ENDOMARKETING, LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Administração

Documento 1

O endomarketing como uma ferramenta derivada do marketing, vem sendo cada dia mais utilizado como processo de melhoria no clima e tensões existentes na relação entre líderes e funcionários. No entanto abordar o endomarketing, exige que se aborde alguns outros conceitos e teorias levantadas junto a estudiosos do tema, tais como: Chiavenato e Matos (2009,) Bueno (2003), Bekin, (2004), Kotler; Armstrong, (2000), Kunsch, (2003) entre outros. O estudo será analisado sob o aspecto administrativo, psicológico e principalmente sobre o marketing. Palavras Chave: Endomarketing. Comunicação. Contextualizando o Tema Desde os tempos mais remotos o homem tem necessidade de comunicar-se e foi através da evolução da comunicação que houve o desenvolvimento da sociedade como um todo. Sempre houve os grupos com seus líderes e seus comandados, os quais evoluíam ou se desfaziam ao longo de tempo, geralmente em função de uma boa ou má liderança.

Dentro das organizações as pessoas sempre se relacionaram e buscaram o melhor relacionamento com seus clientes externos. Somente a partir do século XX é que desperta nas empresas a conscientização da importância do cliente interno, o qual sempre apresentou diversas crises econômicas e consequentemente desestímulos aos seus colaboradores. Assim, essa problemática situação, tornou-se uma preocupação para os líderes das organizações que se dedicaram a buscar uma nova postura de relacionamento com seus funcionários. Contudo para estabelecer ações motivacionais que envolvam a todos com o espirito de equipe, será necessário rever como está a comunicação interna da empresa, de que forma os funcionários tem acesso a informações, se é que tem, e avaliar os conhecimentos que possuem sobre a missão, a visão e os valores da organização.

É preciso que esses sejam bem transparentes, que informações, objetivos e resultados sejam compartilhados a todos. Problema Mediante os objetivos aqui estabelecidos o foco será ações de endomarketing promovendo melhor comunicação entre o público interno da empresa. Tarefa essa que lança um desafio aos líderes, posto que não é fácil contemplar as expectativas de todos os funcionários e manter o clima de satisfação. Portanto, considera-se relevante estudar com muita atenção quais são as necessidades e expectativas dos colaboradores da empresa e todo o seu entorno, a fim de responder à questão principal: de que forma o endomarketing e a comunicação interna contribuem na motivação dos colaboradores de uma empresa? 3 Justificativa Um dos principais motivos que despertou o interesse em realizar essa pesquisa é a oportunidade de se evidenciar a contribuição do endomarketing e da comunicação interna em promover a motivação dos colaboradores em uma empresa e demonstrar que essa motivação é fundamenta para sua produtividade.

H3: O endomarketing visa a melhorar a imagem da organização a partir do seu público interno para o consumidor final. H4: O endomarketing melhora a comunicação e o ambiente interno reduzindo as crises entre funcionários e os seus líderes. delineamento do Estudo Estabelecer e aplicar ações de endomarketing promovendo melhor comunicação entre o público interno da empresa, reduzindo os conflitos, aumentando a produtividade e colaborando para construir uma imagem positiva da organização junto ao público externo. Enquadramento Metodológico Adotando o conceito de Fortin, (1999) “A fase metodológica operacionaliza o estudo, precisando o tipo de estudo, as definições operacionais das variáveis, o meio onde se desenrola o estudo e a população” (FORTIN, 1999, p. Com esta perspectiva, este estudo terá o processo metodológico, fundamentando as opções tomadas, com o objetivo de reger todo o processo de investigação.

Giuliani, (2006) alerta que nesse cenário as empresas estão se dedicando a entender os desejos e necessidades de seus clientes/consumidores, porém, sem descuidar-se do seu cliente interno (GIULIANI, 2006). São os funcionários os primeiros a transmitirem a imagem da empresa para o público externo, Cury (2005), alerta que cada organização possui regras, conceitos, os quais devem ser trabalhado com cada colaborador, para que levem uma boa imagem da empresa ao mercado externo, portanto é fundamental que os líderes mantenham uma boa postura perante os mesmos (CURY, 2005). Dentro de um grupo social cada membro pensa, age, trabalha de forma distinta. O compartilhamento desses valores é que formam a cultura organizacional, que de acordo com Souza (1978, é a troca de cultura entre os membros de uma organização que criam um clima de vai-e-vem de troca de experiências, ao mesmo tempo em que um indivíduo influencia seus colegas de trabalho, também é influenciado por eles (SOUZA, 1978).

