ARTIGO História da Psicologia Experimental da Grécia à Leipzig personagens que construíram uma história de experiências

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Apontando os elementos filosóficos de cada período que serviram de aporte epistemológico para Wundt e seus experimentos. Palavras-Chave: Psicologia, Experimental, Wundt, Filosofia. ABSTRACT The present work presents in panoramic form histories of the history of the wisdom, conducting a line of Greece, with the first cosmological hypotheses until arriving in the laboratory of Leipzig with its experimental researches. Without pretension to exhaust the subject, but only to show that the experimental psychology had eras of philosophical foundation built before its appearance. Pointing out the philosophical elements of each period that served as an epistemological contribution to Wundt and his experiments. Abrindo o leque para as consequências dessas ideias para o laboratório de Leipzig e para os métodos de pesquisa existente nos dias atuais. Da Grécia à Leipzig Como ponto de partida iremos recorrer aos filósofos da antiguidade, por isso intitulamos esse momento de “Grécia” para rotular os primeiros grandes pensadores, mesmo sabendo que nem todos residiam na Grécia.

Considerando o que pontual o historiador da educação Mario Manacorda (2010), que no Egito existia um saber sólido antes mesmo dos primeiros enlaces com o saber serem conjurados em terras helenistas, veremos que pontuar os primórdios do sabedoria por “Grécia” é a penas um gesto pragmático para organização deste trabalho, assim como, para limitar o nosso início aos pensadores que corriqueiramente são relatados nos texto de introdução filosófica. UM BERÇO CHAMADO GRÉCIA. Comecemos pelos pensadores intitulados de pré-socráticos. Matta, 2010) E considerava a água o elemento princípio de todas as coisas. E acreditava que todos os seres provinham da umidade e que a terra flutuava sobre a água. Anaximandro de Mileto (século VI a. C. discípulo de Tales, por sua vez, entendia que o elemento que determinava a origem do universo é o áperion, o indeterminado, infinito, indefinido ou ilimitado.

Perceba que uma linha vai sendo criada até o momentos de racionalidade, intuição e observação, o que vai se tornar características da psicologia experimental na modernidade. Heráclito de Éfeso (século VI-V a. C), considerado como o primeiro antropólogo. Conhecido na Antiguidade como “o Obscuro”, pela dificuldade de se interpretar seus escritos. Chauí, 2010) É dele o pensamento que diz que não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, porque tanto o rio como nós estamos em constante mutação, nunca somos os mesmos. Zenão de Eleia (século V a. C. justificava a unidade e imobilidade do Ser. É considerado o fundador da dialética. Empédocles de Agrigento (século V a. são considerados atomistas e entendem que o átomo é partícula indivisível e invisível e é o elemento primordial do universo.

Preocupação com política, ética e a teoria do conhecimento, são pontos tratados em seus escritos. Podemos observar que traços de ciência e pesquisa já são visto nesta época. A saída do místico e hipotético do panteão religioso, para a observação da natureza na busca por respostas sobre a origem do universo 1. Sofistas e Sócrates, a filosofia na polis Se inaugura uma nova fase na vida dos helenistas com a polis. IDEM) Colocar o homem no centro da discussão filosófica é, sem dúvida, uma forte contribuição para o que venha ser a psicologia experimental no século XX. Os sofistas tiveram um adversário à altura. Outro forte nome da polis grega, Sócrates. Nascido aproximadamente no ano de 469 a.

C. A filosofia inaugural da polis grega também serviu de base para os dois próximos nomes da construção do saber que iremos tratar neste trabalho. Platão e Aristóteles, um duelo pelos séculos. Platão, nascido em Atenas foi discípulo de Sócrates, sai de sua cidade natal após a morte de seu professor. Faz uma obra com as falas, discussões e ensinos de Sócrates que abrilhantou a filosofia ao longo das eras. Além, é claro, dos seus próprios ensinos e contribuições. Mas, o uso da razão e o idealismo são elementos que mais influenciaram as gerações que o seguiram. Até mesmo o embate dessas ideias com as ideias de seu discípulo Aristóteles contribuíram para o que veio a ser a filosofias em eras posteriores.

