Empresa de limpeza doméstica
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Engenharias
São apresentadas também informações relativas aos procedimentos adotados por setores de crédito e cobrança, que devem ser desenvolvidos de forma minuciosa para blindar possíveis prejuízos. Outra questão importante em todas as organizações que visam um crescimento sustentável é seu código de ética, que fornece uma visão social das estratégias adotadas. As legislações tributárias e trabalhistas também são fatores decisivos para qualquer empreendimento, pois são limitadores para linhas de ação que podem ser prejudiciais para alguma parte envolvida no processo, como funcionários, consumidores ou concorrentes. A metodologia adotada no desenvolvimento deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram coletadas através de bancos de dados públicos e artigos científicos.
Com a pesquisa realizada foi possível constatar que um plano de negócios eficiente é crucial para o crescimento e desenvolvimento econômico de qualquer empresa, proporcionando ao gestor, meios para desenvolver ações lucrativas e de longo prazo. Metodologia 3 3. RESULTADOS e Discussões 4 3. Solução Final 4 REFERÊNCIAS 6 1. INTRODUÇÃO Uma das características de um gestor eficiente é sua visão empreendedora, fundamental neste mercado altamente competitivo e em constante crescimento, as antigas características de gerência já não bastam para proporcionar lucratividade e visibilidade às novas organizações, o diferencial no mercado passou a ser justamente a inovação, sendo assim, o conceito de um gestor empreendedor envolve a busca por oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, não ter medo de correr riscos, estabelecer metas, buscar informações para basear seus processos e ser autoconfiante.
Essa visão empreendedora é essencial para que o crescimento da empresa seja baseado em ideais inovadores, que busque se destacar no mercado e assim permanecer em constante crescimento. A pesquisa realizada trata-se de uma revisão bibliográfica que foi realizada por meio de artigos e notícia de fácil disponibilização com o intuito de averiguar a importância que se dá à temática pesquisada. A pesquisa se classifica como descritiva, pois será descrito a situação social e legislativa sobre o tema. Para a realização das análises a respeito dos fatores que são tidos como desafio para a construção de um plano econômico viável foi necessário buscar os fundamentos e preceitos que regem a burocratização da abertura de uma empresa e o seu real funcionamento dentro do mercado competitivo.
O instrumento de coleta, bem como a análise dos dados se deu mediante a utilização da técnica de análise documental a partir das literaturas que tenham como foco epistemológico o planejamento estratégico e as políticas de regimentos empresariais. O estudo de caso é tido como um método que visa a investigação empírica, por meio da lógica do planejamento, coleta de dados e posterior análise. Assim, observa-se que a cultura organizacional representa a forma como as pessoas é uma representação do mundo em que as vivem. Sendo ela, um sistema de valores que são compartilhados, realiza a definição do que é importante e das normas que determinam as atitudes e os comportamentos que são desejáveis e adequados dentro das organizações.
Diante disso, pode-se perceber que as organizações estão inseridas dentro de um contexto social e este por sua vez faz parte de uma cultura. Logo, a cultura organizacional irá se referir a maneira pela qual os colaboradores da empresa percebem as suas características culturais. A organização pode ser considera como sendo um fenômeno social, tendo como principal característica a interação humana. A pesquisa de mercado é uma forma de conhecer o setor em que pretende investir, esta ferramenta proporciona informações sólidas para o gerenciamento estratégico da empresa. Com base em todas as informações levantadas, o empreendedor deverá desenvolver um plano de negócios descrevendo seus objetivos e quais passos devem ser desenvolvidos para que os objetivos sejam alcançados, este planejamento é uma forma de diminuir riscos e restringir os possíveis erros.
O planejamento envolve o conhecimento do mercado, o plano de marketing, o plano operacional, o plano financeiro, a análise de possíveis cenários e a avaliação do plano de negócios como um todo, para viabilizar o projeto e colocá-lo em prática. Fundamentação teórica A história do trabalho doméstico no Brasil tem suas raízes na escravidão, relação de trabalho que marcou uma importante fase dos ciclos produtivos no país. Segundo Compoy (2012), o sistema escravista no Brasil teve bastante influência na formação da atividade que hoje recebe o nome de trabalho doméstico. Para grande parte dos recém libertos, coube a única alternativa de permanecer com seus antigos donos, em troca de casa e comida, mas de forma precarizada.
Portanto, aqueles que haviam se fixado no trabalho doméstico, na Casa Grande, passaram a compor os denominados trabalhadores domésticos. Aplicação das disciplinas estudadas no Projeto Integrador Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização. A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles. A estatística é dividida em duas partes: descritiva e inferencial. As organizações possuem sua função social recente, datando do surgimento da revolução industrial. Os acontecimentos e as transformações geradas por meio desse novo meio de produção fez com que o modo de vida fosse modificado surgem diversos agentes sociais.
Por meio do meio de produção oportunizado pela revolução industrial, temos a constituição do trabalho colaborativo, outrora desempenhado de maneira individual. Logo, pode-se definir uma organização como sendo instrumentos ou ferramentas que o ser humano utiliza para desenvolver determinada tarefa, que não poderia ser desenvolvida por um indivíduo em particular. DIAS, 2014). Para que isso possa ser realizado, é necessário que se conheça os objetivos que ela possui, uma vez que estes se comportarão como as metas a serem alcançadas por meio do desempenho de sua função, favorecendo assim o bom relacionamento com os colegas de trabalho, que por sua vez melhora o desempenho da equipe. O colaborador quando assume desenvolver suas atribuições dentro da organização, precisa reconhecer quais são os valores, padrões de comportamento e normas, bem como a cultura organizacional que se faz presente ali, uma vez que deverão ser seguidos para que seja garantida a consolidação da cultura que ali se encontra.
Logo, na visão de Dias (2014), o processo de socialização do indivíduo é tido como um processo de aprendizagem, onde o mesmo acaba por se tornar membro da sociedade ao qual está inserido, tomando para si os comportamentos e atribuições coletivas. Diante disso, pode-se dizer que o processo de socialização dentro das organizações é tido como sendo o momento mais crítico, uma vez que é necessário moldar e transformar o colaborador buscando que o mesmo esteja disposto a contribuir com os objetivos e as metas imposta pela empresa. Para que a empresa preserve sua cultura é necessário em seus processos de seleção e capacitação profissional promover a socialização dos membros, uma vez que o entrosamento da equipe favorece a busca para a conquista dos objetivos, melhorando o desempenho e favorecendo assim o desenvolvimento da cultura organizacional.
Nas demonstrações de resultado e fluxo de caixa, serão calculadas as formações de preço a partir do método de custeio direto, considerando os custos de mão-de-obra, custos fixos e custos dos serviços terceirizados. Também serão inseridas as despesas sobre vendas e impostos. Para realizar a análise financeira foram elaboradas as estimativas de Carteira e Produtos, Despesas Fixas, Despesas Variáveis, Depreciação e Fluxo de Caixa. Estes dados foram utilizados para composição da viabilidade do projeto, apresentando os principais indicadores financeiros para implementação do planejamento estratégico. Dados da Empresa Razão Social João Carlos da Silva 12345678909 Nome Fantasia Clean Service Missão, Visão e Valores MISSÃO Proporcionar um atendimento de excelência e satisfazer nossos clientes superando suas expectativas.
A promoção refere-se a promover a marca e suas soluções, fazendo com que as propagandas cheguem aos ouvidos certos. É necessário levar em consideração alguns pontos importantes: quando e onde sua mensagem de marketing pode ser repassada de forma eficaz? Quais são os melhores canais? Como você pode se diferenciar de seus concorrentes? A Clean Service iniciou com o método de divulgação de porta em porta, entregando panfletos especialmente desenvolvidos para potencializar a oferta ampla de serviços domésticos que são oferecidos pela empresa. Matriz SWOT A matriz SWOT (Strengths Weakness Opportunities Threats) é uma ferramenta utilizada para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico da empresa, é importante para entender o ambiente em que está inserida e criar uma base de informações para desenvolver sua estratégia de negócios, de forma simplificada significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao mercado em que está inserida.
Analisando o ambiente interno a gestão irá determinar suas forças e fraquezas e fazendo a análise do ambiente externo poderá definir as oportunidades e ameaças. O ambiente interno é basicamente aquele sobre o qual a empresa tem controle, são todos os fatores sobre os quais é possível interferir, como rotinas organizacionais, funcionários, equipamentos, sistemas, é nele que a empresa encontrará suas forças e fraquezas. Como o Microempreendedor Individual pode contratar apenas um funcionário, o processo de recrutamento e seleção foi realizado de maneira simplificada, a empresa providenciou o anúncio da vaga nas redes sociais da loja, fez a seleção dos currículos que se identificavam com as preferências e entrevistou os candidatos. A primeira etapa trata do recebimento dos currículos, fazendo a triagem destes de acordo com o perfil desejado: profissional com experiência na área comercial, comprometido com o atendimento de qualidade, extrovertido e que possua habilidade de comunicação.
