Gestao de custos na construção civil
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Engenharias
Eng. Civil e de Produção - Universidade Estácio de Sá Goiânia – 2020 PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CUSTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Primeiro Autor – e-mail* Instituição de Ensino, Faculdade ou Departamento* Endereço * CEP – Cidade – Estado* Segundo Autor – e-mail* Instituição de Ensino, Faculdade ou Departamento* Endereço* CEP – Cidade – Estado* Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a grande importância da gestão de custos mais eficiente e assertiva no setor da Construção Civil, bem como, a necessidade de investir em bons planejamentos e assim obter um controle nos custos de toda produção. Será apresentado a grande importância de planejar, principalmente devido à crescente competitividade das empresas, a concorrência entre os produtos e também para que possíveis erros, falhas e prejuízos sejam prevenidos.
Sendo este, com base em pesquisas bibliográficas, fundamentando-se em livros, dissertações, monografia, artigos científicos, dentre outros materiais disponíveis na internet. Desta forma, foi possível concluir que é necessário analisar todos os custos para que assim obtenha bons resultados e o objetivo final seja alcançado. A gestão de custos ganhou grandes destaques nas empresas, pois notaram que ela é peça fundamental para o bom desenvolvimento e controle. Por meio da gestão de custos é possível constatar e verificar como estão os custos relacionados aos produtos, e assim obter melhores resultados na produtividade, e também melhoria na tomada de decisões. O presente artigo fundamentado por meio de revisão bibliográfica, tem como objetivo abordar sobre o setor da construção civil, bem como quais são os tipos de custos e a grande importância de investir em uma boa gestão de custos para as empresas.
GESTÃO DE CUSTOS Primeiramente definindo-se custos segundo Figueiredo e Caggiano (1993), são formas monetárias que cada empresa precisa investir em busca de alcançar os objetivos desejados. Sendo que na maioria das vezes os contadores são um dos responsáveis em coletar e analisar todas as informações voltadas aos custos da empresa. CRUZ, 2010). Custos relevantes é denominado como aqueles que sofrem modificações de acordo com a decisão tomada, já os não-relevantes não dependem da escolha da decisão. Já os chamados como custos fixos elimináveis podem ser excluídos em um intervalo pequeno de prazo, diferente dos custos fixos não-elimináveis que como o próprio nome já diz, não sofrem a eliminação. BORNIA, 2002). Segundo SindusCon-SP (2017), o setor da Construção Civil é responsável por gerar até 70% de todos os resíduos sólidos da maior parte das grandes e médias cidades do Brasil.
A gestão de custos está diretamente relacionada com o controle em qualquer que seja o processo, analisar o desenvolvimento almejado em comparação ao desenvolvimento obtido para verificar as variações. Sendo assim, é possível perceber quais foram as causas que originaram as variações, e conseguinte buscar as maneiras para realizar as correções, e assim sanar com os problemas identificados. Desta forma, a gestão de custos na Engenharia Civil está ligada em estimar o desenvolvimento futuro, analisar os resultados presente, verificar a variação entre os dois, e assim buscar as soluções e correções para essa variação encontrada. Para conseguir um controle dos custos em qualquer que seja o setor, é fundamental algumas capacidades necessárias: • Criar uma estimativa; • Criar uma contabilidade retrospectiva; • Alterar projeções relacionadas a custos em concordância com as decisões escolhidas ao longo do tempo.
CUSTOS Os métodos de custeio são utilizados para que possa apropriar os custos, buscando como objetivo passar dados fundamentais para o desenvolvimento da gestão empresarial. • Custeio Padrão: é denominado como a expectativa do custo a ser gasto, sempre relacionado com o objetivo que cada empresa deseja alcançar. Segundo o Dicionário de contabilidade custeio de produto é denominado como: Custo determinado a priori, ou seja, predeterminado, e que se fundamenta em princípios científicos e observa cada componente de custos (matérias, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação) dentro de suas medidas de verdadeira participação no processo de produção, representando o quanto deve custar cada unidade em bases raciais de fabricação. LOPES DE SÁ APUD LEONE, 2000, p. Desta forma, a tomada de decisão é algo fundamental para a gestão.
De acordo com Souza (2002, p. Tortato (2006) aborda sobre o processo de crescimento e desenvolvimento econômico que está inteiramente ligado a construção civil, pois este é algo fundamental para que ocorra a evolução da economia. O gerenciamento tem por objetivo atingir a qualidade e produtividade na execução, ou seja, visa atingir padrões de prazo, custo e qualidade previamente estabelecidos, e assim ser competitivo e ter lucro. A qualidade de um serviço precisa ser planejada, com o controle de tudo que se produz do início ao final do processo, é alcançado a qualidade dos serviços prestados. Sem esse acompanhamento, o resultado final pode vim de grandes prejuízos para a empresa. Sanvicente afirma que: Planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como, atribuir às responsabilidades em relação a um período futuro pré-determinado, desta forma é possível identificar a existência de oportunidade e restrições tanto no âmbito interno da organização quanto externamente.
Atualmente a série ISO 9001, são as principais requisitadas pelas indústrias, por causa da grande exigência dos clientes quanto à qualidade no produto ou serviço. O PBQP-H abrange os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, indispensáveis à modernização, torna o setor de construção civil mais competitivo, reduzir os custos concomitantemente à elevação da qualidade das construções e buscar uma confiabilidade maior dos agentes financiadores e do consumidor final. Com a implantação de um sistema de gestão da qualidade aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Souza, relata sobre a implantação do PBQP-H: A sua implantação é feita de acordo com o ciclo PDCA, onde os processos devem ser executados de acordo com os padrões e controlados, permitindo assim a verificação dos resultados obtidos e de sua conformidade aos padrões estabelecidos.
A checagem da aplicação dos padrões estabelecidas é feita através de itens de controle de qualidade dos processos. Sendo assim, a gestão de custas precisa está presente nas organizações, pois é por meio dela que se consegue bons desempenhos. A empresa que tem todo o controle dos seus custos, e de todo percentual da sua empresa consegue tomar melhores decisões sobre o que realmente necessita. Agradecimentos Nesta seção poderão ser incluídos reconhecimentos de apoios recebidos de pessoas físicas e instituições. Esta seção deve estar localizada entre o fim do corpo do texto e a lista de referências. Digite somente “Agradecimentos” em negrito e itálico e digite o texto na linha seguinte. br/ccivil_03/decretolei/del1598. htm> Acesso em: 08 de Junho de 2020.
CRUZ, J. A. W. FIGUEIREDO, S. CAGGIANO, P. C. Controladoria – Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 1993. KOLIVER, Olivio. Contabilidade de Custos. Curitiba: Juruá, 2009 MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. ed. PICCHI, Flavio Augusto; AGOPYAN, Vahan. Sistemas da qualidade: uso em empresas de construção de edifícios. São Paulo, 1993. PINOTTI, A J. Sistema informatizado para apuração de custos por atividades em pequenas e médias empresas de confecções. C. Orçamento na administração de empresas. ed. São Paulo: Atlas, 2000. SOUZA, Fernando Menezes Campello de. edu/publicacoes/pdf/IIseminario/pdf_reflexoes/reflexoes_22. pdf>, Acesso em 18 Mai. COST MANAGEMENT IN CIVIL CONSTRUCTION Abstract: This work aims to present the great importance of more efficient and assertive cost management in the Civil Construction sector, as well as the need to invest in good planning and thus obtain control over the costs of all production.
The great importance of planning will be presented, mainly due to the increasing competitiveness of companies, competition between products and also so that possible errors, failures and losses are prevented. This being based on bibliographic research, based on books, dissertations, monograph, scientific articles, among other materials available on the internet.
101 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes