Portfólio A palavra escrita provoca laços e embaraços no mundo virtual - Pedagogia 202002

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A escola deve então, promover discussões, permitindo que os alunos se expressem com liberdade, e a partir disso possam contribuir com a construção das regras desse espaço, compreende-se assim a escola como um espaço de formação humana. Diante desse contexto foi proposta a criação de um jornal digital escolar com o objetivo de promover o aluno de conhecimentos teórico e prático no que tange o uso de criação de informação, através de ações interdisciplinares de todos os componentes curriculares na a elaboração de um material em formato de jornal digital através da construção coletiva dos alunos, para aplicação em suas atividades profissionais, para transpor desafios de ensino-aprendizagem, bem como ter os alunos terem voz ativa nas tomadas de decisões da Unidade escolar, seria necessário criar um processo de escuta nos processos da escola.

Como proposta usar as mídias digitais para haver e favorecer a interlocução do corpo docente e discente, abrindo espaço para as sugestões e críticas construtivas nos trabalhos desenvolvido. DESENVOLVIMENTO 2. O papel do pedagogo na mediação dos conflitos escolares Cabe ao pedagogo como um dos elementos da equipe gestora e integrante da comunidade educacional buscar nos envolvidos a real intenção do conflito e como solucioná-lo de maneira prática, democrática, respeitando os objetivos e sentimentos de ambas as partes. Foi proposto ao professor pedagogo e aos envolvidos com a educação e mediação fazer uma análise, acerca da situação geradora do problema dentro de uma perspectiva histórica, como foi a sua caminhada, se houve interesse em mediar os conflitos deste individuo social se foi resolvido realmente ou se devido a inúmeras atribuições não ficou inacabado ou ignorado, daí gerando uma falta de sensibilidade diante de sua situação e de seus problemas, principalmente na sua capacidade de se desenvolver cognitivamente.

Situar dentro do contexto histórico da mediação, como se processaram todas as tentativas de solucionar o conflito escolar, contextualizando e analisando as diferentes situações problema quebrando paradigmas que foram historicamente construídos e que para desenvolver algum trabalho em torno da mediação de conflitos como uma prática restaurativa, ou alguma outra linha de estudo precisou inicialmente entender e conceituar cada ponto, pois, somente podemos discutir sobre o que conhecemos, mesmo que minimamente, contudo, começaremos por mediação, que em poucas palavras, ao nosso olhar seria um ato de interpor em uma situação de desacordo entre pessoas, procurando fazer uma “ponte” entre essas no intuito de ajudar as mesmas a solucionarem da melhor forma possível o desacordo. No entanto para Sales (2007), A mediação é um procedimento consensual de solução de conflitos por meio do qual uma terceira pessoa imparcial – escolhida ou aceita pelas partes – age no sentido de encorajar e facilitar a resolução de uma divergência.

As pessoas envolvidas nesse conflito são as responsáveis pela decisão que melhor as satisfaça. p. Heloísa Lück (2011) defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar. JORNAL DIGITAL OBJETIVOS GERAL: • Promover o aluno de conhecimentos teórico e prático no que tange o uso de criação de informação, através de ações interdisciplinares de todos os componentes curriculares na a elaboração de um material em formato de jornal digital através da construção coletiva dos alunos, para aplicação em suas atividades profissionais, para transpor desafios de ensino-aprendizagem. ESPECIFICOS: • Promover a cidadania dos alunos vinculando a escola à comunidade; • Proporcionar aos alunos oportunidades de observar • Debater assuntos de comum interesse entre a comunidade e a escola, dando oportunidade para os alunos expressarem opiniões, defender suas ideias e elaborar propostas criativas e alternativas para solucionar os problemas da comunidade; • Comprometer e envolver os diversos segmentos da comunidade escolar na criação, elaboração e edição do jornal; • Oportunizar ao aluno a experiência de montagem de um jornal digital; JUSTIFICATIVA: Um dos grandes desafios da escola nos dias atuais é criar mecanismos eficazes para que o aluno possa assumir os diversos tipos de discursos e consequentemente produzirem textos de qualidade.

A criação desse jornal será muito relevante para a comunidade escolar, uma vez que o trabalho da gestão no dia a dia quanto a gestão financeira, administrativa e , pois temos percebido ao longo de nossas experiências como professor, que as estratégias de leitura e produção de texto adotadas pelos educadores, não têm sido suficientes para atingirem uma dimensão plena, ou seja, contribuir para que o aluno adquira competência comunicativa que lhe permita argumentar com clareza e segurança. A inserção do jornal digital ganhara amplitude nas mediações de conflitos internos na U. Basta mudar estratégias e buscar na tecnologia novas perspectivas, aproveitando as informações do mundo atual na formação de pessoas mais conscientes e atuantes. O grande desafio dos gestores educacionais é proporcionar ao seu professor um ambiente de trabalho integrador e construtivo, fazendo uso de técnicas de negociações e mediação de conflito, a favor de uma melhor qualidade de ensino, que atenda às necessidades do mercado e que desperte em seus alunos a vontade de aprender.

Outra constatação importante é que se trata de um tema polêmico e de difícil abordagem, porém de extrema relevância para os processos de melhoria da educação e do ambiente organizacional. Os conflitos são inerentes aos seres humanos, sendo assim, cabe ao gestor a capacidade de desativá-los em tempo, antes da eclosão. A capacidade de administrar conflitos é uma das importantes características de um gestor. In: LIBÂNEO, José Carlos. LÜCK, Heloísa [et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. – Rio de Janeiro: DP&A, 2011 MARTINS, Ângela Maria; MACHADO, Cristiane. Mediação de conflitos em escola: entre normas e percepções docentes. Disponível em: https://www. scielo. br/scielo. php?pid=S010440362007000100002&script=sci_arttext Acesso em: 15. agosto. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática.

ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001. Disponível em: http://www. faal.

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