ORÇAMENTOS E PROJETOS EMPRESARIAIS
XXXXX Co-orientador: (se houver Prof. XXXXX) NOME DA CIDADE SEM A SIGLA DO ESTADO xxxxx 2018 Dedico este trabalho à minha família, pelos momentos de ausência. agradecimentos Certamente estes parágrafos não irão atender a todas as pessoas que fizeram parte dessa importante fase de minha vida. Portanto, desde já peço desculpas àquelas que não estão presentes entre essas palavras, mas elas podem estar certas que fazem parte do meu pensamento e de minha gratidão. Agradeço ao meu orientador Prof. Título do trabalho: TCC: Orçamentos e Projetos Empresariais. Ano 2018. Número total de folhas: 30. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização ou Pós-Graduação em XXXXX) - Universidade XXXXX, ano 2018. Para as empresas, de qualquer porte, dos dias atuais, os orçamentos e os projetos empresariais são vistos como processos contínuos de interação organizacional com os ambientes internos e externos, permitindo estabelecer objetivos e aumentar o desempenho das empresas, considerando que se tornam ferramentas de orientação e aproveitamento de recursos utilizados pela organização.
Title of the working: Budget and Business Project. Ano 2018. Número total de folhas: 30. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em [nome do curso XXXXX) - University XXXXX, 2018. Actually, for companies, of any size, budgets and business projects are seen as continuous processes of organizational interaction with internal and external environments, allowing to set goals and increase the performance of companies, considering that they become tools of orientation and utilization of resources used by organization. Contextualização 1 1. Metodologia 3 1. Objetivos 4 1. Estrutura 5 2 Desenvolvimento 7 2. Etapas do Orçamento e do Projeto Empresarial 7 2. Qualidade 15 2. Equipamentos e Infra-estruturas 15 2. Segurança no Trabalho e Preocupação com o Meio Ambiente 16 2. Plano de Organização 16 2. Organização e Gestão 16 2. Elaboração dos Orçamentos e Outras Definições 21 2. Outras Definições para Orçamentos 21 2. As Principais Etapas para se Preparar um Orçamento 22 3 Considerações finais 29 REFERÊNCIAS 30 1 introdução 1.
Contextualização Com o surgimento da globalização criaram-se incertezas econômicas e financeiras para várias organizações. Da mesma forma, os mercado se tornaram globais, o número de fatores que as organizações devem considerar, tomando qualquer tipo de decisão, tornou-se muito mais complexo. Na sua essência, elaborar a estratégia de uma empresa consiste em eleger áreas de negócio mediante as quais a empresa se apresenta e fixa recursos de modo que se mantenha e se desenvolva. MENDES, Luís Augusto Lobão; 2011: p. Livro: Projeto Empresarial). Por definição pode-se compreender que os projetos empresariais são os conjuntos de ações tomadas ao longo de um período de tempo, em que vários recursos para o seu desenvolvimento estão envolvidos, tudo a fim de resolver uma necessidade ou ter uma chance de obter através desta evolução, ganho financeiro ou beneficiar a instituição.
É desejável desenvolver um estudo de pré-viabilidade do projeto de negócio ou plano de negócios, a fim de defini-lo e quantificá-lo, reduzir incertezas e evitar, tanto quanto possível, experiências anteriores mal sucedidas do antigo projeto que servirão de vantagem adicional para elaboração dos objetivos do novo projeto em análise. Uma previsão financeira, embora baseada no orçamento, projeta a visão da realidade ou o que a empresa acha que realmente acontecerá. Dessa forma pode inferir-se que: os orçamentos sejam um negócio ou o processo de preparação de demonstrações financeiras detalhadas que cobrem um determinado período de tempo no futuro. Uma empresa estabelece metas de negócios para resultados que espera alcançar ao longo do próximo exercício financeiro.
