Formação Continuada de Professores
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Gestão ambiental
A formação continuada eleva o nível da qualidade de ensino bem como o conceito da instituição educacional. Para que seja realizada está breve explanação sobre a importância da formação continuada de professores do ensino superior, foi utilizada tão somente a pesquisa bibliográfica. O tema central deste artigo é a formação docente continuada e área de conhecimento a que se aplica é o ensino universitário. Palavras-chave: Ensino superior; Formação continuada; Docente. ABSTRACT The work brings a brief approach about the importance of continuing education for higher education teachers as well as the context of their performance. Aramburuzabala, Martínez - Garrido e García - Peinado (2013) O docente do ensino superior é um conhecedor da ciência, o que requer capacidade e o hábito da procura que lhe proporcione a ampliação da sua área do saber.
Desse modo, o magistério não pode está limitado apenas às atividades em sala de aula. A formação continuada do docente é mais do que adquirir técnicas e conhecimento é o período da socialização e do desenvolvimento profissional. Nóvoa (1995) Com relação ao desenvolvimento profissional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN (Lei 9394/96) diz que o docente deve estar atento a relação entre a escola e a comunidade. Diante deste contexto, o presente estudo traz como a questão problema, uma breve abordagem a cerca da importância da formação continuada de professores do ensino superior. no artigo 66, para lecionar no ensino superior o docente deve ter cursos de pós-graduação stricto sensu, “a preparação para o exercício do magistério superior far‐se‐á em nível de pós‐graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado” (BRASIL, 1996).
Portanto para que o docente atue no ensino superior é preciso está preparado e pós‐graduado. vale salientar que os Programas de Pós‐graduação se voltam para a formação de pesquisadores em seus campos específicos e sem exigência quanto à formação pedagógica de professores” (VEIGA, 2004, p. De acordo com Zabalza (2009), a formação pedagógica além de ser importante, desenvolve a ética profissional, o comprometimento assumido com os educandos e com os próprios docentes a fim de melhorar sua formação. Como o campo de trabalho do professor é o ensino, deduz-se que sua formação consiste então no processo por meio do qual ele aprende e reaprende a ensinar processo esse que envolve a formação inicial e continuada, fazendo-se presente ao longo de toda a carreira (ALMEIDA, 2009, p.
O sucesso do professor está ligado à participação atuante do estudante (LABAREE, 2000). De acordo com Garcia (1999), o papel do professor se constitui em um conjunto de ações que o mesmo deve realizar para garantir o aprendizado do estudante. Dentro destas ações está a investigação, ação pela qual o docente universitário adentra seu conhecimento em determinada área de estudo, deste modo é possível que o estudante enquanto futuro profissional se aproxime da profissão e inicie sua visão critica e inteirada do seu objeto de estudo. Nesse contexto, Garcia (1999), afirma que: A formação continuada de professores favorece questões de investigação e de propostas teóricas e práticas que estudam os processos nos quais os professores se implicam, e que lhes permite intervir profissionalmente no desenvolvimento do seu ensino, do currículo e da escola (GARCIA, 1999, p22).
A formação deve possibilitar ao docente uma prática pedagógica de compromisso com os alunos, para isso o professor deve posicionar-se “[. METODOLOGIA O trabalho é de caráter descritivo, ou seja, buscou descrever os fatos analisado pelo pesquisador, de acordo com o que foi observado e interpretado a partir das pesquisas realizadas do objeto de estudo. Para a elaboração deste artigo, realizou-se uma pesquisa exploratória, de acordo com Gil (1996, p. a pesquisa exploratória: “[. trabalha com levantamentos bibliográficos, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e analise de exemplos que estimulem a compreensão”. Além disso, de acordo com Gil (2002, p. a formação continuada não deve ficar limitada a cursos de breve duração, pois esses cursos “alteram apenas de imediato o discurso dos professores, e muito pouco contribuem para uma mudança efetiva”.
No título VI da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, art. º onde aborda sobre os Profissionais da Educação, diz que: Os institutos superiores de educação manterão: III- programas de educação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis. Art. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público; II- Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim; V- período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho; (BRASIL, 1996) Deste modo, observa-se que a formação continuada é um recurso de suporte que deve ser oferecido aos docentes de modo geral, visto que o profissional da educação está em constante formação.
p. O docente deve ser inovador e fugir do tradicional, tendo a prática como seu foco, sem deixar de preservar as experiências de todos os envolvidos. A formação continuada deve abranger também a relação entre teoria e prática, nesse contexto Zabalza (2003, p. alega que os novos aspectos de formação se movem em torno do conceito de reflexão sobre a prática e a vinculação real entre teoria e prática profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante do exposto, é possível observar a relevância de se investir na formação continuada dos educadores par o ensino universitário voltado para os conteúdos didáticos pedagógico, uma vez que pesquisas demonstram que os professores tem o mínimo de formação neste aspecto, tendo em vista que suas ações na maioria das vezes são pautadas através do conhecimento e a experiência obtida no decorre da sua carreira profissional.
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