POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DEAULA
Tipo de documento:Portfólio
Área de estudo:Gestão ambiental
Neste método de ensino moderno, o ensino e o planejamento do currículo são feitos mantendo o aluno como o alvo principal. Dessa forma, os alunos participam ativamente de todo o processo para construir seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades; isso também é denominado como uma abordagem construtivista. Por outro lado, o mentor ou professor apenas os conduz e os orienta para focar nos objetivos da disciplina. Tudo isso é feito por meio de atividades e pela adoção de métodos de ensino modernos e inovadores. Contudo, é preciso compreender que as metodologias ativas não é ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas um dispositivo que proporciona a mediação entre educador, educando e saberes escolares, assim é necessário que se supere o velho modelo pedagógico é preciso ir além de incorporar o novo (tecnologia) ao velho beneficiando igualmente a todos considerando as limitações e as necessidades individuais de cada aluno.
Com todas essas mudanças de cunho social, tecnológico e econômico, algumas profissões se tornaram obsoletas ao mesmo tempo que outras demandas de mão de obra passaram a existir. Além disso, tarefas diárias foram facilitadas, e a comunicação tornou o mundo globalizado. A internet proporcionou a busca de conhecimento, com uma quantidade de conteúdo infinita, o saber passa a estar ao alcance de todos, então o aluno tem nessa ferramenta uma alternativa de buscar o conhecimento, conforme entende Carvalho (2010). O uso das tecnologias como recursos de aprendizagem, integram às metodologias ativas que por vez constituem-se em práticas pedagógicas que superam as aulas expositivas, em que o professor é o detentor do conhecimento enquanto o aluno capta passivamente as informações, para centrar o ensino no aluno, em sua participação ativa na construção do conhecimento, tendo o docente, seu papel remodelado como mediador do conhecimento.
Neste sentido, Moran (2013) esclarece que o uso da internet na escola multiplica os papéis do educador ao tempo que exige uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações e desafios para a efetivação do trabalho docente permeado pelas novas tecnologias e consequentemente conduzida por novas metodologias. Desta forma, o ambiente escolar vem (re) pensando suas atitudes, a fim de melhor corrigir as possíveis deficiências existentes em seu percurso, para conseguir promover uma educação que valorize, sobretudo, o processo de ensino-aprendizagem dialógico que, apesar de complexo, é de considerável significância para o desenvolvimento intelectual e cidadão dos alunos. Dessa maneira, Soares (2007) pontua que é de suma importância que os modelos educacionais regulares possam trazer consigo a finalidade de obter avanços a partir da inserção e inclusão digital através principalmente do conhecimento e uso socializado das respectivas ferramentas e dos ambientes virtuais, a fim de dialogicamente promover novos posicionamentos e considerável crescimento, aproveitamento dos conteúdos e amadurecimento acerca das novas configurações sociais nas quais os sujeitos na atualidade estão imersos.
Para Moran (2015), a existência da convergência digital, exige consideráveis mudanças profundas e que implicam na escola, em suas dimensões de infraestrutura, formação docente, projeto pedagógico, mobilidade, em que a chegada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em sala de aula passaram a trazer novos desafios e possibilidades, de acordo com suas potencialidades. Visto isso, há a facilidade em utilizá-las e permite que pessoas próximas ou distantes possam colaborar, ampliando assim noção de espaço escolar, possibilitando a integração entre alunos e professores com o acesso a outros países, línguas, culturas, conteúdos e informações diversas. Para além disso, todos presentes no processo de ensino-aprendizagem poderão se engajar e desenvolver relações sociais para as suas vidas.
As metodologias ativas valorizam o pensamento crítico e reflexivo, que resultam em maior interesse dos alunos, por conseguinte, otimiza a aprendizagem. Existem variados tipos de metodologias ativas, sendo algumas mais eficazes em algumas disciplinas do que outras. Considerando as novas configurações que a Educação vem passando a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, se apresentam como propostas inovadoras para o ensino, de forma que se tem o aluno como protagonista na aprendizagem, no sentido de que o uso correto destas possibilita o desenvolvimento crítico e analítico da autonomia, do cognitivo, do sócio emocional, da proatividade (SILVA; PIRES, 2020). As metodologias de ativas vêm com a finalidade de tornar concreto os resultados de concepção da educação para a emancipação dos sujeitos sociais, em que o professor enquanto educador reflete, e planeja sua ação, assumindo o seu papel como facilitador no processo de ensino-aprendizagem Para Berbel (2011, p.
o aluno tem um considerável engajamento com relação às novas formas de aprendizagem a partir da “compreensão, da escolha e do interesse, é condição essencial para ampliar possibilidades de exercitar a liberdade e autonomia na tomada de decisões, preparando-se para o exercício profissional e cidadão futuro”. Isso aprimora suas habilidades sociais e constrói uma cultura de trabalho em equipe, que são habilidades essenciais de que um aluno precisará no futuro. Aprender brincando é o método de ensino interativo mais comum usado por educadores da primeira infância. Todos os jogos são jogos de aprendizagem e promovem habilidades específicas, como memória, sentidos, matemática e habilidades linguísticas, entre muitas outras. É importante notar que o método de ensino interativo pode ser aplicado dentro e fora da sala de aula.
Como qualquer outra novidade, é comum que no início se observe algumas resistências. Atividade 2 – Desenvolver a brincadeira amarelinha na qual além de trabalhar noções matemáticas se desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. Atividade 3- Roleta do verbo - Os alunos rodarão o ponteiro da roleta afim de identificar e empregar adequadamente as flexões verbais concordando com o substantiva, pronome e tempo da frase. Nessa atividade, ele também identifica a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo. É necessário criar regras, além de relacionar o número de acertos a pontuação de cada aluno e/u grupo de alunos. Atividade 4- Quebra cabeça de palavras.
C. S. Fundamentos da Metodologia de Ensino Ativa. ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. BERBEL, N. p. LINHARES, B. FERREIRA, I. REIS, L. Metodologia ativa do ensino da Matemática na Educação Infantil. SILVA, R. PIRES, L. Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação, ISSN 2358-8829, 2020. SOARES, I. Olhar de Professor. Ponta Grossa: 5,(1), p. ZANELLA, L. C. H.
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