EMPRESA ÁGUAS PARAISO PAULISTA LTDA
Às pessoas que são presentes em minha vida. RESUMO Este projeto tem por objetivo identificar a possibilidade de melhoria nos processos produtivos de uma empresa de envase de água mineral situada na capital paulista a partir de uma pesquisa bibliográfica e de entrevista com seus colaboradores, sobretudo em uma linha de produtos exclusivos, solicitados na modalidade montagem sob encomenda. Diante dos constantes atrasos nas entregas destes produtos, a empresa decidiu implantar o Programa Zero Atraso – PROZA, que desenvolverá novos fornecedores para um dos insumos exclusivos e também pela reorganização da linha de produção já existente, otimizando os espaços existentes entre os preparos das linhas de produtos tradicionais, por meio do treinamento dos colaboradores e do envolvimento de todos os departamentos da empresa. O controle será realizado pelo Balanced Score Card – BSC e gerido por um colaborador dedicado à está função.
PALAVRAS-CHAVE: Montagem Sob Encomenda. METODOLOGIA. ANÁLISE DOS RESULTADOS. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. LISTA DE FIGURAS Figura 1: Prospecto da Garrafa PET 310 ml para a linha “Rótulo Exclusivo”. Na sequência são definidos o objetivo geral, que é atender os pedidos da linha “Rótulo Exclusivo” nos prazos estabelecidos pelo departamento comercial e, consequentemente, pelos clientes, e os objetivos específicos para a melhoria da linha de produção, com a definição de escalas de produção e o rearranjo das equipes de produção de forma estratégica, e da qualificação e certificação de novos fornecedores para os rótulos de PVC. A partir dai é proposta uma possibilidade de solução, com a criação do Programa Zero Atraso – PROZA, bem como a análise dos benefícios, vantagens e lucratividade, comparativamente entre a situação observada e a situação proposta.
A metodologia utilizada terá base em uma pesquisa bibliográfica, com o apoio de livros e de entrevistas informais realizadas com colaboradores da empresa. Os resultados finais apontam para a assertividade do programa PROZA e dá providencias para a sua implementação na linha de produção da linha “Rótulo Exclusivo”. HISTÓRICO DA EMPRESA A Águas Paraiso Paulista Limitada é uma empresa brasileira fundada no ano de 1966 e tem sua sede na Rua Bolivar, número 100, Bairro Petrópolis, no subdistrito de Santo Amaro, na capital paulista. A visão é ser reconhecida como uma empresa de excelência no setor de água mineral, por envasar e comercializar produtos de alta qualidade. Os valores, que envolvem a política de qualidade da empresa, são definidos pela busca da melhoria contínua nos processos, na garantia da satisfação dos clientes e na garantia de um sistema de gestão da qualidade eficaz, desde a captação até o envase da água mineral.
Atualmente, possui três linhas de produtos: tradicional natural, tradicional gaseificada e alcalina, nas seguintes configurações: Tabela 1: Lista de produtos Águas Paraiso Paulista Produtos Tradicional natural Tradicional gaseificada Alcalina Copo 200 ml X Copo 300 ml X Galão 10 l retornável X X Galão 20 l retornável X X Galão 5 l descartável X X Garrafa PET 1,5 l X X X Garrafa PET 310 ml X X X Garrafa PET 330 ml X X X Garrafa PET 500 ml X X Garrafa vidro 310 ml X X Garrafa vidro 330 ml X X Fonte: Site da empresa, adaptado pelo autor Possui ainda uma linha específica de produtos corporativos, denominada “Rótulo Exclusivo”. Esta linha é orientada para a comercialização de produtos sob encomenda, com rotulagem específica, o que traduz uma inovação e fortalecimento da marca.
A proposta é de oferecer aos clientes produtos cuidadosamente fabricados, adicionando valor e funcionando como agente memorizador de sua marca, limitados aos copos de 200 ml, às garrafas PET de 310 ml e às garrafas de vidro de 310 ml. A capacidade de produção para a linha Garrafa PET 310 ml é de 5. unidades por hora, onde o processo consiste na alimentação da máquina de envase com as garrafas, dispostos em um tanque aleatoriamente, entram na linha de envase para enchimento, através de esteira, com a água por meio de bicos injetores. Na sequência recebem as tampas, automaticamente, no final da linha. A rotulagem com o frasco cheio e tampado, por uma rotuladeira termoplástica. Ao final da linha, os funcionários montam os pacotes para distribuição, embalados em packs contendo 24 unidades, as quais são envolvidas em filme específico para transporte.
