LIMITES DA CIDADANIA EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA

Tipo de documento:Trabalho Acadêmico

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Freire (2013) ressalta a relevância de “refletir sobre as bases sociais do nosso projeto ético-político. ” (Idem, p. O terceiro princípio do nosso Código de Ética é inegavelmente influenciado pelas reflexões de Thomas H. Marshall (1967), [. no entanto, perceber tal influência e as armadilhas das contradições que ela engendra, ou seja, realizar a crítica da concepção liberal de cidadania é uma tarefa fundamental para o aprofundamento e desenvolvimento do projeto ético-político do Serviço Social [. Os temas relacionados a direitos sociais e humanos “refratam o foco da análise totalizadora para os aspectos mais visíveis, ou melhor, para as “pontas dos icebergs”, para os efeitos e as consequências da desigualdade social entre nós e não para suas causas e razões profundas.

” (FREIRE, 2013, p. Esse processo gera e amplia a alienação na sociedade. Na realidade capitalista de produção acredita-se que seja “possível combinar acumulação capitalista com equidade, sobretudo no capitalismo maduro e destrutivo conforme a experiência brasileira revela. ” (Idem, p. A professora Freire (2013) orienta que O Brasil [. um país desigual, exposto ao desafio histórico de enfrentar uma herança de injustiça social, que excluiu parte significativa de sua população do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania, não pode enfrentar esse debate sem balizar as inter-relações causais dessas dimensões. FREIRE, 2013, p. A autora esclarece que diante das desigualdades crescentes no Brasil, onde se preserva um verdadeiro abismo social gerado pela lógica de construção/reprodução do capitalismo maduro, é premente o entendimento acerca da sua historicidade que vai fundamentar o processo antagônico das desigualdades sociais.

O Brasil ganhou nas últimas décadas, o status negativo do “país mais desigual da região mais desigual do mundo, que é a América Latina. A autora destaca que “é importante entender que no Brasil não houve um confronto de estrutura entre a antiga e a nova ordem; desse modo a opção da revolução brasileira configura uma modernização conservadora ou revolução passiva no sentido gramsciano. ” (Idem, p. A burguesia “se direcionou para a possibilidade da centralização do poder no Estado para que permanecessem os aspectos pré-capitalistas de desigualdades. ” (FREIRE, 2013, p. Em consonância com a professora Freire (2013) Uma sociedade como a nossa, que historicamente não construiu afinidades com a democracia, que sempre limitou a cidadania e fez da banalização destas questões traços fundamentais da sua cultura política, nos leva a compreender os motivos dos efeitos perversos do neoliberalismo, aprofundados no final do século XX, também terem se apresentado entre nós como o caldeamento de uma arraigada sociabilidade autoritária associada aos processos de mundialização.

FREIRE, 2013, p. A consolidação da cidadania e a garantia de direitos constituem desafios aos Assistentes Sociais na atualidade. Para relacionar o Princípio três do Código de Ética, analisado por Freire (2013), com o exercício profissional, é preciso ter como norte que a efetivação de princípios de um Código é historicamente situada, por isso a importância de conhecer a sociedade brasileira. Entretanto, é importante reconhecer que os elementos éticos dos projetos profissionais ultrapassam as normas morais, os direitos e deveres estabelecidos no Código de Ética, mas abarcam também as “escolhas teóricas, ideológicas e políticas das categorias profissionais”, por isso os projetos profissionais têm sido designados por projetos ético-políticos. FREIRE, 2013, p. FREIRE, 2013, p. A efetivação plena da cidadania abarca, além da garantia dos direitos (que não pode ser um fim último do exercício profissional), a liberdade e equidade de forma universal, sendo sua concretização a partir de uma sociedade sem classes, pois “[.

o exercício de uma cidadania plena exige o estabelecimento de uma sociedade livre das desigualdades de classe. ” (FREIRE, 2013, p. Corroborando com Freire (2013) os profissionais devem considerar a “crítica ao conceito de cidadania de acordo com a teoria marxiana, apontando seus limites na sociedade capitalista, mas afirmando a luta pelo acesso aos direitos como um compromisso ético-político com a classe trabalhadora.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download