Dentro de uma organização, conforme Gil (2001), algumas pessoas se sentem motivadas por um simples elogio, no entanto outras só por um reconhecimento financeiro, além daquelas que somente através de um reconhecimento profissional (GIL, 2001). SANTIAGO, 2010). No entanto, para se obter esse resultado é fundamental que haja uma boa comunicação e muito diálogo. Sobre a questão da melhor produtividade de funcionários satisfeitos Cobra (2010), também tem essa convicção e afirma que a motivação dos colaboradores é vital e faz toda a diferença em uma organização: "Pessoas motivadas são pessoas lucrativas, empresas melhores para as pessoas trabalharem se tornam mais rentáveis, sólidas e competitivas. COSTA, 2010; p. Na concepção de Brum (1998) o endomarketing deve ser conduzido em parceria entre com outras áreas da empresa, tais como a área de marketing e a de recursos humanos; a primeira detém o Know-how necessário para a conduzir o projeto, enquanto a segunda tem o conhecimento e a facilidade de acesso ao público alvo.

Eduardo Pinto (1994), também registra a evolução e importância da comunicação empresarial, ele relata que: Como afirma Eduardo Pinto (1994): A comunicação empresarial dá um salto, nestes tempos de globalização da economia: deixa de ser acionada em 15 situações emergenciais para inserir-se como um sistema estratégico fundamental para auxiliar a organização a atingir suas metas e para otimizar relações interpessoais – base essencial do sucesso da empresa. Comunicação empresarial, em tempos de modernidade administrativa e tecnológica, é uma aliada inquestionável para trabalhar a identidade da empresa face aos seus objetivos mercadológicos (PINTO, 1994, p. Partindo do princípio que a comunicação é base do relacionamento humano, pode-se transpor para os relacionamentos das pessoas dentro das empresas. Brum (2010) afirma que “Há quem diga que a comunicação é o reflexo de uma empresa” (Brum 2010 p.

Enquanto que DRUKER (1964) conclui que “Administração e Comunicação internas são atividades interligadas. Considerações Finais A proposta deste projeto consiste em contribuir com as pesquisas já existentes sobre um tema cada vez mais relevante no mercado. Os consumidores estão cada vez mais atentos as atitudes sustentáveis das empresas e suas ações sociais. A preocupação com a qualidade de vida dos seus colaboradores é um dos principais pilares para a construção de uma boa imagem de marca. Em contrapartida demonstrar-se-á uma boa estratégia de comunicação melhora o relacionamento entre líderes e funcionários promovendo um rendimento melhor na produtividade das organizações. Calendário ATIVIDADE DATA DATA DATA DATA DATA Apresentação do Pré-Projeto Levantamento bibliográfico Pesquisa Fechamento do Projeto Qualificação Ajustes e Finalização do Projeto Entrega da Dissertação Referencias ARGENTI, P.

Téc. Senac: a R. Educ. Prof. BEKIN, S. da C. Comunicação Empresarial: Teora e pesquisa. São Paulo: Monole, 2003. CERQUEIRA, W. Endomarleting: Educação, e cultura para a qualidade. COSTA, D. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublidense, 2010. CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2008. KEMPENICH, M. Marketing Biruta: como reorientar as empresas, os negócios e a si próprio em tempos de rápidas e bruscas mudanças. Salvador: Casa da Qualidade, 1997. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, G. Introdução ao marketing 4. Endomarketing. Material didático. Curso Politécnico em Recursos Humanos. Universidade Estácio de Sá. Campos dos Goytacazes, 2006. pdf> Acesso em: 16. SOUZA, E. L.

P. Clima e cultura organizacionais: como se manifestam e como se manejam. HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2003.

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