O papel do docente em ambientes informatizados no Ensino a Distância EAD
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Pedagogia
ABSTRACT Education over time has been presented as a transforming agent of society where it is possible to verify that nations are progressing according to their commitment to the educational process, and in the Brazilian social and educational context there is a reality where face-to-face teaching is predominant, but distance education has also been developing for centuries, as technological development is accelerating this process and providing individuals in the social context with a better quality of life as an effect of the contribution that the ease of access and permanence in the training process that has provided in the face of innovations in education where teachers assume the need to be trained to conduct this process. This work aims to address the transition process from classroom teaching to distance learning in the teacher's person, highlighting the competences, skills, beliefs, prejudices, in short, the role of the teacher who enters distance learning environments such as computerized and virtual systems, in counterpart with their experiences and attitudes practiced in face-to-face teaching, having as a problem the question of how teaching and learning practices are carried out in the distance learning format.
Key words: Teachers; Education; distance; Formation. INTRODUÇÃO A presença do docente sempre foi importante no processo de ensino-aprendizagem e a sociedade vem convivendo com a Ensino a distância há séculos, pois em 1728 marca o registro do primeiro curso a distância quando se realizou a formação principalmente de mulheres capacitando para trabalhar nos correios, sendo então que esta realidade foi evoluindo para outras áreas. Neste período já foram utilizados diversos tipos de tecnologias como os impressos didático e/ou a presença do rádio, a televisão e atualmente convivemos com a presença dos vários tipos de computadores. firmada em dezembro do ano 1996 em seu art. regulamentou o formato de ensino e aprendizagem a Distância no território brasileiro, portanto gozando das prerrogativas legais para funcionamento e certificação com validade reconhecida conforme as leis que normatizam a Educação, sendo respeitada as normas estabelecidas no decreto e na constituição federal e ainda as normas educacionais que determinam os padrões de funcionamento e diplomação dos seus estudantes.
“Art. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação das práticas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades para ensino, e de educação continuada. Regulamento) § 1º O ensino a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União. Na palavras do autor nos permite compreender que não existe necessariamente uma superioridade de um povo em relação à outro, sendo que não existe superioridade mais uma adequação conforme a realidade do indivíduos que então se adapta a forma de educação que mais convém com sua realidade social. No âmbito educacional a população precisa fazer uma reflexão sobre o ensino e a qualidade deste ofertado, diante das diversidades de ensino existentes no Brasil, pois as muitas ofertas tem gerado uma concorrência que para conquistar os alunos (cliente) baixam os preço e também tendem a reduzir a qualidade do processo educacional.
No PPP das instituições presentes na educação superior no formato a distância precisa está fundamentado em qualidades mínimas de estrutura para o curso conforme instrui o documento: O documento registra as normas necessárias ao funcionamento das turmas de graduação no formato de ensino à distância, sendo então importante uma gestão estratégica e planejada para qualificação do curso. O ensino no formato a distância precisa estar organizada para preparar o seu curso com formas e critérios para o processo avaliativo a partir do material didático planejado para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. As formação de professores no formato a distância traz temores quanto validade e qualidade, porém apresenta também em outra visão expectativas para conseguir terminar um determinado curso de forma mais rápida e acessível com esperança de uma maior modernização no futuro próximo.
Hoje se coloca dentro da escola todas as atividades que acabam descaracterizando-a. Parece que a escola cuida de tudo, menos de ensinar, de instruir. Isso é mais ou menos palpável observando nossas escolas”. SAVIANI, 2008). A sociedade tem buscado transferir valores e colocar em poder da educação responsabilidade que são familiares, pois se precisa compreender a diferenciação entre educação e o processo de aprendizagem. O ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE A quantidade de oportunidade para professor no Brasil é bastante significativo, porém quando se direciona ao método de formação desses profissionais encontra-se uma eminente crítica relacionada ao percurso que muitos trilham para chegar a uma graduação. No contexto a informatização existe uma desconfiança quanto à capacidade desses profissionais, sendo esta ligada a instituição que oferece o curso de graduação para professores tocante a estrutura oferecida, método de ensino, além dos tipos de pesquisa acadêmica desenvolvida.
Os docentes contemporâneos estão vivenciando uma nova realidade de formação acadêmica para iniciar sua vida profissional como professores, pois os públicos das salas de aulas atuais são mais exigentes não simplesmente em conteúdo mais principalmente em metodologias. “Na formação inicial constrói-se uma etapa importante do processo de desenvolvimento profissional do professor, sendo um espaço em que deverão ser construídos alguns dos saberes necessários ao exercício da docência, bem como internalizados um conjunto de atitudes e valores fundamentais à prática do professor. É também na formação inicial que devem ser garantidas as condições para que os professores reflitam e revejam suas crenças, imagens e modelos de docência que internalizaram ao longo de sua vida como estudantes.
