Projeto de intervenção parcial, que seja interdisciplinar

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

OBJETIVOS. Objetivo geral. Objetivos específicos. JUSTIFICATIVA. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. Tendo por objetivo uma maior compreensão durante todo o processo de ensino-aprendizagem por meio de métodos lúdicos de ensino. A base para uma educação de qualidade durante toda a vida educacional do aluno, está no seu desenvolvimento durante o processo de alfabetização e letramento, o diagnóstico de suas potencialidades, detectando possíveis dificuldades no ensino e saná-los. Ao ser alfabetizada a criança cria autonomia de mundo, se tornando cada vez mais um indivíduo crítico, portador de ideias e ideais próprios, que acontece de forma gradativa, possibilitando que a criança não apenas reconheça os códigos apresentados, mas que os interprete de maneira contextualizada. OBJETIVOS Sanar possíveis dificuldades no processo de alfabetização e letramento, por meio de intervenção pedagógica pertinente, com métodos lúdicos e interativos.

Objetivo Geral Contribuir no processo de alfabetização e letramento, para a interpretação e compreensão dos códigos apresentados às crianças. • Promover ações para estimular a leitura por meio de atividades diferenciadas como maleta viajante, roda de leitura, jogo da memória. Contribuir para o conhecimento do folclore brasileiro. • Fazer leitura de contos do folclore e contextualizá-los com filmes e cantigas; • Apresentação de novas palavras de forma contextualizada, interdisciplinarmente com histórias de causos e contos. Apresentação dos diferentes tipos de letras (decodificação do alfabeto) Com a utilização do material concreto como alfabeto móvel, estimular a decodificação das letras contextualizando com o método adotado durante todo o processo ensino-aprendizagem Incentivar a participação dos pais durante o processo Estimular hábitos de leitura em casa com implantação de projetos interdisciplinares.

CRONOGRAMA Cronograma descritivo das atividades x meses de aplicação Período Atividade Março Abril Maio Junho Atividade 1: Alfabeto lúdico Início do projeto: apresentação do projeto. REFERENCIAL TEÓRICO Desde nossos ancestrais a comunicação é de extrema importância para a vida em sociedade e sua organização. Assim ela nasceu nos primórdios através da necessidade dessa comunicação, com inscrições de símbolos (desenhos) e posteriormente alguns traços nas paredes das cavernas e evoluindo até então, de acordo com a necessidade de determinada sociedade, a fim de supri-las. A linguagem é um processo de extrema importância para o convívio no meio social do indivíduo nela inserido, seja tal linguagem por meio da linguagem falada e escrita, linguagem de sinais e linguagem corporal, em que ocorre a transmissão de conhecimento e interação entre os membros de uma sociedade, respeitando sua cultura, seus valores e padrões.

Assim podemos citar Schopenhauer que diz que o mundo é uma representação do indivíduo, entre o símbolo e o objeto, entre a realidade e a consciência humana. Por serem essas representações subjetivas, cabe a nós como educadores resgatarmos na individualidade de cada educando toda sua verdade e representação do mundo que o cerca, para termos o sucesso esperando no processo de ensino aprendizagem. Curitiba. IESDE Brasil S. A, 2009 FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. ° ed.

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