Como já mencionamos, o embate dessas duas figuras históricas foi uma marca para as construções e desconstruções do saber nas gerações seguintes. Aristóteles, discípulo de Platão e opositor (a posteriori) do idealismo platônico defendendo que a verdade está no mundo a nossa volta. Kim, 2011) Na problemática dos universais, enquanto Platão dizia que as qualidades universais residiam no mundo das ideias, Aristóteles afirmava que estava aqui na Terra no mundo dos sentidos. Elementos característicos do pensamento filosófico que influenciaram e influenciam o pensamento filosófico e científico. Na era chamada Idade Média, a disputa a disputa entre ideal e essência perda, como iremos ver no pensamento de Santo Agostinho. AGOSTINHO E TOMÁS DE AQUINO, COLUNAS PARA ÉTICA.

Toda casa precisa de colunas bem fortes para sustentar o peso do teto e amarrar as paredes. Podemos apontar Agostinho e Tomás de Aquino como essas colunas, que mesmo em posições filosóficas oposta (Agostinho Platônico e Tomás de Aquino Atistotélico), podemos ver como estes influenciaram a ética no período chamado idade média. Deus é a origem do mal? Essa pergunta permeia o sua obra intitulada Livre Arbítrio, onde o autor afirma que a origem do mal está no ser humano. Inclusive uma de suas celebres frases é dito que “o que tornou Adão capaz de obedecer as ordens de Deus também o tornou capaz de pecar”; (KIM, 2010, p. A ética agostiniana é de caráter pessimista, pois vê no homem toda instrumentalidade para tornar-se mal, mas também não é de um pessimismo totalitário e fatalista, até porque Agostinho via no homem a instrumentalidades para tornar-se bom.

A lógica é simples: primeiro, o ser humano é racional; segundo, para que sejam racionais o ser humanos precisam de livre-arbítrio; terceiro, significando que sejam capazes de escolher entre o bem e o mal; quarto, os seres humanos podem agir bem ou mal; por fim, sendo assim, Deus não é a origem do mal. A teologia de Agostinho influenciou nitidamente a Reforma Protestante (1517), principalmente a teologia de Lutero e Calvino (este último citou Agostinho mais de 10 mil vezes em seus livros e sermões). A importância de Agostinho e Aqui para o ponto central da nossa pesquisa é o fato desse dois pensadores medievais (um abre a idade média e outra é porta de saída) é o papel fundamental que os dois tiveram para a Reforma Protestante e a contrarreforma católica.

Dois movimentos que tornaram a ciência mais livre para todas as construção que surgiram no século XVI em diante, inclusive para que um dia tivéssemos a psicologia experimental. Poderíamos citar diversos outros pensadores dessa época, mas sem sombra de dúvidas, nenhum outro influenciou mais os seus dias e as eras posteriores do que esses dois. Mas a edificação não parou por aí, a modernidade trouxe nomes que também acresceram tijolos para o surgimento da psicologia experimental. MODERNIDADE, TIJOLOS EM LARGA PRODUÇÃO. A grande diferença que essas obras e muitas outras fizeram no contexto social daquela época foi o delineamento do espírito individualista que tornara-se característico na Europa. Filosofia Moderna: tijolos são individuais, mas uma parede precisa de muitos.

Na modernidade, aquela discussão medieval sobre que é real, é substituída por uma nova temática: como é possível o conhecimento do real. Mattar, 2010) Podemos apontar alguns nomes que foram importantes para essa época, assim como para os dias atuais e também para a psicologia Experimental. Dentre tantos nomes, podemos citar aqueles que representam muito bem o zeitgeist desta época. Hobbes tem como coluna principal de seus estudos a afirmativa de que “o homem é uma máquina”. Durant, 2012) Em sua principal obra “Leviatã”, ele afirma que o universo é corpóreo e tudo é físico. Daí chegar à conclusão de que o homem é inteiramente físico, e portanto, uma máquina. A terceira pedra desta edificação, René Descartes, é aquele que mais influenciou o pensamento racionalista. Nascido em Tours, na França, foi educado no Jesuit College Royale, em La Fleche.

Ele formulou quatro premissas e uma conclusão: primeira premissa, a imaginação é uma força poderosa no ser humano; segunda premissa, ela pode ultrapassar nossa razão; terceira premissa, a imaginação pode levar a verdades e falsidades; quarta premissa, podemos ver beleza, justiça ou felicidade onda elas não existem realmente; e conclusão é: A imaginação nos desvia do caminho. Como a imaginação levava a uma falsa liberdade e felicidade, Pascal aponta o caminho o voluntarismo: A decisão de mudar. Durant, 2012) John Locke (1632-1704), filho de advogado inglês, estudou primeiro em Westminster School, em Londres e depois em Oxford. Ficou admirado com a abordagem empírica do químico Robert Boyle, de quem se tornara ajudante nos trabalhos experimentais. Para Locke, tudo que sabemos é adquirido através da experiência, que o ser humano nasce uma “tabua rasa” e em cada experiência o conhecimento é inscrito em sua mente.

Nascido em Konigsberg, até então Prussia. Escreveu diversas obras, uma delas, Crítica a razão pura, Kant estabelece limitas do alcance da razão. Uma obra revolucionária para um momento onde a razão pura era vista como o objeto mais desejado nos experimentos e nas pesquisas da época. Fazendo uma separação entre o mundo das coisas sentidas e o mundo das coisas em si. Mostrando que aquilo que percebemos ou experimentos a respeito das coisas não é capaz de as descrever na genuinidade daquilo que são. Ainda temos mais um nome para relatar. Aquele que é chamado de pai da psicologia moderna, também pode ser chamado de pai da psicologia experimental. WILLHELM WUNDT, A CASA GANHA CONTORNOS MAIS DEFINIDOS Nascido em 1832 na Alemanha, quarto filho de uma família e longa tradição de conquistas intelectuais.

Estudou nas universidades de Berlim, Tübingen e Heidelberg, onde formou-se médico no ano de 1856. Foi assistente do médico Hermann von Helmoholtz, conhecido pelo seu trabalho sobre a percepção visual. Ele não os vias como mutuamente excludentes, mas como interativos e os descrevia em uma relação “física e psíquica”. Schultz & Schltz, 2010) “Ele passou a se concentrar no estudo de sensações humanas, como a sensação visual de luz, por considera-las agentes que ligam o mundo físico externo aos mundo mental interno”. IDEM) Para Wundt, o objetivo principal da psicologia experimental é fazer uma descrição exata da consciência. Aqui vemos o caráter descrito que este pensador impunha em seus experimentos. Isso significava que o pesquisador deveria se restringir em descrever os fenômenos, sem que viesse fazer inferências ou deduções a partir dos mesmos.

Em Wundt não temos o fim da construção, mas temos uma obra que ganha contornos, mas que prossegue pelas gerações seguintes, se atualizando e contextualizando as contingencias e imperativas do Ser de sua época. Hoje a psicologia experimental prossegue com pesquisa sobre o comportamento observável. Com um grande diferencial, o laboratório agora são as ruas. Está voltada para o comportamento, mas com o corte epistemológico e com novos paradigmas. Por isso, o convite é colocar a mão na massa, pois ainda tem muito para se produzir e se experimentar nessa obra. Desenvolvimento da Psicologia Experimental. Universidade Federal do Rio grande do Sul. HERMETO & MARTINS, Clara M. e Ana Luisa. O Livro da Psicologia. º Edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2010. MATTAR, João.

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