PIM IV - Unip
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Marketing
Através da pesquisa, é possível mensurar todos os benefícios que a empresa terá com relação a isso, garantindo ainda mais produtividade e melhoria dos processos internos de controle de estoque e armazenagem de produtos, como também da expedição para devidos agendamentos de forma efetiva, evitando atrasos de entrega, como também de cobranças do setor financeiro. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 10 2 SCHULZ 11 2. Recursos materiais e patrimoniais – Apresentação da empresa 11 2. Histórico da empresa 11 2. Tempo de mercado 13 2. Recursos Tecnológicos 19 2. Mapeamento do controle de estoque 20 2. Produção 21 2. Possíveis melhorias na produção 22 2. Transporte 22 2. Informações obtidas 29 2. Metodologia 30 2. Planejamento 31 2. Gestão de Comunicação e Mídia 31 2. Perfil do público-alvo 31 2. Portanto, o objetivo central desta pesquisa é entender melhor como que a SCHULZ poderá realizar esta conexão de forma eficaz, para que essa interação seja apresentada e vivida diariamente por todos os envolvidos nos processos de vendas dos produtos.
Para apresentar todas essa problemática, ao longo dos capítulos deste trabalho, serão destacados pontos referentes as disciplinas de Recursos Materiais e Patrimoniais, estudando os recursos básicos para organização estrutural da empresa, principalmente nos setores ligados ao processo da empresa, como também a disciplina de Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado, onde será apresentado o objetivo central da pesquisa realizada, juntamente com os fatores que contribuem para o planejamento geral do processo de pesquisa, e por fim, uma apresentação referente a gestão de comunicação e Mídia, para integrar o projeto com relação aos meios de comunicação da empresa, correlacionando com a forma de que eles serão implementados para alcançar o objetivo final, que é a elaboração da pesquisa descritiva e quantitativa.
SCHULZ O presente estudo partirá como princípio o estudo da empresa Schulz Compressores, juntamente com os procedimentos de logística da empresa, partindo desde o controle empresarial, para também o estudo de cada uma das áreas, até chegar no grande problema envolvendo o trabalho, que é realizar uma análise crítica a respeito da comunicação atual da empresa. Recursos materiais e patrimoniais – Apresentação da empresa A Schulz compressores (vide logo representado pela Figura 1) é a maior fábrica do seguinte de ar comprimido da América Latina e tem uma presença muito forte em todo o segmento no país, não somente na presença, mas também na qualidade que é envolvida na fabricação de cada um dos produtos da empresa, sejam desde compressores, como também os demais produtos destinados como complementares ao tratamento de ar, como também os produtos destinados para uso domiciliar ou industrial.
Figura 1 – Logo SCHULZ Fonte: https://www. Tanto que em 1982, a empresa alcançou a total liderança do segmento no Brasil, e posteriormente, por volta de 1985, a empresa se consolidou na América Latina, expandindo sua tecnologia para fora do Brasil e tornou-se a primeira empresa a desenvolver compressores rotativos de parafuso, uma nova linha, melhorada e com potencial maior em relação aos compressores de pistão, isso tudo com uma linha de engenharia e desenvolvimento própria (SCHULZ, 2022). Ao longo dos anos 90, a empresa teve um crescimento gigantesco e teve que modificar e melhorar ainda mais os seus produtos, visto que, outras empresas estavam buscando entrar no mercado de compressores para tornar-se competidoras da Schulz (SCHULZ, 2022). Atualmente, a Schulz domina o mercado brasileiro e está presente em centenas de países ao redor do mundo, sendo uma das forças no mercado de fornecimento de ar comprimido e equipamentos para usos domésticos, como também para o uso industrial (SCHULZ, 2022).
