EMPRESA MAGAZINE LUIZA S.A
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
INTRODUÇÃO. Diagnóstico Organizacional e Gestão de Marketing. Marketing. Forças de Vendas. RECURSOS HUMANOS. Obter sucesso com um novo empreendimento requer planejamento e controle, que são fundamentais para atingir os resultados e se diferenciar no mercado. Para garantia do bom andamento do projeto, assegurando que os objetivos sejam atingidos, é imprescindível a utilização de métodos baseados em fundamentos teóricos. A organização do projeto contribui para o controle financeiro, a compra de materiais e matéria prima de forma elaborada, contratos assertivos com fornecedores, recursos devidamente utilizados, reformas do ambiente e decoração do estabelecimento dentro dos prazos estabelecidos, além de facilitar a identificação dos problemas que surgem ao decorrer do processo. O gerenciamento correto do projeto permite estabilidade entre os custos e benefícios e entre a produção e a demanda.
O uso de sistemas e métodos são diferenciais competitivos para as organizações, o lançamento de serviços e a abertura da empresa com elaboração de um processo produtivo, conta com ajuda dos avanços da tecnologia. Os aspectos do ambiente interno são relativos às ofertas, as quantidades e agrupamento de produtos e matérias-primas. O ambiente externo por sua vez refere-se aos canais de distribuição, localização, clientes, preços dos produtos, concorrências, fornecedores, entre outros. A Lojas Americanas atua no setor de varejo do país. Atualmente é considerada um potencial em termos de faturamento no Brasil com uma receita líquida de R$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre de 2018 e um crescimento de 6,2% em relação a 2017. Distribui milhares de itens e obtém retorno financeiro junto ao seu patrimônio com a distribuição e comercialização.
Adicionalmente, a Companhia está desenvolvendo o novo modelo de loja de conveniência com mix de produtos voltados para conveniência alimentar. As Vendas aos Consumidores são realizadas por meio de diversas funcionalidades e serviços através dos canais múltiplos de vendas. Os consumidores dispõem de várias maneiras para se relacionar com a Americanas. com, tais como: Internet: www. americanas. Americanas. com Comércio Eletrônico é uma Sociedade Anônima (S. A. focada em comércio varejista, através de internet, telefone, catálogo, televisão e outros canais e serviços. Com mais de 500 mil produtos comercializados, a empresa é considerada a maior empresa online da América Latina, contabilizando mais de 10 milhões de clientes e parceria com 20 mil empresas. A aprovação dessa fusão por parte dos acionistas de ambas as companhias ocorreu em Assembleias realizadas em 13 de dezembro de 2006.
A fusão está submetida às entidades brasileiras de defesa da concorrência (Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, Secretaria de Direito Econômico - SDE e Secretaria de Acompanhamento Econômico - SEAE) no prazo e na forma requerida em lei. A B2W Digital é líder na América Latina e tem como propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma plataforma digital. A Companhia possui as maiores marcas da internet (Americanas. com, Submarino, Shoptime e SouBarato) e uma operação de marketplace em rápido crescimento. A marca também opera uma agência de viagens de B2B (business-to-business) e lista de casamento. Marketing. Os avanços das tecnologias e das plataformas online possibilitam aos consumidores conectados em rede a conquista de mais autonomia.
Os clientes tomam decisões que refletem na reputação dos fornecedores, induzindo e sendo induzidos por outros usuários que lidam no meio online. Com o desenvolvimento do comércio eletrônico os consumidores têm acesso ao mercado em rede mundial, o que possibilita a compra de produtos em qualquer parte do mundo. A Companhia possui as maiores marcas da internet (Americanas. com, Submarino, Shoptime e SouBarato) e uma operação de marketplace em rápido crescimento. A plataforma construída ao longo dos últimos anos permite que a B2W Digital também ofereça serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e financiamento ao consumo. A B2W Digital possui um portfólio de marcas do e-commerce, com baixa sobreposição de clientes.
Americanas. Forças de Vendas. Segundo o código de Ética e Conduta a Companhia visa operar em um mercado justo e dar o exemplo. Cada associado precisa manter uma relação de cordialidade, sempre com atenção à preservação da imagem corporativa e das informações confidenciais. A competitividade dos produtos comercializados é exercida com base na concorrência leal preservando a imagem dos concorrentes. Atualmente os principais concorrentes são: Ricardo Eletro, Insinuante, Globex, Ponto Frio, Nova Casas Bahia, entre outros. Os associados da Lojas Americanas têm benefício exclusivo, previamente cadastrado, nas compras realizadas em todas as unidades físicas da rede de lojas (“Compra Associado”) e também nos sites da Americanas. com, do Submarino e do Shoptime (“Clube de Compras”). A Lojas Americanas, uma das principais redes de varejo do Brasil, está presente em todo o território nacional por meio de sua rede multicanal composta por lojas físicas, comércio eletrônico, quiosques, televendas, canal de TV e operação de catálogos.
A Companhia opera com dois formatos de loja: o Tradicional e o Express. O primeiro possui em média 1. Os produtos devem estar visíveis para os consumidores de maneira que chame a atenção para o PDV. A diferenciação da Companhia começa com a apresentação das mercadorias todas com boa localização dos preços e das promoções além de possuírem uma boa localização. A loja dispõe de um visual Merchandising que tem sido uma estratégia para conquistar os consumidores garantindo assim a permanência de clientes no ponto de venda. As vitrines com produtos específicos como celulares e eletrônicos possuem destaque, a arquitetura da fachada, os produtos e a decoração dos espaços internos são bem elaborados e tornam as Lojas Americanas atraentes para os clientes.
A loja é toda dividida entre roupas, alimentação, eletrodomésticos, brinquedos, eletrônicos, entre outros, atraindo os clientes para uma permanência maior e para compras de diversos produtos. Essa relação estabelece expectativas quanto ao desempenho, qualidade e diversidade. Também inclui o comprometimento, pessoal e profissional, de agindo sempre com honestidade, integridade, responsabilidade e respeito. As Lojas Americanas podem administrar a página no Facebook aumentando o número de informações fornecidas oportunizando a ferramenta objetiva e gratuita indicada por sua simplicidade. Podem ser considerados os aspectos mais relevantes a respeito do alcance das publicações das páginas, tais como: quantidade de visualizações, interação dos usuários, alcance de consumidores, permitir a visualização de maneira comparativa com o desempenho geral das publicações da página.
Como sugestão a criação de um novo logotipo para melhoria do relacionamento com os clientes nas plataformas digitais da empresa Lojas Americanas. com. A sugestão para o desenvolvimento de plano de comunicação auxilia na melhoria da imagem da marca. O desenvolvimento de treinamento digital para as equipes, com a participação em workshops e palestras contribui tanto para a área de vendas quanto administrativa. A alteração dos layouts das lojas para melhor disposição dos produtos propicia facilidade na localização das mercadorias pelos clientes, além de se encaixar ao novo conceito sugerido para a empresa. Também podem ser desenvolvidas ações de profissionalização para aperfeiçoamento da gestão da empresa e a criação de software para manter dados cadastrais de clientes e organizar as contas da empresa.
O atendimento prestado de forma excelente é fundamental para o desenvolvimento colocando tanto os colaboradores, parceiros ou clientes em primeiro lugar. Destacando-se pelos grandes diferenciais da companhia. Existe uma concordância dos colaboradores com as diretrizes, que contribui para o desempenho da organização. A cultura da empresa deve ser vista com um dos diferenciais no mercado do varejo. Os processos seletivos visando profissionais que compartilhem os mesmos valores e gostem de trabalhar contribuem para o crescimento organizacional. Para o autor, a liderança deve estar a serviço, ou seja, o líder deve ser empático com os seus liderados, para que obtenha o empenho máximo de todos. A liderança deve influenciar e conduzir os colaboradores nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido, que busca os resultados desejados.
Para que a liderança seja aplicada de maneira correta o líder deve demonstrar o que se espera e quais objetivos se quer alcançar. A Lojas Americanas atua no setor de varejo do país. Atualmente é considerada um potencial em termos de faturamento no Brasil com uma receita líquida de R$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre de 2018 e um crescimento de 6,2% em relação a 2017. A Lojas Americanas disponibiliza dois formatos de lojas: Tradicional e Express. Adicionalmente, a Companhia está desenvolvendo o novo modelo de loja de conveniência com mix de produtos voltados para conveniência alimentar. Apresentação de Consultoria. A inovação e a tecnologia vão contribuir para a empresa Lojas Americanas, motivando os produtos e a marca, colaborando para o destaque no ambiente competitivo.
O objetivo desse estudo com embasamento teórico é analisar a aplicabilidade das estratégias e avaliar o posicionamento da marca e a comunicação estratégica da empresa específica. Além da rede de lojas físicas a Companhia opera também com a B2W Digital para alcançar os seus clientes via internet, TV, televendas, catálogos e quiosques, que complementam a oferta de produtos nas lojas físicas. A participação das Lojas Americanas na B2W Digital era de 61,57% em 31 de agosto de 2018. As Lojas Americanas disponibilizam dois formatos de lojas: Tradicional e Express. Adicionalmente, a Companhia está desenvolvendo o novo modelo de loja de conveniência com mix de produtos voltados para conveniência alimentar. Declaração do Escopo: Descrição do escopo do produto: Inauguração de novas filiais das Lojas Americanas, como parte de uma rede de lojas renomada no Estado de São Paulo.
A obrigatoriedade de compreender os propósitos, objetivos, reações e modo de agir do consumidor facilita as estratégias da empresa que consegue destacar os novos produtos e conquistar a satisfação dos clientes. • Descrever a empresa e o mercado que atua. • Determinar pontos fortes e fracos da empresa • Listar oportunidades e ameaças • Definir os objetivos e as metas de planejamento Como parte do estudo proposto foi estimado um cronograma de desenvolvimento das atividades associado com a efetiva capacidade inauguração de novas filiais das Lojas Americanas que serão posteriormente descritos no plano de negócios, destacando os recursos, planejamento das atividades, visando as metas relacionadas a cada fase e processo. Fonte: elaborado pelo autor) Diante aspectos apresentados no escopo do projeto entende-se que a perspectiva das Lojas Americanas com relação ao mercado é adquirir bons resultados e alcançar o desenvolvimento e estabilidade de sua produção.
Os índices de produção e produtividade devem ser alinhados para a apresentação dos indicadores. A digitalização das operações contribui para a relação com os clientes que poderão cadastrar as informações pelo site e obter suporte nas lojas físicas, permitindo um relacionamento mais fidelizado. Fonte: (próprio autor) Por meio do marketing digital serão mensurados os resultados de cada ação, possibilitando a análise do perfil das pessoas que acessam o site, os conteúdos mais acessados, e o cálculo do número de pessoas que acessaram. Dessa maneira os assuntos e produtos serão transformados com mais precisão, analisados pontualmente para o aperfeiçoamento das ações e programas. As atividades diversas que compõem o projeto foram detalhadas por Diagrama de rede, que facilitam a compreensão das tarefas independentes, mas relacionadas entre si por questões fundamentadas.
As setas representam da direita para esquerda as etapas precedentes, ou seja, as tarefas só podem ser iniciadas com o término da atividade anterior. Matriz RACI. A estrutura ajuda no bom desempenho do trabalho. De forma hierárquica, as atividades são definidas em partes maiores e menores, de acordo com cada fase do projeto. O planejamento deve ser elaborado pelo gerente do projeto com a participação dos funcionários da empresa. Com o acesso às informações, os setores: Financeiro, Marketing, RH e Produção trabalharão de forma conjunta, atuando para o desenvolvimento da empresa como um todo, com sugestões criativas e soluções para problemas que surgem no decorrer do projeto. A abertura das novas filiais das Lojas Americanas foi elaborada com base no Termino para início (TI) onde a atividade predecessora deve terminar antes da sucessora, para poder finalizar o processo dentro do prazo.
As vendas nas novas filiais das Lojas Americanas precisam ser realizadas de acordo com o comportamento das consumidoras, já que a intensão é aumentar os lucros por meio dos produtos exclusivos para o público alvo. A pesquisa aponta uma demanda dos produtos feitos por gestores da empresa que contribui para as possibilidades da empresa no mercado. Com desenvolvimento contínuo de mercado no varejo, as Lojas Americanas devem demonstrar por meio de variadas formas as oportunidades para driblar a concorrência e satisfazer as necessidades de suas clientes. Ciclo PDCA. As informações e as atividades são realizadas por meio de plano de ação, que garante que as tarefas sejam todas executadas dentro do prazo. O documento é utilizado para fazer um planejamento para obter os resultados desejados e solucionar problemas.
Os planos de ações devem ser analisados e elaborados conforme os seguintes elementos: • Objetivo geral a ser alcançado no plano. • Lista de ações e atividades que serão executadas. • Data de início e término previsto para cada atividade e/ou ação. As ferramentas utilizadas de maneira correta no ambiente digital propiciam o aumento das vendas com a elaboração de estratégias para o planejamento e gerenciamento. A TPM tem o intuito de expandir a obrigações dos serviços, por meio da assimilação do planejamento e os riscos do projeto, projetando uma manutenção organizada e programada para a empresa. A Manutenção Produtiva Total (TPM) pode ser entendida como um sistema de gestão para gerenciamento das ações, vinculando a conhecimento entre os colaboradores e equipamentos.
Fonte: (elaborado pelo autor) 4. Plano de ação. As estratégias para desenvolvimento e conquistas das Lojas Americanas estão diretamente relacionadas às ferramentas que utilizam para manter a posição no mercado, evidenciando de forma diferente os seus produtos. A tecnologia e a inovação vêm contribuindo por meio dos produtos e marcas, se destaquem no ambiente competitivo. Para a produção de um planejamento efetivo e eficaz, os princípios de comunicação devem estar relacionados às estratégias e aos objetivos de mercado. Como Inovação aplicada em todos os setores. Treinamentos para todos os funcionários e parceiros das Lojas Americanas. Compreende-se com o referido estudo que o potencial de um empreendedor está diretamente relacionado com seu desempenho e com sua percepção para a Inovação.
Quando a diferenciação dos concorrentes faz parte da estratégia, com planejamentos de ideias inovadoras, a organização adquire muitas vantagens, conseguindo manter o controle. O presente estudo nos proporcionou o aprendizado do Diagnóstico organizacional como estrutura da empresa e sua concorrência, relacionando as técnicas para articular resultados com seu espaço no mercado. Todas as atividades determinadas por prazos de início e término, organizadas com finalidades determinadas, facilitam o conhecimento do processo como um todo. Para administração do projeto das Lojas Americanas foram elaboradas as etapas que devem ser executadas, utilizando os métodos para resultados da execução, tais como Matriz RACI, Ciclo PCDA, Modelo Estrutural 5S, TPM (Manutenção Produtiva Total) e Plano de Ação. com. br/. Acesso, maio de 2020.
JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. P. V, GIMENEZ, F. NA P. Empreendedorismo e Diversidade: Uma Abordagem Demográfica de Casos Brasileiros. EGEPE, 1, 2000, Maringá,PR.
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