O funcionário deverá ter conhecimento aprofundado de todos os serviços da loja, de forma a demonstrar as melhores opções para cada perfil de cliente, também deverá ser comunicativo e atencioso. A segunda etapa é a entrevista realizada entre os candidatos e o proprietário/gerente da loja, que desenvolve uma conversa interativa com questões voltadas para a experiência profissional e perfil emocional de cada entrevistado. A terceira etapa inicia após a escolha e contratação do profissional, para realizar um atendimento de qualidade, este deverá acompanhar inicialmente todo o processo, aprendendo as técnicas utilizadas e todas as informações pertinentes aos serviços vendidos. As projeções financeiras utilizam todas as informações levantadas e os dados econômicos da empresa até o momento, criando projeções de custos, vendas, fluxo de caixa e investimentos.
Estas informações são importantes para que os gestores possam definir estratégias de crescimento eficazes. Para exemplificar esta proposta, foi desenvolvida a projeção financeira da Clean Service para os próximos 6 meses, incluindo os custos com matéria-prima, pagamento de impostos e funcionário, custos com aluguel, água, luz, e demais despesas mensais, por meio da projeção de demonstrativos de resultado de exercício: Quadro 1: Projeções de Demonstrativos de Resultado de Exercício- 2019/2020 RECEITAS 2019 2020 DIFERENÇA Anuidades/mensalidades R$ 55. R$ 104. R$ (49. º Salário 168. Encargos Sociais INSS 182. FGTS 162. Gerais Serviços prestados - PJ. Serviços gráficos 2. R$ (472. R$ (341. RESULTADOS E DISCUSSÕES 3. Solução final Um investimento é considerado como uma proposta de aplicação de recursos que se encontram escassos, que possuem aplicações alternativas em um negócio, ou ainda, pode-se designar como sendo um sacrifício para a obtenção de um benefício.
Para tanto, a análise de investimentos é fundamental para a realização eficaz dos recursos que acabam por se tornarem escassos dentro do ambiente organizacional. O cálculo do valor presente líquido (VPL) O cálculo do Valor Presente Líquido (VPL) é utilizado para realizar análises a fim de verificar se um investimento é viável ou não, levando em consideração um determinado intervalo de tempo por meio de análises em relação a somatória do fluxo de caixa e tendo a TMA como taxa de desconto. Para fins de análises caso o valor encontrado por meio do cálculo do VPL for maior que o custo inicial, é um empreendimento válido. Porém, se o valor for menor que o custo inicial, deverá ser rejeitado, pois o investidor iria perder dinheiro.
Logo, um projeto aceito possui valores para o VPL zero ou positivo em contraponto um projeto rejeitado o valor do mesmo é negativo. Quadro 2- Cálculo do VPL Ano Fluxo de Caixa Saldo Fluxo descontado Saldo 0 -R$120. R$ 66. R$ 33. R$ 28. R$ 29. R$ 37. O Cálculo da Taxa Interna de Retorno (TIR) Ano Fluxo de Caixa Saldo Fluxo descontado Saldo 0 -R$120. R$ 120. R$ 120. R$ 120. R$ 30. R$ 37. R$ 40. R$ 11. R$ 33. R$ 3. R$ 120. R$ 120. R$ 30. R$ 90. R$ 28. R$ 11. R$ 33. R$ 3. R$ 48. R$60. Para a realização do cálculo do VAUE é feito a partir do seguinte modelo matemático:. Em que: n é o tempo de duração do projeto; t é o período de tempo em que saldos do fluxo financeiro ocorrem; i é a taxa mínima de atratividade; VPlt é a soma dos valores presentes no período; Io é o Investimento inicial (-); A é a parcela anual constante da série uniforme que se refere ao investimento inicial; K é a parcela anual constante da série uniforme que se refere a série do VPLt.
Calculando o VAUE em relação ao projeto acima mencionado tem-se que:. Para a realização das análises deve-se levar em conta que se o valor do VAUE for maior que zero, o investimento analisado é significante e, portanto, pode ser recomendado financeiramente. Como o valor encontrado foi maior de zero afirmasse que o investimento é viável. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. MARCHIORI, Marlene. Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2018. PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. RETAMIRO, W. Microeconomia.
200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes