PLANO PARA INOVAR EM GESTÃO HUMANIZADA E EFICIENTE DE PESSOAS UTILIZANDO O SOFTWARE PEOPLE ROUTINE
Alberto Castro de O. Lopes Rio de Janeiro – RJ 2021 RESUMO Em tempos de pandemia e muitas incertezas, todos foram colocados em uma realidade totalmente inimaginável. As corporações tiveram que se adaptar a comunicação remota do teletrabalho devido as limitações do isolamento social. Pensando em solucionar essa problemática foi elaborado o presente plano de negócio, um software chamado People Routine que é uma inovação no setor de gestão de pessoas e busca de forma humanizada reduzir os gargalos em comunicação e produtividade, como também evitar problemas com o time aproximando-o da liderança. O software é personalizado para cada organização e provisiona assistência e melhorias caso necessário ao longo do contrato. The corporations had to adapt to telecommuting remote communication due to the limitations of social isolation.
It tries to solving this problem, this business plan was prepared, a software called People Routine, which is an innovation in the people management sector and seeks, in a humane way, to reduce bottlenecks in communication and productivity, as well as to avoid problems with the team bringing it closer together of the leadership. The software is customized for each organization and provides assistance and enhancements as needed throughout the contract. It allows integrations with other applications, generates control of activities and notifications, among other tools. These data generate indicators that are protected by the LGPD. E a minha irmã Vanessa, que acredita no meu potencial desde pequena, quando me ensinou com muito carinho a escrever meu nome em casa. Ao meu namorado João Paulo, meu melhor amigo e parceiro da vida, agradeço por me escolher e me incentivar nos momentos que nem eu acreditava em mim, sem ele com certeza essa conquista não seria possível.
“100% dos clientes são pessoas 100% dos funcionários são pessoas Se você não entende de pessoas, Você não entende de negócios” (Simon Sinek) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 10 2. OPORTUNIDADE IDENTIFICADA 12 2. Plano Financeiro 24 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 36 REFERÊNCIAS 37 1. INTRODUÇÃO Com o advento da pandemia do vírus covid-19, houve uma aceleração da inovação tecnológica, a fim do mundo inteiro se adaptar a uma nova realidade. Realidade essa também de crise e incertezas, o mercado de trabalho sofreu muito, principalmente com uma onda de falências e desempregos. Outra parcela do mercado se favoreceu com as novas oportunidades de uma maneira bastante resiliente. A visão aprofundada dos gestores gera indicadores em dashboards com diagnósticos mais assertivos de toda a jornada de cada persona.
A liderança elabora template de tarefas e faz o acompanhamento das mesmas, os usuários recebem notificações por email e na plataforma com prazos e alertas. Existe também a interação com a equipe por mensagens. O resultado disso é um ambiente de segurança com transparência, colaboração buscando melhorar os resultados, através de uma cultura forte pois seu time busca evoluir sempre e de forma saudável. Pois, nosso software congela a tela de 50 em 50 minutos fazendo com que o usuário faça pausas de 5 a 10 minutos para melhor rendimento entre as atividades, também existe limite de quantidade de reuniões no momento do agendamento, para evitar a fadiga visual pelo excesso de tela ou tecnologia. Com a fragmentação das relações e o excesso de informações atuais, o colaborador tende a adoecer e assim a organização gasta mais com turnover, plano de saúde, absenteísmo, entre outros.
A fim de evitar esse cenário de custos intangíveis para todos, torna-se necessário uma gestão focada em pessoas e não só em resultados. A produtividade sustentável embasa um modelo de trabalho a partir de uma liderança humanizada e um time engajado, juntos para evitar o esgotamento dos mesmos. A partir dessa demanda surge a People Routine, uma ferramenta para adaptar a cultura da empresa mesmo distante do espaço físico e cuidar da equipe que está vivenciando uma pandemia pela primeira vez. Essa plataforma criada para o presente estudo deve unificar um canal de comunicação interna da organização, gerar indicadores sobre todo o ciclo de vida do funcionário desde a candidatura até seu desligamento, como também estar alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados.
São oferecidos treinamentos para os usuários e melhorias contínuas de acordo com o escopo do mercado. A ferramenta foi criada para as empresas que mais crescem no país e para um acompanhamento especializado nesse período tão delicado. O objetivo é melhorar a experiência dos colaboradores e gerar valor para as organizações com uma análise dos dados aferidos pelo sistema com flexibilidade e discrição. Serão oferecidos de acordo com a demanda dashboards com dados de engajamento em tempo real, palestras sobre a importância da saúde mental e campanhas personalizadas com materiais educativos. A fim de trazer um recorte no mercado no quesito relevância e atuação, defini em começar a atuar em empresas que sentem essa ‘dor’ a partir da pandemia, como por exemplo, falta de comunicação, engajamento, produtividade e por sequente, queda no índice de saúde mental organizacional.
