Formatar trabalho de p.i
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
Aos nossos pais, irmãos, avos, tios, primos e amigos pelo apoio e encorajamento a nunca desistir de nossos objetivos, arrancar diversos sorrisos em momentos em que pensamos não ser possível continuar a batalha e nos proporcionarem os melhores momentos em família. Ao professor Rodrigo Marcos de Castro, pela sua orientação para chegarmos ao sucesso deste trabalho, e seu estimulo durante as aulas ajudando em cada passo do desenvolvimento deste de trabalho. Orientou que a dedicação e persistência são requisitos básicos na conquista daquilo que buscamos, suas orientações vão além da profissão e são para uma vida inteira! Ao nosso Coordenador de Curso Professor Doutor Donizetti Leonidas de Paiva, e a toda equipe da coordenação, por estar disponível a nos, ajudar, sempre recebendo com um sorriso no rosto.
As nossas Professoras Abkeila Cristina, Andrea Itero, Andrea Maras, Nathalia Navarro, e Tatiana, que sempre estavam dispostos a esclarecer nossas duvidas para que no fim conseguíssemos chegar além do resultado desejado e acreditando nos nossos potenciais. Por fim, a todo Centro Universitário Senac campus Santo Amaro! "Nada é permanente, exceto a mudança". Transporte Individual SUMÁRIO Introdução 8 Definição do problema 8 Justificativa 9 Objetivos da pesquisa 11 Objetivo geral 11 Objetivos Específicos 11 1. Referencial Teórico 12 Sistemas Organizacionais 14 Modelos Organizacionais 15 Gestão por processos 16 2. Metodologia 18 Resultado das pesquisas 20 Pesquisa nas Redes Sociais 25 3. Diagnóstico da Organização 27 Breve histórico da organização 27 Perfil de atuação 28 Stakeholders 28 Missão, Visão, Valores e Objetivos 29 Objetivos 29 Produtos e/ou serviços oferecidos, projetos desenvolvidos 29 Diferencial da empresa 32 Estrutura da empresa 32 Constituição da Empresa 33 Ferramentas e Processos de Gestão 34 Gestão de Marketing e Comunicação 36 Gestão de Recursos Humanos 38 Análise SWOT 39 4.
Proposta/Ação 41 5. São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, é o principal centro financeiro, econômico, corporativo e mercantil do país. Diariamente milhões de pessoas se deslocam de seus bairros e das cidades ao seu redor com o intuito de trabalhar ou estudar em São Paulo. A movimentação populacional na cidade é absurda, é onde vemos pessoas com dificuldades de utilização do transporte público devido a insuficiência de atendimento eficiente para todos e o caos no trânsito com quilômetros de grandes congestionamentos. Diante destes aspectos apresentados a ideia de compartilhamento de um meio de transporte barato, que não agride o meio ambiente, sendo sustentável e alternativo para o serviço de transporte público tradicional é amplamente promissora e viável.
Como forma de suprir essa demanda de mercado surgiu a empresa Yellow, entretanto, esta não estava devidamente preparada para lidar com a gama de clientes existentes e com as implicações mercadológicas que exigem tomada de decisões assertivas para o modelo de negócio. Estes objetivos tornam claro para o pesquisador quais ações e decisões ele tomará para alcançar as metas pretendidas. Os objetivos de uma pesquisa são subdivididos em objetivos gerais e os específicos. Os objetivos gerais envolvem as metas mais amplas, está relacionado com a resposta para a pergunta do problema da pesquisa já citado anteriormente. Os objetivos específicos estão relacionados com as metas que desejamos alcançar, mas de uma forma detalhada. Podemos definir os objetivos específicos com um passo a passo necessário para atingir o objetivo geral.
O planejamento assume uma situação de maior importância no processo administrativo. O princípio das maiores influência e abrangência, pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa. E o princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade, deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências apresentadas pelas empresas. Pode se respeitar também os princípios específicos que podem ser planejamento participativo que tem como principal benefício facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa, - planejamento coordenado, que envolve todos os aspectos de forma projetada para atuar interdependentemente, - planejamento integrado, os vários escalões de uma empresa, - e o planejamento permanente para manter seu valor e utilidade com o tempo (OLIVEIRA, 2014).
A gestão empresarial da empresa em estudo é relacionada com o modelo Cadeia de Valor. Dois elementos formam a cadeia de apoio, atividades primarias e atividades de apoio. Atividades Primárias é possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. As atividades de apoio, como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infraestrutura. (PORTER, 1991). Para Porter (1989), a internet não representa somente uma fonte de vantagem competitiva. Sistemas Organizacionais Os Sistemas Organizacionais referem-se ao sistema aplicado por uma determinada organização na execução de suas tarefas e um conjunto de elementos que têm um objetivo em comum, assim se relacionando entre si, de forma totalmente dinâmica.
Segundo Chiavenato (1991), as organizações são estruturas sociais extremamente complexas e multidimensionais que estão constantemente em mudança. Para que uma estrutura organizacional possa ser chamada de sistema organizacional deve apresentar, de acordo com Paladini (apud Castro, 1997), os seguintes elementos: "(1) entradas; (2) saídas; (3) interação organizada das partes; (4) princípios básicos de funcionamento; (5) busca de objetivos comuns; e, (6) realimentação". Um sistema organizacional é construído para disseminar a cultura da empresa e para atender suas demandas num momento específico. Num primeiro instante, quando o negócio ainda está começando, seu empreendimento segue determinada linha de pensamento, tem algumas diretrizes básicas que vão se mostrando efetivas ou então ineficientes. Ela também é a mais arriscada configuração pois ela depende da saúde e capricho de um único individuo, tornando inviável o controle na ausência do mesmo.
Riscos e qualidades são avaliados na estrutura simples. Explicar qual seria a estrutura melhor a ser aplicada numa organização vai depender de vários fatores e do julgamento, caso a caso, pois cada organização tem suas particularidades e suas necessidades. MINTZBERG (2008). Gestão por processos A definição de gestão por processos, segundo Carvalho, et al. As gestões por processos e do tempo caminham juntas. Ambas contribuem para que os colaboradores mantenham o foco nas atividades principais, eliminando retrabalhos e automatizando tarefas. Elas possibilitam uma melhor distribuição e organização das tarefas, facilitando o gerenciamento da rotina e até mesmo de projetos mais complexos. Quando se trabalha na gestão por processos, valoriza-se a integração das áreas, facilitando as relações interpessoais dentro da organização e identificando problemas de vários setores de forma concomitante, unificando a empresa.
Segundo Tachizawa e Scaico (1997) a metodologia de padronização de processos tem como objetivo a análise, racionalização e padronização dos processos. Na segunda etapaforam questionadas 100 (Cem) pessoasusuárias e não usuáriasdo serviço de compartilhamento de bicicletas de São Paulo de ambos os gêneros e faixa etária e de qualquer região da cidade de São Paulo. Os questionários foramrealizados pelo formulário do Google, onde se buscará identificar as concepções e as práticas que sustentam o uso de compartilhamento de bicicletas. Na terceiraetapaforam realizadas entrevistas com 10(dez) pessoas que utilizam o serviço de Compartilhamento de bicicletas, na cidade de são Paulo, onde se buscará identificar as concepções e as práticas que sustentam o uso de bicicletas compartilhadas.
Também foi realizado um estudo de caso a partir da observação dos participantes na página da Yellow- bicicletas e patinetes no facebook e instagram, o que ajudou a compreender que tipo de interação do consumidor tem com a empresa em suas páginas nas redes sociais. De acordo, com Fragoso, Recuero e Amaral (2011), a entendimento dos grupos que interagem com as marcas pode ser feita através de uma análise nas redes sociais em que a empresa este presente. Gráfico 1 – Gênero dos entrevistados Fonte: desenvolvido pelos autores O maior percentual por gênero da pesquisa é do sexo masculino, que correspondeu a 48% (48 pessoas) do total de entrevistados conforme indicado graficamente acima, o sexo feminino representa 52% dos dados compilados (52 pessoas). Gráfico 2 – Idade dos entrevistados Fonte: desenvolvido pelos autores O gráfico acima representa a proporção dos entrevistados por faixa etária de idade, onde os dados foram distribuídos entre aqueles com idade de 18 a 25 anos, entre 26 a 35 anos, entre 36 a 45 anos, 46 a 55 anos e aqueles com idade superior a 56 anos.
Assim percebemos que onúmero de entrevistados tem na faixa etária de idade de 26 a 35 anos. Gráfico 3 – Localização da moradia dos entrevistados Fonte: desenvolvido pelos autores Os entrevistados também foram alocados pelas suas respectivas regiões de moradia, a Zona Sul foi à região onde mais pessoas foram entrevistadas, assim apresentou que 28% por cento dos entrevistados reside na Zona Sul, seguida da Zona Leste com 26% dos entrevistados e Zona Norte com 19% ,logo atrás a Zona Oeste com 18 % por cento e por ultimo com 9% dos entrevistados moram na região central ou na grande são Paulo como Diadema, Santo Andre, São Bernardo do Campo, Osasco e entre outras cidades ao redor da Capital Paulista. Gráfico 4 – Percepção da Yellow pelos entrevistados Fonte: desenvolvido pelos autores O gráfico acima representa a proporção dos entrevistados que já ouviram falar da Yellow, 66% já ouviram falar da Yellow, 29% dos entrevistados nunca ouviram falar da yellow, 5% dos entrevistados disseram que talvez tenha ouvido falar sobre a Yellow.
