Relatório de estágio em educação física ensino médio

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

INTRODUÇÃO Este estágio é muito importante para os acadêmicos que estão cursando a licenciatura em Educação Física, pois por meio de todo o conteúdo didático ministrado, ele nos orienta a refletir sobre a atual atuação e prática dos professores nas diversas áreas do ambiente escolar do ponto de vista teórico. Este novo formato, adaptado da Covid, tem um conteúdo muito abrangente e traz questões muito importantes e alinhadas com a realidade atual, como textos sobre métodos ativos de utilização da tecnologia digital. Perceber a importância desse tipo de ensino é que os professores devem repensar seus projetos de sala de aula, visando que os alunos aprendam primeiro e gostem das disciplinas, pois esse tipo de despertar é o que os orienta a aprender.

Porém, para isso é necessário planejar o currículo de forma dinâmica e alternativa para o alcance do objetivo, importante frisar que esta etapa é um alicerce necessário para o próprio estudo das disciplinas de forma decisiva, que tem uma relação direta com a vida atual e futuro da criança. Por meio da pesquisa dos livros didáticos e guias previstos para a preparação do estágio, tenho uma visão sistematizada da atuação de todas as disciplinas e profissionais da área de educação física, bem como da importância e complexidade do conhecimento jurídico da BNCC e PPP e como planejar aulas. Mattos e Neira (2000) também colocam o papel de mediador do conhecimento na posição de intermediário do conhecimento, sendo sua responsabilidade entregar a informação que será assimilada pelos alunos, ou seja, apresentar o conhecimento aos alunos, e indicar os caminhos para que os alunos o façam e solucionar os problemas propostos em sala de aula, fazendo com que o aluno pense.

Para Rangel-Betti (1995), a relação professor-aluno pode determinar a participação dos alunos, não apenas na educação física escolar, mas também nas atividades extracurriculares. Salles (1998) acrescentou que o que mais deixa os alunos felizes na escola é a relação entre professores e alunos, pois os alunos querem ser ouvidos e tratados com dedicação, carinho, amizade, paciência e respeito. PLANEJAMENTO ANUAL A função do planejamento anual é determinar o que será ensinado e com que propósito, explicar o que se espera de cada professor e turma e os métodos que serão utilizados no final do ciclo letivo anual. A descrição detalhada deve considerar as metas e objetivos da escola e tomar uma decisão para orientar o ensino para o caminho necessário.

A avaliação será realizada através da presença dos alunos e participação nas diversas atividades propostas pelo docente e aplicação de instrumentos de avaliação. As atitudes em relação ao comportamento nesta fase têm pesos semelhantes na avaliação. PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC PROPOSTA DE ATIVIDADE TCT Linguagens e suas tecnologias Objetivo • Observar e estudar gestos e movimentos na dança e no cotidiano; • Selecionar e organizar movimentos para a criação de pequenas coreografias; • Investigar a interação e comunicação com os outros por meio dos gestos e dos movimentos. Atividade proposta Os alunos deverão formar grupos; Cada grupos deverá fazer uma pesquisa sobre um estilo de música que será sorteado e criar uma coreografia; Os alunos deverão apresentar a coreografia ensaiada previamente.

Área de conhecimento Educação Física Habilidade (Texto com o código) EM13LGG503 - Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. Da mesma forma, deve trazer as estratégias para que isso seja alcançado. Assim como o regimento escolar, ele precisa ser elaborado coletivamente, de preferência por um conselho escolar. Discorra sobre 3 (três) aspectos abordados pelo diretor que você destaca como mais importantes. O regimento escolar é um conjunto de regras que define as organizações administrativas, de ensino, educacionais e disciplinares da instituição e estabelece as regras que devem ser seguidas no processo de formulação. Por exemplo, os direitos e obrigações de todas as pessoas que vivem no o ambiente determina os objetivos da escola, o nível de ensino oferecido e como funciona.