Tempo de mercado Conforme explanado anteriormente, a empresa foi fundada em 1963 e atualmente, completou 59 anos de mercado, preparando-se para em 2023 comemorar 60 anos de atuação no ramo de controle de ar comprimido. A última data comemorada de forma especial pela empresa, como notícia bastante divulgada, tanto na empresa internamente, como para fora, foi aos 57 anos de empresa, conforme agradecimento retirado do site da empresa: “[. Estes produtos, podem ser segmentos com relação a compressores de pistão, ferramentas manuais e elétricas, equipamentos de bancadas, lavadores de alta pressão, motocompressores, geradores de energia e também óleos lubrificantes. • Profissional Outra linha de produtos da Schulz é focada para o meu profissional, que da mesma forma que o residencial, também pode ser utilizado de forma profissional. Neste ponto, destacam-se alguns produtos, como ferramentas pneumáticas, purgadores, secadores de ar, drenos, separador de água/óleo e também motores a forma de combustão.
• Industrial Já a linha industrial, é uma linha totalmente voltada para os produtos cujo desempenho será na fábrica, destacam-se produtos como compressores de parafuso, compressor booster, compressores de pistão, filtros de água e óleo, separadores de água e secador de ar. Além dos tipos de produtos principais da Schulz, ela também é especialista e oferece a maior rede de assistência técnica para os seus produtos do Brasil, atuando em consertos e manutenção dos equipamentos, além de instalação ou demais processos que facilitem e promovam comodidade ao cliente. Além de outros centros de distribuição instalados na Europa e nos Estados Unidos. Número de funcionários De acordo com informações passadas pela empresa, a companhia conta com mais de 3000 profissionais dedicados para entregar o melhor resultado para a empresa.
É interessante comentar, que a empresa busca capacitar todos os colaboradores por uma escola de capacitação da Schulz para qualifica-los na entrega dos melhores resultados. Principais clientes Quando se fala de principais clientes da Schulz, não há como descrever toda a imensidão de clientes que são atendidos diariamente pela empresa, como também daqueles que realizam as manutenções, como também a venda de compressores, processo automotivos e outros tipos de negócios também atendidos pela empresa. De forma geral, é possível definir o público, como empresa e pessoas físicas interessadas em produtos de origem brasileira e com qualidade garantida com relação a controles de ar comprimido, setor automotivo e ferramental. Inovação: Soluções com serviços e produtos. Responsabilidade: Compromisso de todos.
Schulz: Marca de confiança. ” (SCHULZ, 2022). Mapeamento da logística da empresa Seguindo o estudo com relação à empresa, é de fundamental importância entender como ela se organiza estruturalmente, considerando todas as funções para cada um dos cargos relacionados. Portanto, gerir o patrimônio é fundamental para entender quais são os principais bens materiais que a empresa detém no mercado, fazendo com que tais bens possam trabalhar em conjunto para melhoria dos recursos patrimoniais e materiais, como também os financeiros. Recursos Financeiros Da mesma forma que os demais recursos, o recurso financeiro é essencial para entender como está o fluxo financeiro da empresa, levando em consideração os apontamentos contábeis que podem favorecer essa análise e constatar como está a saúde financeira do negócio. Para realizar o gerenciamento destes recursos, também são utilizados para verificação os investimentos, depósitos e quaisquer outros bens que podem trazer os devidos recursos financeiros para a empresa, para que possam trazer as devidas possibilidades de gerenciar o caixa de forma efetiva (SUNO, 2022).
E nesta análise, são utilizados meios de análise que podem propiciar um estudo fiel com relação a saúde financeira da empresa, através dos principais relatórios analíticos. Através do mesmo sistema de gerenciamento de estoque, também é possível realizar um controle financeiro baseado nas principais demandas de entrada e saída de dinheiro, como também os controles de formas de pagamento, antecipação de recebíveis, cheques ou cartões, por exemplo. Além dos comentados, alguns outros pontos sobre o sistema serão esclarecidos nas demais funções e mapas estruturais da empresa, que apresentam e colocam ele como um recurso fundamental. Além disso, os maquinários da empresa, sejam eles da produção ou do escritório, contam com a melhor tecnologia para atender as demandas de cada setor, para que todo o trabalho seja realizado de forma constante e com um padrão de excelência garantido.
Mapeamento do controle de estoque O estudo do estoque é fundamental para entender como funcionam as demandas da empresa da produção até a destinação final, dessa forma, este capítulo elucidará como isso pode ser observado dentro da fábrica da SCHULZ e o que pode ser aplicado em cada ponto para melhorar as atividades realizadas. Produção O setor de produção é o coração da empresa, nele, todos os processos se interligam para garantir a rentabilidade da empresa considerando todos os processos financeiros, compras, estoque, entre outras áreas. É fundamental que o setor de produção esteja 100% interligado com toda a fábrica, com a finalidade de garantir a rentabilidade geral. Transporte Em relação a Schulz, este processo ocorre somente na forma de armazenagem, já que toda a retirada é realizada pela transportadora contratada pelo cliente.
Nesse ponto, a utilização é aplicada para receber os materiais dos fornecedores e também o armazenamento delas, como também recebimento de pedidos e processo de separação do material para as empresas. • Gestão da armazenagem: com relação ao processo de armazenamento, essa gestão é realizada pelo setor de estoque através de um controle sistêmico, sempre com autorização para retirada de qualquer material e controle do que é de posse da empresa, como também nas operações envolvendo controle de terceiros. • Separação e expedição: este gerenciamento ocorre pelo portal da Schulz, através de um controle direto do que está sendo finalizado na produção, juntamente com a data agendada com a transportadora para realizar a retirada na mercadoria na fábrica, o que otimiza o processo para estocar de maneira com que as mercadorias saiam de forma organizada em relação ao dia agendado.
Dentre os modais de transporte, a Schulz utiliza no território nacional o modal rodoviário para realizar a ligação entre as cidades e estados do país, conforme já mencionado anteriormente, a partir do agendamento da retirada. Então, basicamente, todo o atendimento ao cliente é realizado por uma empresa terceirizada atualmente, o que de certa forma, dificulta a implementação e comunicação da empresa diretamente com o cliente final, gerando um pouco de desconforto e também atraso em alguns processos internos com relação a algumas demandas, já que existe uma demanda das comunicações. Possíveis melhorias no atendimento ao cliente O atendimento ao cliente, conforme explanado, é feito de forma terceirizada, através de um contato com as autorizadas. Porém, pensando em uma forma de melhorar o processo de comunicação, para trazer uma forma mais fiel de atendimento ao cliente, principalmente para evitar entregas demoradas de todos os produtos fornecidos pela empresa, foi pensando em modelo que pudesse atender essa demanda de forma mais rápida através de uma comunicação via sistema, pelo próprio portal da SCHULZ.
Neste portal, será solicitado a equipe de desenvolvimento de sistemas, que elabore uma plataforma que possa comunicar de maneira rápida, todos os usuários vinculados ao processo, desde a SCHULZ até o cliente final, onde será indicada todas as fases de produção e também os processos internos da autorizada para confiabilidade e transparência das ações da empresa. Gestão de custos e inventário O gerenciamento de custos é fundamental em qualquer empresa de qualquer setor da economia, isso porque, gerir os custos, é essencial para verificar se a empresa está gerando o lucro esperado diante das análises financeiras apresentadas pelas demonstrações de resultado do exercício, como também pelos outros documentos deste tipo de análise. Há também um controle de MRP, conforme mencionado anteriormente, ou seja, o controle do estoque mínimo necessário de cada matéria-prima, como também o estoque de produtos já necessários, de acordo com a demanda já aproximada mensal de saída.
O setor responsável pelo controle de estoque, realiza o seguinte processo para manter o controle: mensalmente, é retirado um relatório de demanda dos materiais, para vislumbrar quais são as maiores necessidades da empresa para contabilizar e evitar falta de estoque. Neste ponto, é comunidade diretamente ao setor de compras, qual a demanda necessária para comprar todos os produtos necessários. Inteligência de mercado: Pesquisa de mercado De acordo com Franckenthal (2022), a inteligência de mercado refere-se a forma com que os líderes terão o devido conhecimento aprofundado para deixar o seu negócio sempre à frente: “Inteligência de mercado é uma estratégia de marketing que consiste na coleta de dados e informações para obter insights. A empresa deve buscar maneiras de reunir esses dados para poder analisá-los e, a partir disso, obter as ideias para aperfeiçoar o próprio negócio.
