Ferramenta de marketing digital

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Marketing

Documento 1

O objetivo deste trabalho foi descrever quais as principais ferramentas de marketing digital têm sido aplicadas pelas dez maiores empresas de e-commerce brasileiro. O método de pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica e documental em artigos científicos e relatórios de pesquisas sobre e-commerce e marketing digital. Os resultados encontraram poucas pesquisas acadêmicas sobre o tema, abrindo possibilidades para estudos futuros. Concluiu-se que há pelo menos nove estratégias mais aplicadas pelos varejistas de e-commerce brasileiros, que são: marketing de busca, marketing de conteúdo, publicidade online, parcerias online, e-mail marketing, marketing viral, comunicação offline, marketing nas mídias sociais, e monitoramento e medição. Palavras-chave: Marketing. Keywords: Marketing. E-commerce. Online sales. Digital marketing. INTRODUÇÃO A internet é uma realidade na vida de muitas pessoas e auxilia nas mais diversas atividades diárias.

Portanto, o objetivo da pesquisa é descrever quais as principais ferramentas de marketing digital têm sido aplicadas pelos dez maiores varejistas de e-commerce brasileiro, segundo levantamento realizado no relatório “Ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Para atingir esse objetivo, o método de pesquisa foi pesquisa bibliográfica e documental com a coleta de dados em artigos científicos e relatórios de pesquisas sobre o comércio eletrônico e marketing digital, tendo como objetivos específicos: identificar as dez maiores varejistas do e-commerce brasileiro segundo o relatório da SBVC; buscar artigos científicos que abordem sobre o marketing digital nessas dez empresas e identificar quais as ferramentas de marketing digital são abordadas nesses artigos. MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE Segundo dados da pesquisa Ebit e Nielsen (2019) houve crescimento de 12% nas compras online no ano de 2018.

A pesquisa também identificou que 58 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra online em 2018 (27% da população), dentre os quais, 10 milhões disseram ter sido sua primeira compra pela internet, correspondendo a quase 18% do total de consumidores (EBIT; NIELSEN, 2019). No ano de 2019, as vendas por e-commerce tiveram um total de 61,9 bilhões de reais e crescimento de 16% em comparação com 2018, tendo 20,1% de aumento na quantidade de pedidos (EBIT; NIELSEN, 2020). Também é possível fazer propaganda nas mídias sociais, com os anúncios pagos, ou ainda com banners e vídeos publicitários que aparecem tanto em sites de notícias como nos blogs e no YouTube. Porém, de acordo com estimativas do Google, menos de 10% dos usuários da internet que fazem buscas clicam em anúncios dos links patrocinados (TORRES, 2010).

Para Melo e Marques (2016) o marketing digital se baseia em inteligência de negócios, como um método planejado e organizado para obter e interpretar o capital mais precioso da vida digital: informações. Assim como no marketing tradicional, toda uma série de atividades relacionadas a influenciar, convencer e manter relacionamentos com os clientes também faz parte do marketing digital, porém ele se concentra principalmente na comunicação. Em suma, o marketing digital é uma das formas de fazer com que as estratégias de comunicação e marketing sejam planejadas de acordo com o tipo de negócio. R$ 18. Grupo Netshoes R$ 2. R$ 2. GFG LatAm - Dafiti R$ 2. R$ 2. Fonte: reproduzido de SBVC (2019, p. Segundo o ranking da SBVC (2019), dentre as 300 maiores empresas varejistas brasileiras com base nos faturamentos totais de 2018, sete empresas vendem exclusivamente por e-commerce, que são: B2W Digital, Grupo Netshoes, GFG LatAm – Dafiti, Privalia, Amazon, Wine.

com e Mobly. O faturamento total destes sete varejistas foi de R$ 14,68 bilhões, que corresponde a 2,2% das vendas das 300 maiores (SBVC, 2019). O número é impulsionado pela B2W (R$ 8,04 bilhões), situada entre as 15 maiores empresas do País. e Machado (2018, p. De acordo com o quadro 2, percebe-se que a maioria são marketplaces próprios entre as maiores empresas do e-commerce. A evolução do comércio eletrônico levou à criação dos marketplaces, que permitem agregar em um mesmo ambiente de e-commerce diversos vendedores para todos os tipos de produtos (ZACHO, 2017). Essas plataformas também podem enfocar produtos e serviços específicos, num determinado nicho de mercado, como a Elo7 para artesanato ou o Enjoei. com que é um brechó virtual. asseguram que “o varejo virtual tem uma perspectiva de crescimento proporcionalmente maior do que o varejo físico, de forma consistente com o que já vem ocorrendo nos últimos anos”.

Félix, Tavares e Cavalcante (2018) analisaram o uso de Big Data pela empresa Magazine Luiza, tema relacionado ao marketing digital no e-commerce, pois se trata de uma tecnologia que permite analisar, capturar, pesquisar, compartilhar, armazenar, transferir e visualizar um fluxo enorme de dados, gerando assim muitas informações estratégicas para o planejamento de marketing. No estudo de caso dos autores, realizado no Magazine Luiza, o foco do uso de Big Data foi para aprimorar o sistema de recomendações, de forma a obter uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e do direcionamento estratégico da empresa, por meio da captura dos hábitos do consumidor na internet e análises cruzadas com outras fontes de dados do Magazine Luiza. Ou seja, o artigo apresenta sobre a análise de informações que o marketing digital proporciona ao captar os dados de navegação dos clientes, quais os produtos mais buscados, tipos de pagamentos escolhidos etc.

Além disso, o compartilhamento de informações entre os mais diversos setores de uma organização são um dos benefícios do Big Data, porém, no caso estudado, muitas vezes as lojas físicas “não fornecem dados ao canal virtual, por percebê-lo como concorrente” (FÉLIX; TAVARES; CAVALCANTE, 2018, p. Envolve a presença ativa em redes sociais. Parcerias online Geração de links que direcionem ao website de um varejista, visando melhorar o “ranqueamento” de um site nos motores de busca. Envolve a inclusão de links em websites de parceiros de negócios, criação de press releases, postagem em blogs, marketing de afiliados, patrocínio online, entre outros. E-mail Marketing Utilização e frequência de disparos de e-mail marketing e newsletter, ferramentas de comunicação que permitem agilidade, mensuração de retorno, custo extremamente baixo, quando utilizado da forma correta com ótimo retorno sobre o investimento.

Marketing Viral Geração de conteúdo que é rapidamente repassado nas redes sociais, “espalhando se como um vírus”, de forma rápida e espontânea de um indivíduo a outro. Percebeu-se neste trabalho, portanto, que há pelo menos três grupos de estratégias de marketing digital que são mais utilizados pelas maiores empresas de e-commerce: SEO, presença em redes sociais e estratégias de link building, que são as “parcerias online para a geração de links que direcionam ao website” da empresa (MACHADO, 2018, p. Foram encontradas poucas pesquisas acadêmicas sobre marketing digital nas principais varejistas de e-commerce brasileiras, mas a pesquisa de Machado (2018) traz o melhor apanhado das principais estratégias encontradas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho teve como objetivo principal descrever, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, quais as principais ferramentas de marketing digital têm sido aplicadas pelos dez maiores varejistas de e-commerce brasileiro, segundo levantamento realizado no relatório “Ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” da SBVC.

A pesquisa justificou-se porque o crescimento das vendas online tem sido substancial nos últimos anos e as estratégias de marketing digital são um dos diferenciais para a captação de dados sobre os clientes e melhorar as vendas dos varejistas, bem como para atrair novos consumidores. Essa área de pesquisas de marketing é dinâmica e teve crescimento rápido em termos práticos, mas ainda não possui muitas pesquisas acadêmicas para sua compreensão, o que foi detectado pelos resultados deste trabalho. EBIT; NIELSEN. Relatório Webshoppers. ª edição, 2019. Disponível em: <https://www. ebit. Acesso em: 21 jun. E-COMMERCE BRASIL. Magazine Luiza fecha parceria para vender dentro do Carrefour. de maio de 2019. Disponível em: <https://www. Fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine Luiza.

Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. n. p. FERREIRA, L. São Paulo: Editora Cultrix, 2014. MACHADO, M. D. D. S. n. p. MELO, A. MARQUES, H. R. M. S. Estratégias de marketing digital na era da busca. Revista Brasileira de Marketing, v. n. Disponível em: <http://sbvc. com. br/wp-content/uploads/2019/08/Ranking_2019-FINAL. pdf>. Acesso em: 21 jun. Disponível em: <https://olhardigital. com. br/noticia/agora-e-oficial-magazine-luiza-acerta-compra-da-netshoes-apos-disputa-com-centauro/86922>. Acesso em: 18 jul. ZACHO, R.

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