Adriana Fonseca do Valor econômico menciona a pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) e Talenses Group, onde mostra que a pandemia prejudicou a saúde mental de 73,8% dos 573 profissionais entrevistados. Do total, 40% ocupam posições gerenciais e 20,5% são diretores, VPs, C-Level ou conselheiro. Em entrevista para Você RH, Izabella Camargo (2021), afirma que o modelo econômico é o principal vilão e se a pessoa não se analisar sobre as atitudes que estão fazendo mal, vai alimentando um estilo de vida não sustentável. “A produtividade sustentável é um momento de reflexão, tanto para aqueles que amam o que fazem e que ficam tomando remédios para não adoecer, tanto para os que não gostam do trabalho e querem mudar isso. Se você souber que está pegando pesado e entender quais são os comportamentos que levam para isso, vai ficar mais fácil perceber que está num caminho insustentável”, aponta Izabella (2021).
Ela mensura a competitividade do negócio frente aos seus concorrentes. De acordo com Luiza Andrade do Siteware (2017, p. as 5 forças de Michel Porter são: 1- Rivalidade entre os concorrentes A rivalidade entre empresas de um mesmo segmento é um ponto crucial a ser analisado. Você precisa, portanto, saber exatamente quem são seus concorrentes diretos, além de acompanhar suas estratégias e desenvolvimento. Estudar seus concorrentes é algo primordial e que deve ser feito com frequência. Mas, por mais inovador que seu produto seja, isso não significa que você estará isento de concorrência. Portanto, liste os concorrentes que possuem produtos que trazem benefícios parecidos ou iguais ao seu e invista em cima dessa análise. O que seu produto tem ou pode ter de diferente que fará com que as pessoas não pensem duas vezes antes de escolherem por você? 4- Ameaça de entrada de novos concorrentes O que você e a concorrência já existente do seu mercado podem fazer para barrar – ou pelo menos dificultar – a entrada de novos concorrentes? Essa não é uma questão que costuma surgir na cabeça dos empreendedores, mas essa prevenção pode fazer você ter muito menos dores de cabeça! Fatores que costumam barrar novos aventureiros em mercados são: marcas bem consolidadas, patentes e contratos de exclusividade.
Poder de negociação dos clientes Qual o poder dos clientes em relação ao seu produto? O poder de decisão do consumidor é muito forte, principalmente em relação ao preço e a qualidade oferecida pelo produto. Na verdade, não tem como fazer uma boa análise das 5 forças de Porter sem se atentar para este quadro. Afinal, porque a organização não teria interesse em ter seus colaboradores felizes, o que resultaria numa autêntica cultura de desenvolvimento constante. Plano de Negócio 4. Dados Empreendimento e Empreendedor Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições: Idealizadora e proprietária da ‘People Routine’, Viviane de Oliveira dos Santos. Com formação em Marketing e concluindo MBA em Gestão de negócios. Atribui a sua experiência profissional em ramos diversos como de agência de viagens a empresa multinacional de offshore, sua expertise no tema gerenciamento operacional de pessoas.
Natureza Jurídica Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI. Planejamento Estratégico O plano de negócios é desenvolvido para validar a ideia do empreendedor através de um planejamento estratégico detalhado, esta etapa deve conter elementos essenciais para auxiliar na tomada de decisões como conhecimento do mercado em que atua, de seus concorrentes, de seus clientes e fornecedores. É importante que o plano de negócios inclua todos os aspectos essenciais para o crescimento da empresa que são a análise de mercado, o planejamento operacional, financeiro e de marketing, possibilitando o estudo de todas as variáveis do negócio. Atualmente, para permanecer competitiva é impreterível que todas as organizações desenvolvam um modelo de negócios voltado para o mercado em constante expansão e evolução, indiferente de seu porte ser grande ou pequeno, deve sempre buscar conhecimento de seus concorrentes, compreender as qualidades e benefícios de seus produtos, a preferência de seus clientes e quais são as possíveis ameaças que poderá encontrar no cenário externo, outro quesito essencial são as estratégias de marketing, que passaram a ser indispensáveis para o crescimento econômico de toda organização.
