MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Assim, tais habilidades devem ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. Para tanto, seguiu-se o método qualitativo de cunho bibliográfico com a análise de diversos autores que possibilitou compreender a importância da música para o desenvolvimento da criança. Com esse estudo pretende-se levar aos profissionais da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação dos cidadãos preparados para atender as mais diversas demandas sociais. Palavras-chave: Música. Cabe ao professor buscar conhecimentos teóricos sobre a música e sua contribuição para o desenvolvimento infantil, com base nesse conhecimento o educador poderá articular melhor a sua prática pedagógica, de modo que o leve a despertar ou desenvolver seu interesse pelos conteúdos artísticos, bem como seu potencial comunicativo e afetivo.

Frente a isso, o professor ao trabalhar com a música como ferramenta facilitadora ou potencializadora para o ensino, com a finalidade de trabalhar um determinado conteúdo, tal proposta didática pedagógica deve estar conscientemente relacionada aos objetivos que se deseja alcançar. Assim, torna-se indispensável, no desenvolvimento das atividades aplicadas em sala de aula, compreender como a criança aprende, se desenvolve e se relaciona como mundo a sua volta. Partindo desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo primordial compreender como a música pode ser utilizada na educação infantil como instrumento pedagógico e motivacional para o desenvolvimento da ensino e aprendizagem. Para tanto, alguns objetivos específicos se fazem necessários, compreender a função da música no desenvolvimento da criança, refletir sobre como o trabalho com de musicalização na educação infantil está prevista na legislação e entender como a música pode ser trabalhada em um viés pedagógico na sala de aula.

Diante disso, torna-se necessário refletir sobre metodologias adequadas que podem proporcionar a criança uma aproximação do processo de aprendizagem, tonando o ensino significativo, deixando de lado a aprendizagem centrada no professor como transmissor e expositor do conteúdo teórico. A primeira infância consiste em uma etapa de extrema importância para a formação do sujeito, uma vez que, está etapa fornece a criança importantes alicerces para seu desenvolvimento e a prepara para a vida adulta. Frente a isso, buscou-se uma definição para primeira infância. Segundo as contribuições de Papalia, Olds e Feldman (2006) a primeira infância compreende ao período que vai do nascimento da criança até os três anos de idade. O processo de aprendizagem na primeira infância é considerado por Piaget (1896-1980) como um processo maturacional relacionada com experiências vivenciadas e consequentemente adquiridas em contato com o meio.

O pesquisador compreende a aprendizagem da criança um reflexo do contato com a sociedade, desta forma, a interação com a família e com o meio social, numa relação de diálogo, constrói sua própria percepção cultural que foi ocasionada por esse ambiente e pelo meio cultural. Neste sentido o professor deve compreender o processo de desenvolvimento da criança ressaltando também a individualidade de cada indivíduo para estimulá-la de maneira favorável ao desenvolvimento da aprendizagem. “Devemos levar esse aspecto em ampla consideração para que a criança tenha uma vida social e escolar sadia e satisfatória em termos de aprendizagem e desenvolvimento. CÔRREA, 2016) Não basta apensas oferecer os suprimentos básicos para a sobrevivência de uma criança.

É necessário respeitá-la e considera-la como tal, conhece-la como um ser que passa por diversas modificações e transformações. são ativi­dades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. BRASIL,1998, p. Por meio da música, a criança entra em contato a cultura musical desde os seus primeiros anos de vida e com isso começam a aprender sobre tradições e ritmos musicais. Visto que, a música faz parte do cotidiano das pessoas, em suas mais diversas culturas e faixas etárias. A musicalização em bebês, para Melo (2009), se desenvolve por meio de situações presente no dia a dia quando, por exemplo, um adulto canta uma melodia para a criança ou até mesmo faz uma brincadeira cantada.

Como exemplo, ao cantar uma música, o professor pode fazer o gesto que acompanha dada canção” Neste sentido, a música ligada à prática educativa na educação infantil, possibilita a criança experiências as quais o leva a aprendizagem, ampliando o conhecimento das suas linguagem e com isso expandem o repertório cultural do aluno. MÚSICA E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL A organização da educação tem como referência as determinações previstas na legislação e nos documentos oficiais que regem a educação. A promulgação da Constituição Federal em 1988, representou um grande avanço para a educação brasileira, proporcionando direitos fundamentais a todos os cidadãos. Com o objetivo de cumprir com as determinação previstas na Constituição Federal outras leis e decretos foram sancionados, bem como a elaboração de documentos que buscam nortear a educação no pais.

Diante disso, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB, n. BRASIL, 1990, p. Com isso, o trabalho pedagógico na educação básica deve valorizar o aluno bem como o seu desenvolvimento integral, cabendo as instituição oferecer experiências de ensino e aprendizagem. Partindo desse contexto, os marcos legais que foram desenvolvidos ao longo dos anos caminharam para a formulação de um documento que possibilitasse assegurar uma formação básica comum e o estabelecimento do respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Aprovada em 2018, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC é posto como referência obrigatória para a elaboração ou adequação dos currículos estaduais e municipais das escolas públicas e privadas. A Base estabelece dez competências que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica.

Assim, atividades como pesquisa sonora, a exploração de objetos e instrumentos musicais são práticas que estimulam a curiosidade da criança e auxiliam para o desenvolvimento do senso crítico e estético. A música como representação cultural, pode-se dizer que também se relaciona com o campo “O eu, o outro e o nós”. Frente a isso, a prática musical com um viés pedagógico, levando para sala de aula músicas com representatividade cultural contribui para a descoberta e valorização de sua identidade e do respeito a diversidade cultural. Diante desse cenário para o desenvolvimento das principais competências defendidas pelo documento, ressalta-se a importância da autonomia, do ensino significativo pois estes valorizam o protagonismo dos educandos, possibilitando, assim, o desenvolvimento de habilidades que levam o desenvolvimento das competências.

A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA Não se pode negar que a música vem acompanhando o ser humano em seu processo de evolução ao longo da histórica, tem presença marcante em todas as regiões, culturas, ou seja a música trata-se de uma linguagem universal. Vale ressaltar também que a música é uma ferramenta eficaz no processo de interação social, pois possibilita a interação entre aspectos afetivos, sensíveis, cognitivos e estéticos. Neste sentido, através de atividades com música dentro da sala de aula, o professor consegue identificar a personalidade de cada aluno, por meio de suas expressões, com a interação com o grupo ou até mesmo a falta dela. De acordo com Carvalho e Lima (2017) O que se pode concluir a esse respeito é que efetivamente a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio.

CARVALHO e LIMA, 2017, p. Na linguagem musical a criança se expressa em sua totalidade. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. KISHIMOTO, 2001, p. Neste sentido, o brincar e cantar consiste em atividades importantes para a expressividade da criança, para se relacionar com o mundo a sua volta. Assim, tais elementos estão diretamente relacionados ao processo de aprendizagem na educação infantil, além de contribuir com a ampliação do repertório cultural, como as brincadeiras que tem como base canções tradicionais do folclore brasileiro, essas brincadeiras também auxiliam no desenvolvimento da motricidade de forma ativa com os gestos e movimentos como balanceio, locomoção que consiste no andar, correr, saltar, entre outros.

Sendo assim, a pesquisa fundamenta-se em um cunho qualitativo, por haver uma necessidade de compreender aspectos subjetivos. O estudo em uma perspectiva qualitativa de acordo com Sampieri, Collado e Lucio (2006, p. “utiliza a coleta de dados sem medição numérica para descobrir ou aperfeiçoar questão de pesquisa, e pode ou não provar hipóteses em seu processo de interpretação” (p. Desta forma, com o método qualitativo buscou-se respostas aos questionamentos através de bibliografias sobre a importância da música como ferramenta de ensino e aprendizagem na educação infantil. Primeiramente, foi feita a pesquisa em repertórios institucionais, livros, revistas acadêmicas de dados como o Scielo, posteriormente a leitura minuciosa de literaturas de textos de autores que buscam explicar a importância do lúdico como metodologia de ensino.

Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9. de 1996. Disponível em: http://portal. Brasília : MEC/SEF, 1997. CARVALHO, Rosane de. LIMA, Beatriz dos. A música e o desenvolvimento cognitivo infantil. I Seminário PIBID/Sudeste e III Encontro estadual do PIBID/ES. CORRÊA, Mônica de Souza. Criança, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, SP: Cengage, 2016. GALLIANO, A. G. et al. A importância da música para o desenvolvimento da criança de educação infantil. Disponível em: http://upedagogas. blogspot. com/2009/03/contribuicao-da-musica-para-o_21. Pronko, M. O Mercado do conhecimento e o conhecimento para o Mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo.

Rio de Janeiro, EPSJV. Papalia, D. E. São Paulo: Rêspel, 2014. POSSOLI, Luana. Ensino de música na formação docente: dificuldades e possibilidades nos cursos de Pedagogia. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil, 2003. SAMPIERI, Roberto Hernandéz; COLLADO, Carlos Hernadéz; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler Ladeira.

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