Os objetivos destacados são fundamentais para que, diante do projeto de pesquisa apresentado, seja possível entender quais são as expectativas com relação a uma melhoria de comunicação midiática da empresa com relação ao cliente final, principalmente quando se fala a respeito das características comportamentais de ambos os lados. Informações obtidas Em virtude disso, esse projeto de pesquisa visa responder os pontos colocados nos objetivos acima, como também responder informações sobre o mercado atual, como também uma nova identidade de comunicação necessária, com a finalidade de entender de fato como o mercado mudou ao longo dos anos com o avanço da tecnologia e das informações mais rápidas e concisas. Além disso, destaca-se aqui o público alvo da empresa, isso porque, a SCHULZ tem um público alvo focado na maioria das vendas em grandes empresas do setor industrial, que na maioria dos processos, necessitam de um sistema de tratamento de ar que possa atender a sua demanda mensal de vendas com relação ao ar comprimido.
Esse público, quando analisa-se nacionalmente, é bem grande e ainda maior quando olha-se mundialmente, principalmente em outras filiais que estão espalhadas pelo mundo e também seguirão o mesmo padrão de entrega da SCHULZ no Brasil. Com isso, sabe-se da necessidade de receber as informações que irão interferir diretamente neste estudo do público, como também, no impacto direto com as ações envolvendo os controles financeiros da empresa, tanto na fábrica matriz, quanto nas autorizadas, já que serão o intermédio deste processo de venda. Diante disso, os seguintes pontos foram apresentados para estudo na pesquisa: 1- Qual a sua empresa? 2- Qual setor você atual? • Compras • Comercial • Gerencia • Administrativo • Outros: _______________ 3- Você já teve problemas com a entrega dos produtos? • Sim • Não 4- Se você respondeu “Sim” na pergunta anterior, indique quais são os principais problemas enfrentados.
• Falha no pagamento • Indicação da transportadora • Falta de dados cadastrais • Falta de resposta da Autorizada • Prazo de entrega • Falta de comunicação ou contato com a Autorizada • Outros: _______________ 5- Você acredita que um contado direto com a SCHULZ facilita a comunicação? • Sim • Não 6- Você estaria disposto a acompanhar o passo a passo da venda em uma única plataforma? • Sim • Não 7- Você acredita que se tivesse um portal exclusivo para acompanhar o passo a passo poderia resolver problemas de atrasos de entrega? • Sim • Não 8- Você acredita que a tecnologia é fundamental para melhora da comunicação? • Sim • Não 9- Se você respondeu “Não” na pergunta anterior, informe o porquê desta opinião: Resposta: ________________ 10- Voltaria a fazer negócio com a SCHULZ? • Sim • Não 11- Caso tenha respondido “Não” na pergunta anterior, informe o motivo pelo qual não faria negócio novamente: Resposta: _________________ 12- O que você acredita que irá melhorar os atendimentos? Resposta: _________________ Através das perguntas apresentadas, é possível realizar um mapeamento de pesquisa com relação aos principais pontos que irão influenciar na montagem da plataforma digital para o acompanhamento dos pedidos, considerando os pontos a serem propostos para auxiliar na prática de comunicação.
Além disso, necessário também mapear como será o fluxo de coleta de dados, considerando o alcance que a pesquisa irá levar a nível nacional. Portanto, para este processo, será encaminhado para todas as autorizadas, o link com relação à pesquisa no Google Forms, onde, ao final do processo de venda, será respondido pelo setor que realizou a compra, independentemente do local que ele trabalha, qual foi a percepção com relação a compra. Este tipo de coleta, será realizada em um determinado período de 3 meses, para estudar ao longo desse tempo como que ocorreu toda a interação da compra. E a comunicação, é o departamento principal para atingir este objetivo empresarial. Objetivos de comunicação Seguindo essa linha de raciocínio, pode-se apresentar os objetivos de comunicação da empresa, ou seja, qual a linha utilizada para apresentar ao público-alvo quais são os benefícios e contribuição social que a SCHULZ entregará para os clientes finais.
Portanto, pode-se estabelecer os seguintes objetivos para a comunicação e mídias da SCHULZ: • Incentivar o conhecimento através de postagens sobre utilização e funcionamento de produtos; • Comunicar os benefícios dos produtos SCHULZ; • Apresentar todos os produtos; • Instruir sobre melhorias de processos; • Fazer com que o usuário interaja com as postagens, através de comentários ou compartilhamentos; • Fazer com que a imagem da SCHULZ se espalhe ainda mais pelo país e pelo mundo; • Comunicar fatos verídicos e de impacto social; • Incentivar no gerenciamento da empresa e influenciar com práticas internas; • Comunicar pelo portal da SCHULZ os acompanhamentos dos processos de compra de materiais. Com estes objetivos definidos, é possível apresentar as melhores condições para que a empresa possa definir quais são as estratégicas de comunicação que serão adotadas para colocar todos estes pontos em prática.
Mix de comunicação O mix de comunicação é uma forma de apresentar os produtos e vende-los de uma forma mais ampla, atingindo assim um número maior de pessoas. Dentro destes pontos, pode-se elencar algumas formas de mensurar os resultados, como sendo: • Análises de documentos financeiros; • Análise de demandas de compra e venda do estoque (giro de estoque); • Análise de relatórios de pedidos de venda em aberto e também finalizados durante um período; • Entradas e saídas do caixa. Comunicação com os Stakeholders A comunicação das melhorias, das vendas, dos processos internos e das rotinas da empresa, é comunicada de forma intrínseca, isso porque, não há uma manifestação constante dos processos. Conforme apresentado anteriormente, a comunicação com os Stakeholders segue o mesmo parâmetro do que foi apresentado, já que estes processos são feitos baseando-se em comunicação apenas pelas mídias sociais e não ainda uma comunicação interna que possa facilitar o processo de comunicação.
Responsabilidade ambiental E neste contexto comunicativo, também não há uma interação constante com a responsabilidade ambiental, isso porque todos os processos de comunicação, são feitos apenas através do site, demonstrando a sua responsabilidade social com relação aos produtos e não uma fidelização constante em redes e mídias sociais. Portanto, pode-se analisar de forma efetiva que ainda falta uma demanda de controle dos processos comunicativos, para que, sejam realizados de forma a contribuir socialmente e não limitada apenas no site da SCHULZ. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANA BEATRIZ. Os 6 tipos de cargas mais frequentes nas rodovias brasileiras. Disponível em: < https://cargox. com. br/blog/os-6-tipos-de-cargas-mais-frequentes-nas-rodovias-brasileiras>. com/ferramentas-de-pesquisas-online/. Acesso em: 27 de outubro de 2021. FRANKENTHAL. Saiba o que é inteligência de mercado e como usá-la em seu negócio.
Disponível em: < https://mindminers. Disponível em: <https://mailrelay. com/pt/blog/2017/04/13/o-mix-de-comunicacao-e-marketing-online/#:~:text=O%20mix%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,rela%C3%A7%C3%B5es%20duradouras%20com%20os%20clientes. Acesso em: 27 de outubro de 2021. MAISPOLÍMEROS. Entenda o conceito de logística e sua importância dentro das empresas. Acesso em 01 de outubro de 2022. PERFORMA WEB. Gestão de mídia: Como melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais. Disponível em: < https://www. performaweb. SABINO. Recursos materiais e patrimoniais: definição e objetivos. Disponível em: < https://centraldefavoritos. com. br/2016/10/16/recursos-materiais-e-patrimoniais-definicao-e-objetivos/#:~:text=O%20gestor%20de%20recursos%20materiais,dos%20seus%20produtos%20e%20servi%C3%A7os. Disponível em: <https://www. schulzsa. com/historia-da-schulz/>. Acesso em: 27 de outubro de 2021. SCHULZ. com. br/pilares/>. Acesso em: 27 de outubro de 2021.
SCHULZ. Schulz completa 57 anos de história. SCHULZ. Unidades. Disponível em: <https://www. schulz. com.
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