Em meio à sociedade em constante expansão, as organizações que possuem maiores probabilidades de crescimento são aquelas que percebem quais são as expectativas, desejos e necessidades dos clientes e se preparam para satisfazê-los de maneira superior a concorrência, estas estratégias são desenvolvidas com a utilização de ferramentas de marketing eficientes. A partir daí o usuário terá a oportunidade de conhecer suas funcionalidades e adaptar sua rotina e cadastrar os colaboradores. O usuário pode contar os desenvolvedores do software sempre que necessário para ajustes e manutenção. • Poder de negociação dos fornecedores: Não contamos com fornecedores por ser um software de criação própria. • Rivalidade entre os concorrentes: Hoje no mercado existem empresas como a Gupy, Kenoby que cuidam da atração de colaboradores.
Ferramentas como slack e trello são utilizadas para a comunicação e gestão de tarefas. Aproveitando o momento da pandemia como oportunidade para lançar o produto num mercado sedento por uma solução a nível de gestão produtiva de pessoas, por conta do isolamento e das incertezas do momento. O cenário político-econômico abre oportunidade pra novos negócios e investidores, muitas empresas investem em inovação e tecnologia. O ambiente cultural está se abrindo para a gestão humanizada e não de comando e controle gerencial. Como viés interno temos uma equipe enxuta e especializada voltada para a criação e captação de negócios, bem como a administração da empresa. Podem surgir imprevistos em relação a produção da plataforma.
João como sócio e dono da JPSS, como principal criador do sistema. Viviane será responsável pela implantação da marca e financeiro. João cuidará apenas da parte técnica e da manutenção do sistema, com o aumento da demanda será terceirizado um desenvolvedor para auxiliar o João. A contratação do assistente seria terceirizada em Pessoa Jurídica pela empresa parceira de software. A contratação e o treinamento serão responsabilidade da JPSS Soluções. Para estabelecer uma praça de grande rentabilidade é necessário analisar onde o público alvo costuma procurar pelo mesmo tipo de produto, quais são os melhores canais de distribuição. A promoção refere-se a promover a marca e suas soluções, fazendo com que as propagandas cheguem aos ouvidos certos.
É necessário levar em consideração alguns pontos importantes: quando e onde sua mensagem de marketing pode ser repassada de forma eficaz? Quais são os melhores canais? Como você pode se diferenciar de seus concorrentes? Neste contexto, o presente plano de marketing apresenta os seguintes pontos: • Público-alvo: organizações de informação e comunicação no Sudeste, que utilizem o modelo de trabalho remoto ou teletrabalho. • Produtos e serviços: software para melhoria da experiência do colaborador, People routine. Conta com ferramentas de congelamento de tela para o colaborador não ultrapassar o período de 50 minutos numa determinada atividade, caso seja ignorada contará nos indicadores para o gestor e RH. • Detalhamento dos custos de Marketing: R$500,00 por semana de anúncio promovido no LinkedIn. Como ferramenta de propagandas e comunicação virtual, também serão utilizadas as redes sociais como Facebook e Instagram.
Plano Logístico O home office ou teletrabalho é uma modalidade de trabalho que vem tendo cada vez mais adeptos, um dos principais argumentos para sua disseminação é proporcionar melhor qualidade de vida para o colaborador, além disso, o aumento da produtividade e redução de custos para a empresa também tem papel importante na opção por esta alternativa de trabalho. Vários são os fatores que devem ser levados em consideração no momento de decidir por este tipo de contrato, o perfil do colaborador, a infraestrutura disponibilizada para realização das tarefas diárias e manutenção da qualidade em seu desempenho, o suporte tecnológico e assistencial despedido para os colaboradores e preparação dos líderes e supervisores para orientar e avaliar estes profissionais.
Diante disto, a partir da contratação do serviço, o cliente terá que concordar com os termos de uso da operação, pois a gestão da People Routine conta com dados sensíveis. No plano econômico-financeiro, será abordada a viabilidade para abrir o negócio proposto, também serão analisados todos os benefícios e custos do projeto. Nesta etapa é importante apresentar em detalhes todos os tópicos que compõe a abertura da empresa e os investimentos iniciais, bem como realizar projeções futuras utilizando informações concretas e confiáveis. Seu contexto deverá abordar os investimentos iniciais, estimativa de investimentos fixos, capital de giro, estimativa de faturamento, estimativa dos custos totais, estimativa de lucratividade e possível prazo de retorno do investimento. O plano de negócios é importante para traçar metas e objetivos claros e por meio destas informações, prever possíveis riscos ao negócio, desta forma pode-se analisar as situações que surgirão ao longo do caminho e tomar medidas protetivas para as mais variadas situações.
O investimento inicial mostra os valores que precisam ser gastos para que o projeto saia do papel. e a isenção da mensalidade para o primeiro mês deve ser levada em consideração. Para tanto, seguem os cálculos da projeção de vendas para os anos de 2021 a 2026. Foi utilizada a fórmula abaixo para a realização de tais cálculos. Onde: Note que, a taxa de inflação utilizada para a realização das análises refere-se a 8,35% ano, realizado um acréscimo de do ganho real. A fim de ajustar o tempo para a projeção, tem-se a realização de um ajuste da correção temporal inflacionária para o ano de 2021, uma vez que os dados obtidos seguem a partir de janeiro de 2021, ou seja, teremos como dados 12 meses.
R$ 60. Total R$ 23. Fonte: próprio autor Assim, por meio dos pareceres encontrados na realização dos cálculos em referência ao custo total é possível realizar a projeção dos custos para os anos correspondentes entre o intervalo de 2021-2026, sendo realizados os cálculos por meio da base de estimativa dos custos. Logo, o custo bruto mensal serial de R$ 23. e o anual de R$ 282. e o anual de R$ 54. Utiliza-se para os cálculos a taxa de inflação fixa correspondente a Será utilizada a fórmula abaixo para a realização de tais cálculos. Onde: Projeção para o ano de 2021: Projeção para o ano de 2022: Projeção para o ano de 2023: Projeção para o ano de 2024: Projeção para o ano de 2025: Projeção para o ano de 2026: Tabela 06.
Projeção das despesas Ano 2021 2022 2023 2024 2025 2026 Tempo 0 1 2 3 4 5 Despesas Projetadas Fonte: próprio autor. A demonstração de resultados nada mais é do que a demonstração contábil que se destina a evidenciar a composição do resultado por meio das operações da organização em um determinado período. R$ 318. R$ 352. TOTAL R$ 213. R$ 235. R$ 260. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 1. R$ 3. R$ 3. Contabilidade 24000 24000 24000 24000 24000 24000 Propaganda R$ 24. R$ 24. R$ 24. R$ 282. R$ 282. R$ 282. R$ 282. R$ 282. R$ 25. R$ 9. SALDO ANTERIOR R$ 0,00 R$ 2. R$ 5. R$ 7. Para tanto, a análise de investimentos é fundamental para a realização eficaz dos recursos que acabam por se tornarem escassos dentro do ambiente organizacional. Diante dessa perspectiva, tem-se que a decisão financeira tomada pela empresa durante sua gestão pode se apresentar como sucesso ou insucesso. Os fatores que são relacionados com a sobrevivência das empresas dentro de um mercado que a cada dia está mais competitivo possui relação com a forma como cada organização planeja seus negócios e qual a atenção dada às suas finanças.
Logo, observa-se que a análise econômica e financeira de uma empresa precisa ser criteriosa e rígida e o seu projeto de investimento é a base para a sua realização, uma vez que pode ser previsto os efeitos causadores de insucessos e até mesmo prejuízos que se apresentam no decorrer dos anos. Fatores como custo de capital, custos operacionais, preços, rentabilidade, volumes operados, oportunidades, taxas de risco, taxas de atratividade são tidos como fundamentais diante de uma avaliação de eficiência da empresa, oportunizando um real panorama de sua situação e a viabilidade da realização de tal investimento. Por sua vez, a Taxa Interna de Retorno – TIR corresponde a uma taxa de desconto que acaba por igualar os valores correspondentes às entradas líquidas do caixa com os valores dos desembolsos relativos ao investimento líquido.
Investir em empreendimentos é uma difícil tarefa e deve ser planejado profundamente como mencionado anteriormente. Em relação às análises que são feitas para verificar a confiabilidade bem como a viabilidade de realização de um projeto levam em consideração as análises do Payback. O Paypack, ou seja, o retorno do seu investimento é um cálculo que representa o tempo que seu investimento levará para pagar tal investimento e começar a apresentar lucros. ANO FLUXO DE CAIXA SALDO FLUXO DESCONTADO SALDO 0 -R$ 213. R$ 384. R$ 77. R$ 525. R$ 39. R$ 423. R$ 5. R$ 442. Taxa de desconto (i) 25,05% VPL -R$ 442. TIR -59,90% Payback simples - 8,09 Payback descontado - 90,52 Por meio dos resultados obtidos, pode-se verificar que a abertura do negócio dentro dessas condições não é viável, uma vez que o valor do VPL é negativo assegurando uma taxa de retorno inferior a 25,05% do TMA.
Como o valor encontrado para a TIR foi de -59,90% sendo este inferior ao TMA de 25,05% pode-se dizer que é inviável a abertura da empresa dentro dessas condições. Disponível em: file:///C:/Users/Leonardo% 20Pereira/Downloads/110-DIAGN%C3%93STICO-ESTRAT%C3%89GICO-COMO-DIRECIONADOR-DE-A%C3%87%C3%95ES-EMPRESARIAIS. pdf. Acesso em: 26 julho de 2021. KOTLER, P. ARMSTRONG, G.
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