O ideal seria que a empresa respondesse à estes questionamentos e apontamentos apresentando melhorias e soluções pertinentes para os consumidores. Dessa forma, com o feedback dos clientes e uma postura compreensiva e preocupada da empresa o processo de uso da bicicleta seria aperfeiçoado, agregando mais clientes em potencial para a Yellow. Fonte https://www. yellow. app/contato-yellow/ Analisamos o site da Yellow bike, tentamos em entrar em contato com a empresa na página de contato da mesma, assim mandamos uma mensagem de sobre uma duvida de locais para colocar credito em dinheiros na caderneta da yellow para utilizamos o serviço para a Yellow até data de 04/11/2018 não obtivemos nenhuma resposta da empresa e nenhuma informação que receberam nosso contato. A Empresa é pioneira em serviço de compartilhamento de bicicleta sem estação para locação ou entrega.
Stakeholders Internos: Fundadores/Colaboradores: Eduardo Musa, Ariel Lambrecht e Renato Freitas Externos: Cliente, Bike Sampa, Mobike (Concorrentes); Secretaria de Mobilidade de Transportes (SMT); GGV Capital (Investidora). Missão, Visão, Valores e Objetivos Missão Nossa missão é oferecer o melhor serviço de compartilhamento aos nossos clientes, sendo uma empresa altamente competitiva, tecnológica, ousada que visa sempre o consumidor em primeiro lugar com praticidade, rapidez, segurança e qualidade. Visão Tornar-se a maior empresa de prestação de serviços em mobilidade urbana em todo território nacional, trazendo novos produtos com segurança, qualidade e aplicando recurso sustentável e tecnológico. Valores • INOVAÇÃO • SUSTENTABILIDADE • TECNOLOGIA • MOBILIDADE Objetivos O principal objetivo da empresa Yellow é promover a facilitação da mobilidade das pessoas em espaços urbanos, oferecendo serviços de locação de bicicletas por meio do aplicativo móvel, contribuindo com o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis e reduzindo os gastos financeiros de seus consumidores em relação ao transporte convencional.
Após o uso devolver em qualquer estabelecimento conveniadocom a Yellow em qualquer local da área demarcada e bloquear o cadeado. Diferencial da empresa O principal negócio da startup atualmente é o aluguel de bicicletas no modelo dockless, ou seja, sem a necessidade de retirada ou entrega em pontos específicos. Esse é um diferencial cujo serviço que popularizou um negócio nesses moldes, já o concorrente não possui, e por isso a solução da concorrente rapidamente ganhou adesão dos paulistas. Estrutura da empresa A estrutura organizacional conta com um total de 93 funcionários. Sendo divididos de acordo com a função e atribuição de cada um dentro do processo organizacional. As bicicletas da Yellow estão dentro das normas estabelecidas pelo CTB(Código de trânsito Brasileiro, 1997) "Art.
São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outrosa serem estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito. ” "VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturnadianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelhoretrovisor do lado esquerdo. O Conselho Nacional de trânsito é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito Brasileiro. Ferramentas e Processos de Gestão PDCA As letras de PDCA e se referem a Plan, Do, Check e Act, quer dizer, Planejar, Fazer, Checar e Agir. Já para projetos focados em melhorar produtos, serviços e processos de negócios já existentes, é utilizado o modelo DMAIC: • Definir o problema: Definição do problema por meio da opinião de clientes; • Medir aspectos chave: Mensurar as principais características do processo atual e coletar dados relevantes; • Analisar os dados: Estudar as informações para compreender as relações de causa e efeito garantindo que todos os fatores foram considerados.
• Melhorar os processos: Proporcionar a melhoria e a otimização do processo com base na análise dos dados, tendo como princípio técnicas como: desenho de experimentos, poka-yoke (à prova de erros). E promover a padronização do trabalho para gerar um novo processo. • Controlar: Monitorar o novo processo com o intuito de garantir que quaisquer desvios do objetivo tenham sido corrigidos antes de se transformarem em defeitos. Implementar sistemas como um controle estatístico e continuamente monitorar os processos. us/ A imagem acima é da página oficial da Yellow inserida na rede social Instagram, e conta com aproximadamente 23. mil seguidores em seu perfil corporativo e 27 publicações referentes ao serviço em sua página, realizando interações sociais com seus seguidores. A imagem acima é da página oficial da Yellow inserida na rede social Facebook, e conta com aproximadamente 14.
mil curtidas pelos usuários. A empresa utiliza a pagina para fazer publicações de imagens e vídeos referentes ao serviço e aproveitando a mesma para realizar a interação com os usuários. • Compensação Competitiva. • Ambiente de inicialização. • Horas de trabalho flexíveis. • Amar bicicletas. Análise SWOT Oportunidades -Crescimento da economia compartilhada. Pontos fortes -Preço do serviço acessível para todas as classes sociais -Uma plataforma de compartilhamento de bicicletas sem estação, ou seja, você pode alugar e devolver em qualquer local disponíveis no aplicativo da Yellow. Peças da bicicleta feita exclusivo para Yellow. Meio de transporte sustentável e eficaz. Pontos negativos da Yellow -Uns dos pontos negativos do aplicativo da Yellow -No aplicativo mostra a bicicleta e quando chegamos na local bicicleta indisponível por motivo de manutenção ou restrição da aérea de cobertura da Yellow ou até mesmo determinação de horário de funcionamento da bicicleta.
No aplicativo mostra a bicicleta ao chegar a bicicleta já foi alugada por outro usuário. Para essa expansão ter sido mais eficaz faltou um aprofundamento nas pesquisas o comportamento desse usuário, as regiões nas quais eles residem ou ocupam, para assim prepara-los para o uso desse novo serviço. A empresa “chegou do nada”, talvez com a finalidade de causar um impacto na sociedade, criando um interesse sobre as bicicletas, de certa forma minimizando custos e maximizando lucros, a forma como esse novo serviço foi encarado, com muita depreciação desses ativos provavelmente não atingiu essa expectativa. Outro ponto de melhoria é os pós-atendimento uso desse serviço, os canais de comunicação da empresa não atende de imediato. Portanto, o plano de ação consiste na melhoria com o atendimento ao cliente, prestando total respaldo a estes quando tiveram dúvidas quanto ao uso ou buscar uma solução imediata para quais quer eventual falha.
O cliente tem total independência quanto ao uso, manuseio do serviço, mas há um limite em que a empresa passa a ser atuante para melhor atende-lo. Portanto a bicicleta é um meio de transporte acessível que vem suprir de forma, inclusiva, econômica e sustentável a necessidade de uma grande população que luta pelo seu direito de ir e vir nos grandes centros urbanos. Uma das suas contribuições se da pelo fato da Yellow, ser um meio de transporte sustentável, onde minimiza as contribuições negativas para meio ambiente, deixando de emitir gases poluentes que prejudicam o ecossistema. A vantagem de usar a Yellow, é que a pessoa estará praticando uma atividade física, trazendo benefícios a sua saúde e contribuindo na diminuição do transito urbano.
Cronograma de implementação; A implementação (etapas, recursos necessários, etc) A implementação dos recursos, será através do app, onde assim, as pessoas irão receber as instruções e informações para assim saber as atualizações do aplicativo e poder aplicar na hora de utilizar as bicicletas. Recursos necessários: Smartphone Conta com a Yellow Conta no banco ou comprar o cartão code Avaliação – Construção de Indicadores de Processo e de Indicadores de Resultado Nossos indicadores de avaliação estão serão: • Acompanhar constantemente os usuários ativos e as solicitações paranovos interessados; • Acompanhar, monitorar e dar um Feedback para as opiniões dos clientes paraque continuem utilizando o serviço; • Consegui expandir o modelo para no mínimo 2 Estados; • Boa manutenção das bicicletas; • Assiduidade de uso do APP pelos clientes.
A estratégia para a promoção desse serviço não atinge de forma eficiente sua finalidade, o setor no qual está inserido o serviço é colocado como fator secundário, falta alianças por integrantes já instalados que promove esse setor, uma grande dificuldade é a realização de campanhas por meio do mundo virtual que é pouco explorado, assim abrangeria muito mais o potencial consumidor. O impacto esperado é uma total adesão do serviço e uma grande revolução nos meios de transportes por meio de bicicleta, uma fidelização desse usuário. Para isso será explorado o poder de alcance das redes socais para atingir todo o potencial cliente, logo, o Marketing vai estar em constante mudança, sendo usado como modelo para outras instituições. Ter um público consumidor consciente do uso da bicicleta como meio de transporte, mais informado sobre a relevância deste para o melhor uso dos espaços urbanos, voltado para a sustentabilidade proporcionará inúmeros benefícios para a sociedade.
Essa ampliação vai trazer novas oportunidades para empresa, principalmente as de aprimoramento, enxergando melhores formas de atendimento das necessidades do cliente, sendo assim entregando um serviço de qualidade que trará um resultado em longo prazo, ou seja, um aumento no número de clientes e conseqüentemente a maximização dos lucros. ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. LAS CASAS, Alexandre. et. al. ed. São Paulo : Editora Atlas, 2014. PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. SCAICO, O. Organização flexível: qualidade na gestão por processos. ª ed. São Paulo: Atlas, 1997 https://yellow. breezy.
87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes