EMPRESA NATURA: Análise das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Orientador(a): Nome ESTADO 2020 RESUMO O presente trabalho visa estudar a multinacional brasileira de produtos de beleza, a Natura, em três áreas, sendo elas: seus fundamentos técnicos de administração estratégica, no que concerne a temas como liderança e motivação de funcionários; compreendendo a maneira que a empresa aborda a questão de comunicação empresarial, voltado para comunicação interna e também a importância dada pela empresa à Tecnologia de Informação e Comunicação (TCIs). Para realizar está analise, serão utilizados os conhecimentos teóricos obtidos nas seguintes disciplinas: Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Assim, este estudo objetiva entender como os conceitos aprendidos na teoria são aplicados na prática em uma empresa real, em constante desenvolvimento, com ótimos resultados financeiros como a Natura, visando com isso de responder à questão de pesquisa: Como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação para a Natura S.

A. Palavras-chave: Natura, Administração. Conceito de administração e sua evolução no tempo 7 1. A importância da Liderança 9 1. A importância da motivação 11 2. Comunicação empresarial 12 3. Técnicas de Informática 14 CONCLUSÃO 17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18 INTRODUÇÃO A Natura é uma empresa brasileira do setor de produtos cosméticos para tratamento do corpo todo, incluindo rosto, cabelos e no caso dos homens, a barba. No varejo, a Natura atua por lojas próprias e suas franquias são gerenciadas por consultoras com perfil empreendedor, também possui parcerias com redes de farmácia. Dessa forma a Rede Natura é uma das maiores plataformas de vendas online de produtos de beleza do Brasil e já está providenciando a implantação deste comércio digital no Chile, na Argentina, na França e nos Estados Unidos.

Figura 2 – Perfumes Natura Fonte: Natura A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação Empresa B no mundo, em 2014, renovada em 2017. Esta certificação representa o movimento Sistema B que reconhece as empresas que consideram igualmente importantes seus resultados econômicos e socioambientais (NATURA, 2018). A Natura é referência em desenvolvimento sustável, crescimento econômico e gestão eficiente e será estudada neste trabalho, por meio da metodologia de estudo de caso, que tem por objetivo responder a Questão de Pesquisa abaixo: Como é a gestão empresarial em termos das teorias gerais da administração, comunicação empresarial interna e das técnicas de informática relativas ao uso das tecnologias da informação e comunicação para a Natura S. o modo como isto é realizado vem mudando no decorrer da história, onde um dos primeiros modelos a serem conceituados a respeito é a administração cientifica criado por Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, e consiste na aplicação do método científico na administração visando garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, propondo a racionalização do trabalho através do estudo dos movimentos e tempos para desempenhar cada tarefa.

Neste sentido, uma das maiores contribuições de Taylor foram os quatros princípios fundamentais da administração cientifica, que são: o princípio do controle, princípio do planejamento, princípio do preparo dos trabalhadores e o princípio da execução. O princípio de controle visa confeccionar um relatório abrangendo três aspectos, o passado, que é o que foi planejado e executado, o trabalho atual e o futuro, identificando o que há para ser feito e melhorado no futuro seguindo um plano definido (MELLO, M. Os outros três princípios podem ser entendidos de acordo com a explicação abaixo: Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos, o trabalho deve ser planejado e testado, a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida. remuneração do pessoal; 8. centralização; 9. cadeia escalar; 10. ordem; 11. equidade; 12. Segundo Drucker (1976) é devido a isso que características como inteligência, imaginação e conhecimento são qualidades primordiais, mas apenas a eficácia poderá transformá-las em resultado. Ainda segundo este autor, a função do gerente é ser eficaz, pois independente do lugar onde trabalhe, espera-se que o gerente faça as coisas acontecerem. Portanto, características como inteligência, criatividade e conhecimento técnico são qualidades indispensáveis, mas somente a eficácia pode transformá-las em resultados.

E estes resultados somente serão alcançados com o desenvolvimento do potencial humano dentro da empresa. No que concerne à empresa Natura, esta presa muito pela gestão eficiente e adequada dos seus colaboradores, valorizando muito seu capital humano, abaixo tem-se uma frase retirada de seu relatório anual que resume bem sua postura: Estamos certos sobre o papel que os líderes têm nessa trajetória, inspirando pelo exemplo e engajando suas equipes. Sendo assim, saber escrever é tão importante quanto saber se expressar, principalmente porque no ambiente empresarial, boa parte da comunicação é realizada por meio da escrita, seja por relatórios, atas, memorandos e e-mails. Para se comunicar adequadamente, o profissional deve tomar cuidado para não cometer falhas textuais comuns, mas que prejudicam o entendimento da mensagem, como: prolixidade, rebuscamento, frases muito longas, pleonasmo vicioso, coloquialismo excessivo e etc.

