METODOLOGIAS ÁGEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Engenharias
Podem existir muitos obstáculos para quem desconhece a metodologia na prática. A agilidade representa uma variedade de procedimentos e práticas que se alinham com as declarações de valor do Manifesto Ágil, elencando o tempo de entrega dos produtos de cada projeto com qualidade e menor tempo, se atendido todos os requisitos da metodologia, geralmente chamados de frameworks. Não é a pretensão mostrar uma abordagem que funcione em uma situação específica e sim mostrar que não há atalhos para o conhecimento em desenvolvimento de projetos ágeis que garantam um bom gerenciamento e resultados. Palavras-chave: Manifesto Ágil. Desenvolvimento de Software. A abordagem é mostrar o modelo e não uma situação específica. Este estudo não é apenas adequado para os desenvolvedores de software, mas também para líderes de equipe, gerentes de projeto, de produto, de desenvolvimento, testadores, de QA e engenheiros, redatores técnicos, designers de UX, qualquer pessoa envolvida na entrega de um software.
O foco é como as equipes de tecnologia trabalham juntas para planejar, construir e entregar software. Não será abordado códigos ou tecnologias específicas. A necessidade de comportamento profissional no desenvolvimento de software usando métodos ágeis. Desde então, as práticas lean também surgiram como uma valiosa metodologia ágil por isso, estão incluídas sob o termo de desenvolvimento ágil. Este modelo utiliza um processo interativo de planejamento e implementação para atender às necessidades variáveis do cliente e ao mesmo tempo, garantir a rápida entrega de protótipos, onde os requisitos e soluções evoluem através da colaboração entre equipes multifuncionais bem organizadas. Essa abordagem se concentra na entrega rápida de um aplicativo em componentes totalmente funcionais. Em vez de determinar os estágios, todo o tempo é “encaixotado” em fases chamadas “sprints”.
Um sprint é uma linha do tempo (geralmente em semanas) com uma lista de entregas em execução. Como não é permanente, podemos afirmar que todos os projetos deveriam conter um início, um desenvolvimento e um fim bem definidos. O projeto é finalizado quando seus objetivos são alcançados, quando não for mais necessário ou quando ficar bem claro que seus objetivos não poderão ser atingidos ou não é compensador ir em frente. VALLE et al. p. Para Sabbag (2013), projeto é um esforço (endeavour) temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. O Manifesto Ágil foi um ponto de partida para uma maior divulgação das metodologias ágeis, e continua sendo até hoje uma importante base para aqueles que queiram utilizar alguma metodologia ágil.
Conforme Pressman (2016), para ser aplicado o desenvolvimento ágil, é essencial que seja projetado de forma que a equipe se alinhe e se adapte às tarefas, o planejamento deve ter a fluidez da metodologia ágil, possa ser enxuto enfatizando a estratégia de entrega por fase e que o produto seja operacional para o tipo de produto e ambiente. Desenvolvimento de projetos ágeis Quando começamos envolver coisas diferentes acontecendo em diferentes momentos, alguns dos quais dependem uns dos outros, além de recursos necessários em diferentes momentos e em diferentes quantidades, talvez trabalhando em taxas diferentes devem ser analisados por um computador, mas para isso e antes disso, há muitos planejamentos e programações de projetos para permitir que tais programas possam fornecer informações em tempo real, bem como links para análise de risco , registro de tempo e cálculo de custos, estimativa e outros aspectos do controle do projeto.
Mas o que sabemos também é que programas de computador não gerenciam projetos: eles são ferramentas para os gerentes de projeto usarem. Gerir um projeto requer todo aquele mix de componentes de controle, liderança, trabalho em equipe, gerenciamento de recursos, etc. Por sua vez para Sabbag (2013), gerenciar projetos não é mais novidade, mas ainda há relativamente poucos gestores competentes nas organizações. Basicamente em todo o processo de gestão de projeto existem as atividades de planejamento para decidir o que deve ser feito, atividades de organização, seleção de pessoas certas para o trabalho, direcionamento, monitoramento, verificação do progresso e qualidade, controle e inovações. Figura 2. Características dos Projetos Ágeis Fonte: Elaboração própria (2018) 2. Principais Características da Equipe A estrutura de gerenciamento de projetos ágeis visa alcançar seus objetivos dentro do cronograma (tempo, custo e qualidade) que satisfaça os clientes.
Equipes pequenas e dinâmicas O modelo ágil prevê uma equipe de projeto bem estruturada e organizada. Sabbag (2013) afirma que equipe ou time sempre é pequeno, variando de 10 a 20 membros. Uma integração eficaz da equipe dentro do projeto para tratativas, facilita a colaboração e trabalho em equipe. Também visa incentivar papéis diversificados de modo que os times possam evoluir para especialistas motivando o crescimento profissional, pois quem está ativamente em um projeto, tende a procurar novas habilidades em especialidades existentes. A equipe mantém canais internos mais favoráveis de comunicação e coordenação durante a tentativa de anular o efeito da pena de interação. É um verdadeiro desafio liderar uma equipe, promover pequenos grupos de diferentes intelectos, estabelecendo regras de visão simples e orientadores com uma campanha de troca de informações aberta com uma gestão suave sem perde-la.
O gerente ágil deve reconhecer os efeitos das relações mútuas entre diversas partes de um projeto e manobra-los no curso de aprendizagem contínua e adaptação. Segundo Sabbag (2013), o gerente de projeto precisa demonstrar características fortes de resiliência. Benefícios e desafios da gestão de projetos ágeis Para Pressman (2016), existem vários métodos e processos, a conclusão, é que devemos considerar o que há de melhor nas metodologias. Mesmo que a forma ágil ainda não seja utilizada em todos os tipos de projetos, eles podem oferecem benefícios valiosos no contexto de alguns problemas de negócios específicos como: 2. Outro ponto importantíssimo para a melhoria dos processos são as pessoas, os gerentes de projeto têm um grande desafio para moldá-las ao modelo Multitasking.
Além disso, precisa da contribuição do cliente para o teste de aceitação. “Pessoas constroem software de computador, e os projetos são bem-sucedidos porque pessoas bem treinadas e motivadas fazem as coisas”. PRESSMAN, 2016, p. Conclusão Neste trabalho procurei abranger como são as características das metodologias ágeis de desenvolvimento para o gerenciamento de projetos ágeis, suas abordagens e origens e pode se notar que utilizando as metodologias ágeis, exige-se uma equipe com funcionários multi-qualificados, auto-organizadas e auto-disciplinado que podem funcionar com algum grau de independência em relação ao resto da organização e um gerente de projeto que pode efetivamente liderar o grupo. manifestoagil. com. br. Acessado em 10 set. AMARAL, D. L. Gerenciamento de Projetos Ágeis. Brasport, Rio de Janeiro. PRESSMAN, R. e R, M.
e MACEDO, P. C. Metodologias Ágeis: Engenharia de Software sob medida. Érica, São Paulo, 1° edition. SOMMERVILLE (2011). FINOCCHIO, J. J. e SILVA, L. S. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos.
351 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes