PIM iii DA UNIP

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Polo Unip XXXXXXX – Cidade/Estado 2019 RESUMO Os aspectos econômicos em um órgão público devem ser integralmente associados aos métodos inovadores. A administração dos recursos humanos propicia a crescente integração econômica do país, o que tem sido um fator importante para a economia englobando as condições comerciais, produtivas e financeiras. O controle da área financeira é imprescindível para manter a estabilidade, pois a estrutura e o posicionamento determinam as possibilidades de atuação. A consideração por meio da análise da pesquisa qualitativa dos dados apresenta as observações das atividades administrativas que são aplicadas e que contribuem para o desenvolvimento, com seus princípios, propriedades e indicativos de gestão aplicada às circunstâncias das atividades da entidade. A análise dos dados estatísticos propicia um melhor diagnóstico das necessidades e da regularidade dos processos, diminuindo os impactos causados pelas divergências enfrentadas para a diferenciação.

Estatística Aplicada. CONSIDERAÇÕES FINAIS 19 4. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO. Atualmente as instituições visam o desenvolvimento e equilíbrio, por meio de perspectivas de melhorias diante das crises econômicas. RECURSOS HUMANOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. A gestão de pessoas no setor público dispõe de elementos distintos do setor privado, tendo em vista que os conceitos essenciais são associados às finalidades estratégicas da instituição principalmente quanto ao desenvolvimento dos servidores. As entidades passam por processos de atualização constantemente, pois necessitam garantir a qualidade dos serviços prestados visando a valorização. Portanto, para manter a competitividade a administração pública apresenta diversas estratégias com auxilio da tecnologia para garantir a inovação nos procedimentos que envolvem as pessoas. Os Recursos Humanos atuam no âmbito de princípios e de pessoas.

de 15 de janeiro de 2018, que altera o Decreto nº 9. de 13 de março de 2017, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Fazenda. Organograma Ministério da Fazenda. Fonte: (Relatório Gestão de Pessoas M. F. Referente à Legislação Aplicada a Gestão de Pessoas, em 2018, verificou-se a edição de 137 atos do Ministério onde foram analisados diariamente as normas e regulamentos editados pelos órgãos competentes de forma a melhor orientar as unidades de gestão de pessoas e os servidores. Fonte: (Relatório Gestão de Pessoas M. F. pg. Os apontamentos dos Órgãos de Controle apresentaram as auditorias preventivas realizadas pela própria Coordenação- -Geral de Gestão de Pessoas (Cogep), por meio de informações extraídas pelo Siape, e o efetivo acompanhamento das diligências remetidas pelos órgãos de controle.

A seleção para provimento de cargos efetivos ocorre por concurso público, nos moldes previstos na Constituição Federal de 1988, na Lei nº 8. e no Decreto nº 6. São considerados, dentre outros fatores, a evasão de servidores, número ideal de servidores por atividade, complexidade da estrutura do órgão, disponibilidade orçamentária/ financeira e projeções futuras do quadro de pessoal. Em relação a Seleção e Recrutamento de Pessoas, assim como na remoção e alocação, os principais órgãos, ou seja, aqueles estruturados em carreiras possuem políticas e estratégias definidas para Seleção e Recrutamento de Pessoas. A PGFN adota o Processo Seletivo Unificado (Portaria PGFN nº 771/2015). O valor agregado dos recursos humanos e meritocracia, como valor agregado, foram apresentados em formas de motivação e reconhecimento do trabalho dos servidores, os quais foram mensurados por meio das políticas de qualidade de vida e reconhecimento profissional.

Como exemplo, a citação do Prêmio Desempenho Funcional e o Prêmio de Criatividade e Inovação da RFB e a Medalha Noé Winkler que tem o objetivo de reconhecer aqueles servidores que se destacaram e que demonstraram desempenho em padrão de excelência. Em 2018 as ações voltadas à saúde e qualidade de vida por meio do Exame Médico Periódico foram lançadas com o objetivo de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida do servidor. Também foram realizadas ações de qualidade de vida no trabalho, as quais contribuíram para a manutenção de um ambiente de trabalho positivo e saudável, o que favorece o bem-estar e a produtividade da coletividade organizacional. Em razão de sua complexa estrutura, o orçamento para a Capacitação dos servidores do Ministério da Fazenda foi dividido por unidades, de forma que cada uma delas tinha autonomia para definir sua própria Política de Desenvolvimento e Capacitação.

O Ministério da Fazenda foi escolhido para essa pesquisa por dispor de conceitos ideais de recursos humanos da administração pública com um exemplar desenvolvimento, capacitação de pessoas, motivação e qualidade nos serviços prestados. Sugere-se que a gestão de pessoas seja realizada juntamente com as outras áreas que abrangem a administração pública, demandando os planejamentos de desenvolvimento e capacitação dos servidores, possibilitando assim um aperfeiçoamento nas habilidades para atendimento à sociedade e prestação de serviços de qualidade. A gestão de recursos humanos compreende diversas práticas organizadas das obrigações da instituição e pessoas. O intuito da gestão de recursos humanos na administração pública deve ser voltado para contribuir com o órgão público no sentido de progredir as capacidades distintas adquirindo dessa forma um excelente desempenho e a expansão da entidade, assim como dos servidores que trabalham no Ministério.

