Letramento Digital

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Esse estudo buscou caracterizar o letramento digital e apresentar práticas de ensino, através da intervenção pedagógica, para promover a aprendizagem e letramento a partir da ferramenta Tux Paint no primeiro ano do Ensino Fundamental. Esse estudo foi realizado com uso de revisão bibliográfica e elaboração de atividade de intervenção para levar a sala de aula nova estratégia de ensino para promover as práticas de letramento digital no espaço escolar. A intervenção possibilitou constatar o interesse dos alunos, mesmo ainda não possuindo domínio total da linguagem escrita, ao realizarem a atividade foram participativos, criativos e atenciosos. A ferramenta Tux Paint permite que a criança crie, desenvolva suas potencialidades, façam leituras dos caracteres do software e aprendam a buscar informações e novas aprendizagens através das tecnologias digitais.

O letramento digital é uma estratégia de ensino fundamental e diferenciada para a formação dos alunos, para incentivar a aprendizagem da leitura e da escrita e da utilização dos meios de tecnologia presentes no cotidiano, para promover um desenvolvimento integral do aluno. Atualmente as práticas de leitura e escrita são mediadas pelas tecnologias digitais, diante da diversidade e possibilidades de comunicação oral e escrita que a era digital possibilita às pessoas. Dessa forma, o letramento também está envolvido nas práticas digitais do cotidiano (REZENDE, 2016). De acordo com Buzato (2006, p. Letramentos digitais (LDs) são redes de letramentos (práticas sociais) que se apoiam, entrelaçam, e apropriam mútua e continuamente por meio de dispositivos digitais (computadores, celulares, aparelhos de TV digital, entre outros) para finalidades específicas, tanto em contextos socioculturais limitados fisicamente, quanto naqueles denominados online, construídos pela interação social mediada eletronicamente.

O letramento digital envolve além das habilidades de comunicação e das formas de manusear um dispositivo, as tecnologias digitais exigem pensamentos críticos de quem está utilizando e habilidades para realizar questionamentos e desenvolver o pensamento crítico (REZENDE, 2016). ampliando sua prática de letramento digital. Ferramenta TuxPaint para o processo de ensino e aprendizagem de crianças de 5 anos O TuxPaint é um software de desenho destinado para crianças alfabetizadas ou não, essa ferramenta possui uma interface simples e acessível, apresenta em uma tela em branco, ferramentas de fácil manuseio para que qualquer usuário consiga manusear e criar seus desenhos. Além disso, é uma ferramenta compatível com diversos sistemas operacionais, como o Linux, bastante utilizado em instituições de ensino1. Figura 1: Figura do software TuxPaint.

Fonte: https://en. minutos). Na tabela 1 é possível observar uma descrição detalhada sobre as atividades desenvolvidas ao longo da intervenção pedagógica. Tabela 1 – Descrição da sequência de aulas do plano de ação. Aula 01 Nº Aula: 1 Aula: Apresentação + Leitura Pré-requisito:Leitura do poema Apresentação e orientação da atividade aos alunos Duração: 15 min. Local: Laboratório Informática Recursos: Poema impresso para os alunos. A. Alunos) Tirar dúvidas quanto a utilização da ferramenta. Resultados Pretendidos da Aprendizagem - RPAs - Interação sobre o manuseio do software TuxPaint. Aula 03 Nº Aula: 3 Aula: Produção Pré-requisito: Compreensão da atividade proposta Duração: 40 min. Local: Laboratório Informática Recursos: Computador/ Software TuxPaint Objetivo da Aula: Os alunos irão explorar o software fazendo um desenho sobre o poema de acordo com o que eles interpretaram o gênero proposto.

Professor) Leitura do poema para abertura de novas possibilidades de interpretação. Atividades de Aprendizagem – A. A. Alunos) Participação efetiva na atividade elaborada. Resultados Pretendidos da Aprendizagem - RPAs Compreensão da atividade proposta e finalização da atividade. Descrição da aplicação da Aula 01 As duas horas de aula para elaboração da intervenção pedagógica foram dividas de acordo com cada aula e um tempo destinado para a mesma para alcançar as duas horas previstas. Na aula 1 foram utilizados 15 minutos para apresentação do trabalho que seria desenvolvido com os alunos e para a leitura do poema “O Girassol”2 de Vinicius de Moraes. Nessa aula eles não sentaram de frente para os computadores, porque dispersariam e não prestariam atenção na conversa com o professor e na instrução da atividade.

Expliquei aos alunos como seria a atividade e para qual finalidade a mesma seria desenvolvida com eles, para que eles pudessem se familiarizar com o gênero poema e também utilizar as mídias e tecnologias para desenvolver meios de aprendizagem, que considere suas vivencias e peculiaridade, para a formação de sujeitos letrados. Perguntei se sabiam utilizar a ferramenta TuxPaint, já que a mesma já estava instalada nos computadores da escola, alguns disseram que sim e outros que ainda não. Os alunos gostaram muito da atividade, o tempo todo solicitavam ajuda para mostrar o que fizeram. Figura 6: Produção aluno. Figura 7: desenho aluno A final. Descrição da aplicação da Aula 05 Nos últimos 30 minutos de aula foram utilizados para um feedback, para falar com os alunos sobre a utilização da ferramenta TuxPaint, se eles gostaram, se eles gostariam de ler mais poemas e treinar atividades diferentes como a que fizeram durante a aula, as crianças são muito espontâneas e criativas e gostaram das atividades elaboradas no laboratório de informática e dialogaram sobre o uso de outras ferramentas que eles gostam de mexer enquanto estão em casa ou até mesmo na escola, que proporcionam a eles oportunidade de expandir conhecimento e buscar novas formas de aprendizagem e prática da leitura e escrita.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 4. O letramento digital permite que o aluno aprenda além da utilização de ferramentas digitais, mas possam praticar a leitura e a escrita ao desenvolverem tais atividades. Esse estudo foi de fundamental importência para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois, possibilitou o contato direto com alunos em sala de aula na realização das atividades propostas. Foi possível compreender como atividades diferenciadas são importantes para o desenvolvimento e aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois, permitem aos alunos o contato direto de forma lúdica com os sinais gráficos e com as ferramentais digitais, promovendo uma aprendizagem significativa e prazerosa. REFERÊNCIAS BUZATO, M. E. ufjf. br/ppge/files/2012/05/Terezinha-Toledo-Melquiades-de-Melo. pdf>, acesso em: 09 de nov. de 2019. REZENDE, Mariana Vidotti.

SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos. Práticas de letramento digital para crianças: contribuições e novas perspectivas para o aprendizado da escrita. º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação, 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, Universidade Federal de Pernambuco, 2015. Disponível em: < http://nehte. com. VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura. Anais do SILEL, vol. n. Uberlândia: EDUFU, 2013. br/niee/livrosdigitais/livroazul/tutoriais/TuxPaint/tuxpaint_tutorial. pdf>, acesso em: 18 de nov. de 2019.

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