II Guerra Mundial através da Informação Visual

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:História

Documento 1

Nazismo e Fascismo 02 3. O Conflito 04 3. As Consequências de uma Guerra Global 11 Considerações Finais 12 Referências Bibliográficas 13 SILVA, Fábio Barros da. II Guerra Mundial através da Informação Visual. p. Estas exigências somaram-se ao desgosto dos alemães, despertando um sentimento de represália nos indivíduos, sobretudo, em Adolf Hitler. Assim, surge por volta da década de 1920 o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, cognominado de Nazismo e identificado como uma “salvação para um país sem rumo”, o qual se encontrava sob a liderança de Hitler. Mediante aos anos de 1930, o Nazismo apresenta sua ascensão, por intermédio de suas características como o nacionalismo, o militarismo e o autoritarismo. Doravante as supracitadas considerações, escolhemos como nossa temática a II Guerra Mundial, sendo elucidada por meio do emprego de imagens.

Justifica-se esta escolha devido à grande circulação nas redes sociais de uma doutrina relevante nesta guerra, o Nazismo, bem como o Fascismo, sendo uma ideologia propagada pelos alunos do ensino médio, sem que ao menos se tenha o conhecimento apropriado desta. Figura 1 – Bandeira da Suástica Fonte: Martin Gilbert (2014, p. A fundação do nazismo deu-se mediante as conjunturas em que a Alemanha se encontrava após o desfecho da I Guerra Mundial, onde foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes em 1919, aderindo a condições humilhantes. O Tratado de Versalhes corresponde a um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ponderando que a população alemã padecia de suas exigências. Desta forma, o tratado impôs que o país se responsabilizasse pela indenização de outras nações prejudicadas pela Grande Guerra, resultando em uma deficiência econômica na Alemanha.

Ademais, aspectos políticos, morais, sociais e culturais foram agravados mediante o tratado. Assim, no ano de 1921, o fascismo em sua fundação contava com milhares de filiados, os quais valorizavam a guerra, possuíam ódio à democracia e ao comunismo, defendiam a subordinação do indivíduo ao Estado, sendo adeptos ao nacionalismo extremado, ao militarismo e ao totalitarismo. Em suma, os dois países, Alemanha e Itália, guiadas pelas concepções do Nazismo e do Fascismo, preparavam-se para uma nova guerra, visando recuperar as honras e os estragos perdidos na Grande Guerra. Além do Tratado de Versalhes, as consequências da I Guerra Mundial e o surgimento de doutrinas totalitárias, constatam-se como fatores que influenciaram no início da II Guerra Mundial, a política expansionista, o imperialismo e o nacionalismo.

O Conflito Mediante as características análogas, Hitler e Mussolini consolidaram uma aliança denominada Eixo Berlim-Roma, onde posteriormente, o Japão ingressaria e transformar-se-ia em Eixo Roma-Berlim-Tóquio. Em oposição, países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos constituíram o grupo dos Aliados. No total, foram mortas 254 pessoas, entre as quais 195 eram civis e as restantes, militares. Entre os mortos encontravam-se muitas crianças que procuraram refúgio num ônibus atingido”. Destarte, no dia posterior, em 14 de junho, contornando as defesas dos franceses, os nazistas invadem a França e chegam à Paris. Assim, o território francês apresentou-se sob o domínio alemão. Destaca-se que em oposição aos nazistas, originou-se um grupo de indivíduos denominados “Franceses Livres”, os quais representavam a força de resistência francesa ao nazismo, ponderando que após a invasão, muitos franceses contribuíram com os alemães, formando um governo na cidade de Vichy que foi comandado pelo marechal Pétain.

reitera ainda que “ambas as forças aéreas superestimaram desvairadamente os danos infligidos uma à outra, mas a falha da inteligência alemã foi mais séria porque sustentou sua ilusão de que estavam vencendo”. Evidencia-se então a resistência inglesa impedindo que os alemães ocupassem seus territórios. O término deste confronto designado como “A Batalha da Inglaterra” deu-se no dia 31 de outubro, com uma destruição de territórios, bem como a morte de em torno de 40 mil civis. Concomitante ao ataque supracitado, os exércitos fascista e nazista comandados pelo general Rommel avançavam contra o norte da África, visando apossar do Canal de Suez, para que desta forma, rescindisse os vínculos ingleses com suas colônias. Ademais, registram-se outros ataques efetivados pelos alemães e italianos, como a Bulgária, a Grécia e toda a região balcânica.

