PROCESSOS, PESSOAS E LIDERANÇA: FATORES DISTINTOS QUE SE COMPLEMENTAM NOS PROCESSOS LOGÍSTICOS, RENDENDO COMPETITIVIDADE ÀS ORGANIZAÇÕES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Logística

Documento 1

Palavras-chave: liderança, logística, processos logísticos, equipes Abstract The main objective of this article is to identify leadership concepts and how it contributes to logistic processes, resulting in benefits for organizations and greater competitive power, elucidating to achieve this goal, details about the concept of logistics and the processes included in it. as the characteristics of good leadership and how both, logistics and leadership are closely linked contributing to the success of companies. Although there are different types of leadership, the ideal is to find a balance between the characteristics of each one by adding values ​​to the people that constitute the teams; teams that are extremely important within companies as well-structured teams devise and execute processes and activities that are efficient to achieve corporate goals. As a conclusion, it is a fact that logistics processes are relevant within any organization, but must be performed by competent people, managed by a balanced and effective leadership, culminating in an extremely competitive interconnected cycle Keywords: leadership, logistics, logistics processes, teams 1 INTRODUÇÃO O cenário corporativo, cada vez mais competitivo devido à globalização, faz com que empresas e organizações busquem novas tecnologias ou diferenciais em seus processos para garantir sua sobrevivência no mercado e garantir destaque e ganhos de concorrências.

A logística há algum tempo deixou de ser um diferencial, pois empresas que almejam crescimento e obtenção de lucros, já possuem sua logística bem elaborada. Seguindo a linha de raciocínio, no capítulo quatro, será identificada qual a contribuição do conceito de liderança nos processos logísticos, recebendo um pouco mais de atenção devido ser o objetivo principal da pesquisa. A conclusão aponta para a importância tanto de processos quanto de pessoas bem lideradas para o sucesso das organizações. Embora sejam fatores distintos, os mesmos se complementam na busca de objetivos comuns. Por mais que sejam atualizados e eficazes, os processos não são dependentes das pessoas que os elaboram e aplicam, ao mesmo tempo que pessoas eficazes e competentes não são eficazes se dependentes de processos morosos.

A liderança surge no cenário como o ponto de equilíbrio, contribuindo para união de ambos os fatores e principalmente na questão do monitoramento visando constante aplicabilidade e eficiência. GESTÃO DE PESSOAS, CONCEITO DE EQUIPES E LIDERANÇA NOS PROCESSOS LOGÍSTICOS Para que se possa dizer que está sendo aplicada uma gestão de pessoas, é necessário que esteja envido planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas suficientemente capazes de promover o desempenho eficiente dos membros de uma equipe, alcançando os objetivos da empresa. O papel de cada funcionário dentro das empresas vem mudando no decorrer dos anos, onde em décadas passadas não passava de um limitado operador de funções, sem ser responsabilizado pelo fracasso ou sucesso nos processos da empresa, até atualmente onde seu papel tem grande relevância e para isso são incentivados por meio de treinamentos, envolvimento em todos os processos reconhecidos como fator decisivo para progresso da organização.

Equipes são compostas de pessoas, geridas por uma liderança, empenhadas para alcançar um objetivo comum, independentemente de suas habilidades individuais e pontos de vista pessoais. Equipes são de extrema relevância para o sucesso das organizações. Para Filho e Goes (2013), as pessoas são os principais recursos das organizações, porque no final das contas são elas que agem e tomam decisões em nome da empresa. Enfim, o destino de uma família, de uma organização, de um país, tudo está ligado e associado à capacidade de liderança. Ainda que nessa nova Era a liderança busque por novas atuações, e por quebras de paradigmas, ela também busca que as pessoas sejam lideradas por quem consiga extrair o melhor de cada uma delas, e que as mobilize a fim de que se comprometam com alguma causa ou objetivo.

FILHO E GOES, 2013, p. Diante das considerações até o momento expostas, é evidente que a liderança existe e evolui juntamente com a humanidade, sendo ela uma necessidade inerente e inserida nos diversos ambientes da sociedade. Se a mesma é tão relevante numa família, entidade composta de poucos membros, quanto mais em instituições corporativas, composta muitas vezes por dezenas e até centenas de pessoas, com personalidades, culturas e pontos de vista diferentes. O grupo toma providências e aponta técnicas para atingir o alvo, tendo como base os conselhos técnicos do líder e as tarefas vão ganhando novas direções de acordo com os debates. No quesito divisão de trabalho, as tarefas ficam a critério do grupo, sendo que cada membro tem a liberdade de escolher seus colegas para execução do trabalho.

O líder procura ter uma participação como qualquer outro do grupo. É objetivo e o estímulo com elogios ou críticas, baseado em fatos. Bagrichevsky, Martinez e Silva (2015) ainda identifica outros tipos de liderança, além das citadas, a saber: liderança indecisa, liderança situacional e liderança emergente, cujas características básicas respectivamente são: ausência de responsabilidade do líder o qual geralmente se tornou líder por uma promoção, mas sem estar preparado para tal e como consequência colhe desorganização e gera insegurança no ambiente como um todo. O que envolve a vantagem competitiva? Campos (2010, p. elucida a questão: A vantagem competitiva corresponde à diferença de um produto ou serviço em relação ao concorrente desde que seja percebido pelo cliente final.

Corresponde à empresa a responsabilidade de gerar e mostrar ao cliente a diferença ou vantagem de seu produto; assim, enquanto o cliente final não estiver convencido da vantagem apresentada, ele não terá motivação para pagar por ela, então a vantagem não terá efeito prático. Especificamente dentro dos processos logísticos, a liderança contribui como diferencial e vantagem competitiva. De que forma? Primariamente, é necessário considerar o que envolve um processo logístico. A avaliação de desempenho logístico diz respeito exatamente a avaliação de todos os processos logísticos envolvidos na cadeia empresarial. Segundo Campos (2010), a avaliação de desempenho se constitui uma atividade fundamental porque permite que o gestor possa conhecer de maneira real o comportamento dos processos sob sua responsabilidade.

Com base nesse conhecimento, o gestor poderá agir de modo específico onde houver necessidade como por exemplo, no custo, na qualidade ou na produtividade. A atividade de avaliação ou monitoramento de desempenho deve ser feita em sintonia com questões estratégicas da empresa. É evidente que processos logísticos são essenciais dentro das corporações, mas de igual importância são as pessoas que elaboram e executam esses processos, bem como os líderes que avaliam o desempenho logístico, haja visto que de nada seria proveitoso a aplicabilidade de processos logísticos, mesmo que altamente atualizados e com potencial competitivo, se não estiverem sendo eficazes dentro da corporação. Para que os processos continuem angariando resultados positivos, de acordo com as metas da empresa, devem passar por constante monitoramento.

Neste momento a liderança contribui de maneira direta nos processos logísticos, avaliando como os mesmos estão propondo resultados e por fim, alterando aqueles que se tornaram obsoletos ou ineficazes e mantendo, bem como aperfeiçoando aqueles que permanecem gerando bons resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS As pesquisas tornaram possível definir, de modo conciso, o que é logística empresarial, informando que a mesma existe deste o início da humanidade, sendo que a diferença é sua aplicabilidade atual de forma integrada e estruturada, coisa que não ocorria no passado. A estratégia logística e seus processos são essenciais para empresas que atuam num mundo cada vez mais globalizado e para obter sucesso e eficácia, depende de equipes competentes lideradas por gestores igualmente competentes, que são mais bem-sucedidos quando conseguem equilibrar boas qualidades e características determinantes no cenário corporativo.

Não é completamente possível mensurar em base comparativa a relevância entre pessoas e processos, porque ambos são necessários dentro das organizações e o mais coerente, lógico e estratégico é aglutinar ambos os fatores para agirem em conjunto na busca de um objetivo. pdf> Acesso: 30 outubro 2017. BERGAMO, Krystiane Maria Lanziani; STEFANELLO, Paulinho Rene. Logística reversa nos ambientes empresariais. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, vol. n. mpf. mp. br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/escritorio-de-processos/publicacoes/livros/manualdegestaoporprocessos. pdf> Acesso: 1 novembro 2017. BULLER, Luz Selene. org/upload/paper/2013/34/2013_34_7682. pdf> Acesso: 10 outubro 2017. VIEIRA, Helio Flavio. Gestão de estoques e operações industriais. Curitiba: IESDE Brasil, 2009, 316p.

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