PLANO DE NEGOCIO
Dados do empreendimento 1. Missão da empresa 1. Setores de atividade 1. Forma Jurídica 1. Enquadramento Tributário 1. Estratégias Promocionais 3. Estrutura de Comercialização 3. Localização do negócio 4 - Plano Operacional 4. Layout ou arranjo físico 4. Capacidade produtiva/comercial/serviços 4. Estimativa dos custos com mão-de-obra 5. Estimativa do custo com depreciação 5. Estimativa de custos fixos operacionais mensais 5. Demonstrativo de resultado 5. Indicadores de viabilidade 6 - Construção de Cenário 7 - Avaliação Estratégica 7. A finalização da conta é feita pelo próprio cliente também com a utilização do tablet, tendo disponíveis as diversas opções de pagamento oferecidas pelo estabelecimento. Lembrando que uma das grandes vantagens é o acompanhamento, por meio do aplicativo, de quanto está sendo gasto ao longo de cada pedido até a finalização da conta.
A montagem do cardápio é de fácil utilização e a instalação nos tablets é simples. Além disso, o restaurante poderá, a qualquer tempo, alterar, incluir e deletar as categorias, títulos, fotos, descrições e preços, através do módulo gerenciador, sendo todas as mudanças imediatamente refletidas nos tablets. Tal inovação permite uma série de vantagens ao estabelecimento, entre elas: Lançamento de listagem de produtos subdivididos em categorias com seus respectivos preços; Detalhes de cada produto com visualização de fotos ampliadas e descritivo textual; Clientes realizam pedidos de produtos desejados por mesa versus nome do cliente; Visualização imediata pelo administrador dos pedidos em andamento; Visualização imediata pelo cliente do subtotal da conta em andamento; Solicitação de auxilio ao garçom quando necessario; Solicitação imediata de fechamento de conta; Escolha entre os meios de pagamento disponíveis; Controle administrativo de pedidos em andamento; Histórico de pedidos realizados; Personalização do cardápio digital Quanto ao preço, ele é definido pela quantidade de tablets operadas pelo estabelecimento.
Planejar, controlar, organizar e assessora as negociações entre clientes e fornecedores. Transmitir aos sócios da empresa com clareza todas as informações financeiras provenientes aos resultados das vendas. Realizar o acompanhamento, diários, aos pedidos e à execução do plano de ação. Nome: Endereço: Cidade: Estado: Perfil:. Atribuições: Apenas sócia da empresa. Âmbito estadual ( ) ICMS – Regime Simplificado ( ) ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (SISTEMA DÉBITO E CRÉDITO) 1. Âmbito municipal ( ) ISS – Imposto sobre Serviços 1. Capital Social Nº Sócio Valor Participação (%) 1 R$ 6. R$ 8. R$ 6. Estudo dos concorrentes Empresa Qualidade Preço Condições de Pagamento Localização Atendimento Serviços aos clientes Garantias oferecidas Menu App LTDA Alta Médio à vista ou à prazo Aracaju/Se Personalizado Rapidez e eficiência Assistência técnica durante um ano Cardápio Convencional (Papel) Baixa Baixo à Vista Aracaju/Se Convencional Básico Nenhuma Sofia Média Baixo à vista Virtual (Play Store) On-line Básico Nenhuma Conclusões Podemos observar no estudo dos concorrentes que apesar de termos um preço médio, superior ao dos nossos concorrentes, possuímos uma qualidade alta e atendimento personalizado, com condições de pagamento bastante flexível, além de melhores garantias oferecidas ao nosso cliente.
Estudo dos fornecedores Descrição dos itens a serem adquiridos Nº (matérias-primas, insumos, mercadorias e serviços) Nome do fornecedor Preço Condições de pagamento Prazo de entrega Localização (estado e/ou município) 1 Tablet Multilaser 149. à vista ou à prazo 7 dias Extrema/MG Software (Sistema 2 Operacional Android). à vista 2 dias Aracaju/Se 3 - Plano de Marketing 3. Descrição dos principais produtos e serviços Venda de aplicativos em forma de cardápio virtual, instalados em tablets. Processos operacionais Aquisição dos tablets -> fabricação do aplicativo -> instalação do aplicativo -> divulgação -> efetivação da venda -> implantação do sistema no estabelecimento -. pós-venda. Necessidade de pessoal Nº Cargo/Função Qualificações necessárias 1 Atendente Comunicativo, bom relacionamento e atendimento ao cliente. Representante Comercial Comunicativo, poder de persuasão, experiência em vendas externas.
Instalador Habilidade técnicas, experiência no manuseio e instalação de aparelhos digitais, parte elétrica e cabeamento. TOTAL (A) R$ 3. B – Caixa Mínimo 1º Passo: Contas a receber – Cálculo do prazo médio de vendas Prazo médio de vendas (%) Número de dias Média Ponderada em dias à vista 10,00 0 0,00 à prazo (1) 20,00 30 6,00 à prazo (2) 40,00 60 24,00 à prazo (3) 30,00 90 27,00 Prazo médio total 57 2º Passo: Fornecedores – Cálculo do prazo médio de compras Prazo médio de compras (%) Número de dias Média Ponderada em dias à vista 5,00 0 0,00 à vista (1) 10,00 30 3,00 à prazo (2) 20,00 45 9,00 à prazo (3) 30,00 60 18,00 à prazo (4) 35,00 75 26,25 Prazo médio total 57 3º Passo: Estoque – Cálculo de necessidade média de estoque Necessidade média de estoque Numero de dias 15 4º Passo: Cálculo da necessidade líquida de capital de giro em dias Recursos da empresa fora do seu caixa Número de dias 1.
Contas a Receber – prazo médio de vendas 57 2. Estoques – necessidade média de estoques 15 Subtotal Recursos fora do caixa 72 Recursos de terceiros no caixa da empresa 3. Fornecedores – prazo médio de compras 57 Subtotal Recursos de terceiros no caixa 57 Necessidade Líquida de Capital de Giro em dias 15 Caixa Mínimo 1. Divulgação R$ 1. Cursos e Treinamentos R$ 600,00 Outras despesas R$ 0,00 TOTAL R$ 4. Investimento Total Descrição dos investimentos Valor (%) Investimentos Fixos – Quadro 5. R$ 7. Capital de Giro – Quadro 5. Mês 2 R$ 58. Mês 3 R$ 64. Mês 4 R$ 70. Mês 5 R$ 77. Mês 6 R$ 85. Comissões (Gastos com Vendas) 1,00 R$ 52. R$ 529,58 Propaganda (Gastos com Vendas) 3,00 R$ 52. R$ 1. Taxas de Cartões (Gastos dom Vendas) 2,50 R$ 52. R$ 1. Mês 8 R$ 9. Mês 9 R$ 10. Mês 10 R$ 11. Mês 11 R$ 13. Mês 12 R$ 14. Mês 8 R$ 58.
Mês 9 R$ 64. Mês 10 R$ 71. Mês 11 R$ 78. Mês 12 R$ 86. R$ 405,00 R$ 33,75 COMPUTADORES R$ 3. R$ 1. R$ 100,00 Total R$ 1. R$ 133,75 5. Estimativa de custos fixos operacionais mensais Descrição Custo Aluguel R$ 2. Mês 8 R$ 15. Mês 9 R$ 15. Mês 10 R$ 16. Mês 11 R$ 16. Mês 12 R$ 16. R$ 41. Total de custos Variáveis R$ 35. R$ 422. Margem de Contribuição R$ 17. R$ 212. Mês 7 R$ 16. Mês 8 R$ 18. Mês 9 R$ 22. Mês 10 R$ 25. Mês 11 R$ 29. R$ 34. Impostos sobre vendas R$ 1. R$ 1. R$ 1. Gastos com vendas R$ 3. R$ 13. Resultado Operacional R$ 4. R$ 3. R$ 6. Ações corretivas e preventivas: Reduzir ao máximo os custos a fim de fazer o faturamento aumentar. Existem fatores externos que influenciam no desempenho do negócio, aos quais você deve estar atento, monitorando riscos e aproveitando oportunidades.
Há também os internos, onde podem aparecer forças e fraquezas, que devem ser, respectivamente, potencializadas e eliminadas. Por esse motivo, percebemos também que o plano de negócio não é um instrumento rígido, estando sujeito a ajustes em função de mudanças do mercado e do ambiente interno do empreendimento. Assim, é responsabilidade do empreendedor revisá-lo permanentemente. As coisas vão se ajustando a partir das necessidades que vão surgindo, por isso a importância da revisão constante de todos os itens do plano de negócios. O Segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. Informações Gerais Um plano de negócios não garante por si só o sucesso de uma empresa.
Lembre-se de que existem fatores externos que influenciam no desempenho do negócio, aos quais você deve estar atento, monitorando riscos e aproveitando oportunidades. Fatores internos também determinam a continuidade, o crescimento e o sucesso do negócio. O plano de negócios pode vir a ser demandado por uma instituição financeira quando em um eventual pedido de empréstimo. Entretanto, este plano não assegura a obtenção dos recursos, pois cada instituição financeira têm seus próprios requisitos e exigências. Quanto mais claras as ideias em seu plano, melhores tendem a ser os resultados. Um plano de negócio pode ser utilizado para conseguir sócios e investidores, estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo na busca de recursos. Entretanto, o maior usuário do seu plano é você.
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