Mais do que o domínio da forma culta da língua portuguesa, especialistas da área empresarial indicam que um profissional deve conhecer os termos específicos da profissão e os jargões de modo a concederem maior precisão e economia de linguagem (PAULA, D. G. ROCHA, S. Pode-se entender a comunicação institucional como o setor que é “responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização” (KUNSCH, 2009, p. Assim, uma parte da comunicação institucional é chamada de comunicação interna e é focada nos funcionários de uma empresa visando transmitir e compartilhar informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo, podendo ocorrer de modo vertical, entre gestores e subordinados, e horizontalmente, isto é, entre colaboradores de mesmo nível hierárquico (BRUNO, E.

Uma comunicação interna eficiente é capaz de manter os funcionários alinhados com os objetivos da empresa, estabelecendo condutas condizentes e aderentes a isto, para tanto, a comunicação deve ser constante e transparente. Consciente disso, uma das formas de se mensurar se a comunicação interna está sendo eficiente é a pesquisa de clima organizacional, pois através dela pode-se constatar como os colaboradores se sentem sobre a empresa. De acordo com o autor Chiavenato (2009, p. LIVRO-TEXTO, UNIDADE I), Essa tecnologia permite, com uso de computadores, executar tarefas cuja complexidade e quantidade não são mais possíveis de serem realizadas por pessoas, ou que demandariam muito tempo e muitos recursos para tal. Aprofundando um pouco os conhecimentos em informática, tem-se que um computador o hardware que constitui a estrutura física do equipamento e o software que representa a parte lógica da máquina.

A fundação do software é o sistema operacional, que pode ser entendido como o conjunto de programas que gerenciam os demais recursos existentes, como armazenamento, processador, dispositivo de input e output, etc. O Sistema Operacional (SO) é responsável por realizar a comunicação entre todos os softwares contidos no computador com o hardware. Todo computador, seja ele para uso pessoal ou profissional, precisa ter um sistema operacional. Modelagem de dados e investimentos em TI Todo banco de dados é administrado internamente por um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, que para funcionar adequadamente precisa de uma modelagem de banco de dados, ou chamada somente de modelagem de dados seja construído de forma consistente. Assim pode-se entender a modelagem de dados como sendo “uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados” (PROFESSOR DIGITAL, 2011).

Deste modo, isto faz parte do desenvolvimento de um sistema da informação, sendo que sua confecção é muito importante para o sucesso do funcionamento do banco de dados. Entende-se então que modelar os dados pode ser explicado como a ação de desenhar o sistema de informações, focando nas entidades lógicas e na dependência lógica que conectam as entidades envolvidas (PROFESSOR DIGITAL, 2011). De modo geral, pode-se dividir a modelagem de dados em modelagem conceitual, modelagem lógica e modelagem física. O que é comunicação interna? Aprenda as 10 estratégias para fazer a da sua empresa! 2019. Disponível em: <https://rockcontent. com/blog/comunicacao-interna/>. Acesso em: 20 out. CHANLAT, F. F. O gerente eficaz. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. FERREIRA, A. A. HEIDI, S. Os princípios da Administração Cientifica.

Disponível em: < https://administradores. com. br/artigos/teoria-geral-da-administracao-1>. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Editora Saraiva, 2015, 3 ed. p. LUPETTI, M. Gestão estratégica da comunicação mercadológica e planejamento. com. br/blog-do-empreendedor/a-natura-comecou-distribuindo-rosas-nao-produtos/>. Acesso em: 02 nov. NATURA. Relatório Anual Natura 2017. br/natura-investe-em-ti-para-revitalizar-venda-direta/>. Acesso em: 28 out. PALMEIRA, A. Técnicas de Informática: Unidade I e II. Livro-texto) UNIP EAD – Universidade Paulista – Educação à distância. com/search?q=Os+catorze+princ%C3%ADpios+gerais+da+administra%C3%A7%C3%A3o&rlz=1C1GCEA_enBR874BR874&oq=Os+catorze+princ%C3%ADpios+gerais+da+administra%C3%A7%C3%A3o&aqs=chrome. i57. j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 10 nov.

198 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Documentos semelhantes

NATURA COSMÉTICOS S/A PIM IV

Palavras: 5775

Páginas: 21

CARGILL ALIMENTOS LTDA. PIM VIII

Palavras: 6325

Páginas: 23

KLABIN S.A

Palavras: 6600

Páginas: 24

PIM VIII

Palavras: 4675

Páginas: 17

Formatar trabalho de p.i

Palavras: 1375

Páginas: 5