PLANO DE FINANÇAS BERCIAL EMPREENDIMENTOS LTDA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Os tipos de planejamento são o planejamento estratégico, com objetivos em longo prazo; o planejamento tático, que visa objetivos específicos buscando contribuir com a empresa como um todo e o planejamento operacional, que tem o foco nas atividades do dia-a-dia da empresa. As ferramentas de controle financeiro são de extrema importância para identificar antecipadamente as necessidades da empresa, bem como prever os resultados financeiros da mesma. A Bercial Empreendimentos é uma empresa do ramo de construção de edifícios na cidade de Sorocaba, procura através da implantação da gestão financeira, obter mais controle financeiro sobre suas operações e expandir sua atuação no mercado. Foi realizado um estudo de caso nessa empresa com o objetivo de identificar quais os benefícios que a implantação de uma gestão financeira proporciona à mesma.

A correta utilização dos controles financeiros implantados na empresa possibilita a visualização dos valores de custos e das despesas, assim como das entradas e das saídas, permitindo a melhor utilização dos recursos, reduzindo despesas desnecessárias e, consequentemente, possibilitando o aumento da lucratividade. Bercial Enterprise is a company in the field of construction of buildings in the city of Sorocaba, looking for the implementation of financial management, obtain more financial control over its operations and expand its operations in the market. A case study was conducted in this company with the objective of identifying the benefits that the implementation of financial management provides to it. The correct use of the financial controls implemented in the company allows the visualization of cost and expense values, as well as the inputs and outputs, allowing the best use of resources, reducing unnecessary expenses and, consequently, increasing profitability.

Keywords: Financial management. Financial control. Portfólio da Empresa. Estrutura Organizacional Geral e de gestão Financeira. Número de Funcionários e Escolaridade. Principais Clientes, Fornecedores e Prestadores de Serviços. Principais Dados Financeiros. Fatores Críticos de Sucesso. Análise do setor. Microambiente. Produtos e serviços. Fornecedores. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Operações Serviços. PLANOS FUTUROS DE EXPANSÃO. Diferencial da Bercial. Planta Moderna. Despesas Administrativas e Discricionárias. Plano de Capital Próprio. Plano de Capital de Terceiros. Taxas de Despesas E Receitas Financeiras. Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Por fim, apresenta-se a proposta de intervenção no processo de gestão financeira. A CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL Os portugueses eram hábeis com a madeira, e trabalhavam muito bem com a pedra.

Na segunda década do século XVI, antes das construções com pedra, a construção de madeira era levantada com fechamento de frestas com barro e sambaquis (conchas diversas, arenitos, e detritos dos índios acumulados durante séculos formando pequenos montes). Os sambaquis também foram amplamente usados em calçamento e vias para as carroças transportarem mantimentos e os frutos do extrativismo de paredes de pedras eram feitos da mesma forma. Os arcos sobre as janelas só viriam com o estabelecimento das olarias (locais com formas e fornos para assar tijolos de argilas). Já na década de 40, a construção civil teve seu auge no governo do então presidente do Brasil Getúlio Vargas Dorneles, e este setor foi considerado uns dos mais avançados da época.

O Brasil era detentor importante da tecnologia do concreto armado. A partir da década de 50 definiu-se a forma de trabalho por hierarquia. Na década de 70, durante o regime militar, predominou grande financiamento no setor visando diminuir o déficit de moradia. E as construtoras passaram somente a construir prédios. E após uma avaliação do mercado, decidiram mudar o projeto e agora são duas torres residenciais com a apartamentos de 48m² e 60m². Figura 1: Logotipo da Bercial Empreendimentos Fonte: www. bercial. com. br/contato. php 3. QuadroSocietário SÓCIO QUOTAS VALOR (R$) % Vagner José Bercial 50. Portfólio da Empresa CNPJ: 09. www. bercial. Figura 6: Primeiro empreendimento 100% Bercial. Residencial Ossis Mendes Fonte: www. bercial. com. br/contato. É indispensável que a empresa saiba identificar seus pontos fortes e fracos, a fim de avaliar onde podem atuar de maneira lucrativa no panorama competitivo.

Conforme WELCH (2005, p. A definição da missão é atribuição da alta administração. A missão não pode ser delegada a ninguém, exceto às pessoas que, em última instância, são responsáveis pela sua realização. A Bercial Empreendimentos entende essa necessidade e tem estruturada sua Missão, Visão e Valores da seguinte forma: Missão Construir apartamentos alto padrão na região de Sorocaba. Na década de 90 observa-se uma melhor qualidade no produto final e as construtoras começam a qualificar a mão de obra, com isso o produto final com uma qualidade melhor. Em 2000 é mais intensa a preocupação em preservar o meio ambiente e há mais informações sobre os impactos causados pelo entulho da construção civil.

Atualmente, a construção civil é um dos setores mais importantes para a sociedade, pois movimenta a economia e gera inúmeros de empregos diretos e indiretos. Análise de mercado Nos últimos anos, o setor de construção civil no Brasil passou por momentos de muitas dificuldades devido à instabilidade da economia brasileira e seu PIB encolheu 28% entre 2014 e 2018. Em 2017, o setor apresentou maior queda de rendimento. Conforme, Igor Velecico, "A construção e os investimentos andam muito juntos". Apesar do pior período da recessão ter ficado para trás, a retomada da economia segue lenta. Em dezembro de 2017 acreditava-se que a atividade cresceria 3% em 2018, número esse que foi cortado pela metade nos últimos meses de 2018. Em junho, as vendas de imóveis novos avançaram apenas 3,3% comparado ao mesmo período do ano anterior, porém elas estão atreladas ao Programa Minha Casa Minha Vida que é responsável por 25% dessas vendas.

Já a comercialização de imóveis de médio e alto padrão, houve um recuo de 16%. O projeto forma jovens entre 16 e 22 anos de idade, com competências para atuar na área da construção civil, fornecendo-lhes conhecimento genérico das atividades a serem desenvolvidas com sociabilidade e ética no mundo do trabalho, além de resgatar a dignidade da atividade do trabalhador da construção civil, por meio do aperfeiçoamento profissional, visando proporcionar oportunidades de trabalho e geração de renda (CBIC, 2011). Ambiente Demográfico Sorocaba é uma mistura de natureza com as mais modernas infraestruturas e serviços. Apenas a 82 km da capital, seus habitantes vêm em busca de uma cidade grande, porém com mais segurança e qualidade de vida quando comparado a capital.

Por isso ela vem crescendo cada vez mais, e mais pra cima. A construção verticalizada tem ganhando destaque devido a esse crescimento acelerado da população, e vem provocando grandes mudanças nas paisagens de nossa cidade. Pós-venda: Garantir que a satisfação do cliente seja plena, atendendo prontamente qualquer reclamação realizada, bem como realizando ligações de acompanhamento. Análise do setor 6. Microambiente O microambiente de uma construtora é composto por variáveis internas, que são “controláveis” e externas, que não são controláveis, sendo que ambas afetam o modo como uma empresa funciona diante de seu mercado. Portanto conclui-se que o sucesso das ações de marketing de um negócio depende, de forma direta, de outros atores do microambiente, tais como os fornecedores, os intermediários, os concorrentes, os clientes e os públicos, além dos elementos internos 6.

