PACOTE TURÍSTICO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PCD
Tipo de documento:Portfólio
Área de estudo:Linguística
POLITICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO 6 2. TURISMO ACESSIVEL 7 2. ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA AUDITIVA E VISUAL (ADAVIDA) 8 2. POLITICAS PUBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS PARA O TURISMO ACESSIVEL 9 3 MARKETING TURISTICO 10 3. TURISMO EM AREAS NATURAIS PARA DEFICIENTE 11 3. c) Turista: É um visitante que passa pelo menos uma noite no destino escolhido. CINCO FORÇAS DO TURISMO É um modelo de análise criado por Michael Porter em 1979, a ideia em si é que utilizando esses métodos, pode nortear a posição da empresa no seu respectivo nicho de mercado. As cinco forças são: 1. Rivalidade entre concorrentes: É onde é avaliada o conflito entre concorrentes de um determinado nicho de mercado. Poder de barganha dos fornecedores: Tem como o objetivo demarcar quanto a sua posição de mercado fica nas mãos do seus fornecedores de matéria prima.
Sendo assim, o Poder Público, tem uma importante responsabilidade na inclusão das pessoas com deficiência, direcionando legislação específicas que possam garantir o acesso a um turismo adequado e compatível a suas limitações (SANTOS; TOMASULO, OLIVEIRA, 2011, p. TURISMO ACESSIVEL Segundo o Ministério do Turismo (MTur) , o turismo é uma forma de inclusão, sem discriminação de acesso de qualquer natureza. Tendo com este objetivo a Mtur tem buscado melhorar cada vez mais e garantir a acessibilidade a todos, apoiando projetos que tenham como objetivo a acessibilidade urbana, e a adaptação de atividades turística, nos mais diversos setores ligado direto ou indiretamente no ramo do turismo. Sobre o Programa Turismo Acessível feito em 2012-2014 que propõe uma série de medidas que tem o intuito de promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiências aos benefícios da atividade turística; Fazendo com que o alcance e a utilização de equipamentos turísticos seja feita de forma segura e com autonomia ao conceder este tipo de inclusão o programa vai ao encontro de iniciativas e projetos do Governo Federal que buscam garantir uma vida com dignidade e igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.
ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA AUDITIVA E VISUAL (ADAVIDA) A ADAVIDA é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, fundada em 07/08/1997 por mães de surdos insatisfeitas com os serviços e recursos do atendimento educacional, sociais e de saúde voltados aos surdos e deficientes auditivos da região do ABC Paulista, pois seus familiares levavam seus filhos para serviços de outras cidades que possuíam atendimentos especializados. A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso: I - a bens culturais em formato acessível; III - a monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos. § 2º O poder público deve adotar soluções destinadas à eliminação, à redução ou à superação de barreiras para a promoção do acesso a todo patrimônio cultural, observadas as normas de acessibilidade, ambientais e de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional De maneira não obstante, o art.
prevê a necessidade da pessoa com deficiência têm acesso à cultura, esportes por meio de medidas idealizadas pelo poder público, bem como, reduzir as barreiras de impostas pela implementação de leis voltadas a acessibilidade 3 marketing turistico O turismo é uma atividade que traz crescimento tanto econômico quanto social e cultural, que ainda não se consolidou de maneira concreta em diversas localidades que possuem muito potencial e atrativos que ainda são despercebidos pela população e Poder Público. O uso do marketing no turismo é essencial para divulgar desejos e necessidades do mercado em geral, afinal é necessário que o ponto turístico se torne visível para atrair, visitantes e turistas, para divulgar e consumir produtos locais, gerando assim fontes de renda para a comunidade local, fazendo com que a economia se desenvolva.
a) Como o Marketing de serviço pode ser uma alternativa para o turismo urbano direcionado a pessoas com deficiências auditiva e visual? Os três p do Marketing de serviço: • Processos: É necessário que o processo para a construção de um pacote turístico para pessoas com deficiências auditivas e visuais, atenda a expectativa de ambos e que surpreenda para que os mesmo voltem. nascenteazul. com. br/acessibilidade-no-turismo-guia-de-viagem-para-pessoas-com-mobilidade-reduzida/) 3. ATIVIDADES TURISTICAS NACIONAIS PARA DEFICIENTES Viajar ainda é um grande desafio para pessoas com deficiências no Brasil e no mundo, é mais do que uma adaptação é uma consciência de que o outro tem condições de se movimentar independente da sua mobilidade (Maria de Fatima Stephan, em feira de turismo em São Paulo,2015). a. O posicionamento por usuários é uma das potenciais alternativas a serem escolhidas Por organizações para estabelecer o posicionamento estratégico de suas ofertas em Determinado mercado.
Visando esse tipo de posicionamento, os produtos e/ou serviços são Elaborados para atender as necessidades ou desejos de um segmento específico de Consumidores (CHURCHILL & PETER, 2005). 4 CONCLUSÃO Concluímos que o nosso Turismo nas esferas municipais, estaduais e nacional, não estão totalmente preparados para atender este nicho de mercado, e que temos uma baixa oferta de atrativos turísticos ao público com deficiência, pois é feito somente o que a legislação exige, não dando opções para que o turista com exigências especiais se sinta incluso no meio turístico. REFERÊNCIAS https://www. infoescola. html Acesso em :28/05/2020 http://www. turismo. gov. br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5534-turismo-se-adapta-para-receber-viajantes-com-necessidades-especiais. html Acesso em :28/05/2020 -https://rockcontent.
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