A equipe docente atende pais e alunos e os orienta no melhor aproveitamento das atividades escolares. A equipe docente é responsável pela coordenação das atividades pedagógicas desenvolvidas nas instituições escolares. Como um elo, ele conecta todas as partes no ensino e aprendizagem dos alunos, constrói uma ponte entre a administração, professores, alunos e pais e forma uma rede interconectada por interesses comuns. Como resultado de fornecer educação eficaz aos alunos, este é um exercício de liderança que pode ajudar as escolas a executar melhor seu processo de ensino. É também uma das suas tarefas promover o crescimento daqueles que lidam diretamente com ele (como professores e alunos). A integração das TIC no sistema educacional ainda é considerada um fenômeno novo, pois os esforços para inseri-la na sala de aula e no processo educacional ainda não estão totalmente consolidados.

O assunto é relativamente complexo e os resultados esperados dependem de fatores como equipar as escolas com ferramentas técnicas, treinar professores e desenvolver métodos para integrar essas ferramentas na educação diária. Deve-se reconhecer que a tecnologia por si só não pode fornecer soluções claras para problemas relacionados à educação. Apenas equipar as escolas não vai melhorar a eficiência, e é necessário orientá-las para o trabalho docente a fim de beneficiar o processo educacional (DANNEMANN, 2013). Propõe-se a utilização de uma metodologia ativa, que ajude a mudar a realidade apresentada pelos educadores. PLANOS DE AULA Identificação Disciplina Educação Física Turma 1001 Período Matutino Série 1º ano do ensino médio Conteúdo Jogos e brincadeiras Objetivos Objetivo geral: Despertar a curiosidade e o gosto pela cultura das brincadeiras através dos jogos populares no contexto sociocultural e sua origem histórica, o objetivo e as regras fundamentais dos jogos selecionados para abordar nas aulas.

Objetivos específicos: • Conhecer os jogos e brincadeiras locais; • Resgatar as brincadeiras populares; • Registrar as diferentes formas o brincar. Metodologia 1º momento: Um vídeo apresentando a matéria proposta pelo professor regente; 2º momento: conversar sobre jogos populares e brincadeiras do presente e do passado e prepare uma lista de seus jogos favoritos com os alunos, 3º momento: sugerir que as crianças criem alguns jogos populares ou jogos que conheçam. Recursos • Caixa de som • Aparelho de tv ou Projetor – Datashow • Folha de papel A4 • Lápis de cor • Sala ampla Avaliação A avaliação dos alunos será feita através de observação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, uma avalição formativa. Referências BARRETO, L. Em seguida, o professor selecionará os participantes de cada equipe de acordo com o método de numeração para iniciar o jogo.

Terminada a aula, o professor voltará a formar um círculo com os alunos e conduzir uma roda de diálogo para verificar se os objetivos propostos foram alcançados. ° momento: Introdução às regras do jogo: O professor divide a turma toda em grupos de quatro e joga em grupos de dois: um é o batedor, o outro é o batedor e o outro é Bola, o lançador. A dupla com a bola visa derrubar a "casinha" ou "garrafa" jogando a bola. A dupla dona dos tacos deve trocar os tacos da base para passar pelo meio da quadra, o que equivale a 01 ponto. Além de proporcionar experiência profissional, também temos a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos professores, ampliar nossa rede de conhecimento e nos preparar para o futuro mercado de trabalho.

Durante os estudos acadêmicos, somos expostos a teorias com mais frequência do que nos engajamos nas atividades da profissão, mas muitas vezes não relacionamos o conteúdo com sua aplicabilidade, e não entendemos qual é a real função da escola. O estágio supervisionado é uma forma de abordar os conteúdos apresentados durante a formação acadêmica e vivenciar a realidade do ambiente escolar, sendo sua prática fundamental para a formação integral dos profissionais da educação. Portanto, o estágio é muito importante para que eu possa entender melhor e aprimorar minha visão da profissão, agora tenho uma visão mais crítica da formação acadêmica relacionada às funções, e também ter um melhor entendimento da cultura escolar e seu conteúdo.

Uma compreensão mais ampla é como viver em uma equipe com objetivos claros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. LIMA, P. G. SANTOS, S. M. São Paulo: Phorte, 2000. PAIANO, R. Ser. ou não fazer: o desprazer dos alunos nas aulas de Educação Física e as perspectivas de reorientação da prática pedagógica do docente. Dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Piracicaba: UNIMEP, 1998.

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