entre as turmas, o primeiro e o segundo ano e em seguida o terceiro e quarto. A avaliação do projeto em si, se dará a partir da análise dividida em três etapas (planejamento, aplicação e após finalização).

Assim, os dois professores participantes irão analisar de zero a dez cada um dos seguintes critérios: em uma etapa será avaliado a participação dos estudantes e a dicção deles, em outra, será analisado a observação dos objetivos do projeto, sendo realizado a observação periódica diária, considerando estrutura, organização, se está de acordo com o que foi planejado, a montagem do local, interdisciplinaridade entre as duas disciplinas, utilização dos recursos e entre outros fatores. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste trabalho abordamos sobre a importância da realização de projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental e concluímos que eles são fundamentais para o bom desempenho e proatividade dos estudantes, o que também vai possibilitar uma melhoria na aprendizagem, maior dedicação e somado a metodologias ativa, bem como, a atividades lúdicas eles ficaram mais motivados para realizar essas atividades.

Todos os objetivos estabelecidos forma cumpridos, uma vez que foi analisado e visto que o uso dos projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental é extremamente importante para melhorar a inteligência e as relações interpessoais e associar conteúdos de disciplinas bases. Assim como, os três objetivos específicos também foram atingidos, porque foi visto que existe a necessidade de utilizar atividades interdisciplinares se tornou uma demanda e uma necessidade imensa para diminuir a separação entre áreas e fazem com que o estudante perceba que tudo está interligado, da mesma forma que os existem uma série de melhorias com relação ao contexto escolar em geral como também a melhoria de algumas habilidades nos estudantes participantes e ficou evidente que a tendência é que essas interdisciplinaridades passe a ser voltada ou que tenha o uso de algo voltado para tecnologia e inovação.

A Matemática, a Educação Física e o Jogo: discursos e práticas para o Ensino da Educação Básica.  Investigar em educação matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar, p. FAZENDA, Ivani C. A. Org. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Revista diálogo educacional, v. n. p. KNÜPPE, Luciane. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. NETO, Odoaldo Ivo Rochefort. Interdisciplinaridade escolar: um caminho possível. PONTUSCHKA, Nídia Nacib.

180 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download