Produtos e serviços Os materiais utilizados d são os insumos utilizados na construção prédios, entre outras obras. Fornecedores Os fornecedores são os que oferecem os melhores materiais de construção, isto gera economia na obra. A Construtora negocia com fornecedores que estão comercializando produtos que atendem às normas e contêm os selos de qualidade normas da engenharia. Canais de Distribuição Os canais de distribuição representam o trajeto que o produto deve fazer até ser comercializado ao cliente. Encontra-se uma variedade de canais para atender aos diferentes tipos de público. A forma como o cliente descobre o produto, o momento em que ele precisa dele e como chega até ele precisa estar alinhada com o canal de distribuição. Há 10 anos, o perfil era empresários entre 55 e 60 anos colocando parte de suas finanças em uma residência luxuosa, atualmente não é difícil encontrar profissionais ligados à área de tecnologia, direito e medicina em busca do prazer de morar bem.

Há casos, ainda, de pessoas que adquirem espaços de 700m² em edifícios de alto padrão para viverem sós e com todo o conforto possível. Compradores de imóveis não estão em busca somente de segurança, comodidade e localização prática em relação ao trabalho ou escola dos filhos. Esses compradores desejam satisfazer suas vontades mais peculiares e podem pagar por isso, mesmo que seja por meio de um financiamento. Postura Estratégica Segundo (PAGANO, 2003) a postura estratégica apontará o que fazer, por exemplo, questões como: “Vamos continuar crescendo” ou, “é hora de colher o que plantamos” ou ainda, “precisamos reduzir nossa atividade, preservando algumas conquistas”. com. br/analise-swot-forcas-fraquezas-oportunidades-e-ameacas/ 7 DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O uso da tecnologia na construção civil. Uma boa ideia só se torna realmente uma tecnologia funcional quando construtoras, engenheiros e usuários da obra validam que ela é interessante socioeconomicamente — ou seja, quando traz impactos sociais relevantes.

Um exemplo é o Light Steel Frame, que chegou ao Brasil nos anos 1990, após algumas décadas de aplicação no exterior. Trazido ao país inicialmente por construtoras mais arrojadas, o sistema construtivo foi enxergado com certa desconfiança, a princípio. Confira tecnologias que contribuem para a racionalização e industrialização de algumas delas, temos como exemplo: A etapa de preparação do terreno se beneficia de soluções na área de geomática ou topografia. É possível contar com tecnologias como imagens georreferenciadas obtidas por drones ou scanners na realização de mapeamentos. Disponível em:https://blog. belgobekaert. com. Portanto a Bercial por sua vez, buscou diferencial no seu projeto tornando seu produto mais atrativo e diferenciado da concorrência 8. Planta Moderna A Bercial tona-se mais atraente do que os da concorrência conforme pesquisa realizada.

Trazendo um aspecto de modernidade conforme ilustrações. Figura 12 – Planta Edifício Comercial Fonte: https://www. bing. ENTREGA O cumprimento dos prazos estipulados em contrato é vital para a empresa, pois as multas decorrentes de atrasos inviabilizariam o negócio. A vistoria técnica feita pelos engenheiros e arquitetos da Bercial é uma exigência neste negócio, pois age como uma garantia tanto para o comprador quanto para o vendedor, de que o que foi entregue corresponde ao acordado em contrato. GESTÃO DA QUALIDADE A Bercial atende de todas as normas e procedimentos exigidos pela construção civil, bem como o cumprimento dos prazos conforme contrato entre empresa/consumidor. Gestão de parcerias A Bercial tem o foco nos fornecedores, a fim de conseguir melhores prazos/preços e condições de pagamento; - Parcerias com empresas de venda/locação para a facilitação da exposição do negócio; - Parcerias com empresas do ramo bancário para conseguir melhores taxas de financiamento.

DEFINIÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DE COMPETÊNCIA A Bercial acredita que para ter sucesso em seu ramo cuja margem de lucro é pequena é necessário ter uma equipe eficiente e eficaz. bem como a empresa não se enquadrar em nenhuma situação que a obrigue a tributar pelas regras do Lucro Real. Para presumir o lucro da pessoa jurídica, parte-se do faturamento da empresa, somando-se depois de aplicados os percentuais de presunção e outras receitas sujeitas à tributação. Logo, se trata de um lucro presumido fixado a partir de percentuais previstos na legislação (art. da Lei n° 9. onde tais percentuais de presunção para o IRPJ são de: 1) – um inteiro e seis décimos por cento, para a atividade de revenda, para consumo, de combustível derivado de petróleo, álcool etílico carburante e gás natural; 2) – dezesseis por cento: a) para a atividade de prestação de serviços de transporte, exceto o de carga, para o qual se aplicará o percentual de 8%; b) para as pessoas jurídicas instituições financeiras e equiparados.

O reconhecimento das receitas e despesas deverá obedecer ao regime de competência, ou seja, será contabilizado no mês de ocorrência, independente de quando as receitas serão recebidas e de quando as despesas serão pagas. No entanto, para fins tributários, na apuração de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, as pessoas jurídicas optantes pelo regime de tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Presumido poderão adotar o regime de caixa para fins da incidência do PIS/PASEP e da COFINS (art. da IN SRF nº 247/2002). Ou seja, as receitas só serão computadas na base de cálculo do IRPJ, da CSLL, do PIS e da COFINS no mês do efetivo recebimento. Importa observar que as pessoas jurídicas que tributarem pelas regras do Lucro Presumido terão, como regra geral, suas receitas sujeitas à regra da “Cumulatividade”.

junto a uma instituição financeira com a taxa de juros de 15% ao ano com prazo para quitar o mesmo de 5 anos. Taxas de Despesas E Receitas Financeiras O percentual pago sobre o Rendimento Financeiro pago sobre a sobra de Caixa será de 13% ao ano. O percentual pago sobre a Despesa Financeira paga sobre a falta de Caixa será de 20% ao ano. Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) Í   (Índices percentuais)   JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUMULADO  NO ANO 1989 - - - - - 23,59 30,79 45,87 38,04 38,59 42,35 44,84 830,05% 1990 51,70 70,20 72,48 38,20 1,10 4,43 11,21 13,94 12,39 11,52 12,14 14,15 1.    0,59 7,56% 2011 0,37 0,39 0,44 0,75 2,03 1,43 0,59 0,16 0,14 0,20 0,50 0,35 7,58% 2012 0,67 0,42 0,37 0,83 1,30 1,31 0,85 0,32 0,21 0,24 0,23 0,29 7,26% 2013 0,39 0,80 0,28 0,84 1,24 1,96 0,73 0,31 0,43 0,33 0,27 0,22 8,06% 2014 0,70 0,44 0,22 0,67 1,37 1,25 0,80 0,19 0,16 0,20 0,30 0,25 6,74% 2015 0,70 0,50 0,36 0,65 0,45 1,87 0,66 0,80 0,22 0,27 0,40 0,12 7,21% 2016 0,32 0,52 0,79 0,41 0,19 1,52 1,09 0,26 0,37 0,17 0,17 0,36 6,33% 2017 0,29 0,53 0,36 -0,08 0,13 1,36 0,22 0,40 0,14 0,19 0,28 0,14 4,02% 2018 0,28 0,14 0,23 0,28 0,30 0,76 0,72 0,30 0,17 0,33 0,26 0,13 3,96% 2019 0,40 0,19 0,19 0,49 - - - - - - - - 1,27% FONTE: Base de dados do Portal Brasil® (*) O índice de 1989, refere-se a apenas ao acumulado de 7 (sete) meses. O ROI é uma medida que quantifica o retorno produzido pelas decisões de investimento e avalia atratividade econômica do empreendimento, podendo ser usado nas avaliações de um simples projeto a avaliação de desempenho da empresa em relação ao mercado.

O calculo do ROI é dado pelo pela razão entre benefícios / custos. Simplesmente sua formula é: ROI = (Benefícios / Custos) X100 Adotando-se para saber o desempenho de uma empresa; teríamos a razão entre Lucro Operacional / Investimento. Onde que, o valor do lucro operacional será obtido pelas demonstrações contábeis (Balanço) e o investimento, tratar-se-á do valor monetário total utilizado no projeto. Assim, sua formula é: ROI = (Lucro operacional / Investimento) X 100 Seguem exemplo prático: A) Uma empresa, no mês de setembro, realizou um investimento de R$ 20. O ROI seria um desempenho de link de internet, não é correto dizer que se pode calcular; apenas pode-se medir. Evidentemente, por questões de melhor prática de gestão financeira e operacional, toma-se ações pró-ativas, antes do termino do período de fechamento de um balanço, contrato, etc, ocorra; para que assim as metas sejam alcançadas Dependendo de fatores ambientais, comportamentais, econômicos, financeiros, operacionais e fluxo de caixa, pode-se fazer tal projeção de medida? Seria incorreto afirmar, pois as práticas financeiras em um mercado globalizado requerem gestão de riscos sólida, a fim de mitigar danos ocasionados por um mercado financeiro instável.

Tudo isto, para dizer que o ROI, novamente, não é usando para decisão de investimentos. Seria irresponsabilidade. Portanto a grande desordem é realmente no entendimento das matemáticas financeiras e contábeis. Igual à Taxa Mínima de Atratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença. Menor do que a Taxa Mínimade Atratividade: o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno. Tempo de Payback Período ou Tempo de Payback, é o tempo necessário para que se tenha o retorno sobre o investimento em um projeto. A partir do momento do payback, o projeto passa a ser vantajoso do ponto de vista financeiro. O tempo de payback é visto como um indicador do risco, por isso todo projeto deveria ter como uma de suas prioridades, minimizar seu tempo de payback.

Venda da Construtora Chega um momento ,em que a melhor solução é se desfazer daquilo que se acumula, ou seja, as dívidas da empresa, seria uma solução. A venda da Bercial. Mesmo que seja algo que ainda não foi decidido a Bercial terá que contar com um contador experiente e um advogado para te aconselhar. O contador pode iluminar a situação financeira, ou seja, mostrar onde estão os principais erros que te trouxeram para esse cenário. Isso poderia ser muito útil para determinar como o processo de venda pode ser aliviado. Assim no momento em que tudo referente à empresa deve ser incluído, seus bens, valores, dívidas e tudo mais que faça parte do negócio. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com uma sucessão de acontecimentos negativos, os resultados da Bercial, não chegaram nem próximos do que se esperava; devido atual crise que se encontra a Construção Civil, infelizmente na prática o que se apurou foi o cancelamento temporário das atividades da Bercial, buscando-se evitar maiores prejuízos.

Portanto conclui-se, que tem duas possibilidades para serem analisadas para a situação atual que se encontra a Bercial, uma seria encontrar um investidor e a outra seria a venda da empresa. Assim esperamos que o sócio Wagner Bercial procure sempre pelo melhor negócio, conheça o interessado pela compra ou um investidor e suas reais intenções, para que assim, não aconteça nenhum tipo de problema para ambas as partes. REFERÊNCIAS CARLOS P. Diretrizes Gerais para Formulação Estratégica, Inteligência Assessoria Empresarial, Nov, 2003> Acesso em: 11 maio. PUCCINI A. L. Matemática Financeira. Objetiva e Aplicada-8º Edição – Editora Saraiva >Acesso 23 de maio de 2019. diariodesorocaba. com. br/site2010/materia2. php? id=218001>. Acesso em: 10 maio 2019. php?uf=35>. Acesso em: 14 de maio 2019. Disponível em:www.

sorocaba. sp. bercial. com. br/contato. php > Acesso em: 10 maio 2019. Disponível Fonte: https://www. Disponível em: >http://www. dcc. uem. br/enfoque/new/enfoque/data/1216127297. pdf>. portalbrasil. net/incc. htm> Acesso em: 10 de maio 2019,.

96 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download