LOGÍSTICA DISTRIBUIÇÃO: ANÁLISE TEÓRICA SOBRE SEUS CONCEITOS E TECNOLOGIAS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Logística

Documento 1

com Carlos Henrique Freitas Gonçalves – RA 134758912445 c. freitas3114@gmail. com Fabrício Souza da Cruz – RA 32784612445 Fabricio_296@hotmail. com Ivan Dias Paranhos – RA 324516612445 Ivanparanhos557@gmail. com Curso de logística - 1º Semestre Prof. Mesmo com grande evolução no processo de produção, distribuição de materiais, benefícios advindos das evoluções tecnológicas oriundas da globalização essa tem sido uma grande questão nos dias atuais, já que o diferente nível de acesso e manejo que os povos têm da logística é bastante discrepante. Influenciando diretamente em todas as outras questões tangente a sociedade e sua qualidade de vida. Para realização deste trabalho, será utilizada uma revisão de literatura abordando o tema em questão, verificando seus principais aspectos. Para o levantamento de dados das bases científicas utilizaremos o Google Acadêmico: Scientific Electronic Library Online (SCIELO).

As buscas terão como palavras-chave as terminologias: logística, distribuição e tecnologia. Conforme levantamento da Associação Europeia de Logística, 10,1% do preço final de um produto resulta do custo de logística, isso sem contar que a implantação das ferramentas de logística integrada já havia reduzido estes custos em 30%; em 1987 eles eram de 14,3%. A logística de distribuição atualmente tem se tornado algo cada vez mais importante em todos os ramos, não somente nas áreas empresarias, mas também em áreas produtivas e vendas. Através dela, podemos proporcionar relação entre as atividades do fluxo de movimentação juntamente com produtos e serviços, somados a informações que atinjam a meta dos dias atuais, disponibilizar ao consumidor o produto certo, na hora exata, sem que haja perdas, com o menor custo possível.

“É a logística que dá condições reais de garantir a posse do produto, por parte do consumidor, no momento desejado. ” Os processos logísticos de distribuição, quando exercidos com êxito, disponibilizam o produto ao consumidor, respeitando prazos de entrega, viabilizando o marketing da empresa, como também do transporte a ser utilizado, além da redução de custos pela isenção de armazenagem ou redefinição de programação. São elas: operar com uma frota própria de veículos; podem ser feito contratos com especialistas dedicados ao transporte; e por ultimo, a empresa pode contratar o serviço de diferentes transportadoras de acordo com o tipo de carga que deseja transportar. Para Bowersox (2014), existem três fatores que são fundamentais que são: custo, velocidade e consistência.

O custo se refere ao valor gasto para o transito de determinada mercadoria. Já a velocidade, é o tempo empregado para realizar a movimentação de uma mercadoria, geralmente, quanto mais rápido é feito, maior o custo. E a consistência, que é a variação de tempo necessário para realizar o transporte, o que reflete também na confiabilidade do transporte. Quando não há escala para realizar entregas diárias, por exemplo, podem ser necessários procedimentos como a entrega programada, onde os pedidos de uma área geográfica são atendidos em determinados dias da semana. Conforme Lacerda (2000), o transit point é localizado de forma a atender uma determinada área de mercado, distante dos armazéns centrais, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais. Aguiar (2005) afirma que devido à sua simplicidade de funcionamento, o transit point necessita de um investimento baixo em suas instalações e consequentemente uma baixa manutenção (e custos relacionadas à mesma), a favor deste tipo de estrutura está ainda o seu fácil gerenciamento, já que nelas não ocorrem nem atividades de picking e nem de estocagem.

Lacerda (2000), afirma que uma característica básica dos sistemas tipo transit point é que os produtos recebidos já têm os destinos definidos, ou seja, já têm destinação certa aos clientes e podem ser imediatamente expedidos para entrega local; não há espera pela colocação dos pedidos 3. Coletores/recebimento Conforme Arnold (1999, p. Kotler (2007), afirma que clientes satisfeitos compram novamente e contam aos outros as suas boas experiências. Os clientes insatisfeitos muitas vezes mudam para a concorrência e depreciam o produto aos outros. A funcionalidade destas operações dependerá da estrutura de distribuição adotada pela empresa. Nesse sentido, o objetivo principal da presente pesquisa é propor alternativas de instalações de armazenagem que podem contribuir para melhorar o nível de serviço logístico. A realização da presente pesquisa justifica-se por ser relevante em termos de planejamento logístico na tomada de decisão e por ser uma constante na empresa, que enfrenta problemas voltados a distribuição física e ao atendimento dos prazos, principalmente relacionados aos clientes mais distantes.

Dentre eles destacam-se os centros de distribuição avançados e os transit points, que supririam as lacunas no modelo de distribuição vigente. Já ao analisar o desempenho operacional, foi identificado que este processo possui maior influência nos níveis de serviço. Por não haver um software específico que roteirize as entregas, sendo este processo feito todo manualmente, ocorrem muitas inconsistências nas montagens das cargas. Logo, é possível determinar que: Devido a indisponibilidade de tecnologia para a atividade, as etapas são lentas e consequentemente interferem na entrega do produto ao cliente. Portanto, perde-se velocidade e produtividade. Os custos podem ser considerados como a soma de todo gasto que é feito para se obter ou realizar um produto ou serviço. O gerenciamento eficiente deste custo é muito importante para as empresas, pois, desta forma é possível calcular todas as possibilidades que a empresa possuí, tanto na parte de otimização, quanto em redução nas áreas administrativas, de vendas, produção e transporte, dentre outras também associadas.

Na área logística, o custo logístico pode impactar no faturamento de algumas empresas, dessa forma se torna um assunto tão visado para ser discutido. MARTINS, 1980). Existem algumas características que explicam estes impactos quanto aos custos seriam quando somado ao produto, peso e volume do produto, variação de demanda e venda, tempo de entrega exigida, resposta ao cliente quanto a operação, etc. O transporte é um ingrediente essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer área. Reúne as matérias-primas para a produção e distribui os produtos da indústria no mercado. Desta maneira, é um dos principais componentes da economia, ajudando no desenvolvimento econômico de áreas regionais. O transporte mobiliza o produto entre diferentes estágios na cadeia de suprimentos. Um transporte mais, rápido, utilizando diferentes meios ou diferentes quantidades a serem transportadas, contribui para que a cadeia de suprimento seja mais ajustável, mas acaba reduzindo sua eficiência.

De acordo com Novaes (2007), existem dois tipos de entregas feitas por esse modal, a lotação completa e a carga fracionada. Na lotação completa o veiculo é carregado inteiro com um lote de despacho; ja na carga fracionada, a capacidade do veiculo é compartilhada com dois ou mais embarcadores. Ainda segundo Novaes (2007), no Brasil é disparado o modal de transporte mais utilizado, por conta da exigência dos clientes de entregas mais frequentes, e por conta da pulverização dos pontos de destino no território nacional, fazendo com que muitas vezes os lotes de despacho sejam de proporções reduzidas. As empresas transportadoras operam na maior parte das vezes com uma própria frota parcial, completando sua oferta de praça com outros veículos. Materiais Avaliar e controlar o desempenho são duas tarefas necessárias para destinar e monitorar recursos.

São eles: decisões, objetivos e restrições. As decisões se referem a localização dos clientes a serem visitados, a um conjunto de veículos e motoristas, além da programação e a que sequência devem ser definidas essas visitas. De acordo com Novaes (2007), existem métodos que podem ajudar na construção de um roteiro. A premissa básica é sempre ir ligando os pontosadicionais vizinhos mais próximos do seu ponto de partida. Esse método não é o mais eficaz, mas é satisfatório e pode ser um ponto de partida para a melhoria e criação de novos métodos, sendo apenas uma configuração inicial. Este carregamento é normalmente realizado à noite e, na manhã do dia seguinte, os caminhões partem para o destino definido, sendo parte deles para Campo Grande e outra parte para as cidades e distritos do interior.

Portanto, é realizada a distribuição física por meio de uma estrutura direta. Ao utilizar os indicadores apontados como base para análise do processo logístico de distribuição, verifica-se que quanto a disponibilidade, os estoques são controlados e mantidos pelo supervisor de estoque, juntamente com o supervisor de produção, trabalhando com níveis seguros e no planejamento e programação da produção, que é realizado semanalmente. Estes saldos são verificados por meio de contagens, garantindo que os produtos sempre estejam disponíveis quando solicitado. Desta forma são evitadas rupturas no processo como a falta de produto e entrega parcial de pedidos. Nesse sentido, a temática abordada é extremamente relevante, tendo em vista que a distribuição física é um dos gargalos de qualquer empresa, que em muitas vezes, fabricantes, clientes e potenciais clientes estão geograficamente mal distribuídos, ocasionando sérios transtornos logísticos.

Após a observação de todo processo acerca da distribuição física, foram identificados alguns problemas relacionados principalmente na etapa de roteirização. O presente estudo amplia os nossos conhecimentos no estudo na gestão de transporte e distribuição mediante a utilização do diagrama de rede e conforme mecionado no embasamento teórico essa técnica é apenas uma das muitas técnicas de otimização de processos que dispõe a pesquisa operacional. O sistema de distribuição por meio de estrutura direta, ou seja, no mesmo local é produzido, armazenado, separado e expedido seus produtos para os clientes tanto para regiões próximas quanto para regiões mais distantes. Por entender desnecessário o investimento e não utilizar recursos tecnológicos que fariam que sua produtividade e velocidade de execução fossem otimizadas, o fluxo no processo de entrega é prejudicado, fazendo com que percam a confiabilidade de seus clientes.

Ano 2016 | Enio ARRANJOS OPERACIONAIS VOLTADOS À ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO: ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE REFRIGERANTES INSTALADA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL , Frederico Thiago Ferreira da Silva Devanildo Braz da Silva Qualitas Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 v. n. maio / agosto 2017, p. Fonte de pesquisa: https://osmarvincifilho. com.

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