OS IMPACTOS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SOBRE AS EMPRESAS CONTEMPORÂNEAS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Administração

Documento 1

Com isso, as grandes inovações foram responsáveis pelas chamas Revoluções Industriais ao longo dos anos, tendo início no século XVIII, com a energia a vapor. Na contemporaneidade, é possível observar a presença das chamas tecnologias 4. voltadas para a utilização de tecnologias bastante desenvolvidas, capazes de atuar nos mais diversos setores da economia. No entanto, tais inovações são responsáveis por modificações na sociedade e nas empresas contemporâneas, sejam elas positivas ou negativas, como por exemplo a perda de empregos, a necessidade de maior qualificação profissional, o desenvolvimento de ecoinovações e a maior personalização dos produtos. O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica de diversos artigos sobre o tema e tem como objetivo pontuar quais são as principais modificações geradas pelas inovações tecnológicas na contemporaneidade e, ao final, discorrer sobre o que as empresas podem fazer para se adequar às transformações causadas pela Quarta Revolução Industrial.

Qualificação profissional. Sustentabilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO Revolução Industrial foi o termo dado à mudança dos processos de manufatura (CONTREIRAS, 2015). Para Fernandes (2019) a História mostra que aqueles que aqueles que possuem vantagens tecnológicas são mais prováveis de serem protagonistas, ao passo que quem não detém a tecnologia é, muito provavelmente, apenas coadjuvante. Isso se refere não somente a empresas, mas também a indivíduos e países. Dessa forma, é possível ressaltar que as organizações concebidas no século XX, caso não se adaptem às mudanças ocorridas no século XXI, especialmente com a Quarta Revolução Industrial, terão maiores dificuldades para sobrevirem. Para que tal adequação seja feita, é preciso conhecer melhor as transformações e como estas influenciam diretamente nos empreendimentos.

Assim, uma questão torna-se pertinente: Quais os impactos da Quarta Revolução Industrial sobre as empresas contemporâneas? 2 A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS NAS EMPRESAS CONTEMPORÂNEAS Sem dúvidas, a Quarta Revolução Industrial foi responsável por grandes avanços tecnológicos nas mais diversas áreas do conhecimento, influenciando tanto na vida pessoal, quanto no comércio e na indústria. O foco da indústria 4. é desenvolver alta tecnologia para manufatura, na qual o mundo virtual se relaciona diretamente com o mundo físico e tudo se integra (ABREU et al. Para Contreiras (2015) é preciso que as coisas, na ordem atual, sejam mais simples e práticas. Os objetos são menores, mas isso não interfere na sua capacidade que, pelo contrário, é maior ainda.

Isso pode ser observado nos celulares e nos microcomputadores, que se tornam cada vez menores, leves e finos, mas possuem cada vez maior capacidade de armazenagem de informações e melhor desempenho de outros modelos anteriores e maiores. Pode-se fazer o uso de recursos cada vez amis presentes, como conexão entre smartphones e carros e casas, por exemplo. Outro ponto a ser analisado é a tomada de decisão otimizada. Segundo os modelos do setor 4. existe maior transparências em todos os pontos da cadeia produtiva em tempo real e, portanto, permite interrupções e modificações de acordo com a necessidade (ANDRADE; RAINATTO; RENOVATO, 2019). Nesse contexto, pode ser empregada, também, a técnica de simulação, que é utilizada para criar um programa que representada todo o processo e permite analisar previamente todas as etapas e visualizar possíveis erros (ABREU et al.

O desaparecimento de empresas que não conseguirem se atualizar para se adaptar às novas tecnologias e modelos de negócios pode ser, também, responsável pela redução da oferta de trabalho (FERNANDES, 2019). Para este cenário atual, tem-se o Paradoxo da Automação, segundo o qual quanto mais eficiente for um sistema automatizado, maior será a importância da contribuição humana dos operadores (FERNANDES, 2019). Isso se deve ao fato de os humanos estarem em menor número, porém o seu trabalho ser mais crítico e fundamental na operação das máquinas, o que requer maior nível de qualificação. Segundo estudo do Fórum Econômico Mundial (2018), cerca de 5 milhões de emprego seriam perdidos antes de 2020 devido à substituição por tecnologias como inteligência artificial, robótica, nanotecnologia e outras tecnologias que substituem a necessidade de humanos para trabalho.

Em contrapartida, esses mesmos avanços tecnológicos seriam responsáveis pela criação de 2,1 milhões de novos empregos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante de um cenário tão modificado pela tecnologia, muita coisa deve ser feito para que as empresas que ainda adotam os modelos do século XX se atualizem e passem a incorporar as inovações da Indústria 4. pois sem isso vão ficar cada vez mais pra trás, visto que na contemporaneidade as tecnologias são produzidas em uma velocidade exponencial. No que diz respeito à redução de postos de trabalho, Fernandes (2019) sugere o compartilhamento de empregos, isto é, a redução de horas semanais de trabalho, ou até mesmo a implementação de trabalho em meio expediente, para que assim vários trabalhadores possam dividir um posto de trabalho.

Seguindo a lógica da necessidade de aprimoramento da mão de obra, as empresas devem buscar, investir e valorizar as habilidades (soft skills) sobre a formação acadêmica e experiência profissional (FERNANDES, 2019; FURTADO et al. Para isso, é importante que características como pensamento crítico, aprendizagem ativa, criatividade, inteligência emocional, liderança, resiliência e proficiências em novas tecnologias sejam incentivadas no ambiente empresarial. et al. Indústria 4. Como as empresas estão utilizando a simulação para se preparar para o futuro.  Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. n. p. BECKER, A. et al. Os conceitos da indústria 4. associados a abordagem da capacidade dinâmica. esp. p. CONTREIRAS, P. A. R. As contribuições da quarta revolução industrial para ecoinovações: uma revisão bibliométrica.

 Development, v. p. FREITAS, V. C. World Economic Forum. The future of jobs report 2018. Geneva, 2018. Disponível em: <http://www3. weforum.

92 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download