Em seguida, documenta-os em um formato que permite à empresa comparar o desempenho esperado para executar financeiramente seus resultados reais ao longo do ano. Fonte: http://www. Pois, projetar fluxos de caixa é fundamental para garantir que a empresa esteja sempre em uma posição de fluxo de caixa positiva ou superavitária e possa cumprir suas obrigações de dívida de curto prazo. Caso haja a possibilidade de desenvolver bons relatórios de orçamentos financeiros, poderá se ter mais controle sobre o próprio fluxo de caixa, o que é de vital importância para qualquer empresa, de modo que se possa pagar as contas de maneira oportuna, evitando assim a inadimplência. Em termos simples, os projetos empresariais transmitem objetivos de negócios, as estratégias que devem ser implementadas, possíveis problemas que os negócios possam enfrentar e maneiras de resolvê-los, a estrutura organizacional dos negócios (incluindo títulos e responsabilidades) e finalmente, o montante de capital necessário para financiar o empreendimento e mantê-lo de forma contínua.
Os projetos tendem a ter muitos elementos em comum, como projeções de fluxo de caixa e planos de marketing. E muitos deles também compartilham certos objetivos, como levantar dinheiro ou persuadir um parceiro a ingressar na empresa. ª parte: descrevem-se todos os tipos de orçamentos, de forma complexa, que qualquer empresa possa utilizar, através de ferramentas de controle ou plano estratégico para atingir as metas propostas pela organização com o intuito de gerar lucro. ª parte: está relacionada com as considerações finais do trabalho relacionado aos orçamentos e projetos empresariais, evidenciando os principais passos que todo administrador deve ter ciência para que os negócios sejam bem sucedidos. DESENVOLVIMENTO 2. Etapas do orçamento e do projeto empresarial 2. Periodicidade A duração depende do rigor e esforço que os empresários se dedicam à execução do orçamento e do projeto empresarial.
E se realmente pretende-se oferecer novos serviços a médio prazo. Estudo de mercado Nesta seção será definida qual é o mercado a ser explorado. Pesquisar e ter uma boa orientação no mercado, auxilia em processos decisórios a definir o negócio e a melhor estratégia a ser seguida de acordo com a clientela na busca pelo sucesso do negócio. Para isso, é importante que: se conheça melhor quem será a futura clientela, descobrindo-se quem ela é, onde ela está e por que ela pode estar interessada no serviço prestado ou produto. Outro fator preponderante para o sucesso é analisar as diferentes pessoas que intervirão no processo de compra. Além disso, pode ser muito útil analisar quais são as vantagens e as desvantagens do negócio em relação com a concorrência.
Isso permitirá melhor identificação dos pontos fortes e fracos, como também das ameaças e oportunidades. Estas informações precisas são essenciais para o futuro e o sucesso da empresa. Ou seja, saber aproveitar o que é único, diferente ou a melhorar na prestação do serviço ou venda do produto, as chances de se ter sucesso são maiores. VARIÁVEIS EXTERNAS 2. Não obter concentração de seu público alvo. Ecológico Buscar sempre atender questões e projetos que apóiem a preservação do meio ambiente. Não alcançar recursos a fim de delinear diretrizes para projetos que envolvam o meio ambiente. Concorrência Buscar parcerias ou Joint Ventures. Cada empresa compete com a outra, promovendo melhor preço e melhor qualidade na prestação dos serviços ou venda dos produtos.
VARIÁVEIS INTERNAS 2. PONTOS FORTES 2. PONTOS FRACOS Atualização Equipe atenta às atualizações e acompanhando novas tendências. Departamentos desatualizados e trabalhando burocraticamente. Integração Trabalho em equipe: ambiente agradável, proporcionando um clima de bem estar e interação. Mas decidir qual o preço ideal nem sempre é fácil, pois é necessário levar em conta muitos fatores e é fundamental analisá-los corretamente. Muitas vezes, o preço é um dos principais critérios na decisão de compra do consumidor. Além disso, ele também é importante por: ser um fator chave de posicionamento, já que condiciona a que tipo de cliente se direciona; como a empresa se posiciona no mercado e como é a relação com a concorrência, que é uma variável que afeta diretamente as vendas.
