ACIDENTE AÉREO COM ALTO RISCO DE CONTAMINAÇÃO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

O presente estudo tem como objetivo primordial abordar a temática sobre acidentes aéreos com alto risco de contaminação, tomando por base uma ocorrência apresentada em portfólio. O estudo apresentará também um breve panorama sobre os acidentes aéreos e suas principais causas, como realizar a gestão de riscos envolvidos utilizando-se de ferramentas específicas na intenção de avaliar um cenário de acidente e evitar novos acidentes e auxiliar a equipe de investigação através do apontamento de possíveis estratégias para evitar a contaminação de provas. A pesquisa será realizada em forma de revisão bibliográfica, agrupando artigos em livros e revistas científicas na área da aeronáutica e segurança. Acidentes aéreos, embora como dito não sejam tão comuns, não raro atingem grandes repercussões devido à gravidade, uma vez que normalmente dezenas de vidas são ceifadas, não somente de passageiros e tripulação, mas também de indivíduos em Terra.

Dependendo da localidade onde o acidente ocorre, pode haver colisão com estabelecimentos que agravam as consequências do acidente em si, como por exemplo, locais com estocagem de produtos perigosos e altamente contamináveis. Prevenção e Combate a Sinistro 7 2. Direito e Legislação 9 2. Sistemas de Informação em Segurança 10 2. ACIDENTES AÉREOS COM POTENCIAL RISCO DE CONTAMINAÇÃO 12 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO Desde os tempos mais remotos na história da humanidade, o homem já esboçava seu desejo de voar. Alcançar os céus e desfrutar de todas as facilidades que essa possibilidade oferecia, impeliram os primeiros pesquisadores, cientistas e inventores a dedicar tempo e energia na busca de tal possibilidade. A segurança deve ser a principal preocupação daqueles que estão à frente dos voos, cuidando de questões técnicas com responsabilidade, para que sonho de voar não se transforme em pesadelo.

DESENVOLVIMENTO 2. PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES AÉREOS Existem causas diversas para que ocorra um acidente aéreo, cujas principais envolvem erro humano, falha ou pane mecânica, turbulências e outros fatores relacionados às condições climáticas, negligências quanto aos procedimentos de segurança ou à falta destes. No entanto, situações “inusitadas” também podem causar acidentes aéreos, entre as quais a presença de animais no ar ou em solo. Exemplos de acidentes envolvendo animais no Estado do Ceará foram os acidentes no ano de 2011, no mês de julho, um cachorro foi atingido por uma aeronave, durante a revisão de pista do aeroporto de Fortaleza e no mês de agosto houve outro acidente causado por um gavião preso na fuselagem de uma aeronave da Avianca após atessisagem.

É a porção de espaço que compreende um determinado raio, cuja origem se restringe ao ponto no qual o fato é constatado, abrangendo os demais lugares que aparente, necessária ou presumivelmente tenham configura a prática pelo criminoso. GARCIA E RÉGIS, 2016). Preserva vestígios no local de um crime é extremamente relevante, justamente para que as evidências sejam construídas. No caso de um acidente aéreo, é especialmente importante a preservação pelo fato de haverem elementos cruciais para identificação das vítimas, como por exemplo, vestígios e peles entre outros. Muitos peritos afirmam que a cena do crime “fala”. A tarefa de responsabilizar alguém já é por si própria bem complexa. Por esse motivo, qualquer conduta equivocada na preservação dos vestígios e mesmo possível contaminação na cena, poderão embasar recursos por parte dos responsáveis em se abster da ação penal.

Análise e Gerenciamento de Risco A mitigação, em conjunto com a análise de riscos é fundamental em um empreendimento “para evitar que esse empreendimento sofra com desperdício de recursos e com ameaças em geral”. ALMEIDA, 2017, p. O gerenciamento de riscos é o processo pelo qual “as organizações lidam com os riscos inerentes às suas atividades, com o objetivo de atingir uma vantagem sustentada, não só dentro de cada atividade, mas também em toda a sua atuação”. O cenário apresentado já envolveu uma ocorrência e não atua sobre uma possível ocorrência. Representação Gráfica 4. Casos de acidentes aéreos regionais com relato do acidente, como discorreram análise e quais medidas tomadas no intuito de mitigar riscos de novos acidentes de mesma natureza.

Prevenção e Combate a Sinistro 1. Diante desta situação, você aconselharia utilizar este tipo de extintor para combater o incêndio identificado? Extintores de pó para as Classes ABC. A união destes três elementos é denominada como triângulo do fogo. De acordo com atualizações, existe um quarto elemento: a reação em cadeia. Desta forma, constitui-se o quadrado ou tetraedro do fogo. Para que haja fogo, portanto, é preciso existir a presença destes três elementos. A extinção se dá “quando eliminamos um dos lados do quadrado do fogo, e por isso temos quatro métodos básicos de extinção, são eles: resfriamento, abafamento e isolamento, também chamado de retirada do material, e extinção química”. O CDC (Código de Defesa do Consumidor) afirma os direitos do consumidor quanto à proteção da vida, da saúde e segurança contra riscos provocados por “práticas de fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou noviços”.

WISNIEWSKI E BOLESINA, 2014, p. O fornecedor tem como responsabilidade não somente garantir a qualidade do produto, mas também que a segurança do consumidor, bem como sua saúde, através da garantia de que o produto ou serviço não seja nocivo. Diante das consequências graves que o desastre provocou, qual seria responsabilidade da prestadora de serviço de transporte aéreo em relação às vítimas e suas famílias? Por quê? De acordo com Baía e Nogueira (2018, p. “o nexo de imputação é o fundamento da atribuição da responsabilidade a um determinado indivíduo, pelos danos causados ao seu patrimônio ou ao de outrem”. Radiografias são relevantes para contar a história do paciente. Fotos também podem ser consideradas bancos de dados, pois apresentam informações sobre cicatrizes ou tatuagens, por exemplo.

SOUSA JÚNIOR, 2012). Quais os sistemas de informação/comunicação envolvidos no que tange às principais operações da aeronave? Os voos são monitorados com acompanhamento em tempo real. Esse acompanhamento informa posicionamento da aeronave, altitude, velocidade e rota estimada. Como funcionam as caixas pretas? Fisicamente falando, as caixas pretas têm o tamanho aproximado de uma caixa de sapatos, com peso variando entre 3 e 5 quilos. Seu custo é alto, chegando a US$ 60 mil dólares a unidade. Estão localizadas na cauda da aeronave, sob a premissa de ficarem mais protegidas no caso de impacto. As caixas pretas estão equipadas com localizador. Mesmo quando ocorrem acidentes envolvendo água, as caixas pretas permanecem íntegras pelo período de até 90 dias atingindo profundidades de até 6 mil metros. CONSIDERAÇÕES FINAIS Acidentes aéreos são tragédias que causam grande repercussão, em especial quando envolvem circunstâncias não plenamente esclarecidas que ofereçam motivos concretos para a ocorrência.

Uma série de questões está envolvida diante de um acidente aéreo, não somente a grande quantidade de vítimas. Os agentes de segurança pública são atores intimamente envolvidos nas questões que permeiam um acidente aéreo, porque são eles que tomarão as primeiras providências acerca de prover esclarecimentos. No estudo apresentado havia um grande risco de contaminação no acidente aéreo, tendo em vista que a aeronave colidiu com um barracão com estoques de produtos químicos. Esse cenário trazia o agravante de possibilidade de iminente explosão. As caixas pretas, apesar de gerar certas controvérsias quanto ao seu sistema já ultrapassado, ainda são a principal ferramenta na investigação dos acidentes aéreos, pois seus dispositivos de gravação ajudam a pontuar os acontecimentos que antecederem o acidente.

O fato é que acidentes aéreos, apesar de não tão comuns, ainda ocorrem com certa frequência. Fatores ambientais e mesmo presença de animais também são pontuados como causas de acidentes. O contínuo treinamento dos profissionais envolvidos é essencial, bem como a disponibilização de mecanismos de segurança e ferramentas de treinamento e conduta diante de imprevistos. Não há garantias quanto a evitar acidentes aéreos. Conheça tecnologias para a segurança da aviação sob mau tempo. Disponível em: <https://www. cnt. org. br/imprensa/noticia/livre-mau-tempo-tecnologia-aviacao-seguranca> Acesso: 22 nov 2019. A abordagem sociotécnica na investigação e na prevenção de acidentes aéreos: o caso do voo RG-254. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, vol. n. p. Disponível em: <http://www.

GARCIA, Tiago Mikael; RÉGIS, Jonathan Cardoso. Local do crime: a preservação e o isolamento e seus reflexos na persecução criminal. Revista Unisul de Fato e de Direito, ano VII, n. p. LIMA, Felipe. fgv. br/dspace/bitstream/handle/10438/9855/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Amaury%20Junior. pdf> Acesso: 24 nov 2019. WISNIEWSKI, Alice; BOLESINA, Iuri. Conceitos básicos do direito do consumidor.

116 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download