Natura: Uma gigante brasileira

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III Aluno: xxxxxxxxx RA xxxx Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III, apresentado como um dos pré requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Orientador(a): Nome ESTADO 2018 RESUMO Este trabalho pretende estudar a multinacional de fabricação e venda de cosméticos, Natura, em três diferentes aspectos: mostrar a politica da qualidade e analisar sua da Gestão da Qualidade; a área contábil, analisando a saúde financeira da organização e como enxergam a validade do uso de dados estatísticos, bem como citar exemplos de sua utilização. Para tanto, foram utilizados os fundamentos e conceitos das seguintes disciplinas: Fundamentos da Qualidade, Contabilidade e Estatística Aplicada, respectivamente. Com base nestes conteúdos, torna-se possível compreender as estratégias da empresa, entendendo seus números e como todos estes conceitos se relacionam para promover o alcance dos objetivos estipulados pela organização, que pretendem majoritariamente aumentar sua competitividade, rentabilidade e visibilidade de mercado.

Estes números são de suma importância, pois também podem ser usados para auxiliar as decisões da liderança que são vitais para o gerenciamento adequado da empresa. Conclusão. Referências. Introdução A Natura é uma empresa brasileira do setor de produtos cosméticos para tratamento do corpo todo, incluindo rosto, cabelos e no caso dos homens, a barba. Possui linhas completas de produtos desde cremes, sabonetes, desodorantes, óleos corporais, perfumes, maquiagem, protetores solares, tanto para o público feminino, quanto para o masculino e crianças. Foi fundada em agosto de 1969 por Antônio Luiz Seabra, que abriu uma loja e uma pequena fábrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação Empresa B no mundo, em 2014, renovada em 2017.

Esta certificação representa o movimento Sistema B que reconhece as empresas que consideram igualmente importantes seus resultados econômicos e socioambientais (NATURA, 2018). Sendo assim, a Natura é referência em desenvolvimento sustável e crescimento econômico no país e será estudada neste trabalho que tem por objetivo identificar como a empresa Natura está em relação às suas práticas e politicas de qualidade, que será tratado em detalhes no primeiro capitulo. Depois, passaremos por como esta a situação da companhia sob a ótica contábil, que será tratada no segundo capitulo e por fim, no terceiro capitulo veremos algumas estatísticas da empresa e o que elas representam. O trabalho será finalizado com uma conclusão englobando as informações exploradas. No caso da Natura, a empresa busca sua consolidação como referência na qualidade de processos e produtos na indústria cosmética brasileira e mundial, visando construir uma marca de excelência reconhecida por todos os seus públicos.

Em sua Politica de Qualidade são definidas as diretrizes de monitoramento para melhoria continua necessária ao crescimento da companhia e possui como objetivo, por meio desta, conseguir superar as expectativas seja de seus clientes internos ou externos. Segue abaixo a Política Natura da Qualidade, retirada do site oficial da Natura, onde a empresa se compromete com: 1- O cumprimento da legislação aplicável à organização, para seus produtos, processos e serviços, e de acordos e princípios voluntariamente subscritos pela empresa, em qualquer país que atue. A adoção de princípios, para a tomada de decisões nas questões de qualidade, que pautem pela proatividade, rapidez, flexibilidade, inovação e criatividade. O atendimento a rígidos controles da qualidade com foco na prevenção de problemas.

Estes esforços culminaram para a Natura conseguir a recertificação, no país, da norma ISO 9001, referente ao Sistema de Gestão de Qualidade e da norma ISO 14001, que diz respeito ao Sistema de Gestão Ambiental (NATURA, 2018). Desta forma: a Natura continua sendo um modelo de gestão a ser seguido, principalmente em relação às suas politicas de gestão da qualidade. Capitulo 2- Contabilidade: analisando a saúde financeira Considerada uma ciência social, a contabilidade estuda, analisa e avalia o patrimônio de uma empresa, buscando por meio da coleta de informações, quantificar, registrar e analisar as mudanças que aconteceram no patrimônio da organização em questão. A confecção desta informação seja quantitativa e qualitativa é relatada tanto em termos físicos quanto monetários, NBC – T-1, aprovada pela Resolução CFC nº 785, de julho de 1995.

SANTOS, E. da empresa Natura dos exercícios de 2016 e 2017, que constam na sequência: Figura Z – DRE Natura (Página 10) Fonte: Economia Estadão Figura X – DRE Natura (Página 9) Fonte: Economia Estadão Para facilitar o entendimento das analises, abaixo seguem os dados necessários para o cálculo solicitados: Tabela 1: Dados utilizados para os cálculos Dados utilizados da Tabela 2017 2016 Total dos ativos circulantes 7. Total dos ativos não circulantes 1. Total dos passivos circulantes 6. Total dos passivos não circulantes 6. Estoques 1. A respeito dos indicadores de rentabilidade que são utilizados para avaliar o retorno da empresa, de acordo com os resultados do ROA e do ROE, pode-se verificar a organização teve uma queda no ROA e um aumento bem significativo no ROE, significando que apesar da queda em sua rentabilidade neste período em relação ao retorno sobre o ativo, o resultado foi extremamente positivo, pois para cada R$100,00 investidos na empresa, os sócios obtiveram retorno de R$ 9,10 e também houve aumento de 25% em relação ao retorno sobre o patrimônio liquido.

Já sobre os indicadores que mostram o comportamento do endividamento de uma empresa, estes visam mensurar a composição de recursos de terceiros que esta possui. Segundo os resultados, obtém-se que a participação do capital de terceiros sobre o capital próprio se manteve em 4,2 e o exigível total sobre o ativo total se manteve em 0,5, este número é considerado baixo e significa a participação do capital de terceiros na composição de ativos é extremamente pequena. Vale ressaltar que mesmo que passivo sobre o patrimônio liquido esteja alto, pois esta acima de 1, se manteve nos dois anos analisados, bem como o passivo sobre o ativo, isto quer dizer que o grau de endividamento se manteve sem alteração, o que em tempos de crise como foram estes anos, também é um ótimo resultado.

Desta forma, segundo as informações obtidas através destes indicadores, pode-se inferir que ocorreu uma melhora nos resultados da empresa Natura nos anos analisados de 2016 e 2017. Um ponto levado muito sério pela Natura é a fidelização de suas consultoras, ainda mais após uma mudança no modelo de Venda por Relações que foi efetivada no final de 2017 e foi recebido positivamente pelas consultoras brasileiras, influenciando nosso índice de lealdade apurado pela empresa, que é composto de três aspectos: satisfação, intenção de continuar a relação com a Natura e recomendação, obtendo a melhor marca histórica como mostra as figuras abaixo. Figura X – Índice de lealdade Natura, no Brasil Fonte: Relatório Anual Natura 2017 Pode-se observar que a lealdade das consultoras passou de 31,2% em 2016 para 33,9% em 2017, com destaque para a recuperação no item que mensura a intenção de continuar a relação com a companhia.

Já a satisfação reduziu um pouco de 2016 para 2017, entretanto o ponto que mensura as condições comerciais oferecidas pela Natura e que integra o índice de satisfação cresceu 9%, principalmente entre as consultoras da região Sul e dos estados do Sudeste, com exceção de Minas Gerais. Notamos também uma diminuição no índice de lealdade entre as líderes, de 31,7% em 2016 para 23,2% em 2017, mostrando a necessidade de se ajustar alguns aspectos do modelo vigente. No gráfico abaixo que mede a renda anual das consultoras e líderes do Brasil, pode-se verificar que o valor recebido pelas consultoras de manteve quase que inalterado durante os anos de 2015, 2016 e 2017, enquanto que a renda dos líderes cresceu substancialmente, devido principalmente ao redesenho do modelo de atuação das líderes, reduzindo o número total de líderes, fazendo com contassem com um grupo maior de consultoras, elevando assim a sua renda média anual.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI ISSN 1809-1636 Vivências. Vol. N. Disponível em: <http://blogs. pme. estadao. com. br/blog-do-empreendedor/a-natura-comecou-distribuindo-rosas-nao-produtos/>. Disponível em: <http://sites. natura. com. br/sites/default/files/media/natura-ra-gri-2017. pdf>. socontabilidade. com. br/conteudo/conceito. php>. Acesso em 16 set. ufpa. br/beiradorio/arquivo/Beira21/opiniao. html>. Acesso em: 13 set. SANTOS, E. rhportal. com. br/artigos-rh/estatstica-aplicada-e-seus-conceitos/>. Acesso em: 15 set. VASCONCELLOS, M. Acesso em: 09 out.

155 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes

PIM V GESTÃO AGRONEGÓCIO UNIP

Palavras: 5775

Páginas: 21

Pim V - gestão da qualidade

Palavras: 6325

Páginas: 23

PIM VI - Gestão Comercial

Palavras: 7425

Páginas: 27

Intercam - Corretora de cambio

Palavras: 12100

Páginas: 44

Formatar trabalho de p.i

Palavras: 1375

Páginas: 5