Nesta seção, deve-se: analisar a estratégia de preços mais adequada para incorporar ao serviço ou ao produto no mercado onde se quer trabalhar e definir os sistemas para corrigir os preços. Para isso, é preciso se basear nas informações sobre os custos, a demanda e a concorrência. É possível que para definir como distribuir o serviço ou o produto seja necessário ter que procurar informações, entrar em contato com empresas ou pessoas que se dediquem à distribuição, comparar orçamentos, etc. Promoção Nesta etapa, será definida qual a política de promoção. É de suma importância definir os meios ou ferramentas que serão usados para divulgar a empresa, os serviços ou os produtos. Valorizando-se os custos destas ações e ter esses dois aspectos bem definidos é bastante relevante para a empresa alcançar os objetivos estabelecidos nas previsões de vendas.
Previsão de vendas Para se fazer as previsões de vendas, é fundamental que haja uma interação e comunicação eficaz entre as áreas envolvidas, para explicar que lógica é usada, ou o que está sendo calculado, de forma que este cálculo será realmente a expectativa do que será vendido. Qualidade Neste processo serão definidos de que maneira pode-se controlar a qualidade dos serviços ou produtos que serão comercializados. Para isso é primordial ter ciência que a qualidade de um serviço é a capacidade de ter que atender às demandas que foram criadas, e que o valor da qualidade é medida pelo grau de satisfação das pessoas que adquirem, usem ou contratem produtos/serviços. Para informações sobre estas incógnitas empresariais, basta a realização de pesquisas entre os clientes e as opiniões dos próprios colaboradores que conhecem os produtos/serviços.
Com isso, se estabelecerão comparações permanentes com a concorrência. Equipamentos e infra-estruturas Nesta abordagem serão especificados os equipamentos e as infra-estruturas necessárias para colocar a empresa em andamento. Deve-se estabelecer como organizar o trabalho, como as diferentes funções serão distribuídas entre as pessoas que compõem as equipes. Diante disso, é oportuno que se considere o perfil, habilidades e competências das equipes. E então seria possível projetar o organograma da empresa. Tudo isso servirá de grande utilidade quando for colocado em prática no ambiente organizacional, uma vez que, criando automatismos e fixando prazos, o trabalho fluirá normalmente em todas as áreas e aspectos empresariais sem deixar solto ou abandonado, ou seja, sem controle. Todos os dados coletados serão extremamente úteis e permitirão analisar sobre um dos campos mais dinâmicos da criação de empresas.
Estabelecido o local, devem ser averiguados os trâmites e custos de abertura das instalações, ou seja, se é necessário o Alvará para que o estabelecimento possa funcionar sem correr riscos de fiscalização. É preciso também analisar os aspectos legais da empresa, no que tange a Certidão Negativa de Débitos, isto é, os impostos municipais, estaduais e federais devem estar todos pagos. E finalmente, levando-se em conta o plano jurídico fiscal, deve-se considerar a possibilidade de proteger as marcas e patentes. Dessa forma fica determinado a forma legal da companhia, conhecendo-se os procedimentos para obtenção de certificados (ISO 9001, ANVISA, etc. exigidos para fabricação e quantificando-se os custos para legalização dela. que necessitam ser pagos, assim como o pagamento pela modalidade que se enquadra a empresa (já previamente determinada no plano jurídico fiscal).
Saber qual o total de impostos a serem recolhidos permitirá um melhor planejamento da implantação de um controle fiscal interno para a empresa e, portanto, evitando-se surpresas desagradáveis posteriormente. Por isso, ao se descreverem os tributos, não se deve limitar apenas a fazer uma lista, é importante salientar que razões foram escolhidas e determinar os critérios que permitirão calcular o percentual dos impostos retidos que devem ser incluídos nos dados econômicos e financeiros. Coberturas de responsabilidades Com relação às coberturas de responsabilidades, para este tema deve-se explicar qual e como será o seguro (seja por prevenção ou por segurança) a ser contratado pela empresa, e que sejam legalmente descritas as garantias das cláusulas estabelecidas para cobertura de toda estrutura empresarial (incluindo os recursos humanos), ou parte dela.
Marcas, patentes e outros tipos de registros Para estes assuntos, é de grande valia especificar se há algum elemento a ser registrado: como o nome da empresa, o produto, a marca de produto, etc. É importante estimar a porcentagem de cobranças que serão recebidas com cartão de crédito (os bancos cobram uma comissão pelo uso do cartão) e calcular o custo para essa modalidade. Além disso, há as modalidades de pagamentos: à vista (através de transferências ou “in cash”), a prazo (cheques ou boletos). Caracterizando os fornecedores Aqui é verificado quem oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros materiais que são necessários para produzir e vender as mercadorias ou prestar os serviços pretendidos. Além de procurar os fornecedores que cumpram os prazos de entrega e trabalhem com uma boa política de preço e pagamento, deve-se buscar aqueles que garantam qualidade nos insumos e matéria-prima utilizados na produção.
