OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO A pesquisa abordar a importância da musculação para a terceira idade, assim como explicar tópicos acerca da musculação, benefícios voltados aos exercícios selecionados aos idosos, melhoria da qualidade de vida. O objetivo geral da pesquisa é apresentar a importância da musculação e exercícios para a terceira idade, comparando com problemas que podem causar caso o idoso não se exercite e fortaleça para uma qualidade de vida melhor. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa constitui em uma revisão bibliográfica, através de um levantamento bibliográfico contido em livros, artigos científicos, revistas, teses e outros meios de cunho científico, disponibilizados em meio eletrônico com o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios sobre o assunto.
A partir da análise dos 15 artigos utilizados nesta pesquisa, observou-se que a população idosa vem aumentando muito no decorrer dos anos e por conta desse fator a uma grande procura dos mesmos pela pratica de atividades físicas, seja ela para tratamento ou prevenção para os que buscam uma melhoria na qualidade de vida. O presente trabalho tem por finalidade apresentar os benefícios que a pratica da musculação propõe ao público da terceira idade, destacando quais os motivos que levam os idosos a procura de atividades físicas. O objetivo geral da pesquisa é apresentar a importância da musculação e exercícios para a terceira idade, comparando com problemas que podem causar caso o idoso não se exercite e fortaleça para uma qualidade de vida melhor.
E como objetivos específicos: descrever a importância da musculação para a terceira idade, mostrar os problemas que podem causar com a falta de exercícios de fortalecimento e identificar os problemas causados. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa constitui em uma revisão bibliográfica a respeito dos benefícios da musculação na terceira idade, com a finalidade de compreender os elementos essenciais para o desenvolvimento da temática em questão. Para melhor compreensão do tema, foi realizado um levantamento bibliográfico contido em livros, artigos científicos, revistas, teses e outros meios de cunho científico, disponibilizados em meio eletrônico com o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios sobre o assunto. SANTOS & VAZ (2008). Pode se dizer que a pessoa inicia o processo de envelhecimento quando é fecundado, com o passar dos anos o amadurecimento vai ocorrendo e o corpo vai ficando desgastado e fraco.
Entretanto, envelhecer não precisa ser um processo degenerativo. Pois a partir do momento que a pessoa busca um envelhecimento saudável, a velhice fica só na aparência PLONER et al. Evidentemente o envelhecimento precisa ser saudável para que a pessoa continue realizando suas atividades diárias com autonomia, já que o que o sedentarismo aliado as mudanças acontecidas no decorrer da vida, favorece para o surgimento de várias doenças crônicas ou não crônicas pondo em risco a capacidade funcional mental e física da pessoa. afirmam que as atribuições fisiológicas que envolvem força, resistência, potência e flexibilidade muscular são elementos essenciais da capacidade funcional com grandes possibilidades de serem alterados. O exercício físico, sobretudo a musculação, é um instrumento que ajuda na manutenção e prevenção da saúde do idoso, pois proporcionam o prazer, a alegria e a descontração, fazendo com que a pessoa se sinta melhor tanto fisicamente como psicologicamente.
ALMEIDA (2010). Foi a partir do século XIX, que os médicos, deram início ao incentivo para a prática da atividade física para manter o indivíduo forte e saudável, o objetivo de preparar os homens para o trabalho e as mulheres para os serviços domésticos. GODOY (1994). A musculação como atividade tem por finalidade trabalhar a musculatura do corpo, para isso realiza se exercícios, contra uma resistência que pode ser usada de várias formas, pode ser uma carga num halter ou mesmo uma barra longa, ponde ser em aparelhos com baterias de placa, tensores elásticos, aparelhos de ar comprimido, ou até mesmo contra a força gravitacional. CAVALINHO (2013). Evidentemente, a pratica de exercícios de musculação é uma atividade que oferece muitos benefícios aos idosos, sendo também a mais indicada pelos profissionais, pois, o treinamento com pesos é relevante para o fortalecimento ósseo e muscular, previne e trata doenças.
COELHO & NATALLI (2010). Certamente, o treinamento de força oportuniza diversos benefícios aos idosos, dentre os quais podem ser com aumento da massa muscular, da massa óssea, aumento da mobilidade articular, aumento da taxa metabólica, redução de tecido adiposo, aumento da sensibilidade à insulina, proteção de articulações anatomicamente instáveis entre outros benefícios essenciais para uma vida de saudável. Nesse processo ocorre perda de massa muscular, o esqueleto fica fraco e a probabilidade de doenças vai aumentando gradativamente, sobretudo quando a pessoa é sedentária. Entretanto, de acordo com alguns teóricos, já está comprovado cientificamente que a atividade física traz diversos benefícios para a saúde de pessoas de todas as idades. Principalmente a prática da musculação, recomendada pelos profissionais para as pessoas da terceira idade, por ser uma atividade que proporciona grandes benefícios para a saúde do idoso.
Ao praticar musculação a pessoa idosa adquiri melhor qualidade e anos de vida, fortalece os ossos, os músculos, ganha força, resistência, equilíbrio e autonomia para executar suas tarefas diárias. A musculação vai reduzir os riscos de fraturas em possíveis quedas e o desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas. jul. dez. Disponível em: <https://periodicos. utfpr. edu. gov. br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude. pdf>. Acesso em: 08 setembros de 2020. CAVALINHO, H. N. NATALLI, B. V. A. Benefícios da musculação na terceira idade. G. R. RODRIGUES, T. S. Exercício resistido: na saúde, na doença e no envelhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2003. GODOY, E. S. Musculação fitness. Rio de Janeiro: Sprint, 1994 LOPES, C. MOREIRA, R. M. Qualidade de vida, saúde e política pública de idosos no Brasil: uma reflexão teórica.
Revista Kairós Gerontologia. São Paulo, Brasil. cesumar. br/pesquisa/periodicos/index. php/saudpesq/article/viewFile/1714/13947>. Acesso em: 20 agosto de 2020. PLONER, K. pdf. Acesso em: 10 setembro de 2020. ROCHA, R. Musculação para a terceira idade. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Centro Universitário de Formiga-UNIFOR, Formiga, 2013. Revista Kairós Gerontologia. São Paulo. v. n. jun. E. Grupos da terceira idade, interação e participação social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. p. Disponível em: <http://books.
70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes