O brincar na educação infantil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

com. br Tel. Cel. Inst. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ADRIANA TOMAZ DE ALENCAR JAURU-MT 2018 Instituto Matogrossense de Pós Graduação e Serviços Educacionais Ltda. O papel da educação infantil. O papel do brincar na educação infantil. Técnicas para um melhor brincar na educação infantil. Os impactos do brincar no desenvolvimento infantil. CONCLUSÃO. A educação infantil exerce um papel fundamental, ela nunca vai deixar de existir, porque a escola presencial cumpre esse papel de socialização, de ampliação do universo cultural, de aumentar as experiências sociais, culturais e científicas dos alunos”. SCHWARTZ 2018) Devido a essa importância o ministério da educação através das leis diretrizes e bases da educação integrou a educação inicial como parte da educação básica o que vem a garantir que essa etapa escolar aconteça em local adequado com a mediação de profissionais especializados que promovam e pense a rotina das crianças a partir de propostas pedagógicas que sejam bem fundamentadas e possam contribuir de fato para o desenvolvimento das crianças.

O projeto pedagógico da educação do Brasil sugere que esses espaços sejam destinados a criar condições para que haja o desenvolvimento integral das crianças, estimulando suas potencialidades físicas, cognitivas, afetivas, éticas, estéticas e comportamentais como complemento para as ações realizadas dentro da família e no âmbito da comunidade da qual as crianças são participantes. No entanto apesar da tão grande importância da educação infantil não cabe ainda a esta etapa da educação básica o alfabetizar ou instruir, isso acontece por que a educação inicial se destina para as crianças dos 0 aos 3 anos na etapa da pré-escola e dos 3 aos 6 anos atualmente a etapa da educação inicial, nessa fase cognitiva os indivíduos ainda não possuem – salvo a exceção de alguns casos – maturidade neural para atividades complexa como o letramento, por isso esse nível de escolaridade deve vir a respeitar o caráter lúdico de cada atividade realizada trabalhando segundo os parâmetros do MEC com os seguintes eixos: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e por fim Matemática.

O objetivo desses conteúdos a todo momento muito além de instruir deve ser o de desenvolver as potencialidades, através da ampliação das relações sociais, o conhecimento do próprio corpo, a habilidade de se expressar com clareza e eficiência, utilizar diversas linguagens para se comunicar e entre outras coisas também brincar, por que o lazer é uma das questões que devem ser garantidas durante a educação infantil, além do dato de que o lúdico ajuda no desenvolvimento da criança permitindo que a mesma tenha um processo de aprendizagem mais suave e eficiente. As músicas também devem ser utilizadas em sala de aula, desde o princípio da história humana a música já tem sido usada com o objetivo se expressar, apresentar ideias, costumes, culturas e comportamentos sociais, na educação infantil ela continua exercendo esse papel pois a linguagem músical é interdisciplinar e dinâmica, quando uma criança ouve uma música ela dança, bate palmas, brinca de roda, facilmente aprende a letra e muitas vezes nem percebe o quanto aprendeu em um momento tão simples e tão divertido, agindo como um complemento para o momento educativo da sala de aula.

Segundo Krolling (2011): “O brincar, independentemente de sua forma de exteriorização (jogar, dançar, cantar, montar), há de ser cada vez mais difundido e utilizado na Educação Infantil, bem como em todos os espaços educacionais e em todas as fases de aprendizagem. Os impactos do brincar no desenvolvimento infantil. A partir da teoria Vigotskiana o brincar interfere diretamente no desenvolvimento da criança, ele deixa isso muito claro quando afirma que “apesar do brinquedo não ser o aspecto predominante da infância, ele exerce uma enorme influência onde a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivações internas” (Vigotsky 1998) pois para o autor existem 2 elementos no brinquedo – e quando ele fala no brinquedo ele se refere igualmente ao brincar independente de esta brincadeira trazer ou não ferramentas físicas para auxilia-la, pois segundo Rego (1995) “O termo ‘brinquedo’ empregado por Vygotsky num sentido amplo, se refere principalmente à atividade, ao ato de brincar”  – que são as situações imaginarias e as regras, as regras das brincadeiras começam a conduzir a criança desde a primeira idade a compreender como a sociedade de compõe de regras que precisam ser cumpridas para que haja uma convivência harmônica no meio, e as situações imaginárias que são ainda mais importantes, pois se só existissem as regras a criança jamais desenvolveria capacidades como atenção, imitação, imaginação, memorização e além disso amadurecer suas habilidades de socialização e de conviver com as adversidades, para o pesquisador é a capacidade de criar situações imaginárias que marca o primeiro passo do surgimento da autonomia na criança, desse modo os jogos se tornam o veiculo do desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos da educação infantil, pois: brincando, a criança desenvolve o corpo e seus ritmos, o relacionamento com as pessoas e os seus limites, a imaginação e o pensamento poético.

Alimentado cotidianamente pela brincadeira, o pensamento da criança encontra soluções inovadoras para velhos desafios, relaciona e mistura coisas e fontes diversas, sacode as dificuldades com humor e irreverência. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maira Almeida (Org. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. de ped. da Fac. de Ci. Hum. Soc. L. O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura, 2006, disponível em: http://www. lume. ufrgs. br/handle/10183/12327 acessado em Abril de 2018 QUIXABEIRA, G. pdf acessado em Maio de 2018 SANTOS, S. V. S. SILVA, I de O. Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social, revista Educ.

br/geral/noticia/2015/11/o-papel-social-da-educacao-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca. html acessado em Abril de 2018. SENADO FEDERAL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2005 VIGOTSKY, L.

264 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Precisa de ajuda com os estudos?
Estamos prontos para te ajudar!

Suellen

Vou te ajudar com seu TCC, artigo ou trabalho acadêmico

Suellen está escrevendo
by Edugram
Quando você clica no botão, você aceita os termos da política de privacidade