HISTÓRIA DAS PANDEMIAS
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Geografia
com (Calibre 9) Ciclano de Tal (Calibre 12 - Negrito) Professor Mestre, UEMS, Brasil. Calibre 9) ciclano@hotmai. com (Calibre 9) RESUMO O presente estudo busca analisar as pandemias que ocorrem no mundo apresentando dados e fatos que fizeram com que a historia sofresse inúmeros mudanças devido a existências de epidemias. No mundo milhões de pessoas morrem devido a doenças provocadas por vírus que acometeram durante os últimos séculos, gerando não só problemas de saúde mas econômicos, mais até mesmo geográficos entre outros. O objetivo desse trabalho e analisar as características que assemelham as diversas pandemias que ocorrem no mundo, e busca fazer uma analise em cima das ultimas que acometeram o mundo, que é o coronavírus, analisando diferentes dados referente à sua transmissão.
And it had as its theme: The history of pandemics. At the end of the study, he concludes that the world has gone through several epidemics that generated thousands of deaths, but in the last decades the world has been improving in relation to studies that are more efficient, thus reducing the incidence, however, the economic impact caused by them still generates many problems. KEYWORDS: Story. Pandemic. Vírus. C. Em que naquele período eram retratadas não apenas como uma doença mais fatores religiosos, místicos, onde os indivíduos acreditavam que as doenças acometidas eram sinal de pecados cometidos. Com o passar do tempo outras doenças surgiram com alta grau de contágio chegando a decidir guerras, e com as navegações a incidência de doenças aumentaram devido a navegadores buscarem novos territórios, locais ainda não conhecidos, encontrando um cenário hostil e novo onde não conheciam as condições das regiões que eram descobertas e colonizadas.
Na Europa varias doenças entraram por meio de navios que ancoram no continente, a peste negra marcou por matar cerca de um terço da população européia gerando grande pavor naquela época, disseminado de forma rápida, por não haver um diagnóstico preciso. No século XX surgiram outras doenças que geram epidemias tais como a gripe espanhoa que também espalhou pelo mundo e gerou grande destruição, porém nas últimas décadas o mundo vem evoluindo e conseguindo atacar as doenças de forma bem mais rápidas e objetivas. Dessa forma sendo necessário haver maior entendimento de tais questões para saber qual impacto na relação entre homem e meio onde vive. Por intermédio das expedições exploratórias realizadas já no século XVI foi evidenciado a necessidade de realizar estudos em locais exóticos que eram colonizados, por ocorrer doenças que não eram identificadas e que geravam grandes problemas por ocasionar em contágios e por ter uma disseminação muito rápida, onde não havia estudos pré-existente, até porque o maior objetivo das exploração eram a conquista e colonização de novos territórios.
Nesse contexto, no momento que os navegadores chegavam observam que os sintomas encontrados em outros territórios eram diferenciados, assim foi compreendido que era preciso pesquisar as “novas enfermidades” descobertas que até então eram desconhecidas (Fontoura, 2014). Segundo o Junqueira (2009) apud Costa, Teixeira (p. salienta que: A aproximação entre o saber médico e a geografia só foi impulsionada a partir do século XVI com os grandes descobrimentos, que colocaram a necessidade de se conhecer as doenças nas terras conquistadas, visando á proteção de seus colonizadores e ao desenvolvimento das atividades comerciais. apud LACAZ, BARUZZI E SIQUEIRA JUNIOR, 1972, p. Os mesmos autores ainda complementam [. geografia médica é a disciplina que estuda a geografia das doenças, isto é, a patologia á luz dos conhecimentos geográficos. Conhecida também como Patologia geográfica.
Geopatologia ou Medicina geográfica, ela se constitui um ramo da geográfica humana (Antropogeografia) ou, então, da Biogeografia. Peste de Atenas Segundo Hays (2005) a doença começou na zona portuária de Atenas (429 a. C) e se alastrou para todas as regiões da cidade, o impacto foi letal as tropas atenienses que iniciavam uma guerra, segundo o autor as tropas de infantaria pesada composta por cerca de quatro mil indivíduos testemunharam a morte de mais de 1050 soldados. Peste Siracusa Essa epidemia aconteceu no ano 396 a. C, nessa época as tropas do exército de cartaginês cercou a província de Siracusa na Itália. Segundo os relatos a doença teria iniciado entre os próprios solados, disseminado de maneira rápida entre os mesmo, sendo letal e devastando o exército.