No ensino a distância a figura dos tutores representam os professores das salas de aulas convencionais e são bastante importantes no tocante a possibilitar a qualidade profissional exigida para os futuros docentes brasileiros, sendo que para Villardi (2004) apud Oliveira (2010, p. “O eixo do conteúdo (referente a formação teórica e domínio dos assuntos a serem estudados pelos alunos); o eixo das ferramentas de interação (referente à capacitação específica no uso de sistemas informatizados); o eixo dos mecanismos de comunicabilidade (referente à capacitação específica do tutor para expressar-se com clareza e perceber a melhor forma de se comunicar com cada aluno, buscando assegurar a comunicação dos estudantes e tutoria de forma adequada)”. O ensino a distância exige bastante de seus alunos, pois diferentemente das aulas presenciais que existem relacionamentos interpessoais diretos e muitas vezes se negociam situações com base nas realidades no ambiente virtual de aprendizagem as negociações são comprometidas e exige do aluno ser pontual no cumprimento de suas atividades e ainda desenvolver conhecimentos tecnológicos para um melhor sucesso na formação em EAD.
A realidade sobre das TICS dentro do ensino no formato a distância é fundamental, pois sem eles não tem como funcionar com tanta eficiência de acordo com Ferreira (2014, p. As TDICs estão muito presente na realidade humana e o ensino a distância está se utilizando deste fator para se aperfeiçoar e garantir aos estudantes uma formação em docência com os critérios necessários a desenvolver sua profissão sem deficiências provenientes da formação acadêmica em modalidade EAD. A quantidade de brasileiro com perfil para participar do ensino nas graduações a distância nos espaços de aprendizagem virtual tem aumentado na realidade contemporânea, sendo que o grande número de equipamentos tecnológicos que chegar ao mercado brasileiro como smartphones, tablets, notebooks e computadores onde possibilita a população um conhecimento cada dia mais práticos com essas tecnologias.
É possível constatar que as TICs não consegue chegar a totalidade dos habitantes nas unidades educacionais brasileiras, portanto na realidade com tantas tecnologias ainda temos uma grande quantidade de lugares que essas não atingem com equidade para acesso e apropriação do conhecimento sobre os equipamentos tecnológicos. No contexto social vive-se uma realidade onde todos precisam de meios que facilitem sua vida e os espaços de aprendizagens virtuais tem sido um recurso que está sendo bastante aceito diante das facilidades em realizar a formação acadêmica frente às exigências do mercado de trabalho e processo educativo. “O peso da tradição do professor como transmissor do conhecimento ainda perdura na consciência de vários educadores e os impede de repaginar seus planejamentos e arejar seu entendimento em torno do conhecimento.
Há bastante tempo deixamos de serem detentores e a referência única no que diz respeito ao conhecimento. O DOCENTE, O ENSINO A DISTÂNCIA E A UNESCO Os docentes se deparam na sociedade contemporânea com a educação no formato a distância que conta com as TICS, onde está exercendo uma relativa contribuição nos métodos de ensino. Na realidade contemporânea o desafio está em conseguir disponibilizar equipamentos para que toda a população tenha acesso ao conhecimento por meio das tecnologias modernas, além de preparar os docente para desenvolver esse formato de ensino, sendo que a UNESCO tem demonstrado apoio, pois acredita esta ser o meio para democratizar ainda mais a educação com equidade. Os docentes têm vivido uma realidade onde a UNESCO tem apostado que a educação no formato de ensino a distância pode contribuir para qualificar o ensino-aprendizagem desenvolvendo profissionais em docência preparados para atuar na gestão da educação, fornecendo e mesclando as políticas educacionais com as tecnologias de capacitação docente.
No contexto educacional foi desenvolvida uma plataforma Intersetorial pela UNESCO que visa desenvolver um aglomerado de atividades através do conjunto de comunicações e informações na educação, Ciências e inclusão social com equidade e qualidade no processo educacional no formato de ensino a distância com apoio das TICS. O processo de ensino a distância conta com a parceria que UNESCO tem com várias entidades pelo mundo inteiro e está desenvolvendo métodos para colaborar com recursos e estratégias na implantação das TIC nas políticas educacionais de diversos países, onde políticas efetivas prezam pela inclusão digital dos menos favorecidos economicamente sempre contando com a colaboração docente. não é um mero produto do ambiente nem um simples resultado de suas disposições internas, mas, sim, uma construção própria que vai se produzindo, como resultado da interação entre esses dois fatores.
Segundo a posição construtivista, o conhecimento não é uma cópia da realidade, mas, sim, uma construção do ser humano (CARRETERO, 1997, p. Nessa realidade apresentada pelo autor o ensino-aprendizagem nos espaços de aprendizagem no contexto virtual precisa está integrado com a realidade do indivíduo onde com base na teoria alimenta-se uma prática adaptada ao cotidiano de cada estudante que estão preparando-se para a docência e precisam desenvolver metodologias didáticas no cotidiano de sua profissão. O desenvolvimento do ensino-aprendizagem presencial tem ao poucos passado viver a realidade do ensino a distância onde permite uma maior autonomia para o aluno, que nas políticas educacionais têm um maior contingente de docentes se formando nessa metodologia que atualmente está em um grau de evolução significativamente proveitosa.
No ensino a distância que neste período contemporânea está utilizando a internet como meio para assim desenvolver a aprendizagem torna viável o estudante construir seu ritmo de estudo. Referenciais de qualidade para Educação Superior a distância. Disponível em: <http://portal. mec. gov. br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1. gov. br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057. htm> acesso em 22/03/2020. CARRETERO, m. Construtivismo e educação. P. Tecnologias educacionais. Curitiba: IESD Brasil S. A. MOORE, M. Curitiba: IESDE Brasil S. A. NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elizabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: CRV, 2016. SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
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