Empresas que se fundiram tomando por decisão os custos
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Administração
As demandas por crescimento mecânico por meio de aquisições ocorrem devido ao grande número de concorrentes que obrigam as empresas a inovarem para continuar mantendo a posição de mercado e atingirem os resultados almejados. O objetivo deste estudo é a análise dos aspectos da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco pesquisando a relação com desenvolvimento financeiro e econômico e as tomadas de decisões motivadas pelas questões de custos. Histórico da empresa Itaú & Unibanco. Em ambiente de grandes mudanças econômicas no Brasil, destaca-se a fusão do Itaú com o Unibanco, dois grandes bancos do Brasil. Essa reorganização societária levantou interesse entre as pessoas e principalmente entre os clientes e colaboradores das instituições, com a apresentação de benefícios poderiam proporcionar para a nova empresa resultante, denominada de Itaú Unibanco S.
O maior banco privado criado anunciou em 3 de novembro de 2008 ao mercado a união de suas operações do Itaú e Unibanco, duas instituições financeiras de capital brasileiro. Dessa associação surgiu o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, o maior banco privado. A dimensão da nova instituição, os ganhos de escala potenciais e as sinergias existentes entre suas atividades contribuíram consideravelmente para a perenidade de seus negócios, aumentando a capacidade de concessão de crédito a empresas e pessoas e a habilitou para competir globalmente. O grande desafio foi a integração total das operações do Itaú e do Unibanco, mantendo a qualidade dos serviços e a liderança do mercado nacional. Uma vez vencida essa etapa, o novo banco buscou sua expansão internacional, com ênfase nos mercados emergentes.
A, 2008, pg. O novo banco somou o tradicional respeito das marcas Itaú e Unibanco. Todas as decisões relativas às marcas da organização foram tomadas após intensa pesquisa de mercado com clientes. Em 2008, a consultoria Interbrand reconheceu a marca Itaú como a mais valiosa na América Latina, avaliando-a em R$ 10,55 bilhões. De acordo com a consultoria, dentre os fatores avaliados que mais contribuíram para a valorização da marca Itaú, destacou-se na época os resultados financeiros que foram crescentes e consistentes, a consolidação progressiva das operações como um banco múltiplo sob a marca corporativa Itaú e a forte atuação do banco com questões ligadas à sustentabilidade. O Itaú Unibanco foi criado com a visão de se tornar líder do sistema financeiro no Hemisfério Sul e um importante player do mercado internacional.
De acordo com a Bloomberg, em dezembro de 2008, o banco figurava na 12. ª posição no ranking mundial em valor de mercado e na primeira posição na América Latina, segundo a mesma agência, o Itaú Unibanco ocupava a 7. ª posição em volume de ADRs negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), com média diária de US$ 347,8 milhões. Fundamentação Teórica. O artigo 229 da Lei 6404/76 Dispõe sobre as Sociedades por Ações e apresenta o conceito da cisão, da sucessão de direitos e obrigações que a sociedade que absorver a outra está sujeita, total ou parcialmente. Art. A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
O artigo 3º faz referência à sociedade existente, citando que “A cisão com versão de parcela de patrimônio em sociedade já existente obedecerá às disposições sobre incorporação”. artigo 227). Conforme Silva (2008, p. “quando uma organização busca adotar estratégias de mudança que lhe garanta sucesso, ela deve a princípio compreender os aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo”. A fusão e a cisão produzem resultados benéficos ao mercado consumidor, na medida em que não prejudiquem o desempenho das concorrentes. Desse modo, forçam a concorrência a investir em novas tecnologias para a produção de novas mercadorias com preços mais baixos. Para Iudicibus, Martins e Gelbcke (2005), “reorganizações societárias são operações que permitem ás empresas a qualquer momento, efetuar reformulações apropriadas, podendo ser de natureza e objetivos distintos.
A análise dos benefícios econômicos gerados por uma fusão são caracterizados pelos processos complexos e indefinidos em relação a avaliação dos projetos tradicionais de investimento. Os aspectos que colaboram para as limitações estão diretamente associados ao contexto sigiloso de grande parte das fusões, que envolvem fatores estratégicos das empresas e aos resultados produzidos pelas transações que integram as companhias após a fusão. Essa integração integral por parte dos bancos fundidos pode demandar tempo, assim como outros aspectos internos e externos que influenciam os resultados. Conclusão. Esse estudo exploratório apresenta uma abordagem de pesquisa qualitativa. A, que demonstrou que a fusão acarretou no aumento das duas empresas, e no crescimento de oportunidades e possibilidades de ampliação de seus negócios e aumento de suas receitas.
Compreende-se ainda que as alternâncias estruturais com união das empresas com estruturas hierárquicas diferentes atingiram a estrutura da organização e conceituaram a maneira que as atividades foram coordenadas, distribuídas e organizadas. Foram preservados os pontos fortes de cada estrutura organizacional e compensados os pontos fraco com a criação de uma estrutura sólida, sem desperdícios e ineficiências. Ocorreu, portanto o planejamento com a comunicação durante todo processo, no qual todas as mudanças (estruturais e organizacionais) foram desenvolvidas e consequentemente cumpridas. Bibliografias. São Paulo: Saraiva, 2002. GAUGHAN, Patrick A. Mergers, acquisitions and corporate restructurings. a. Ed. br/relacoes-com-investidores/Home3. aspx?linguagem=pt. Acesso em maio, 2019. FAUTH, K. M. da Lei das Sociedades Anonimas de 1976 - Lei 6404/76): https://www. jusbrasil. com. br/topicos/11476938/artigo-229-da-lei-n-6404-de-15-de-dezembro-de-1976.
Acesso em maio, 2019. Mudança organizacional: um estudo da Incorporação do BESC pelo Banco do Brasil. p 99. Monografia (Graduação em Administração – Marketing) – Universidade do Vale do Itajaí. Balneário Camboriu, 2008.
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