OS DESAFIOS DO LÍDER DE PRODUÇÃO
OBJETIVOS 4 1. OBJETIVO GERAL 4 1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5 1. JUSTIFICATIVA. METODOLOGIA 6 2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA O processo de produção de uma empresa tanto como de médio porte ou pequena é um procedimento complexo, porém se tratando de uma empresa multinacional exige ainda mais responsabilidade pois se trata de produtos de exportações e todo processo de fabricação deve seguir as normas das “ISOs “, com isso faz necessário uma política de organização que atenda essas conformidades exigida tanto na liderança da produção como também na gestão empresarial , porem os desafios são contínuos e os gestores tendem a se deparem com inúmeras situações problemáticas como por exemplo: fatores de risco, desperdício de matéria prima, falta de compromisso de alguns funcionários de produção e a não utilização do tempo correta na fabricação do produto.
O líder de produção é uma peça chave para um empresa funcionar de forma organizada e com um bom planejamento industrial, ele tem a função de gerenciar toda a operação de fabricação do produto e também ser político nas suas ações, ou seja, ser imparcial nas decisões pois o mesmo não trabalha sozinho e além disso tem outros departamentos dentro de uma empresa que depende totalmente da produção da mercadoria, exemplo disso é o setor de qualidade, esse setor só pode liberar o produto para o mercado se tiver dentro da conformidade exigidos pelos órgãos que fiscalizam o tipo daquele produto industrializado. Se tratando de funcionários insatisfeitos o líder de produção precisa ficar atento e analisar essa situação com cuidado, pois muitas vezes se torna um problema complicado colocando em risco a segurança e a qualidade da produção, no entanto algumas vezes essa insatisfação é apenas um mal-entendido ou confronto de ideias entre o funcionário quando detecta um problema e o líder de produção não dar importância, quando é apenas isso e fácil de resolver.
O líder de produção tem que estar aberto a novas ideias e sugestões e no primeiro momento tem que analisar de forma coerente cada situação, tendo em vista todos esses problemas rotineiros no processo de fabricação de mercadorias faz necessário uma organização eficaz, isso é a função do líder de produção, mas quais os desafios de um líder de produção em uma empresa multinacional?. OBJETIVOS 1. METODOLOGIA 2. TIPO DE PESQUISA Para esta pesquisa, o procedimento metodológico abordado segue os padrões dispostos no meio científico e, quanto à finalidade, classifica-se como pesquisa explicativa descritiva, pois, segundo Vergana (2014), é aquela que expõe a característica de determinada população ou fenômeno e tem como principal objetivo esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno, e isso serve de base para sua explicação.
Quanto aos meios, esta é uma pesquisa bibliográfica, pois faz investigações em livros e artigos, considerando os pontos de vista de autores diversos afins à pesquisa. UNIVERSO/POPULAÇÃO/AMOSTRA Como procedimento, será realizada uma pesquisa de campo, pois haverá deslocamento do pesquisador as empresas multinacionais no distrito industrial de Manaus. Este trabalho se enquadra como estudo de caso, pois, conforme o autor (Gil, 2008) estudo de caso como uma amostra limitada que dure ser mantido dentro de certo limite de pesquisa de uma forma profunda e detalhada, motivada pelas necessidades de resolver problemas concreto, mais imediato ou não. Para tanto, é necessário estabelecer uma comunicação eficaz, desenvolver um bom trabalho em equipe e autodesenvolvimento, além de contribuir para o desenvolvimento dos outros. O líder é responsável em catalisar as energias de um grupo para a conquista e superar desafios.
Um verdadeiro líder é capaz de perceber a necessidade do grupo e responder adequadamente a ela, mas para isso é preciso que criem competência necessária para liderar. Fleury e Fleury (2008) afirmam que, a competência para a formulação de estratégias a partir das competências organizacionais é a mais importante para as empresas num contexto de alta competitividade como o que caracteriza os mercados atuais. Historicamente os seres humano sempre necessitou de liderança e com certeza, nenhum ser humano é puro, então um líder deve ter alguns atributos ou qualidades que suportem sua condição de liderança, entre as quais se destacam, segundo Gainza (2011) a qualificação para é essencial, pois líder deve estar capacitado tecnicamente, sem necessariamente ser a pessoa que mais conheça a atividade e nem sempre os mais capacitados são os melhores líderes tem que adquirir capacidade de comando, no entanto o líder deve ser capaz de tomar as decisões certas e devidas nos momentos oportunos com emissão de ordens claras, orientadoras e precisas, pois a qualidade de comunicação é de fundamental importância para essa qualidade que envolve não apenas a capacidade de comunicar mas ter o controle dos colaboradores, mas também ser capaz de escutar honestidade e com humildade.
Essa fase de gestão evolui para gerenciar processos e pessoas de forma mais estruturada até se fazer uma gestão estratégica de recursos e de pessoas, firmando uma parceria estratégica com o negócio da empresa. O papel mais nobre destinado à gestão estratégica de recursos humanos está em ser efetivamente um “agente de mudanças”, administrando a transformação e a mudança continuamente, de forma a assegurar a capacidade de ajuste à mudança. A dinâmica motivacional do líder de produção No contexto da liderança, o líder deve praticar processos individuais de motivação de sua equipe, uma vez que os membros desta são de natureza diferente e com os processos de produção e transformação de sua área e deve assegurar essa capacidade de mudança, na velocidade que a necessidade exige.
Assegurar a capacidade de mudança significa estar sintonizado com os objetivos estratégicos da organização, que por sua vez, estão baseados em princípios sólidos de sua perpetuação saudável em um mercado cada vez mais competitivo, exigente e inovador. O desafio da gestão de pessoas também deve levar em consideração cada vez mais, a variável “tempo”. Outro aspecto importante relativo à inovação, comentado por Reinold Geiger, presidente e principal acionista da empresa de cosméticos francesa L’OCCITANE, é em relação ao medo de errar. Segundo Geiger, esse medo é o maior inimigo da inovação, ou seja, o fracasso faz parte do processo. A busca por culpados pelos fracassos inibe a criatividade (CARNEIRO, 2011). Na análise de Gainza (2011), sem qualquer perfeccionismo, como destaca o autor, não se pode deixar de pensar em alguns erros cometidos com alguma frequência pelos líderes no desempenho de sua função.
Com isso fica claro a responsabilidade do líder pra que consiga fazer todo processo de produção funcionar de forma organizada e com qualidade, proporcionando uma mercadoria adequada para o mercado e com isso fazendo com que a empresa onde ele trabalho seja um organização de referência em seu produto. São Paulo: Makron books, 252 p, 2010. DE GEUS, A. A empresa viva. Rio de Janeiro: 1. ed, 240 p, 1998. Disponível em <HTTP://http://www. gestiopolis. com/administracion-estrategia-2/papel-lider-direccion-estrategica. htm>. Acesso em 23/07/2011. São Paulo: artigo na internet, 2004. Disponível em <http://noticias. aol. com. br/negocios/servicos/2004/04/0004. T. Comprometimento e clima organizacional: relação entre a satisfação do empregado e seu comprometimento. Niterói: II CNEG - Congresso Nacional de Excelência e Gestão. LATECUFF. Anais. Ed. Jan/2001, pg. Cambrigde: Harvard Business Review, 2001.
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