ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA
Sumário 1 1. DESENVOLVIMENTO. HISTÓRICO E ESTRUTURA DA EMPRESA. Origem. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO. HISTÓRICO E ESTRUTURA DA EMPRESA Origem Era o ano de 1886 e na baía de cidade de New York, enquanto os trabalhadores erguiam a Estátua da Liberdade, outro grande símbolo americano estava para ser criado. Na cidade de Atlanta, o então veterano da guerra Civil americana e farmacêutico, John Penberton, movido por pura curiosidade e pelo gosto de manipular fórmulas de remédios, resolveu criar um remédio que curasse rapidamente uma dor de cabeça que o acometia. Para isso, ele preparou em uma panela um odorífero líquido de cor caramelada. Quando terminou o preparo, Penberton o levou para uma farmácia próxima denominada Jacob’s Pharmacy, aonde a mistura foi combinada com água gaseificada e servida aos clientes da farmácia os quais apreciaram a bebida.
Johm percebeu que a bebida que havia criado tinha algo de especial e resolveu colocá-la a venda por cinco centavos de dólar, o copo. • Portfólio - Trazer ao mundo um portfólio de bebidas de qualidade que possam antecipar e satisfazer os seus desejos e necessidades. • Parceiros – Encorajar e apoiar o crescimento de uma rede vitoriosa de clientes e fornecedores que unidos originam entre si valores duradouros. • Planeta – Ser um cidadão responsável que faz a diferença por ajudar a construir e apoia comunidades sustentáveis. • Lucros – Maximizar a longo prazo os retornos para os seus acionistas, e ao mesmo tempo, manter-se focada em suas responsabilidades. • Produtividade – Ser uma organização altamente eficaz, enxuta e ágil em seus compromissos e responsabilidades. A Coca-Cola Company atua no Brasil através de uma divisão da companhia denominada Divisão Brasil consistindo de duas fábricas engarrafadoras próprias, a 1.
DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 7 Coca-Cola Indústrias Ltda. e a Recofarma Indústrias do Amazonas Ltda. além de quarenta e duas fábricas engarrafadoras operadas e autorizadas por dezesseis grupos empresariais diferentes através de franquias. A comercialização da Coca-Cola no Brasil foi se expandindo desde a década de quarenta até os dias atuais por meio de inúmeras campanhas de marketing, promoção de eventos e demonstrações com a finalidade de atestar a qualidade de seus produtos 1. Capítulo 1. DESENVOLVIMENTO 8 Red Bull é a única bebida que não é fabricada pela Coca-Cola ou pela Pepsi, isto é, ela é fabricada pela companhia australiana Red Bull GmbH. • Diet Coke / Diet Pepsi – O mercado de bebidas dietéticas cresce rapidamente com pelo menos 1000 vídeos e blogs bomabardeando o consumidor sobre a quantidade açúa contida em bebidas tradicionais como a Coca-Cola e a Pepsi; resultando na origem da Diet Coke e da Diet Pepsi que estão substituindo o consumo regular da Coca-Cola e da Pepsi.
• Fanta – Uma sub marca da Coca-Cola e uma das bebidas carbonatadas mais apreciadas. Tem como característica uma ampla faixa de sabores e de cores, sendo distribuída em diversos países. Um grupo dedicando-se ao engarrafamento dos produtos. Um grupo corporativo. Existem grupos operacionais que estão divididos em seis unidades estratégicas ou continentes que são geograficamente definidos: 1. África. Pacífico. Coca-Cola possui diversos produtos em seu arsenal. Elencando os parâmetros que compõe a sua análise SWOT, (MARKETING91, 2018) temos: 1. Strenghts (forças) • Equidade da marca – Interbrand (availiação de marcas) no ano de 2011 premiou a Coca-Cola com o prêmio de melhor marca. Coca-Cola possui uma imensa presença global e uma forte identidade de marca e definitivamente é uma das marcas mais caras. • Valor da companhia – A Coca-Cola é uma das companhias mais caras do mundo, avaliada em cerca de 79,2 bilhões de dólares, incluindo o valor da marca, as diversas fábricas e filais espalhadas ao redor do mundo, custo de operações e lucros.
ANÁLISE SWOT 1. Weaknesses (fraquezas) • Competição com a Pepsi – A Pepsi é uma forte concorrente e torna-se por este motivo, um espinho na carne da companhia. Não fosse por sua concorrência, a Coca-Cola seria claramente a ler do mercado. A competição entre essas duas marcas é imensa e a Pepsi não desistirá de sua fatia no mercado facilmente. • Ausência de bebidas saudáveis – De acordo com as notícias, a obesidade é um dos principais problemas que afetam as pessoas atualmente. Coca-Cola faz-se presente nesse segmento do mercado através da água engarrafada sob o nome de Kinley que embora esteja em lenta expansão, Capítulo 1. DESENVOLVIMENTO 12 tem um eneorme potencial de crescimento no mercado. Assim a companhia deve focar na expansão desse produto. • Melhoria da cadeia de suprimentos – A cadeia de suprimentos pode ser uma fonte de despesas, uma vez que os custos de transporte de cargas estão sempre subindo.
Uma vez que transporte e distribuição constituem a base de todos os negócios da Coca-Cola, a companhia deve estar sempre procurando otimizar essa área a fim de diminuir as despesas originadas dessas atividades, melhorando esse setor, na tentativa de constantemente diminuir os custos. O trabalho teve um aspecto multidisciplinar, pois envolveu os setores de pesquisa e desenvolvimento, ETA e o setor de marketing e de negócios com a finalidade de implementar novas tecnologias no mercado. Além dos setores citados, muitas outras equipes estavam envolvidas no desenvolvimento do robô, mas todas estavam focadas em um único aspecto: construir uma máquina móvel que vendesse os produtos, mas que divertisse as pessoas de uma forma diferente e exclusiva como por exemplo ele podia presentear os clientes com latinhas ou presentes de acordo com as suas reações faciais.
Com o sucesso do robô, as divisões de vários países mostraram-se interessadas em utilizá-lo em seus mercados, especialmente a China e o Japão. O robô é operado por duas pessoas, uma dirige o robô e a outra realiza as interações do robô com as outras pessoas como tirar uma foto, servir bebidas, sorrir ou mostrar outras expressões faciais. Figura 3 – Robô interativo. Sustainable manufacturing for the future. Coca-cola Enterprises. Disponível em: <https://www. cranfield. ac. Acesso em: 27 mai 2018. Citado 2 vezes nas páginas 5 e 6. COCA-COLA. Meet Cobot: a mobile Coca-Cola vending machine that dispenses drinks and smiles. Coca-cola Journey. slideshare. net/mishaskdurrani/coca-cola-company-16811676>. Acesso em: 29 mai 2018. Citado na página 7. MARKETING91. Disponível em: <https://www. statista. com/statistics/254562/ coca-colas-number-of-employees-worldwide/>. Acesso em: 29 mai 2018. Citado 2 vezes nas páginas 7 e 9.
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