Os efeitos da Arteterapia na aprendizagem infantil
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Pedagogia
Assim sendo, considerando as crianças em fase não-verbal, ser mais acessível a mais alunos. Por isto, torna-se uma alternativa bastante eficaz no lidar com as emoções e a própria compreensão de mundo e maturação física e emocional. PALAVRAS-CHAVE: Arteterapia. Educação infantil. Expressão. INTRODUÇÃO Estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem “tratar” sua própria presença no mundo, sem sonhar, sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo, sem fazer ciência ou tecnologia, sem assombro em face do mistério, sem aprender, sem ensinar, sem ideias de formação, sem politizar, não é possível.
FREIRE, 1996, p. O presente trabalho tem como objetivo explanar a utilização da arteterapia na educação infantil brasileira. A arteterapia é baseada nas artes plásticas, visuais, cênicas e também na psicologia. Os efeitos que, este tipo de terapêutica, podem oferecer à educação infantil são objetos de nosso estudo neste momento. Nessa conexão, a vida tende a pulsar e possibilidades várias de compreensão da natureza das coisas e do ser humano fazem-se iminentes. Sendo assim, a arteterapia caracteriza-se por possibilitar que qualquer indivíduo entre em contato com seu próprio universo interno, com aqueles que estão a sua volta e com o mundo. AATESP, 2009, np) O objetivo é buscar a expressão e comunicação dos processos internos que todo ser humano passa, para que assim, sem que seja necessário verbaliza-los, o paciente consiga assimilar os sentimentos dentro de si e a partir disto, organizá-los.
À medida que a emergência da expressão se mostra indispensável, tanto mais o sentido da vida torna-se evidente e, consequentemente o despertar do desejo de como aprender a lidar com os problemas, os medos, deficiências, de modo a tornar os pensamentos e os atos mais consonantes com o viver pleno. AATESP, 2009, np) A arteterapia melhora a concentração, a memória, coordenação motora e privilegia a expressão daquilo que as palavras, muitas vezes, não conseguem dizer. Arte O termo “Arte” é proveniente do Latim. Seu significado pode ser habilidade ou técnica. No geral, a arte traz para o ser humano uma abordagem mais sensível do mundo, formas diversas de interpretá-lo. Tudo isto varia de acordo com a sociedade, cultura e época de criação dos objetos de arte.
A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são, as palavras de Fernando Pessoa para a definição do que é arte como algo mais subjetivo e sensorial. Desta forma a arte começa a tomar espaço na vida dos seres humanos. Suas crenças, sensações e interesses começam a ser difundido através dela. Ela ajuda a equilibrar a realidade com o mundo dos sentimentos. Permite que o indivíduo organize a si mesmo e o mundo à sua volta, de forma a facilitar essa estabilização dele com o meio. A arte exerce um importante papel de catarse na clínica terapêutica, pois vai de encontro com processos psicológicos profundos, dos nossos arquétipos em que simbolicamente confirmamos determinadas características e condições que diz respeito ao inconsciente coletivo da humanidade, tendo, portanto importância contributiva na formação da nossa personalidade individual.
Isto devido ao uso de linguagens diferentes, do lúdico, utilizando todo potencial criativo do ser. Esta terapêutica não se foca na doença, mas sim no que há de são em cada um, na criança que todos têm e guardam em si, tendem a reprimir com o passar do tempo. A arteterapia surgiu na Inglaterra, por volta da década de 40, ao fim da Segunda Guerra Mundial, com o intuito de ajudar na recuperação de pessoas que estavam passando por traumas da luta. Porém, não apenas este tipo de trauma pode ser tratado com ela. O ser humano luta todos os dias para lidar com situações que acabam por gerar sentimentos que são nocivos ao seu bem-estar. br/arteterapia/er_tematatoargila.
htm Fonte: https://www. eusemfronteiras. com. br/como-me-sinto-fazendo-arteterapia/ Fonte: http://tempodemandala. Aprendizagem Existem diversos primas pelos quais o processo de aprendizagem pode ser visto. Ele pode acontecer de formas diversas dependendo do conhecimento comportamento e desenvolvimento da criança, até o seu desejo de aprender influencia. No caminho percorrido na escola a criança vai desenvolver seu aprendizado e o professor tem papel fundamental nele. Algumas crianças têm grande dificuldade de expressão através da verbalização, visto sua capacidade de discurso ainda estar em desenvolvimento e maturação, pela própria idade. O ato pedagógico pode ser, então definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais tanto no nível do intrapessoal como no nível de influência do meio, interação esta que se configura numa ação exercida sobre os sujeitos ou grupos de sujeitos visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida.
Tudo isto, de forma a colaborar com o desenvolvimento sadio da personalidade infantil. Educação Infantil Para tanto estabelece uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a educação infantil norteiam a definição de objetivos gerais e específicos para os diferentes eixos de trabalho. Desses objetivos específicos decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas. O trabalho didático que busca garantir a coerência entre objetivos e conteúdos se explicitam por meio das orientações didáticas (BRASIL, 1998, p. Piaget define que a educação infantil, a fase dos 2 a 6 anos, a parte crucial do desenvolvimento da criança. Essas são barreiras que podem ser quebradas pela arteterapia. A arte tem essa função terapêutica desde seus primórdios, já que permite o indivíduo a se equilibrar com o ambiente externo.
Conectar a imaginação infantil com o meio em que está inserida, representar de forma simbólica, aumentar a percepção dos sentidos e a cooperação social, tudo isto pode ser facilitado através deste método, visto que no verbal a pessoa pode esconder algo do que sente, suprimir informações importantes, enquanto pela via da arte, o que se produz reflete aquilo que está internalizado. A criança vai à escola, pois precisa ser educada formalmente. Mais do que isto, na escola ela recebe apoio ao brincar, criar e se desenvolver, de acordo com a sua fase de desenvolvimento, que permite expressar, compreender o seu redor e torna-la um indivíduo melhor, mais confiante e mais pronto para viver em sociedade. Disponível em: http://obviousmag. org/transmutacao_psicologica_do_ser_e_alquimia_da_vida/2015/04/a-arte-como-expressao-de-sentimentos-e-catarse-emocional-nos-processos-terapeuticos.
html. Acesso em: 20/06/2017 BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. In ZANINI, Walter (org. História geral da arte no Brasil – vol. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. PEREIRA, Mônica da Silva. A arteterapia no processo terapêutico com crianças hospitalizadas. Madrid: Visor. Tomo II. Conferencias sobre psicologia,1991.
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