Conclui-se, portanto que gestão de pessoas do ministério da Fazenda deve ser modificada para atender os padrões de ação e criar novas estratégias de para melhoria dos resultados e produtividade, capacitando os gestores para alcançar os objetivos da organização. As Demonstrações Contábeis (DCON) do Ministério da Fazenda são criadas fundamentadas nas leis e normas contábeis vigentes no Brasil, em consonância com os dispositivos da Lei nº 4. do Decreto-Lei nº 200/1967, do Decreto nº 93. da Lei nº 10. e da Lei Complementar nº 101/2000. Abrangem, também, as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) 7ª edição e o Manual SIAFI, ambos da Secretaria do Tesouro Nacional.

O patrimônio líquido (PL) representa a diferença entre o total dos ativos e o total dos passivos, sendo uma importante referência sobre a situação patrimonial da entidade. Balanço Patrimonial Consolidado - Ativo e Passivo (Ministério da Fazenda) Fonte: (Demonstrações Contábeis M. F. pg. Os indicadores mais importantes que propiciam o entendimento da situação financeira da entidade são os de liquidez, rentabilidade, endividamento, e das atividades, usados para medir a capacidade da empresa, calculando e obtendo os resultados dos demonstrativos financeiros. Total = 0,6701928 Ativo Circulante + Realizável a longo prazo 999 + 3. Passivo Circulante + Passivo não circulante 982 + 5. Total = 0,6983918 Fonte: (elaborado pelo próprio autor). Os cálculos foram feitos com base no Ativo Circulante somado ao Ativo Realizável em Longo Prazo dividido pelo Passivo Circulante somado ao passivo não circulante.

De acordo com as demonstrações contábeis os direitos a receber em longo prazo são considerados: créditos tributários, créditos previdenciários, dívida ativa, empréstimos e financiamentos concedidos e créditos de operações especiais. Portanto no cálculo do ativo, o índice de liquidez seca é inferior ao de liquidez corrente. Conforme Santos (2005), “esse índice diferencia‑se do quociente de liquidez corrente por excluir, do ativo circulante, os valores referentes aos estoques (SANTOS, 2005, p. Conforme as demonstrações contáveis de 2018 do Ministério da Fazenda: “Os estoques, que são avaliados e mensurados da seguinte forma: nas entradas, pelo valor de aquisição ou produção/construção; e nas saídas, pelo custo médio ponderado, conforme art. da Lei 4. Demonstrações Contábeis M.

Foram realizados os cálculos de Ativo Circulante menos o Estoque dividido pelo Passivo Circulante dos anos de 2018 e 2017. Ativo Circulante - Estoque = (1. Passivo Circulante = 1. Total = 1,2783603 Ativo Circulante - Estoque = (999 – 4) = 995 Passivo Circulante = 982 Total = 1,0132382 Fonte: (elaborado pelo próprio autor). O Índice de Liquidez Corrente analisa a capacidade da instituição de conseguir liquidar as dívidas em curto prazo. Portanto das obrigações a pagar do Ministério da Fazenda (R$ 7. bilhões), cerca de 76% (R$ 5. bilhões) é relativa a Dívida Pública do Governo Federal e 16% (R$ 1. é o passivo atuarial (benefícios previdenciários: aposentadorias e pensões) do Regime Próprio dos Servidores Públicos do Poder Executivo Federal”. Demonstrações Contábeis M. O grau de endividamento foi calculado com a divisão do total passivo pelo total ativo do Ministério da Fazenda em 2018 e 2017, 2018 2017 Total Passivo = 7.

Total Ativo = 3. X 100 = Total = 227,12% Total Passivo = 6. Total Ativo = 2. X 100 = Total = 233,60% Fonte: (elaborado pelo próprio autor). O Ministério apresentou uma real necessidade de recomposição da força de trabalho (Concurso Público), principalmente nas áreas finalísticas. Conforme o quadro apresentado no relatório em 2018 o Ministério da Fazenda enfrentou uma redução de 1237 servidores. As Diretrizes Estratégicas Correlacionadas no Ministério da Fazenda relacionadas às pessoas realizou a implantação de um novo modelo de Gestão de Pessoas com objetivo em gestão por competências, racionalização qualitativa da força de trabalho, desenvolvimento e capacitação e avaliação de desempenho. Fonte: (Relatório Gestão M. F. Compreende-se que as estatísticas voltadas para os recursos humanos da administração pública, conforme as pesquisas foram para a consonância entre as capacidades dos servidores e qualificação.

Foram verificados os salários, capacitação e planos de avaliação de desempenho do quadro funcional, na elaboração de plano de previdência complementar e de fundos de pensão e de estimativa de custos e despesas. CONSIDERAÇÕES FINAIS A presente pesquisa tem como objetivo a análise dos aspectos que abrangem a compreensão dos recursos utilizados pelo Ministério da Fazenda em 2018 de maneira clara e atualizada, inteirando as dificuldades apresentados pelo órgão público. Os estudos permitiram um entendimento da situação financeira e da gestão de pessoas, demonstrando como foram realizados os procedimentos e ações, envolvendo as peculiaridades da entidade, de acordo com sua cultura, comportamento e competência. A avaliação da estrutura da Gestão de Pessoas e permite a compreensão das dificuldades e impasses no âmbito organizacional, onde foram necessárias as determinações e ponderações tanto operacionais quanto financeiras para equilibrar os padrões do sistema de gestão de recursos humanos no serviço público que demandam adequações proporcionam a efetividade por meio de investimentos em tecnologia, procedimentos administrativos e operacionais, treinamentos e desenvolvimento de pessoas, avaliações de desempenho, entre outros fatores que contribuem para a competência administrativa.

rev. e atual. Caxias do Sul: Educs, 2007. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. de. Tomada de Decisão Gerencial: Enfoque Multicritério. São Paulo: Editora Atlas, 2002. Ministério da Fazenda: http://www. economia. São Paulo: IOB‑Thomson, 2005.

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