Formação ética e cívica dos cursos de engenharia no ensino superior de Belém e interiores do Pará
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Engenharias
As instituições de ensino superior em Belém, passaram a dar maior visibilidade ao assunto, visto o grande papel da engenharia na sociedade e o amplo campo da sua intervenção no âmbito da existência humana, sendo imperativo considerar as consequências de suas ações (positivas e negativas). Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo, discorrer de forma objetiva, sobre o modo como o ensino pautado da ética vem sendo desenvolvido nas instituições de ensino superior. Para esta pesquisa foi levado em consideração as 11 principais instituições de engenharia de Belém e do interior do estado. Sendo 4 universidades públicas (1 estadual e 3 federais), 6 faculdades particulares e 1 instituto federal. Palavras chave: Ensino, Engenharia, Ética, Formação. Por possuir grande importância na área do conhecimento, tecnologia e inovação, as universidades e faculdades de engenharia, tem o desafio de construir um novo modelo educacional acadêmico capaz de atender às atuais demandas da sociedade.
Fato este, defendido por diversos autores e órgãos internacionais como a UNESCO e a Comissão Europeia, que tem produzido diversos documentos que acentuam essa necessidade. Segundo Nummer (2005), o ensino deve privilegiar não só na formação de engenheiros, como é o assunto deste artigo, mas todos os cursos, afim de capacitar e resolver problemas com competência aliando a base teórica, a prática. Por isso, o egresso deverá ter uma atitude mais ética, crítica, autônoma, criativa, buscando soluções de interesse da Sociedade. Segundo Fernandes e Sousa (2017), ética é definida como a busca pela felicidade, independente da época, mas é preciso saber que o termo felicidade, é conhecido como um conjunto amplo de sentidos, ações e significados. Requer um maior saber, uma nova relação social em fase das demandas e dos novos processos de trabalho.
Sendo que, a mudança no conteúdo das atividades curriculares tem como consequência a necessidades de qualificações e conhecimentos em diversas áreas, como, a informática, a administração, línguas estrangeiras, conhecimentos jurídicos. Estas habilidades, tornam-se importantes para agregar conhecimento em todos os cursos de engenharia, não ficando atrelados somente a parte técnica da grade de ensino. Somam-se a esses aspectos a formação ética cívica e deontológica, que são de fundamental importância no exercício da profissão, pois por várias vezes o engenheiro se verá em situações que envolvem valores morais e éticos. OBJETIVO O objetivo deste estudo é analisar como as instituições de ensino voltadas para engenharia, no caso, as 11 instituições presentes em Belém e no interior do estado, estão incluindo na sua missão a formação ética e moral para o desenvolvimento acadêmico e social de seus alunos.
Quanto mais investir no indivíduo como ser humano, maiores serão as oportunidades de sucesso na carreira, e consequentemente no ambiente de trabalho em que a capacidade de se relacionar será uma prioridade. O engenheiro deve estar sempre ciente de suas ações tanto pessoais quanto profissionais. Levando-se em conta que a formação do engenheiro não deve ser pautada somente na parte técnica, ele deve desenvolver as três habilidades mostradas na Figura 01. Por isso, a sociedade acaba esperando as seguintes características do engenheiro: a) A consciência de que ações gerenciais, técnicas e pessoais afetam a vida das pessoas e do meio que as cerca tanto diretamente quanto indiretamente. b) Aprimoramento e desenvolvimento de valores morais e cívicos, pois somente com a maneira que as pessoas se portam na sociedade pode garantir o comportamento ético de uma organização.
Conforme mencionado na Figura 02, em que a humanização do engenheiro é necessária, assim como da própria organização, compreendendo tanto a importância da natureza técnica, quanto econômica nos processos produtivos e, principalmente, de tomada de decisões, estas bem motivadas ao longo da vida acadêmica. É na reflexão sobre ética em si que nasce a importância de ressaltar a responsabilidade da ética dentro da engenharia, observando o que é certo ou errado, podendo ser considerado como antiético tudo aquilo que pode causar algum dano ou que venha prejudicar a saúde e/ou a integridade de alguma pessoa ou o meio que as cerca preservando a vida, em toda a sua extensão, seja fora ou dentro de uma organização. Portanto, o presente trabalho consiste em conhecer como as instituições de ensino superior de engenharia na cidade de Belém implementam, ou não, em suas respectivas grades curriculares a formação ética e cívica de seus alunos.
Foram analisadas as matrizes curriculares de todos os cursos voltados para a engenharia dessas instituições. O levantamento de dados foi feito nos 3 últimos meses de 2017, abrangendo um total de 66 cursos de engenharia, divididos entre 11 instituições de ensino superior em engenharia, tanto em Belém, quanto no interior do estado do Pará. Sendo que a Universidade Federal do Pará é uma delas e, apresenta em seu site todas as matrizes curriculares para a consulta das várias modalidades de ensino. Tabela 03: Relação dos cursos ofertados na universidade para a formação de engenheiros, que possuem disciplinas voltadas para a formação ética e cívica, na rede estadual de ensino. ESTADUAL INSTITUIÇÕES CURSOS Engenharia de Produção Engenharia Ambiental Engenharia Florestal J Possui disciplina voltada para a formação Ética do Engenheiro? ** ** 1 **Faculdade que não possui nenhuma disciplina voltada para a educação ética e cívica, ou que não disponibilizam dados suficientes no site para consultas.
Fonte: O Autor. A única universidade estadual analisada apresenta três cursos de engenharia, mas somente um deles possui ao menos uma matéria na área da educação ética e cívica. Ofertadas tanto na matriz curricular regular do curso, como na grade de optativas (poucas instituições disponibilizaram essa informação em seus sites oficiais). A porcentagem é calculada dividindo-se o total de disciplinas ofertadas por cada instituição, no caso, pública e privada, sobre o total de disciplinas ofertadas que foquem em temas éticos em cada uma delas. Tabela 05 - Porcentual de disciplinas que envolvem conceitos cívicos e éticos nas instituições superiores de ensino em engenharia. Número total em Instituições públicas 0,53% Número total em Instituições privadas 1,21% Fonte: O Autor. Percebe-se então que, as instituições de ensino superior, no que tange as engenharias em geral, ainda não contemplam de forma absoluta em suas grades curriculares, disciplinas que envolvam temas cívicos, éticos e deontológicos.
vlaanderen. be/hogeronderwijs/bologna/documents/MDC/050520_Bergen_Com munique. pdf. Acesso em 24 jan. BERNARDI, M. M. O ensino da engenharia científica no mundo: uma criação do século XVIII. REM: Revista da Escola de Minas, Ouro Preto. V. no 3, p. br/santarem>. Acesso em: 26 Junho 2018. CESUPA, Centro Universitário do Estado do Pará. Disponível em:< http://www. cesupa. Cursos de Graduação – Belém. Faculdade Faci - Wyden. Disponível em:<https://www. wyden. com. Holsapple, M. Eunjong R. Bielby, R. Carpenter, D. Sutkus, J. IFPA, Instituto Federal do Pará. Disponível em:<https://www. ifpa. edu. br/>. Terræ Didática, v. n. p. PRAHALAD, C. K. Disponível em:<http://www. unama. br/institucional/nacional>. Acesso em: 24 Junho 2018. Universidade Federal do Oeste do Pará. Engenheiro: Trabalho e Ideologia. São Paulo: Ática,1981.
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