SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE COMO INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Administração

Documento 1

TEMA/DELIMITAÇÃO 4 3. PROBLEMA 5 4 HIPÓTESE 6 5. OBJETIVOS 7 5. Objetivo geral 7 5. Objetivos específicos 7 6. Frente a tais fatos, elementos e estudos, os brechós são evidenciados como forma de sustentabilidade e consumo consciente, apresentados como uma alternativa a seus clientes, para economizar e paralelamente auxiliar com o desenvolvimento sustentável proporcionando impactos ambientais, culturais e econômicos benéficos para a sociedade. Diante de tal situação contemporânea, busca-se tratar o tema sustentabilidade e o consumo consciente como influência do comportamento do consumidor, delimitando o tema para o caso dos brechós, tendo como análise o caso específico do Brechó Chic Peça Rara. Buscando analisar se tais elementos, sustentabilidade e consumo consciente influenciam ou são motivação de fato, para o consumo dos clientes nos brechós, especificamente no caso do Brechó Chic Peça Rara.

PROBLEMA A pesquisa tratará de analisar do que tratam a sustentabilidade e o consumo consciente, a relação entre eles, o surgimento dos brechós como forte opção de consumo visando a sustentabilidade e o consumo consciente frente ao consumo desenfreado e seus impactos no meio ambiente e na sociedade, e as possíveis motivações e causas do comportamento de consumo dos clientes desses brechós, analisando a sustentabilidade e o consumo consciente como motivação e influência no consumo dos clientes dos brechós. Assim, o principal problema de pesquisa cujo estudo visa responder pode ser expresso pelo seguinte questionamento: O comportamento dos consumidores dos brechós é influenciado pela questão da sustentabilidade e do consumo consciente? Além do problema de pesquisa principal, outras questões também norteiam o desenvolvimento desta pesquisa, expressas conforme segue: O que é sustentabilidade e consumo consciente e qual a relação entre eles? A sustentabilidade e o consumo consciente são alternativas para as empresas e consumidores frente ao consumo desenfreado? Os brechós são uma alternativa de consumo que visa a sustentabilidade e o consumo consciente? O objeto de pesquisa será um estudo sobre o Brechó Chic Peça Rara e seus consumidores, um estudo realizado a partir das características e perfil do brechó em questão e do consumo e perfil de seus clientes, além de estudo com base em revisão bibliográfica da literatura acerca da sustentabilidade, do consumo consciente, e dos brechós e o consumo de seus clientes.

Objetivos específicos São objetivos específicos deste projeto de pesquisa: • Compreender do que se trata o consumo desenfreado e quais são as consequências e impactos que produz no meio ambiente e na sociedade como um todo. • Descrever do que se trata a sustentabilidade e o consumo consciente, qual o vínculo entre eles e como se relacionam com o consumo desenfreado, o meio ambiente e a sociedade, e apresentar a sustentabilidade e o consumo consciente como opção para evitar os problemas causados pelo consumo desenfreado. • Verificar os brechós como uma solução voltada para a sustentabilidade e o consumo consciente usando como objeto de estudo o Brechó Peça Rara, levantando as características do mesmo, o perfil, segmento, missão, visão, valores, produtos e serviços, bem como o perfil de seus consumidores.

• Analisar o consumo e as possíveis causas e motivações dos clientes para o consumo nos brechós, com a sustentabilidade e o consumo consciente como alavancas do processo de consumo nesses brechós, especialmente com base no estudo do Brechó Peça Rara e dos consumidores do mesmo. JUSTIFICATIVA A presente pesquisa se justifica pelo atual cenário mundial, ambiental, cultural e econômico, considerando que o capitalismo, o consumismo desenfreado e as formas de consumo da sociedade se apresentam de maneira divergente e distante das necessidades reais de consumo dos indivíduos, e sobretudo do ecossistema, de forma a utilizar e/ou prejudicar os recursos naturais em escalas muito superiores aos limites ecossistêmicos; e pela necessidade de mudança de tal situação, sendo que com a produção e o consumismo exacerbados e não sustentáveis, os danos ao meio ambiente podem ocasionar sérios problemas ambientais e fenômenos indesejados como o aquecimento global e outras consequências.