A figura 3 refere-se ao ataque a Pearl Harbor, ilustrando a fumaça nos barcos americanos que foram atingidos pelos japoneses. Figura 3 – Ataque a Pearl Harbor Fonte: Martin Gilbert (2014, p. Até o término de 1941 e os primórdios de 1942, notava-se a superioridade dos países do Eixo na II Guerra Mundial, entretanto, mediante o ataque japonês a Pearl Harbor e consequentemente ao ingresso dos Estados Unidos no confronto, inicia-se a interrupção da expansão totalitária, bem como a derrota da Alemanha, Itália e Japão. Em setembro de 1942 ocorre uma das mais sangrentas batalhas da guerra global simbolizando o fim da “invencibilidade alemã”, onde as tropas nazistas invadem a cidade de Stalingrado contra as forças soviéticas. Em novembro, em meio aos ataques brutais, os soviéticos preparam uma ofensiva aos alemães, deixando-os sem mantimentos, armas e munições.

Faz-se importante ressaltar que a Batalha de Stalingrado foi o primeiro confronto da guerra em que os alemães se renderam. Doravante este episódio, os Aliados foram progressivamente reconquistando os territórios dominados pelos nazistas, como a Finlândia, a Bulgária, a Hungria, a Romênia, a Polônia e a Tchecoslováquia. Em 1943, desempenharam também uma ofensiva no norte africano, derrotando os nazistas e os fascistas na batalha de El Alamein, onde cerca de 252 mil alemães e italianos foram aprisionados. Desta forma, conquistaram o Mediterrâneo, viabilizando o desembarque na Itália e permitindo uma nova frente de progresso sobre a Alemanha. Mediante a prisão de Mussolini na Itália, em outubro de 1943 o país recebe um novo governo, o qual declara guerra a Alemanha, assinando um acordo de paz com os países Aliados.

No entanto, os Estados Unidos pôs fim à guerra em 19 de agosto de 1945, com a rendição do Japão mediante o ataque sofrido com duas bombas atômicas, sendo elas destinadas a cidade de Hiroshima, em 06 de agosto e Nagasaki, em 09 de agosto, resultando em inúmeras mortes, mesmo em tempos posteriores, devido às doenças provocadas pelas radiações nucleares das bombas. A figura 4 corresponde a uma mãe e seu filho na cidade de Hiroshima após o ataque norte-americano. Figura 4 – Hiroshima Fonte: Max Hastings (2011, p. As Consequências de uma Guerra Global Doravante as considerações supracitadas evidenciam-se os grandes desastres da Segunda Guerra Mundial, sendo considerada como um conflito armado com o maior número de baixas da história da humanidade. De acordo com o Atlas Histórico Mundial, elaborado por Hermann Kinder e Werner Hilgemann (1982), milhares de militares foram mortos em confronto.

A Alemanha foi dividida em duas partes após o desfecho da guerra, sendo a parte Ocidental pertencente aos Estados Unidos e a parte Oriental sob o domínio da União Soviética, propiciando desta forma, o início da Guerra Fria, onde o mundo foi bipolarizado entre as nações socialistas e capitalistas. Salienta-se também a fundação da ONU – Organização das Nações Unidas – em substituição a Liga das Nações e visando mediar os conflitos mundiais. Considerações Finais Assim como a I Guerra Mundial, a II Guerra apresenta-se como um exemplo que a humanidade possui de conflitos bélicos. Evidencia-se nitidamente que em ambos os confrontos, encontram-se os inúmeros interesses por parte das nações e, destarte, as guerras caracterizam-se como uma conjuntura onde os grandes líderes correspondem aos personagens principais, isto é, designam uma função intensamente significativa na prática dos exércitos e das tropas envolvidas, decidindo a direção e as consequências da guerra, as quais são relevantes nos interesses dos Estados.

Mediante estas considerações, faz-se de suma importância uma abordagem aprofundada dos grandes conflitos em sala de aula, para que os estudantes adquiram um conhecimento crítico e contribuam para a ausência de novas guerras. color. CLARK, Alain. Stalingrado – Século XX. In: Antonio Pedro. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. HISTORY, Seu.  Começa a Batalha da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <https://seuhistory. com/hoje-na-historia/comeca-batalha-da-gra-bretanha-na-segunda-guerra-mundial>.

262 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download