PRODUÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR DENTRO DO BRASIL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

Em encontro, os diversos tipos de recursos de energia renovável como a energia eólica e solar são firmemente reabastecidos e jamais se acabam. Considerando que está próximo o fim dos recursos naturais em decorrência do colapso ecológica contemporânea, o emprego de energia renovável se tornou um dos grandes desafios do novo século. Por meio deste estudo bibliográfico procura entender e explanar a importância da energia renovável e os efeitos. O desenvolvimento da sociedade conduz em volta de energia adquirida e o seu consequente consumo. Com o progresso da produção de consumo em alto nível no mundo, apareceu nas últimas décadas uma apreensão muito enorme com os assuntos voltado ao meio ambiente. A conversão de energia solar em energia elétrica a partir do princípio do elemento fotovoltaico é uma das formas mais promissoras de energia alternativa, sabe-se que painéis fotovoltaicos podem ser os grandes responsáveis pelo aumento da produção de energia limpa em grandes centros, seja para demandas residenciais ou empresariais, ganham cada vez mais adeptos.

Muitos autores acreditam que adotar geração própria de energia nuclear é uma decisão acertada e que garante eficiência à produção e redução de custos em médio e longo prazo (ZANESCO et al. Sendo assim, é notória a necessidade de buscar novas alternativas para tentar diversificar a matriz energética brasileira. Uma proposta é a utilização de fontes energéticas consideradas “limpas” que são as que menos contribuem para emissão de gases que compõem o efeito estufa. A energia nuclear é uma fonte geradora de energia elétrica que pode contribuir muito para essa mudança por apresentar a vantagem de não emitir substâncias que contribuem com o aquecimento global. Objetivos específicos • Expor as vantagens e desvantagens destes sistemas de energia nuclear uma alternativa e rica.

• Análise do cenário energético brasileiro. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A definição da energia nuclear e seu panorama no Brasil serão brevemente apresentados. Esforçando-se para reduzir o consumo ambiental e social, motivado pela busca pela proteção integral dos recursos naturais. Essas energias são opções que não degradam a natureza, e entre as quais podemos citar a energia nuclear, essas energias ganham grande visibilidade. Segundo pesquisa, feita o setor energético é responsável por quase 10% de todo o consumo final de energia no país existe uma significativa precisão de energia e com isso a precisão de um elevado nível de segurança e de sustentabilidade energéticas. MME, 2004). Nesse feitio, os países que evolucionam com sua matriz para recursos energéticos de custo e de impacto ambiental mais reduzidos alcançam de forma segura vantagens comparativas.

Existe uma significativa precisão de energia e com isso a precisão de um elevado nível de segurança e de sustentabilidade energéticas (TOLMASQUIM; GUERREIRO; GORINI, 2007). Tabela 1 - Consumo de energia renováveis Fonte: Abrepo 2019 No brasil a economia possui elementos muito dependentes do emprego ativo de energia dentro de sua produção de, pelo amplo gasto e utilização de energia bem como elevado nível dos impactos ambientais causados pelos setores industriais, sendo muito evidente a precisão de atos voltados ao progresso para o avanço energético bem como atuações empregas da indústria junto com os governos para conseguir uma redução na emissão de gases de efeito estuda. SANTOS) Em 1956, Juscelino Kubtischeck juntamente com o Conselho de Segurança Nacional (CSN) adotaram uma mudança de plano para o setor nuclear que tentava reestabelecer a soberania nacional sobre qualquer matéria referente a energia nuclear.

Outro fator de impulso à tendência de crescimento do setor é de caráter ambiental. Pois devido à necessidade de diversificação da matriz energética dos países, a energia nuclear vem sendo apontada como uma excelente opção de geração. Procurando assim atender ao consumo crescente de energia, poupando a queima de combustíveis fósseis afrontando o tão temido aquecimento global. ANEEL, 2008). Se for muito necessário, antecipe-os com antecedência. Um fator importante para evitá-los é a revisão dos planos e procedimentos operacionais para reduzir ao máximo a possibilidade de grandes desastres. O Brasil diversificou sua matriz de geração de energia elétrica, explorando cada vez mais seu potencial renovável, com parques eólicos, hidrelétricas, usinas de biomassa e usinas solares, centralizadas ou descentralizadas por meio de redes inteligentes.

A presença da energia nuclear nesta matriz proporciona a segurança energética necessária ao sistema elétrico, ao mesmo tempo que contribui para a redução das emissões de CO2 e menores custos de geração de calor. É importante enfatizar a correlação direta entre eletricidade e desenvolvimento. A busca pelo desenvolvimento energético renovável pode ser analisada como uma tática e estratégico para o Brasil procurando obter uma esperança de crescimento de lucros. Pode se entender que a indústria brasileira tem sido favorecida com o emprego de energia renovável, isso constitui um crescimento em uma escala de produção, com uma redução de despesas, conseguindo um avanço expressivo no mercado consumidor. Atualmente a sustentabilidade tem tomado proporções cada vez maiores devido aos trágicos episódios de desastres naturais que causam não apenas prejuízos financeiros extraordinários como também desabrigam inúmeras famílias e causam milhares de mortes.

Todas essas questões fazem com que o homem busque formas cada vez menos agressivas a natureza, na construção civil os empreendimentos buscam o que chamamos de tripé fundamental: ambiental, financeiro e social. Embora os incentivos governamentais para o desenvolvimento de energias alternativas ainda sejam escassos a geração de energia através de paneis fotovoltaicos atende ao tripé fundamental. e 129-176) 2010. MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA (MME)/EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Plano Nacional de Energia 2030. Caderno 11: eficiência energética. Brasília, 2007d. GORINI, R. Matriz energética brasileira. Novos Estudos, n. nov. MACEDO. São Paulo, 2002. SHAYANI, R. A. OLIVEIRA, M. A. BARBOSA, E. M. Instalação de sistemas fotovoltaicos para residências rurais e bombeamento de água. Texto para curso de instalado de sistemas fotovoltaicos.

ANEEL. Disponível em:. Acesso em: 07 junho. SAPUNARU, R. A. et al. PATTI, C. O programa nuclear brasileiro entre o passado e futuro, 2013. Disponível em: >. Acesso em: 07 junho. SANTOS, E.

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download