Tais formas de consumo, proporcionam sérios impactos sociais, econômicos e ambientais, quanto aos primeiros, criando um ciclo sistêmico de consumo desenfreado e desnecessário, que conforme já foi exposto, proporciona uma cultura de desperdício, de necessidades artificiais e superficiais de relações e apresentações, quanto aos impactos ambientais, Lemos, Silva e Oliva (2013, citados por Cruz e Cardoso, 2018, p. os dividem em três âmbitos: globais, regionais e locais, que são “mudanças climáticas e buraco na camada de ozônio, poluição do ar e perda da biodiversidade, resíduos urbanos e a contaminação do solo, respectivamente”, sendo que os resíduos urbanos e a contaminação do solo relacionados diretamente com os materiais de consumo e seu descarte, sobretudo das indústrias que tratam com negligência a questão do descarte.

Partir de tais problemáticas ambientais, e contraste entre o desenvolvimento capitalista e a proteção dos recursos naturais e o meio ambiente, surgiu o conceito desenvolvimento sustentável, visando equilibrar o desenvolvimento social e econômico com as necessidades e limites ambientais. “e em meio à crise ambiental, empresas de vários setores passaram a operar em busca de inovações tecnológicas e design que favorecessem a produção de bens que empregassem recursos renováveis e que não excedessem a capacidade de regeneração desse recurso, que controlassem as emissões de resíduos e que gerassem produtos "verdes". Surgiu e se expandiu o mercado de biocombustível, de alimentos ecológicos, de produtos menos agressivos quimicamente, de cosméticos que não empregam testes em animais, de revistas especializadas sobre temas da sustentabilidade.

Em uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em 2016 o Indicador de Consumo Consciente (ICC) que foi desenvolvido pelo SPC e CNDL para acompanhar as mudanças nos hábitos de compra em direção ao consumo sustentável, subiu de 69,3% para 72,7% de 2015 para 2016, ou seja, gradativamente os brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo. A mesma pesquisa aponta ainda que os subindicadores do ICC de práticas ambientais e engajamento social também aumentaram: “Os três subindicadores da pesquisa mostram que o brasileiro ainda está em transição (na faixa entre 60% e 80%) em todos os aspectos relacionados ao consumo consciente, embora eles tenham melhorado ante 2015. O subindicador de práticas ambientais saiu de 71,7% para 72,7%; o de práticas financeiras, de 68% para 73,8%; e o de engajamento social, de 68,1% para 70,6%.

” (PORTAL VALOR, 2016) “Referindo-se ao consumo consciente, o brechó é uma alternativa para quem busca mudar seus padrões de consumo e não favorecer o mecanismo da indústria fast fashion, prolongando a vida útil desses itens”. CRUZ e CARDOSO, 2018). De acordo com Halat (2017, p. “O comportamento observável de compra é resultado de inúmeros fatores como necessidades, preconceitos ou crenças profundamente arraigadas”, tais fatores podem ser internos ou externos ao consumidor, conforme imagem abaixo: Figura 1 – Fatores que afetam o comportamento do consumidor Fonte: Halat, 2017. Para exemplificar e aprofundar tais questões, será realizado levantamento, entrevista e análise do Brechó Chic Peça Rara e seus consumidores, a fim de compreender se a sustentabilidade e o consumo consciente influenciam o comportamento do consumidor no caso do brechó. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Os procedimentos metodológicos aplicados para a realização do trabalho se dão por meio de pesquisa de literatura sobre sustentabilidade, consumo consciente, comportamento do consumidor e o surgimento dos brechós como fomento e auxílio na sustentabilidade e no consumo consciente, e um estudo sobre o Brechó Chic Peça Rara, com uma pesquisa bibliográfica que relaciona a questão da sustentabilidade e o consumo consciente como influencia para o consumo dos clientes nos brechós, sendo adotada uma abordagem qualitativa através de textos acadêmicos, revistas, reportagens, artigos, livros, pesquisas, teses e monografias, e de uma análise sobre o Brechó Chic Peça Rara.

Além de pesquisa bibliográfica, será utilizada pesquisa de campo aplicada no Brechó Chic Peça Rara, que propiciará observar os dados e informações concretas do brechó e seus clientes, além da percepção em relação ao Brechó, seu produto e seus clientes. Joinville, n. p. nov 2018. Disponível em: http://portalintercom. org. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Consumo Sustentável. On-line. Disponível em: http://www. mma. PORTAL VALOR. Indicador de consumo consciente melhora no Brasil, mas ainda é baixo. Online. Disponível em: http://www. valor. Acesso em 02 de junho de 2020. ZANIRATO, S. H. ROTONDARO, T. Consumo, um dos dilemas da sustentabilidade.

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