Quem identificou a doença foi o medico Grego Galeano (129-199) em que ressaltou que os sintomas eram muito parecidos com a peste de Atenas, tais como: erupção geral de pústulas, que ocasionava em úlceras além da diarréia e delírios após o sétimo dia (RESENDE, 2009 apud LOPES, 1969). A Peste do Século III Segundo Resende (2009) a peste do século III inicio-se no Egito e disseminou de forma rápida pela Grécia chegando ao norte Africano e na Itália entre os anos 251 a 266 d, C. destruindo o Império Romano. Foi o bispo de Cartago, São Cipriano que descreveu os sintomas da doença: Começava como o fluxo no abdome que provocava fraqueza. Os acometidos pela peste reclamavam de um calor intenso de forma interna.
Dessas duas referidas partes do corpo, logo, o tal tumor mortal passava a repontar e a surgir por toda parte. Em seguida o aspecto da doença começou a alterar-se; começou a colocar manchas de cor negra ou lívidas nos enfermos. Tais manchas estavam nos braços, nas coxas e em outros lugares do corpo. Em algumas pessoas, as manchas apareciam grandes e esparsas; em outras, eram pequenas e abundantes. E, do mesmo modo como, a princípio, o bubão fora e ainda era indício inevitável de morte futura, também as manchas passaram a ser mortais, depois, para os que as tinham instaladas (BOCCACCIO, 1970, p. Os sintomas são crônicos com febre, redução do peso, excreção de sangue, devido ocorrer infecção e possível que provoque outros sintomas (CONDE, et al.
Varíola Entre os anos de 1896 a 1980 a varíola matou cerca de 300 milhões de pessoas. A doença gerou grandes problemas por volta de três mil anos, somente na década de 80 foi erradicada após a descoberta da vacina e por meio de campanhas bastante efetivas. O agente transmissor era o Poxvirus variolae, identificada como uma doença contagiosa que afeta por três formas, sendo elas: hemorrágica, raro e grave os sintomas eram hemorragia cutânea que tinha capacidade de levar um individuo a morte em até três dias; o major era considerado a forma mais comum da doença, onde seus sintomas manifestavam de maneira geral por meio da febre alta, dores estomacais, calafrios, levando ao vômito, delírios além de dores de cabeça, nódulos no rosto, provocando a morte de cerca de 30% dos acometidos pela doença (GAZÊTA, 2006, p.
AIDS O vírus do HIV/AIDS surgiu no inicio da década de 80 sendo identificado pelo Centro de controle de Doenças (CDC EUA) a infecção ocorre por meio do ato sexual atingindo indivíduos, em inúmeras faixas etárias sendo heterossexual e homossexual. A circulação de povos de origens diversas, europeus e africanos, e a introdução de animais como vacas, galinhas e porcos, por exemplos, também contribuíram para disseminar doenças desconhecidas no Novo Mundo, dizimando povos nativos, assim como enfermidades locais adoeceram os que vieram de fora (SILVEIRA, 2020, p. Além das condições econômicas do país que não evoluíram de forma deseja, sendo assim o país ainda se encontra em desenvolvimento, sendo um cenário oportuno para possíveis pandemias 3.
Corona vírus no mundo, Brasil Foi no dia 31 de dezembro de 2019 que a OMS recebeu o primeiro alerta do vírus que estava por vim, sua origem foi na China mais especificaste na cidade de Wuhan, considerada uma província de Hubei, onde dessa região se espalhou pelo mundo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde OPAS (2020) em 30 de janeiro de 2020 a Organização mundial (OMS) decretava a grave situação ocasionada pelo novo Coronavírus identificado como COVID 19, configurando como um vírus bastante perigoso, devido a isso a OMS entendeu como uma Emergência de Saúde Pública a nível mundial, em que em Março do mesmo ano foi declarada como uma pandemia. De acordo com a OPAS (2020) existem cerca de sete coronavírus (HCoVs) identificados e classificados em relação ao COVID 19 é chamado de (SARS-COV-2).
