Em que situação você faria uma pesquisa de público visando atingir quais metas de Desenvolvimento de Público?
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:História
Neste sentido, além de maior interação entre educadores e curadores das exposições, treinamentos são promovidos para estimular a criação de atividades inovadoras e atraentes para o público. CARVALHO, 2013) O desenvolvimento de ações como essas, por sua vez, gera a necessidade de se refletir sobre como avaliar se as mensagens difundidas numa exposição chegam de forma eficaz ao visitante – o que revela a importância da realização de pesquisas junto a esse público, além do estabelecimento de metas de desenvolvimento desse público. CARVALHO, 2000) Neste artigo, pretende-se analisar aspectos do “Programa Visita Cidadão da Casa da Moeda do Brasil”, apresentar os resultados de uma pesquisa de público realizada com 31 visitantes desse Programa, bem como propor metas de Desenvolvimento de Público com base num pré-diagnóstico e nas informações obtidas nessa pesquisa de público.
Antes de analisar os resultados da pesquisa realizada, apresenta-se, em cada um dos tópicos, um breve referencial teórico sobre o item que se está analisando, com o intuito de contextualizar, fundamentar e aprofundar este estudo. A estrutura deste artigo está disposta da seguinte forma: inicialmente se apresentam informações sobre a Casa da Moeda do Brasil (CMB) e o diagnóstico que justifica a necessidade desta pesquisa; em seguida se apresenta o público-alvo; na sequência o tipo de pesquisa e as questões propostas aos visitantes; e, enfim, as metas para Desenvolvimento de Público do Programa em estudo. Demais custos (hospedagem, passagem, deslocamentos) correm por conta dos participantes. Os visitantes devem trajar roupas adequadas, não sendo permitido o uso de chinelos, camisa sem manga e short.
Não é permitido fotografar ou filmar a visita – os participantes recebem uma foto do passeio. Os visitantes devem apresentar identificação com foto no momento do embarque no ônibus. Quem estiver sem o documento não pode entrar na CMB. CARVALHO, 2000, p. Dessa forma, considerando esse papel educativo de uma exposição e do próprio museu em relação ao seu público, e considerando também que visitantes de qualquer faixa etária e nível social e educacional devem assimilar os enunciados apresentados, é imprescindível que a comunicação seja clara e de fácil compreensão5. CARVALHO, 2000) A respeito do público-alvo, não se pode deixar de mencionar o ponto de vista e as sugestões de McDonald (1999, p. Um museu que procura enfocar as pessoas, e não os objetos, faria sucesso nesse mercado.
Chamar a atenção para a diversidade populacional [do local] e uma programação de exposições que refletisse a excelência de várias culturas. CARVALHO, 2013) Outro importante aspecto sobre a realização de pesquisa consiste na possibilidade de se gerar um “mapeamento dos usuários e dos espaços específicos que utilizam, favorecendo o entendimento de suas motivações e hábitos de uso”. CARVALHO, 2013, p. Neste sentido, convém ressaltar as palavras de Cury (2005, p. apud Carvalho (2013, p. “A compreensão de como o público se apropria das exposições e de como elabora os seus modelos, face ao que foi criado e produzido pelo museu, é um dos fatores motivadores [da] pesquisa”. METAS DE DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICO Os museus só existem pela necessidade de “coleta, preservação, apresentação e interpretação” do acervo, sejam obras de arte, sejam outros tipos de coleção, de modo a proporcionar aos visitantes importantes experiências pessoais, além de orgulho à comunidade onde esses ambientes estão instalados.
SMITH, 1999, p. Por se tratar de “um sistema de comunicação e informação onde o acervo seria a fonte, as exposições o meio e o público o receptor, o papel da exposição é crucial na elaboração e emissão das mensagens museológicas”. CARVALHO, 2000, p. Sendo assim, as atividades desenvolvidas nos museus precisam ser previamente planejadas, levando em conta essas características em relação ao acervo, ao meio e ao receptor. Meta 8: Educar o público através de materiais interpretativos e da participação em programas educativos. Meta 9: Promover a imagem local, regional, nacional e internacional do museu. Em relação à execução dessas metas, McDonald afirma que “todas as nove áreas experimentaram enorme crescimento em sucesso”, permitindo ao museu “se tornar mais autossuficiente em uma época de declínio”, e que – trazendo ao contexto brasileiro – “essa realidade pode ser significativa para o Brasil: à medida que mudam as fontes de recursos, os museus têm necessidade de expandir a função de marketing na sua organização”.
MCDONALD, 1999, p. Feitas essas considerações, passa-se a apresentar as Metas de Desenvolvimento de Público relativas ao “Programa Visita Cidadão da Casa da Moeda do Brasil”. Embora essas instituições também sejam consideradas como meio de comunicação de massa (VÉRON; LEVASSEUR, 1989, p. apud CARVALHO, 2000), é preciso investigar o porquê de serem tão pouco utilizadas socialmente, pelo menos no Brasil, principalmente nos âmbitos de comunicação, educação e cultura. É necessário apurar se o que gera essa dificuldade são as formas como os discursos são produzidos nos museus ou se o problema está no modo como esses discursos são apropriados pelos visitantes. Os profissionais que atuam nos museus – principalmente em estudos, comunicação e marketing – ou que direta ou indiretamente estão envolvidos com a concepção das exposições – curadores, planejadores, designers –, precisam se certificar do alcance que estão obtendo em relação ao seu público e se as mensagens das exposições estão sendo de fato compreendidas pelos visitantes.
Para isso precisam realizar pesquisas de público e avaliações das exposições, com o objetivo de angariar dados e informações, e utilizar os resultados para reorientar o planejamento e a concepção de ações futuras. seer. ufal. br/index. php/ritur>. Acesso em: 2 mar. CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. A pesquisa de avaliação da exposição “A res publica brasileira”. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Rio de Janeiro: ENANCIB, 2013. CURY, Marília X. Cadernos de Memória Cultural 4 – Museu em Transformação, Rio de Janeiro: Museu da República, p. SILVA, Cristina Maria de Sousa e. Pesquisa de público em museus e instituições abertas à visitação: fundamentos e metodologias. f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação da UFRJ.
Etnographie de l’éxposition: l’espace, le corps et le sens. Bibliothèque publique d’information. Paris, Centre Georges Pompidou. apud CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. Exposição em museus e a relação com o público: o processo de comunicação e transferência da informação. Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim Responda agora as seguintes perguntas: Quais os aspectos mais positivos desta visita? Quais os aspectos menos positivos desta visita? Você teria sugestões para aprimorarmos nosso atendimento? ANEXO 2 [Inserir aqui os 31 questionários respondidos pelos visitantes do Programa].
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