Logística reversa na empresa Natura

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Logística

Documento 1

A logística reversa possibilita a sustentabilidade para as empresas e sociedade no que se refere à economia, e a preservação ambiental. Esse estudo busca responder à seguinte questão: Como é o processo de logística reversa da Natura Cosméticos S. A. O objetivo geral é mostrar o processo de logística reversa da Natura. e os específicos são conceituar logística reversa e identificar como a empresa realiza o retorno das embalagens dos produtos provenientes do consumidor final. The methodology used is the case study and bibliography to substantiate the research through the reading of theorists that address logistics and environmental and corporate sustainability. Keywords: Reverse Logistics. Recycling. Sustainability 1 INTRODUÇÃO Este artigo aborda o processo de logística reversa das embalagens utilizadas pela empresa Natura Cosméticos S.

A. Neste estudo de caso, será abordado como a Natura trata os aspectos de retorno das embalagens de seus produtos e quais resultados são obtidos, como economia na produção de resíduos, menor impacto ambiental, melhor imagem junto aos consumidores, além do aspecto social de parte da cadeia envolvida no processo. Neste estudo poderá ser observado que a adoção da prática faz com que a empresa tenha uma posição diferenciada no mercado. A logística reversa é uma exigência da Lei Federal nº 12. de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), responsabilizando as empresas a dar um destino adequado aos resíduos sólidos gerados por sua produção (BRASIL, 2010). A logística reversa possibilita a sustentabilidade para as empresas e sociedade no que se refere à economia, e a preservação ambiental.

Para Leite (2002), as razões que levam as empresas a aderirem à logística reversa podem ser citadas: a legislação ambiental; os benefícios econômicos gerados pela reutilização; a conscientização ambiental dos consumidores; as razões competitivas no mercado; a proteção da margem de lucro; recaptura de valores e ativos. As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas, com economias com a utilização de embalagens retornáveis ou com o reaproveitamento de materiais para produção têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas. O que possibilita a sustentabilidade. Nesse contexto, a sustentabilidade se relacionada ao estoque natural, cujos seres humanos exercem a destruição a fim de utilizações como matéria prima em produções industriais, porém no início do século XX, não era exercida esta visão ecológica.

Sustentabilidade constitui-se fruto de um movimento histórico recente que passa a questionar a sociedade industrial enquanto modo de desenvolvimento. A partir desse lançamento, a Natura passou a realizar diversas modificações em seu processo de fabricação e a realizar parcerias com as comunidades para extração consciente de insumos da natureza. Os princípios estabelecidos pela Natura para desenvolvimento dos produtos passaram a ser a responsabilidade ambiental, embalagens recicladas e recicláveis com menor quantidade de material, desenvolvimento de refis e fórmulas biodegradáveis para diminuição do impacto ambiental. Em 2014, como projeto piloto para a logística reversa, a Natura adotou o uso de 20% de vidro reciclado nas embalagens de seus produtos de perfumaria, sendo que esta medida impediria a “emissão de 350 toneladas de gases causadores de efeito estufa no meio ambiente por ano (NATURA, 2017 c).

No dia 16 de janeiro de 2017 a revista Corporate Knights publicou a relação das 100 empresas mais sustentáveis do planeta em 2017, com a Natura ocupando a 19ª posição com 64,41% de nota (CORPORATE KNIGHTS, 2017). Em 2017, a Natura alcançou o índice de recuperação de produtos e seus materiais de embalagens de 29%. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. Resultados Este quadro apresenta os resultados encontrados a respeito da evolução da empresa Natura Cosméticos S. A. de seus procedimentos com relação aos resíduos após o uso de seus produtos pelo consumidor final. QUADRO DE RESULTADOS ANO OBJETIVO AÇÃO RESULTADO 1983 Buscar a sustentabilidade Lançamento refil Minimização o impacto ambiental 2000 Buscar a sustentabilidade Lançamento Ekos Sustentabilidade 2014 Impedir emissão de gases Uso de 20% de vidro reciclado Redução do efeito estufa 2017 Recuperar materiais e embalagens Logística reversa Recuperação de 29% 2020 Busca alcançar volume de logística reversa Projeto de logística reversa Reutilização de 10% dos materiais reciclados Fonte: Elaborado pelo autor 4.

A metodologia utilizada é o estudo de caso e bibliográfica para fundamentar a pesquisa por meio da leitura de teóricos que abordam a logística e a sustentabilidade ambiental e empresarial. A Natura é uma das empresas que que se tornou uma das maiores empresas sustentáveis do mundo por adotar uma atitude de investe em tecnologias voltadas para atitudes sustentáveis. Apesar do investimento na logística reversa não é possível reutilizar a reciclagem 100% em seu processo. Entretanto, o mais importante desse recurso logístico há uma grande economia dos recursos naturais, uma redução de resíduos, de impacto ambiental, além de economizar ao produzir embalagens para produções futuras, além de construir uma imagem positiva para o mundo. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BRASIL. htm>. Acesso em: 19/08/2018 CORPORATE KNIGHTS.

Global 100 results: The results for the 2017 Global 100 Most Sustainable Corporations in the World index. Disponível em: <http://www. corporateknights. NATURA. História. a. Disponível em: <http://natu. infovest. Acesso em 21 de outubro de 2017b. Natura. Relatório de Resíduos 2015. Disponível em: <http://www. natura. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. São Paulo: Elsevier, 2007.

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download