A cidade registrou 61,2% de isolamento. Somente três cidades ficaram a frente de Dois Irmãos do Buriti, sendo a cidade de Bela vista com 76,9% de isolamento ocupando o primeiro lugar acompanhada de Jaraguari com 72,7% e Ladário com 65,5% (OPANTANEIRO, 2020). Segundo a Secretária municipal de Saúde foram registrado um caso no município (PREFEITURA MUNICIAL DE DOIS IRMAÕS DO BURUTI-MS, 2020). Coronavirus tipos o que é, processos contágios e proporções O coronavírus representa um agente de uma grande família que são encontrados de maneira geral em diversos animais, abrangendo camelos, gado, gatos e morcegos, entretanto esse vírus possui potencial de acometer humanos, em especial o MERS-Cov e SARS-Cov. Há pouco tempo mais precisamente em Dezembro de 2019, ocorreu uma transmissão de uma nova cepa do coronavírus chamada SARS-Cov-2, na cidade de Wuhan na China que gerou grande disseminação pelo mundo (BRASIL, 2020).
Será realizado um estudo de revisão bibliográfica sobre: A história das pandemias. Gil (2010, p. afirma que, “a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, esta modalidade de pesquisa inclui material impresso como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos”. A busca será efetivada por meio dos descritores isolados e em seguida por meio da associação entre eles. Ao final da pesquise conclui que o estudo se mostrou bastante didático por traçar um contexto histórico referente as pandemias no passado e no presente que acometeram no mundo, assim como o Brasil. REFERÊNCIAS BOCCACCIO, G. Decameron. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013. BALTAZAR, E. pdf. Acesso em: 20 de Jul de 2020. BRASIL - Ministério da Saúde.
Ocorrências de casos humanos de infecção por Influenza A (H1N1). Disponível em: http:// portal. Disponível em: https://portalarquivos. saude. gov. br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-Boletim-Especial-do-COE-Atualizacao-daAvaliacao-de-Risco. pdf. Ebola: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: https://saude. gov. br/saude-de-a-z/ebola. Acesso em: 20 de Jul de 2020. Disease and History. New York, Dorse Press, 1991. CAPOMACCIO, S. A globalização do coronavírus e suas consequências. USP. Tuberculose sem medo. Editora Atheneu. ª ed. São Paulo: 2002. FONTOURA, C. Uma contribuição à história do combate à varíola no Brasil: do controle à erradicação. Tese (Doutorado) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Disponível em: https://www. scielo. br/pdf/hcsm/v20n3/0104-5970-hcsm-20-03-0939. Hygeia, 5(8):57-91, jun, 2009.
LACAZ, C. S. BARUZZI, R. G. LOPES, O. C. A Medicina no Tempo. São Paulo, Edusp/Melhoramentos, 1969. MARQUES, M. exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah. xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=341440&indexSearch=ID>. Acesso em: 20 de Jul 2020. NASCIMENTO, D. R. Acesso em: 20 de Jul de 2020. OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID -19 (doença causada pelo novo coronavírus. Paho. Disponível em: https://www. gov. br/coronavirus/. Acesso em: 20 de Jul de 2020. Acesso em: 20 de Jul de 2020. REID, A. br/pdf/hcsm/v15n4/04. pdf. Acesso em: 18 de Jul, 2020. REZENDE, JM. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina [online]. Caderno Prudentino de Geografia, n. vol. p. jan/jun. Disponível em: agbpp. SOUZA, C. M. C. A epidemia de gripe espanhola: um desafio à medicina baiana.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. World now at the start of 2009 influenza pandemic. Cited 2009 June 06 Disponível em : http://www. who. int/mediacentre/news/statements/2009/h1n1_pandemic_phase6_20090611/en/index. html.
631 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes