PIM VI - Gestão Comercial
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Gestão de projetos
Orientador: Prof. Xxx (colocar o nome do professor do fórum ou do tutor). POLO VALPARAISO (GO) 2018 RESUMO Este trabalho tem o intuito de através de pesquisa exploratória e análise de dados desenvolver uma intersecção entre a realidade de uma empresa e a teoria apresentada em sala de aula. A empresa alvo deste estudo é a Cooperativa Frimesa e baseado nas disciplinas Plano de Negócios e Sistemas de Informação em Comércio e Serviços desenvolveu-se um plano de criação de um aplicativo. O estudo também apresentará conceitos aplicados a indústria alimentícia voltados a disciplina de Ética e Legislação trabalhista e empresarial. Lacuna observada 2. Criação do aplicativo 05 06 06 07 08 08 09 09 10 3. PLANO DE NEGÓCIOS 3. Empreendimento 3. Produto 3. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória as percepções adquiridas durante as aulas serão aplicadas em uma atitude intraempreendedora simulada na Cooperativa Frimesa, a empresa escolhida como objeto deste estudo.
O foco deste projeto é após o levantamento de todas as características e práticas organizacionais elaborar um plano de negócios focado na criação de um suposto aplicativo para a área que necessite de uma intervenção gerencial. Por meio de uma análise minuciosa e um diagnóstico organizacional serão aplicados os conhecimentos concebidos com a teoria e serão disponibilizados alguns conceitos para que todo o conteúdo seja assimilado com mais facilidade e clareza. O intuito enraizado no projeto integrado multidisciplinar é verificar se o estudante compreende que o Gestor Comercial deve ter a capacidade de analisar processos e solucionar problemas com destreza e desenvoltura. A empresa escolhida para este estudo tem características diferenciadas e disponibiliza informações na internet, facilitando a análise dos dados.
MARTINS, 2017, p. A sede da Sudcoop funcionava em Francisco Beltrão no Paraná. Em 1978 iniciaram a implantação da agroindústria de suínos na região e atividades operacionais para a implantação do segmento de carnes. Nos anos 80 inauguraram o primeiro frigorifico com capacidade de abate de 500 suínos/dia, produziam basicamente linguiças, carnes curadas e defumadas, salames, copa e cortes in natura. Nesta mesma época a cooperativa adquiriu duas indústrias lácteas, agregando o leite ao seu mix de produtos. Desde então a Frimesa vem crescendo gradativamente e melhorando processos, com uma gestão moderna e focada no capital intelectual. Estrutura organizacional “A Frimesa está entre as trezentas maiores empresas do Brasil com 2,83 bilhões de faturamento e 7. colaboradores diretos” (Relatório Anual, 2017, p. Cresceu 10,35% gerando um resultado líquido de R$ 65,5 milhões, tem mais de 30 mil clientes ativos e as exportações cresceram de mais de 10% usando como comparativo o faturamento de 2016 para 11,38% sobre o de 2017.
Planejamento estratégico Resumidamente a Frimesa tem como metas diferenciar seus produtos pela qualidade que deverá ser percebida pelos consumidores; continuar melhorando sua logística e modernização da cadeia de suprimentos e abrir novos mercados externos. que estão interligados. Principais sistemas utilizados na Frimesa Sabe-se que os sistemas de informação objetivam automatizar diversos processos empresariais, com foco principalmente no controle da produtividade, por este motivo a Frimesa utiliza um sistema conhecido como ERP – Enterprise Resource Planning, que é um sistema integrado de gestão empresarial. Podemos definir didaticamente ERP como um sistema de informação adquirido na forma de pacotes comerciais de software que permitem a integração entre dados dos sistemas de informação transacionais e dos processos de negócios de uma organização. CAIÇARA JUNIOR, 2015,p.
A Frimesa por ser uma cooperativa e movimentar diversos nichos de mercado, sentiu necessidade de automatizar seus processos desde o inicio de suas atividades, portanto possuía sistemas caseiros que faziam basicamente o controle das atividades, dos funcionários e controles financeiros. Este plano de negócios será direcionado ao que chamamos de inovação tecnológica, “é toda e qualquer novidade que uma organização implante para melhorar a forma como realiza suas atividades” (RAZZOLINI FILHO, 2012, p. Neste caso, como haverá integração entre o CRM e o aplicativo, pode-se enunciar que haverá um aprimoramento de um processo já existente através de uma ferramenta tecnológica. Empreendimento O primeiro passo para a elaboração de um plano de negócios é definir objetivos e metas a serem atingidos pelo empreendimento. Os objetivos da Frimesa com a criação do aplicativo mobile B2B são: • Melhorar a comunicação com os representantes; • Melhorar a comunicação com os comércios que revendem seus produtos; • Disponibilizar R$ 5 milhões de reais para a criação do aplicativo; • Disponibilizar 2 anos para a criação e implantação do aplicativo em todos os representantes; • Prover treinamento on-line para utilização do aplicativo para os representantes; • Disponibilizar 14 meses para que os representantes consigam disseminar o aplicativo para os comércios; 3.
• Prover um canal de contato direto para os comércios; • Prever um retorno do investimento em até 5 anos. Isso porque força a corporação a se confrontar com o ambiente. Assim fica mais fácil identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O objetivo dessa análise é gerar informações importantes para tornar a organização mais consciente de suas possibilidades futuras. NOGUERIA, 2014, p. Um plano de marketing sem uma análise SWOT transforma o projeto em algo inviável, pois a empresa precisa conhecer suas forças (strenght), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) para que faça um planejamento estratégico viável. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL A ética é uma ciência que objetiva estudar a moral e a conduta humana.
A palavra ética tem origem grega e significa costume, comportamento, portanto podese afirmar que ética é um conjunto de normas, princípios ou forma de pensar de um grupo em particular, como igreja, faculdade, clube, entre outros. “O interesse maior da ética é compreender a formação dos hábitos, dos costumes e até mesmo das regras e leis que regem determinada sociedade” (ALENCASTRO, 2016, p. Durante muito tempo a ética e os negócios não eram uma boa associação, por este motivo sugerir que os empresários incluíssem ética em suas atividades era incoerente. O fato é que a tendência geral hoje no mundo dos negócios é a arte do êxito sustentável e isso significa a busca do interesse global, em uma espécie de utilitarismo ético aplicado ao mundo dos negócios.
Portanto uma empresa ética é aquela que cumpre com seus compromissos e age de forma honesta com todos que estão ligados a ela de alguma maneira, sendo esses compromissos refletidos pelas expectativas éticas da sociedade. O desenvolvimento das organizações deve acontecer harmonicamente com os sistemas econômico, político e cultural nos quais estão inseridos. “A contribuição da empresa à sociedade deve fazer parte da própria estratégia de sobrevivência das organizações” (ALENCASTRO apud SUNG e SILVA, 1995. p. Portanto como já descrevia Max Weber (2004) a colaboração das empresas à sociedade está na própria essência do modelo capitalista. A Nestlé está simplesmente faturando muito com um bem comum, que é a água, além de estar esgotando este bem pois não obedecem às normas de restrição de impacto ambiental dos poços de água mineral de São Lourenço, de onde retiram a água para fabricação da PureLife, estão expondo a população a riscos desconhecidos (KLEIN, 2012).
Esta situação demonstra diversos aspectos da falta de ética de uma empresa considerada idônea. Sugestões para a Frimesa A Frimesa preza pela transparência e pela ética e nunca esteve envolvida em nenhum escândalo durante todos os seus quarenta anos de mercado, por isso se posiciona como uma empresa que produz “alimentos de valor para as pessoas” (FRIMESA, 2018). A Frimesa tem diversos programas que estabelecem políticas, normas e processos no qual pilares como questões sanitárias, bem-estar animal, biossegurança, rastreabilidade, proteção ao meio ambiente e segurança do trabalhador são estabelecidos. Basicamente uma central de cinco cooperativas que atuam com carne suína e lácteos e com esforço conjunto focam em obter os melhores resultados que provém do arranjo produtivo que envolve processo de entrega de insumos, acompanhamento técnico para o desenvolvimento da criação e entrega.
Este projeto multidisciplinar foi construído sob bases teóricas sólidas causando um casamento perfeito entre conceito e prática. Propiciando o crescimento intelectual e profissional do estudante que hipoteticamente executou o que aprendeu em sala de aula. REFERÊNCIAS ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. ed. CAIÇARA JUNIOR, Cícero. Sistemas integrados de gestão – ERP: uma abordagem gerencial. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. CHIAVENATO, Idalberto. Sobre. Disponível em: <http://www. frimesa. com. br/pt/sobre> Acesso em: 12 julho 2018. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Yamamoto. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. LAUDON, Kenneth C. Saiba quais problemas foram encontrados em cada empresa na Operação Carne Fraca. Disponível em: <https://epocanegocios. globo. com/Empresa/noticia/2017/03/saiba-quais-problemasforam-encontrados-em-cada-empresa-citada-na-operacao-carne-fraca.
html> Acesso em: 27 agosto 2018. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. APÊNDICE A – Declaração de autenticidade de pesquisa DECLARAÇÃODEAUTENTICIDADEDEPESQUISA Eu, Wanderson Ferreira de Andrade, portador da cédula de identidade RG 2.
152 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes