Portfólio - Projeto de Extensão de Gestão de Recursos Humanos - Unopar | Anhanguera 2023

Tipo de documento:Trabalho Acadêmico

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

COMPETÊNCIAS: I - Gerenciar e operacionalizar processos de recrutamento, de seleção, de treinamento e de desenvolvimento de pessoas; II - Gerenciar e operacionalizar rotinas de pessoal; III - Reconhecer e relacionar os estilos de liderança e sua influência nas relações organizacionais. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Gestão de Recursos Humanos possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Aprendizado Ativo OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O principal objetivo da extensão universitária do CST em Gestão de Recursos Humanos, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. CONTEÚDOS: I - Comportamento e clima organizacionais; II - Negociação; III - Recrutamento e seleção; IV - Rotinas de pessoal. V - Sociedade e direitos humanos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.

A. COSTA, Julio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): 8. Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários Local de realização da atividade extensionista: Escola XXXXXX Durante a ação: Identificação dos Stakeholders: O primeiro passo é identificar todos os stakeholders envolvidos no projeto, incluindo funcionários, alunos, pais, professores e outros profissionais da escola.

Análise de Necessidades: Uma avaliação deve ser realizada para identificar as necessidades específicas relacionadas à segurança e proteção dos direitos trabalhistas na escola. A implementação de medidas preventivas, como treinamentos e capacitações periódicas, além da criação de canais de denúncia e acompanhamento de questões trabalhistas, contribuíram para a melhoria das condições de trabalho na escola e para a valorização dos profissionais que nela atuam Conclusão: A implementação da proposta de proteção dos direitos trabalhistas e promoção de ambientes de trabalho seguros e protegidos foi um sucesso na escola. Foram realizadas uma série de atividades e ações que levaram a uma melhoria significativa nas condições de trabalho dos funcionários da escola.

Uma das primeiras ações foi a realização de palestras e treinamentos para os funcionários, visando conscientizá-los sobre a importância de seus direitos trabalhistas e de um ambiente de trabalho seguro. Além disso, foram distribuídos folders e materiais informativos, que ajudaram a fixar os conceitos apresentados nas palestras. Outra ação importante foi a implantação de medidas de segurança e de ergonomia no ambiente de trabalho. Além disso, pude identificar a importância de trabalhar em conjunto com a comunidade, ouvindo suas necessidades e buscando soluções juntos. A atuação nas ações extensionistas também foi fundamental para o desenvolvimento de minhas habilidades interpessoais, tais como comunicação e liderança. Além disso, pude perceber a importância da ética e da responsabilidade social na profissão.

Em resumo, as ações extensionistas me permitiram articular os conhecimentos adquiridos no curso com a realidade da comunidade, além de desenvolver minhas habilidades profissionais e pessoais. Sem dúvida, foi uma experiência que jamais esquecerei e que me ajudou a crescer tanto profissionalmente quanto como pessoa. A. CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. OLIVEIRA, Cristiano Paulo de Oliveira. Rotinas trabalhistas e departamento pessoal. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. No entanto, é inegável que a carga de trabalho é muito intensa e requer muito tempo. O problema é que, muitas vezes, temos que conciliar as atividades extensionistas com outras tarefas pessoais, como trabalho, estudo para provas e outros compromissos. Isso pode ser bastante desafiador e requer muita dedicação e organização.

Em algumas situações, a falta de tempo e a necessidade de conciliar as tarefas pessoais com as atividades extensionistas pode ser uma barreira para o aproveitamento pleno dessas ações. Por vezes, a pressão do tempo é tão grande que não é possível dar o melhor de nós e participar ativamente do projeto.

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