Procurando saber se os produtos fornecidos estão dentro das normas de proteção ambiental, se possuem aditivos químicos que possam prejudicar a saúde do consumidor final ou intermediário. Ele também pode ajudar a controlar os custos reais, uma vez que, os gerentes percebam que os custos de suas atividades serão comparados ao orçamento. A demonstração de resultados orçada e o balanço patrimonial são também conhecidos como demonstrações financeiras pro forma. Uma vez preparada e aprovada, a demonstração de resultados orçada e o balanço patrimonial são usados para controlar as atividades futuras do negócio. As diferenças entre as quantidades reais ocorridas e as quantias orçadas são conhecidas como variações. Essas variações também podem sinalizar alguns novos problemas que precisam da atenção da gerência.
Atualizá-lo incluindo as despesas reais acumuladas no ano em curso, no ano anterior e também projetar essas informações para todo o ano atual. Adicionar comentários aos projetos, informando os custos inerentes ao porcesso, os gargalos e as limitações de financiamento esperadas para o próximo ano orçado. f) Obter previsão de receita. É importante obter a previsão de receita do gerente de vendas, confirmando-a com o gerente financeiro e distribuindo-a aos outros gerentes de departamento. Que usarão as informações de receita de vendas como base para o desenvolvimento de seus próprios orçamentos. O número de etapas observadas aqui pode ser excessivo para uma empresa menor, onde talvez apenas uma pessoa esteja envolvida no processo. Nesse caso, o número de etapas pode ser muito reduzido, a ponto de um orçamento preliminar poder ser preparado em um dia ou dois.
Há também outros tipos de orçamentos adotados pelas empresas, como: a) Orçamento estático: É focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta às mudanças e tem sua aplicabilidade nas funções administrativas. Fonte: https://slideplayer. Outro ponto que precisa ser considerado é que o orçamento Beyond Budgeting exige um alto grau de maturidade da empresa para ser implantado, pois se baseia na descentralização do planejamento, dos controles e na confiança estabelecida através de acordos e entregas entre os diferentes níveis hierárquicos. O orçamento é projetado a médio e longo prazo, em torno de 18 meses e tem sua aplicabilidade em fábricas e banco.
e) Orçamento ajustado: Seu objetivo é a organização em obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação, das provisões de vendas e de outras variáveis (exógenas ou endógenas). O orçamento fica modificado a partir do orçamento inicial e sua aplicabilidade está restrita a algumas fábricas. Fonte: http://www. Assim são feitas as análises e os planos estratégicos. Com a pesquisa realizada foi concluído que para elaborar um orçamento empresarial é preciso analisar o ramo de atividade da empresa e assim buscar informações como um todo para elaborar o melhor orçamento a fim de buscar a lucratividade e menos riscos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através desse estudo, verificou-se a necessidade das empresas frente à competitividade e ao aumento de clientes para a sobrevivência da organização, no entanto, conclui-se que nada disso é possível sem que haja um planejamento adequado e sem que a empresa opte por ações estratégicas que realmente tragam resultados positivos para sua organização.
Conhecer os funcionários, a concorrência, os clientes e os fornecedores, por exemplo, é uma ação simples que faz parte do planejamento, mas que possibilita a organização, uma visão mais ampla de seu desempenho e sua imagem perante os clientes. As ações estratégicas, principalmente as que envolvam o planejamento, possibilitam que a empresa mantenha-se no mercado com mais força, tornando-se mais competitiva e fidelizando seus clientes. br/servico/?slug=Credito-Empresarial http://www. administradores. com. br/producao-academica/projeto-empresarial/2479/ http://www. al. com. br/tematicas/orcamentoempresarial. htm http://www. revistapetcenter. com. br/slide/3774725/ https://www. emprendepyme. net/proyecto-empresarial. html MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução à Administração.
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