Destes, o primeiro é o que ocorre com maior intensidade, uma vez que não existe planejamento de produção para esta linha, o que acarreta, além dos atrasos na entrega dos pedidos, uma disfunção na gestão da cadeia de suprimentos, inclusive na logística para este produto. O atraso médio na entrega dos rótulos PVC é de 10 dias, chegando a um pico de 15 dias. Na produção, o atraso médio é de 3 dias, chegando a um pico de 5 dias. Isto indica um atraso médio nas entregas para os clientes de 13 dias, com um pico de 20 dias. Tabela 4: Atraso médio e pico de atraso na entrega de insumos e na linha de produção Rótulo PVC Linha de Produção Total de dias Pico de atraso 15 dias 5 dias 20 dias Atraso médio 10 dias 3 dias 13 dias Fonte: adaptado pelo autor O ponto forte a ser destacado é a agilidade dos colaboradores quando são destacados para trabalharem na linha “Rótulo Exclusivo”.
O departamento de logística da Águas Paraiso Paulista atuará junto aos fornecedores de rótulo PVC para montar uma estratégia de milk run, que consiste, de acordo com Bowersox e Closs (2006), em um sistema de abastecimento de suprimentos que coleta de forma programada, no lugar certo, no momento certo, com vantagens de terem embarques programados, além da redução da necessidade de espaço para estocagem e garantia da qualidade assegurada pelos fornecedores. A seguir, o setor de produção deve, em duas etapas, definir as escalas de produção, intercalando com as linhas tradicionais. Como existem tempo de preparo para as linhas, como ajuste de esteiras e máquinas de rotulagem e envase, a produção deve projetar os movimentos de troca entre as linhas de produtos, e também as pessoas dedicadas para a produção da linha “Rótulo Exclusivo”.
Por se tratar de produção de uma linha com maior valor agregado, faz-se necessário o treinamento específico dos colaboradores dedicados a ela, e estes multiplicando esses conhecimentos com os demais, até a linha se tornar autossuficiente, onde todos tenham conhecimentos e habilidades para operar em todas as posições necessárias. Para Chiavenato (2004) o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais. BENEFÍCIOS, VANTAGENS E LUCRATIVIDADE Com a implantação do programa PROZA serão visíveis os benefícios para a Águas Paraiso Paulista, principalmente no que tange à pontualidade nas entregas dos pedidos de linha “Rótulo Exclusivo”. As reclamações constantes por parte dos clientes desta linha de produtos, outrora constantes, tendem a “zerar” em, no máximo, 60 dias após o início do programa PROZA.
A principal vantagem identificada será a satisfação dos clientes, o que gera marketing positivo e a possibilidade de utilização de relatos sobre a qualidade dos produtos exclusivos e a pontualidade nas entregas. O programa PROZA promoverá o aumento da lucratividade da linha “Rótulo Exclusivo”, uma vez que a produtividade será otimizada através do ajuste da linha de produção dedicada e ao treinamento dos colaboradores. Mantendo os valores de venda estipulados, os custos envolvidos de hora/máquina e hora/homem serão minimizados, o que representará uma diminuição dos valores envolvidos para a fabricação, gerando, consequentemente, lucratividade esperada entre 20% a 30% superior as da situação anterior. Ainda, as modificações implementadas na linha de produção proporcionarão acréscimo na lucratividade, por meio da assertividade na previsão de produção, com a cadeia de suprimentos atendendo as demandas no momento correto e também pela logística de entrega dos pedidos dos clientes.
Vale ressaltar que os preços finais da linha “Rótulo Exclusivo” não sofrerão acréscimo, uma vez que os investimentos envolvidos são mínimos e também, para que o departamento comercial possa ter uma vantagem competitiva junto a concorrência. CONCLUSÃO Ao final deste projeto integrador podemos concluir que a partir de uma investigação aprofundada nos processos de fabricação, aliadas a aplicação das teorias relacionadas ao objeto deste estudo, as oportunidades de melhoria podem acontecer de forma planejada e orquestrada, a fim de garantir à empresa as melhores práticas em suas atividades, garantindo a satisfação dos clientes, com qualidade e prazos, além de promover lucratividade para as operações fabris. Importante ressaltar que, com ajustes realizados na qualificação e certificação de novos fornecedores para um insumo específico, adequações na linha de produção e treinamento do pessoal especializado e dedicado a produtos específicos, a oportunidade de resolver um problema, que pode se tornar grave e comprometer o nome da empresa, surge por meio de planejamento e podem ser mensuradas e controladas por meio de indicadores de gestão, os quais norteiam as tomadas de decisões.
A empresa é beneficiada, além da possibilidade do aumento da produtividade e da lucratividade, pelo fortalecimento da sua marca junto aos clientes. São Paulo: Bookman, 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. DINSMORE, Paul Campbell; NETO, Fernando Henrique da Silveira. Disponível em <http://www. administradores. com. br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/>. Acesso em 20 mai 2020. Nossa história: Águas Petrópolis Paulista. São Paulo, 2020. Disponível em <https://www. petropolispaulista. com. VERGARA, Sylvia Constant. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007.
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